13 de julho de 2016

O que são aqueles rastros brancos que alguns aviões deixam no céu?

Imagem: Getty Images
Imagem: Getty Images
Parece fumaça, mas não é. Os rastros brancos deixados no céu por alguns aviões são como pequenas nuvens, na verdade, formadas pela condensação do vapor de água. 
O fenômeno é conhecido como “trilha ou esteira de condensação” ou, em inglês, “contrails''. Geralmente, essas nuvens aparecem quando o avião está em uma altitude acima de 8.000 metros e com uma temperatura externa abaixo de -40ºC.
Como funciona
Normalmente, a temperatura externa dos aviões quando atingem grandes altitudes (acima de 8.000 metros) é bastante baixa, chegando a -50ºC.
Ao mesmo tempo, as turbinas das aeronaves produzem uma descarga de gases quentes, com mais de 300ºC. Quando esses gases entram em contato com o ar extremamente frio, o vapor de água se resfria rapidamente e se condensa, formando pequenas gotas de água.
Com o movimento do avião, o resultado é uma fina nuvem, que pode ser longa e duradoura ou curta e rápida, dependendo da umidade e da temperatura da atmosfera. Quanto mais frio e úmido, maior e mais duradouro será o rastro. 
Embora sejam constituídos, em sua grande maioria, por cristais de gelo, as trilhas também podem conter outros elementos provenientes da exaustão das aeronaves, como fuligem e dióxido de enxofre.
Primeiras observações
Os primeiros trilhos de condensação foram observados durante e logo após o término da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), quando os aviões finalmente alcançaram altitudes necessárias para o fenômeno.
Uma das primeiras observações aconteceu em 1919, durante um voo em Munique, na Alemanha. Na ocasião, a aeronave alcançou uma altitude de pouco mais de 9.200 metros.
Fontes: Nasa e Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Passar muito tempo em frente ao computador pode prejudicar a visão

Passar muito tempo em frente ao computador pode prejudicar a visão
Atualmente, uma boa porcentagem das pessoas trabalha em frente ao computador, um comportamento que pode trazer consequências desastrosas para o corpo. Para começo de conversa, há estudos mostrando que passar horas e mais horas sentado, sem se movimentar, aumenta o risco de morte. Sem falar na postura, que fica um caco. E há outro prejudicado, menos comentado por aí, para colocar nessa conta: os olhos.
Segundo a oftalmologista Renata Rabelo Ferretti, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os principais desconfortos que acometem quem não desgruda do monitor são dor de cabeça, visão embaçada, olhos cansados, sensação de olho seco, sensibilidade à luz, irritação, lacrimejamento e vermelhidão.
Publicidade
Ainda bem que dá para diminuir o risco de esses sintomas surgirem apostando em mudanças simples. A especialista recomenda, por exemplo, cinco minutinhos de pausa a cada hora de uso do computador. Que tal aproveitar para buscar um café ou um copo d’água? Assim, dá para movimentar as pernas. 
Em relação à distância que devemos manter da tela, Renata conta que os estudos ainda não apresentaram uma medida exata. “Mas uma distância confortável gira em torno de 50 centímetros”, afirma. As pesquisas mostram que se o monitor estiver de 10 a 20 graus abaixo da linha dos olhos, melhor ainda. “O nível de iluminação é outra coisa que faz diferença. Por isso, o ideal é ajustar o brilho do monitor. O uso de filtros também traz benefícios”, acrescenta a médica.  
Tem mais uma medida importante para incluir na rotina: tente piscar mais. É isso mesmo. “Está comprovado cientificamente que, ao usarmos o computador, ficamos mais focados e piscamos menos. Por isso, a lubrificação ocular é menor”, conta a oftalmologista do São Camilo. Além de dar piscadelas, lembre-se de que é bom manter ventilador e ar condicionado longe do rosto, pois eles podem até agravar os sintomas do olho seco. “Nesse caso, o uso de colírios lubrificantes, ou lágrimas artificiais, é bem-vindo”, ensina Renata. 
Mesmo que você siga essas dicas à risca e cultive bons hábitos fora do escritório – como não ficar com a cara colada no tablet ou no celular –, consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano é regra básica para manter a visão tinindo.
Mdemulher

