26 de junho de 2017

Temer sanciona lei que permite descontos para compras feitas em dinheiro

Resultado de imagem para Temer sanciona lei que permite descontos para compras feitas em dinheiro
O presidente Michel Temer sancionou a lei que possibilita descontos para os consumidores caso o pagamento seja feito em espécie, e não em cartão de crédito ou débito. A lei que regulamenta a diferenciação de preços tem como origem a Medida Provisória (MP) 764/2016. A cerimônia de assinatura da sanção presidencial ocorreu no fim da manhã de hoje (26), no Palácio do Planalto.

Além de permitir que os comerciantes cobrem preços diferenciados para um mesmo produto em função da forma de pagamento, a medida possibilita a variação do valor em função do prazo de pagamento.

Entre as mudanças feitas pelo Congresso ao texto original está a obrigação do fornecedor de informar, em lugar visível, os descontos que são oferecidos, tanto com relação ao meio de pagamento quanto em relação ao prazo. O comerciante que não cumprir essa regra estará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

A diferenciação de preços já estava valendo, uma vez que ela foi apresentada por meio de MP. No entanto, como sofreu alterações durante a tramitação no Legislativo, precisa ser sancionada pela Presidência da República para virar lei.

A MP foi apresentada pelo Executivo, em meio a um pacote de medidas macroeconômicas que foram publicadas sob a justificativa de possibilitar o aumento da produtividade no país.

A expectativa é de que, ao permitir a diferenciação de preços, ela estimule a queda do valor médio cobrado pelos produtos, de forma a evitar que consumidores que não usam o cartão como forma de pagamento paguem as taxas dos cartões, quando embutidas nos preços dos produtos.

Com informações da Agência Brasil

Comer fritas duas vezes por semana dobra risco de morte precoce, diz estudo

Já faz tempo que o consumo de batata frita é visto como prejudicial à saúde. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition traz agora evidências de que comer o petisco duas ou mais vezes por semana pode dobrar o risco de morte precoce. Entram no grupo todos os tipos de batata frita, como salgadinhos chips e as batatinhas que acompanham os sanduíches nas lanchonetes.
Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, observaram durante oito anos o consumo de batata por 4.400 pessoas com idade entre 45 e 79. Os participantes foram divididos em diferentes grupos: os que comiam batata frita, os que comiam batata preparada de outras formas (como cozida) e os que não comiam batata. Ao fim das observações, 236 mortes foram registradas, a maioria entre os que comiam batata frita.
O resultado sugere que o consumo elevado de batata frita está de alguma forma associado ao risco de morte precoce. Segundo o estudo, isso deve-se ao fato de o tubérculo frito em óleo possuir nível elevado de gordura trans, que pode provocar doenças cardíacas.
"Acreditamos que o óleo de cozinha, rico em gorduras trans, é um fator importante para explicar a mortalidade daqueles que comem mais batata frita", diz Nicola Veronese, que liderou o estudo. Para ele, a gordura trans eleva o LDL (colesterol ruim) no sangue.
Contudo, o resultado do estudo não permite determinar se o consumo de batata frita foi a causa das mortes verificadas. Os pesquisadores admitem que outros fatores podem explicar os danos à saúde, como obesidade, sedentarismo e consumo elevado de sal - que normalmente tempera a batata frita. O alimento também pode ser apenas um indicativo de uma dieta pouco saudável.
Getty Images
A batata cozida e o purê de batata não foram associados a risco à saúde

Batata cozida possui nutrientes e não faz mal

A análise das dietas permitiu observar que o consumo de batatas em geral não eleva o risco de morte. Não foi observada nenhuma associação negativa entre o consumo elevado de batata cozida ou purê de batata e a saúde dos participantes.
Ao contrário do que ocorre com a batata frita, as batatas preparadas sem frituras podem ser consideradas um alimento relativamente saudável. "Elas contêm boa quantidade de fibras, vitaminas e micronutrientes", dizem os autores do estudo. A presença de nutrientes equilibraria a elevada quantidade de carboidratos do tubérculo, que faz dele um alimento calórico.

