6 de dezembro de 2018

Damares assumirá Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos

Futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, fala à imprensa no CCBB. Ela também ficará responsável pela Funai.
A advogada Damares Alves assumirá o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O nome foi anunciado hoje (6) pelo ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, confirmado para a Casa Civil. Assessora do senador Magno Malta (PR-ES), Damares comandará a pasta que será criada no governo de Jair Bolsonaro, a partir de janeiro.
O novo ministério também vai agregar ainda Fundação Nacional do Índio (Funai), responsável pela demarcação de terras indígenas e políticas voltadas para esses povos.
Com este anúncio, a equipe ministerial já conta com 21 ministros. Segundo Onyx Lorenzoni, o presidente eleito continua refletindo sobre a escolha para o Ministério do Meio Ambiente, a última pasta a ter o titular definido.
Apoiada por setores evangélicos, Damares Alves, que também é pastora, afirmou que terá como prioridade as políticas públicas para mulheres. Segunda ela, o objetivo é avançar nas metas que ainda não foram alcançadas e propôs um pacto nacional pela infância.
"A pasta é muito grande, muito ampla e agora a gente está trazendo para a pasta a Funai. Nós vamos trazer para o protagonismo políticas públicas que ainda não chegaram até às mulheres, e às mulheres que ainda não foram alcançadas pelas políticas públicas.”
De acordo com Damares Alves, a prioridade será para a “mulher ribeirinha, a mulher pescadora, a mulher catadora de siri, a quebradora de coco”. “Essas mulheres que estão anônimas e invisíveis, elas virão para o protagonismo nessa pasta. Na questão da infância, vamos dar uma atenção especial, porque está vindo para a pasta também a Secretaria da Infância, e o objetivo é propor para a Nação um grande impacto pela infância, um pacto de verdade pela infância", disse.

Funai

A futura ministra negou que dificuldades e controvérsias envolvendo a Funai serão problemas. "Funai não é problema neste governo, índio não é problema. O presidente só estava esperando o melhor lugar para colocar a Funai. E nós entendemos que é o Ministério dos Direitos Humanos, porque índio é gente, e índio precisa ser visto de uma forma como um todo. Índio não é só terra, índio também é gente", afirmou.
Pela manhã, indígenas de diversas etnias, vinculados à Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib), estiveram no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e protestaram contra a desvinculação da Funai do Ministério da Justiça.
Os indígenas entregaram uma carta a integrantes do governo de transição. Dois representantes do grupo se reuniram com integrantes do futuro governo. Segundo os indígenas, a manutenção da autarquia na pasta da Justiça daria mais segurança na defesa de seus direitos.
Por Pedro Rafael Vilela e Marcelo Brandão
Com informações da Agência Brasil

Ceará descarta reforços "fora da realidade" e deve anunciar três

Robinson de Castro falou sobre reforços para 2019Fernanda Siebra (01/12/2015)

Após renovar com vários jogadores que conquistaram a permanência na Séria A, o Ceará segue trabalhando na montagem do elenco para a disputa das quatro competições do ano que vem: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A.

Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, o presidente do Alvinegro, Robinson de Castro, informou que mais reforços virão - um lateral-direito, um volante e um centroavante devem ser anunciados até amanhã -, mas todos dentro da realidade do clube, descartando jogadores com salários exorbitantes, ou os chamados "medalhões",

"Quero fazer um time competitivo. Vamos manter uma base forte de jogadores que já me mostraram que têm condição de me ajudar na Série A. E reforçando com qualidade, com responsabilidade. Não adianta fazer o que o Sport fez e não pagar a folha. Caiu feio, com 5 meses de salários atrasados porque não conseguia pagar o elenco. Eu paguei a folha de jogadores sempre antes do dia 30. Nós vamos sempre ter os pés no chão", disse.

Assim, o patamar do elenco alvinegro será semelhante ao desta temporada, com o Vovô permanecendo da Série A com salários em uma faixa equivalente. "Prometemos ao torcedor, jogadores comprometidos e com qualidade no trabalho. Não temos preconceitos com nome, com medalhão, mas não posso contratar um jogador ganhando 400 mil dentro de um elenco que ganha em média 50, 70, 80 mil", analisou.

Três reforços

Robinson deve anunciar ao menos três jogadores até amanhã como reforços. "Um lateral-direito, que era um sonho nosso no ano passado, já está praticamente fechado. O volante que acertamos também queríamos ter trazido naquela parada da Copa. Já o jogador de área deve ser anunciado sexta ou sábado", finalizou o mandatário alvinegro.