O bom filho... Argel acerta retorno ao Figueira um dia após queda no Inter

Argel Fucks não ficou mais de um dia desempregado. O treinador foi demitido do Inter no domingo e nesta segunda-feira acertou com o Figueirense para substituir Vinícius Eutrópio. O profissional assume o Furacão e comanda o time diante da Ponte Preta, quarta-feira, pela Copa do Brasil. A informação foi confirmada por uma rede social oficial do clube catarinense, e o técnico, em sua terceira passagem pelo Orlando Scarpelli, será apresentado nesta terça-feira, às 12h30.
Argel - SANTA CRUZ x INTER (Foto: Agência Estado)Argel foi demitido do Inter no domingo e acertou com o Figueira nesta segunda (Foto: Agência Estado)
O treinador retorna à capital catarinense quase 11 meses depois de sair para dirigir justamente os gaúchos. No Inter, foram 61 partidas, com 33 vitórias, acumulando 61,74% de aproveitamento. A sequência de seis jogos sem vitória culminou na demissão (quatro derrotas em série).
Nesta segunda, o Figueirense optou pela saída de Vinícius Eutrópio e queria alguém que conhecesse o atual elenco, para evitar um período de adaptação. Alguns dos jogadores do grupo trabalharam com Argel em 2015. A troca coincide  com a troca em 2014, quando Figueira demitiu o mineiro Eutrópio, na zona de rebaixamento, e o substituiu pelo gaúcho Argel.
Pelo Figueirense, foram 74 jogos, 31 vitórias, 21 empates e 21 derrotas em 385 dias de trabalho (51,35% de aproveitamento) – Argel foi apresentado para dar início a sua segunda passagem pelo clube no dia 24 de julho de 2014.

História no Figueirense:

Como citado no site oficial do clube, "é identificado com a nação alvinegra" e amigo pessoal do presidente Wilfredo Brillinger.  Argel tem passado positivo no Figueirense, apesar de não ter tido  muito sucesso na primeira passagem, após a demissão de Branco, em 2012: deixou o time depois de uma série negativa em pouco mais de dois meses no cargo (68 dias). 

Em 2014, porém, voltou justamente na vaga deixada por Vinícius Eutrópio, que ganhara o título estadual, mas havia tido um início ruim no Brasileirão. Recuperou a equipe que encontrou na zona de rebaixamento e terminou na 13ª posição. Em 2015, levou o time ao bicampeonato Catarinense, nos tribunais, depois de dois empates com o Joinville na decisão, e ainda eliminou o arquirrival Avaí na Copa do Brasil.  

Por Florianópolis

Paulo Roberto Falcão está de volta é o novo técnico do Internacional

Falcão já comandou o Inter em 33 partidas e conquistou o Gauchão de 2011
Um dos maiores jogadores da história do Internacional, Paulo Roberto Falcão retorna ao Clube para assumir o comando técnico da equipe. Ídolo colorado, Falcão dará início à sua terceira passagem como treinador do time do seu coração. Ao todo, já comandou o time em 33 partidas, conquistando o título do Campeonato Gaúcho de 2011, em memorável final no Estádio Olímpico.
Falcão assina contrato até julho de 2017 e estará presente no treinamento de amanhã pela manhã, no CT Parque Gigante. Sua apresentação oficial será às 14h, na Sala de Conferências do Estádio Beira-Rio. No turno da tarde, comandará seu primeiro treino nesse retorno.
Internacional.com

Saiba como será o rito para eleição do presidente da Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara
A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados está marcada para esta quarta-feira (13), às16h, conforme ato do presidente interino, deputado Waldir Maranhão (PP-MA). Após a renúncia de Eduardo Cunha, na quinta-feira passada (7), a Câmara teve o prazo de cinco sessões para escolher um novo presidente. O eleito vai comandar a Casa até fevereiro de 2017 (mandato-tampão), quando novas eleições serão convocadas.