Batata frita a altas temperaturas tem substância que pode causar câncer

Uma explicação para a possível associação entre o elevado consumo de batata frita e o risco maior de morte pode estar em uma substância que surge durante o processo de fritura: a acrilamida. Em entrevista à TV americana CNN, a nutricionista Stephanie Schiff, que não participou do estudo, diz que essa substância é "um produto químico produzido quando alimentos feculentos como batatas são fritas ou assadas a altas temperaturas".
Leonardo Soares/UOL
Fritar ou assar a batata evitando que ela escureça pode ajudar a afastar risco de formação de substância cancerígena
Em níveis elevados, a acrilamida é considerada tóxica e cancerígena para seres humanos e outros animais. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a formação de níveis significativos da substância ocorre quando a batata é preparada a temperaturas acima de 120°C. A acrilamida também aparece em alta concentração quando a batata frita. Armazenar a batata, após ela ter sido frita, em temperatura abaixo de 10ºC também promovem o surgimento da acrilamida, diz a Anvisa.
Segundo o órgão, não existem evidências suficientes sobre a quantidade de acrilamida presente nos diferentes tipos de alimentos para recomendar que se evite um tipo de em particular. Para evitar a formação de acrilamida, a Anvisa diz que "alimentos não devem ser excessivamente cozidos, por longo tempo, a temperaturas superiores a 120° C".  O órgão também diz que é conveniente "armazenar as batatas em temperaturas acima de 10°C" - ou seja, fora da geladeira. Para a Anvisa, os alimentos "não devem ser fritos ou assadas até ficarem escurecidos".
Com informações do UOL

Definidos os confrontos da segunda fase do Brasileiro da Série D; confira

Definidos os confrontos da segunda fase do Brasileiro da Série D; confira
A última rodada da fase de classificação da Série D serviu para definir os confrontos da segunda fase da competição. Agora, restam 32 times na briga pelas quatro vagas na Terceirona do ano que vem. Os 17 campeões de grupos e mais os 15 melhores segundos colocados avançaram para o mata-mata.

O regulamento proporcionou muita emoção neste domingo. O 15º melhor segundo colocado só foi definido com um gol nos acréscimos. Reinaldo Alagoano marcou o segundo gol do Campinense na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-PE e eliminou a Desportiva-ES. Antes desse gol, a equipe paraibana e a capixaba estavam empatando em todos os critérios.

Além da Desportiva-ES, o outro segundo colocado que não conseguiu a classificação para o mata-mata foi o Inter de Lages. Clubes tradicionais como Portuguesa e Bangu não se classificaram. Ao todo, 22 estados seguem representados na competição e a Bahia lidera com três times classificados.

Os confrontos do mata-mata

Atlético-AC x São Raimundo-PA
Gurupi x Princesa do Solimões
Rio Branco-AC x Altos-PI
Santos-AP x São Francisco
Guarany de Sobral x Parnahyba
Globo FC x Maranhão
Juazeirense x Campinense
Fluminense de Feira x Sousa
América-RN x Comercial-MS
Ceilândia x Jacobina
União Rondonópolis x URT
Portuguesa-RJ x Aparecidense
Boavista-RJ x Espírito Santo
Operário-PR x Villa Nova-MG
São Bernardo x Metropolitano
São José-RS x Brusque

Entenda o regulamento

Conforme o regulamento da Série D, os 16 melhores primeiros colocados, entre os 17 grupos, formam o Bloco I, recebendo numeração de 1 a 16, em ordem crescente de suas respectivas chaves. Assim, por exemplo, o Atlético-AC ficou com o número 1, por ter sido líder do Grupo A1; o Gurupi, o número 2; o Rio Branco-AC, o número 3, e assim sucessivamente.

O pior primeiro colocado (Villa Nova-MG) se junta aos 15 melhores segundos colocados e formam o Bloco II. Eles recebem numeração de 17 a 32, também levando em consideração a ordem de seus grupos. Assim, o Princesa do Solimões foi o número 17 (segundo do Grupo A1), o São Raimundo-PA foi o número 18 (segundo do Grupo A2), e assim por diante.

Pelo regulamento, o primeiro do Bloco I (clube 1) enfrenta o segundo do Bloco II (clube 18); enquanto que o segundo do Bloco I (clube 2) enfrenta o primeiro do Bloco II (clube 17). Esse cruzamento se mantém nos confrontos seguintes.