Por 

Morre o cearense José de Anchieta, ex-governador de Roraima

José de Anchieta morreu no hospital da Unimed — Foto: Inaê Brandão/G1 RR/ArquivoJosé de Anchieta morreu no hospital da Unimed — Foto: Inaê Brandão/G1 RR/Arquivo

Morreu na noite desta quinta-feira (6) o ex-governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), de 53 anos. Ele sofreu um infarto quando estava com a filha, foi levado ao Hopital da Unimed, na zona Sul de Boa Vista, mas não resistiu e morreu na unidade.

A morte foi confirmada pela ex-secretária de Administração e amiga de Anchieta, Ana Lucília. Ele passou mal por volta de 19h30, quando jantava com a filha mais nova. Os médicos confirmaram a morte de Anchieta por volta de 20h50.

"Ele já entrou parado no hospital. Os médicos fizeram todas as condutas possíveis para reanimá-lo. Ele estava jantando com a filha e desmaiou na frente", contou Lucília. O governo do estado decretou luto oficial de cinco dias.

Na Unimed, médicos ainda tentaram reanimar o ex-governador, mas ele não resistiu. Na frente do hospital, muitos amigos do político e autoridades se aglomeravam em busca de notícias. Após a confirmação da morte, houve muita comoção.

Anchieta teve um dia tranquilo, segundo a amiga, ele passou o dia em seu escritório na capital, onde se reuniu com colegas. "Morreu feliz porque morreu cheio de esperança”, disse.

Ainda não se sabe onde será o velório. O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD) colocou a Casa à disposição, e o governo o Palácio Senador Hélio Campos.

Emocionada, a deputada estadual Lenir Rodrigues (PPS) também foi ao hospital, onde lamentou a morte do amigo. “Roraima fica órfão de um político que realmente queria o bem do estado”, disse.

José de Anchieta Junior entrou para a vida pública em 2004, quando assumiu a Secretaria Estadual de Infraestrutura de Roraima. Ele era formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará.

Em 2006 foi eleito vice-governador na chapa de Ottomar Pinto. Em 2007 assumiu o governo após o falecimento de Ottomar. Foi reeleito em 2010 e deixou o cargo em 2014 para concorrer a uma vaga no Senado, mas não foi eleito. É o atual presidente regional do PSDB Roraima.

Por Inaê Brandão e Valéria Oliveira
Com informações do G1 RR

Marcelo Chamusca é o novo técnico do Vitória

Imagem relacionada

O Vitória já tem técnico para 2019 e ele é Marcelo Chamusca. O soteropolitano de 52 anos chega com o currículo pretendido pelo Leão: conquistou o acesso à Série A com o Ceará em 2017, além de já ter subido o Guarani para a Série B em 2016 e o Salgueiro-PE para a Série C em 2013. Além disso, gosta de trabalhar com a base.


A contratação foi anunciada pelo Vitória na noite desta quinta-feira (6) e não deixa de ser uma surpresa, considerando que Chamusca havia sido anunciado como treinador do Oeste no início da semana. O vínculo com o rubro-negro é até o final de 2019.



Irmão de Péricles Chamusca, que já treinou o rubro-negro nos anos 90 e no início dos anos 2000, Marcelo foi campeão cearense neste ano, também pelo Ceará, e campeão paraense de 2017, com o Paysandu. 

Seu último clube foi a Ponte Preta, na Série B deste ano, mas acabou demitido depois de cinco jogos, sendo três empates e duas derrotas. O restospecto ruim na Macaca contrasta com os trabalhos anteriores do treinador, em que teve mais de 60% de aproveitamento: Fortaleza (2014/15), Sampaio Corrêa (2016), Guarani (2016) e, sobretudo, no Ceará (2017/18). No Paysandu, onde esteve em 2017, ficou perto disso: 56%.

Iniciou o Brasileirão deste ano no comando do Vozão, a quem tinha levado para as semifinais da Copa do Nordeste, mas acabou demitido após uma derrota, coincidentemente, para o Vitória, no Barradão, em maio.  Chamusca, inclusive, começou como treinador nas divisões de base do rubro-negro, no final dos anos 90, então, não deixa de ser uma cria que volta à Toca do Leão mais experiente. 

Com informações do Correio24horas.com

Sem férias, Ceni continua em Fortaleza montando elenco de 2019

Expectativa do Tricolor é contratar mais 20 jogadores para a elite do futebol brasileiroFoto: Thiago Gadelha

Engana-se quem imagina que o técnico Rogério Ceni, campeão brasileiro da Série B pelo Fortaleza, está curtindo suas férias tranquilamente em São Paulo. Perfeccionista e sempre buscando metas, o treinador do Leão continua na capital cearense e está realizando permanentes reuniões com dirigentes de sua equipe, procurando remontar o grupo e acompanhar a evolução nas estruturas do clube.

Após ter renovado contrato, Rogério tira poucos momentos de folga e aproveita para planejar, acompanhar situação de renovação de contratos - como foi a do centroavante  Ederson - monitorar contratações e acompanhar o trabalho dos engenheiros, que estão se preparando para iniciar a obra de transformação do Estádio Alcides Santos em centro de excelência do futebol.

"O centro de excelência vai demorar um pouco, mas nós temos como, a princípio, tentar fazer melhorias.Nós combinamos que nos quatro meses agora que antecedem o início do Campeonato Brasileiro, vamos colocar todos os nossos esforços, para que a gente melhore o centro de treinamento, com mais alojamentos. Na minha opinião, passar a categoria de base para Maracanaú e fazer mais um campo menor de treinamento; trocar o gramado, que hoje não oferece as condições para que a gente treine. Um gramado muito parecido com o Castelão,com velocidade de bola parecida, para que a gente possa trabalhar isso", disse o comandante tricolor.

Rogério quer investimentos estruturais em aumento de cozinha, sala de prevenção contra lesões), além de outros implementos programados. O objetivo é acelerar as obras. O treinador também já trabalha na renovação de outros nomes do plantel, a exemplo de Ligger e Nenê Bonilha. Com a lista de jogadores encaminhada, o técnico segue viagem de volta para São Paulo nesta quinta-feira (6).


De acordo com o diretor de futebol do Leão, Daniel de Paula, o clube vai em busca de pelo menos mais 20 jogadores, entre as renovações de contrato e novas contratações. "Até a próxima segunda-feira deveremos ter novidades acerca de reforços", declarou.

Por 

Chuva mata animais, destrói ruas e inunda praça em Farias Brito, no Ceará

Praça Princpal de Farias Brito ficou coberta de lama.  — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares
Praça Princpal de Farias Brito ficou coberta de lama. — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares

Uma chuva de cerca de 178 milímetros destruiu ruas de diversos bairros do município de Farias Brito, na Região Cariri do Ceará, na manhã desta quinta-feira (6). A água invadiu casas, a praça da cidade e também deixou animais mortos, como dezenas de galinhas que estavam em uma propriedade. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a chuva registrada na cidade é a maior precipitação fora da quadra chuvosa do ano no estado.

Animais morrem durante enchente que atingiu cidade no interior do Ceará — Foto: Edson Freitas Animais morrem durante enchente que atingiu cidade no interior do Ceará — Foto: Edson Freitas

A chuva começou ainda durante a madrugada e se estendeu por cerca de quatro horas. Com a intensidade, algumas barragens sangraram. Estradas que dão acesso a várias comunidades ficaram destruídas. A praça principal da cidade ficou coberta de lama.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Farias Brito, Cícero Edno de Oliveira, a prefeitura realiza a limpeza de canais para melhorar o escoamento da água da chuva. A prefeitura também iniciou a limpeza das ruas e avenidas que foram afetadas.

"A prefeitura já vem trabalhando a longo tempo porque essa situação é preocupante. Vemos como as pessoas daqui estão sofrendo com isso. Nosso relevo é muito propício a enchentes. Projeto de desapropriação do canal para melhorar o escoamento da água. Apoio as familias visitando as casas", disse.

Maior do ano
A chuva de 178,0 milímetros registrada na cidade de Farias Brito, na Região do Cariri do Ceará, é a maior precipitação fora da quadra chuvosa do ano, segundo a Funceme. As outras grandes precipitações ocorreram na quadra chuvosa entre os meses de janeiro e abril de 2018.

Ainda segundo o órgão, a chuva das últimas 24 horas no município caririense é a terceira maior do ano. Fica atrás apenas das duas chuvas que caíram no município de Icapuí, Litoral Leste, que registrou no dia 13 de abril precipitações de 255,00 e 179,0 milímetros.