Os times do Bloco I (os campeões de grupo, com exceção do Villa Nova-MG) fazem a primeira partida fora de casa e decidem a classificação para a terceira fase como mandantes. A CBF deve divulgar a tabela nos próximos dias. Vale lembrar que o gol marcado na casa do adversário é critério de desempate. Persistindo a igualdade no saldo de gols, a disputa vai para os pênaltis.

Por GloboEsporte.com
 João Pessoa PB

Fortaleza encara o CSA hoje pela Série C buscando a liderança do Grupo A

 Resultado de imagem para REI PELE CSA E FORTALEZA
Sem perder desde a estreia na Série C do Campeonato Brasileiro, quando foi derrotado pelo Remo por 1 a 0, fora de casa, o Fortaleza tem uma missão na partida de hoje, no estádio Rei Pelé, diante do CSA, às 21 horas: recuperar a liderança Grupo A. Como o Botafogo-PB venceu o Confiança no sábado por 1 a 0, chegou aos 14 pontos e deixou o Tricolor com 13. Um empate já basta para o Tricolor voltar ao 1º lugar após o fim da 7ª rodada da 1ª fase da competição.

Não podendo contar para o confronto em Maceió com o meio-campista Éverton, suspenso por causa do cartão vermelho tomado contra o Sampaio Corrêa, e com lateral esquerdo Bruno Mello, também suspenso, mas em função de acúmulo de três cartões amarelos, o técnico Paulo Bonamigo optou pelas escalações de Pedro Carmona no meio-campo e Adalberto, recém-regularizado, improvisado na lateral. O zagueiro Adalberto, por sinal, está de volta ao Pici depois de deixar o clube no fim de 2015 e atuar por América-MG e Náutico.
As mudanças no time titular não incomodam Bonamigo. “Chegou o momento de rodar o elenco em função do desgaste físico dos primeiros jogos e das suspensões. Quem está tendo chance no time tem ido bem e é um bom momento para fortalecer o grupo todo”, avisou o técnico tricolor, que confirmou a volta na zaga do volante Rodrigo Mancha, recuperado de contusão, no lugar de Edimar.
O CSA, com 11 pontos e ocupando a 3ª colocação, vem de uma semana conturbada, em que pese a boa campanha da equipe. É que a diretoria optou por dispensar três atletas: o lateral esquerdo Rayro, o meia-atacante Thiago Potiguar e o atacante Luís Soares.
O presidente Rafael Tenório confirmou que era preciso reduzir a folha de pagamento e optou por atletas que não ajudariam mais o técnico Ney da Matta.
Em relação ao time que empatou com o Confiança na rodada anterior, Jorge Fellipe, Daniel Costa e Gustavinho devem ganhar oportunidade, por mais que o treinador faça questão de guardar segredo até momentos antes do confronto. 
CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C 2017
CSA TÉCNICO: NEY DA MATTA
4-5-1: Mota, Dick,Thales, Jorge Fellipe e Raul;Dawhan, Boquita, Gustavinho, Daniel Costa e Marcos Antonio; Michel
FORTALEZA TÉCNICO:PAULO BONAMIGO 
4-4-2: Marcelo Boeck, Felipe, Rodrigo Mancha, Ligger e Adalberto; Anderson Uchoa, Pablo, Adenilson e Pedro Carmona; Hiago e Lúcio Flávio
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió - AL Data: 26/6/2017 Horário: 21 horas Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG) Assistentes: Magno Arantes Lira (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) 
BRASILEIRO - SÉRIE C
JOGOS DE ONTEM
Ypiranga-RS 0 x 1 Tombense
Sampaio Corrêa 1x0 Salgueiro
Cuiabá 1x1 ASA
JOGOS DE SÁBADO
Macaé 1x0 Joinville
Mogi Mirim 2x1 Volta Redonda
Confiança 0x1 Botafogo-PB
Bragantino 0x3 São Bento
Remo 3x2 Moto Club
Tupi-MG 0x0 Botafogo-SP
Por Fernando Graziani
Com informações do Jornal O Povo