As ruas de Farias Brito ficaram sem o calçamento e com diversos poços de lama — Foto: Edson Freitas As ruas de Farias Brito ficaram sem o calçamento e com diversos poços de lama — Foto: Edson Freitas

Chuvas no Ceará
Conforme a Funceme, choveu em pelo menos 99 dos 184 municípios cearenses. Também choveu com intensidade em Tauá (125,0 mm), Quiterianópolis (100,0 mm), Campos Sales (92,5 mm), Antonina Do Norte (88.6 mm), Arneiroz (74,5 mm), Catarina (73,0 mm), Novo Oriente (70,0 mm), Independência (70.0 mm), Santana do Acaraú (68,8 mm), Crato (62,0 mm), Crateús (58,0 mm), Altaneira (46,0 mm) e Barro (45,8 mm).

Na Região Central e Inhamuns houve chuva em todos os 23 municípios, sendo a maior em Arneiroz. Na Região da Ibiapaba aconteceram precipitações em todas as 14 cidades. O maior registro foi em Ipaporanga, com 30,0 mm. Essas regiões foram as que mais registraram índices de precipitações.

10 maiores chuvas por posto no dia:

(174 postos com chuva de 207 informados)

Farias Brito (Posto: Farias Brito) : 178.0 mm
Tauá (Posto: Vera Cruz) : 125.0 mm
Quiterianópolis (Posto: Cruz) : 100.0 mm
Campos Sales (Posto: Carmelopoles) : 92.5 mm
Antonina Do Norte (Posto: Varzea Nova) : 88.6 mm
Novo Oriente (Posto: Novo Oriente) : 75.0 mm
Arneiroz (Posto: Arneiroz) : 74.5 mm
Catarina (Posto: Figueiredo) : 73.0 mm
Independência (Posto: Desejo) : 70.0 mm
Novo Oriente (Posto: Emaus) : 70.0 mm

Santana Do Acaraú (Posto: Santana Do Acarau) : 68.8 mm

Ruas de vários bairros de Farias Brito ficaram destruídas. — Foto: Edson Freitas/TV Verdes MaresRuas de vários bairros de Farias Brito ficaram destruídas. — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares

Pré-Estação Chuvosa


Tais registros acontecem por influência de áreas de instabilidade sobre o Piauí e associadas à presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, indo desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul.

Além da continuidade da ZCAS, a Funceme identifica, por meio da análise de imagem de satélite e previsão de modelos numéricos, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano Atlântico e próximo à costa leste do Nordeste.

Assim com o Cavado de Altos Níveis (CAN) observado no último fim de semana, áreas de nebulosidade e, consequentemente, chuvas são proporcionadas na área da borda deste sistema. Ambos os sistemas são típicos da Pré-Estação, que vai até o fim de janeiro no Ceará.

Por Gioras Xerez

Com informações do G1 CE

Morre o empresário cearense José Dias de Macêdo, fundador do Grupo J. Macêdo

O empresário José Dias de Macêdo faleceu na manhã desta quinta-feira (6), às 4h30. Natural de Camocim, ele morreu em casa, aos 99 anos. O cearense fundou o Grupo J. Macêdo, que possui 79 anos de história.
A empresa começou como uma representação comercial em Fortaleza. O primeiro moinho, o Fortaleza, foi inaugurado após 13 anos de atuação, em 1952.
Macêdo deixa oito filhos. Amarílio, Roberto e Maria seguiram com os negócios do pai. O velório terá início às 12h, com Missa de Corpo Presente às 15h ,na igreja do Cristo Rei, na Aldeota . O sepultamento acontece às 16h, no Cemitério São João Batista.
Trajetória
O fundador do Grupo J.Macêdo nasceu na cidade de Camocim, no interior do Ceará. Durante 64 anos foi casado com Maria Proença de Macêdo (1922–2006). Formou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará, em 1945. No dia 9 de setembro de 1939 fundou o Grupo J.Macêdo.
O gestor foi um ícone de uma geração empresarial no Ceará e no Nordeste. Ele foi responsável por fundar o primeiro moinho de trigo, o primeiro frigorífico industrial e a primeira cervejaria do Estado. Além da fábrica de transformadores e pneus do Nordeste.
Foi deputado federal por três legislaturas (1959 a 1971) e suplente de senador da República, com dois mandatos (1971 a 1987), tendo assumido a cadeira de titular na última legislatura
O Grupo J. Macêdo atua nos mercados de alimentos e tintas. A J.Macêdo S/A lidera os segmentos de farinha de trigo doméstica e misturas para bolo, e é a segunda empresa nacional de massas alimentícias, com as marcas Dona Benta, Petybon, Sol, Boa Sorte e Brandini.
A Hidracor, fabricante de tintas imobiliárias, destaca-se por sua forte atuação nas regiões Norte e Nordeste do país.

Com informações da Tribuna do Ceará