Rito de votação

Qualquer deputado pode lançar candidatura. Até uma hora antes da votação, é permitido que os candidatos registrados desistam de participar. A votação é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos.
Segundo a Mesa da Câmara, serão admitidas candidaturas oriundas de qualquer bancada representada na Casa e também candidaturas individuais. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica será sorteada às 13 h desta quarta. Cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso no Plenário apresentando as suas propostas.
Para ser eleito no primeiro turno, é preciso obter a maioria absoluta dos votos. Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas.
Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar.
Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa.

Cargo estratégico 

O cargo é estratégico para o país e privativo de brasileiro nato. O presidente da Câmara é o terceiro na linha sucessória da Presidência da República. Além disso, ele tem poder para arquivar ou dar prosseguimento a pedidos de impeachment contra a presidente da República, define quais projetos de lei devem ser pautados para votação.
O presidente da Câmara faz parte do Conselho de Defesa Nacional e do Conselho da República, órgão que decide sobre a necessidade de se decretar intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. Além disso, ele é responsável por encaminhar as conclusões das Comissões Parlamentares de Inquérito aos órgãos competentes.
Este é um dos cargos com mais regalias, o presidente da Câmara tem direito a carro oficial, motorista e uma mansão como residência oficial. Os outros deputados têm direito a apartamento. Um jato da Força Aérea Brasileira fica à disposição. Já o salário é o mesmo dos outros deputados.
Portal EBC

Câmara Federal elege hoje nove presidente em disputa acirrada; veja quem está no páreo

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados hoje promete bater recorde de candidaturas. Até o final da tarde de ontem, 11 deputados já haviam formalizado o registro para disputar o mandato tampão até fevereiro de 2017, quando o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha, deixaria o cargo. Os interessados em disputar a vaga têm até o meio-dia de hoje para fazer se inscreverem.
A eleição está marcada para começar as 16 horas de hoje e deve entrar pela madrugada de quinta-feira. Até uma hora antes do pleito, os candidatos inscritos podem desistir de concorrer à vaga. A Câmara usará urna eletrônica na eleição de seu novo presidente. Conforme estabelece o regimento da Casa, o voto será secreto.
Um sorteio definirá a ordem dos candidatos na votação, e essa sequência também valerá para a ordem dos discursos no plenário. Cada candidato terá 10 minutos para pedir o voto dos colegas.Para ser eleito, o deputado precisará da maioria absoluta: 257 votos. Caso ninguém consiga atingir esse número, haverá segundo turno. Em caso de empate, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, a disputa será decidida obedecendo aos seguintes critérios: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.

Os candidatos com maior chance são Rodrigo Maia (DEM-RJ) - não havia registrado a candidatura até o início da noite de ontem, Rogério Rosso (PSD-DF) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Castro (PMDB-PI). 

O presidente interino, Michel Temer, afirmou que a decisão da bancada peemedebista de lançar candidatura própria para a sucessão da Câmara dos Deputados demonstra que o governo federal não tem interferido na disputa parlamentar. 

Em uma derrota do Palácio do Planalto, a bancada do partido do presidente interino decidiu apoiar o nome de Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-ministro de Dilma Rousseff, para o comando da Casa Legislativa. 

O governo interino trabalhava para que a sigla não lançasse candidatura própria, evitando pulverizar ainda mais a disputa parlamentar na base aliada, mas não teve êxito.

A escolha do nome foi recebida com irritação pelo presidente interino, que vê com desconfiança a proximidade de Marcelo Castro com o PT, partido de oposição ao governo federal. 

O receio de assessores e auxiliares presidenciais é de que a candidatura tenha surgido de um jogo combinado do peemedebista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), disse ontem acreditar que o bom senso vai prevalecer na eleição para a Presidência da Câmara, segundo informou a Agência Câmara.
“O ideal nem sempre nós temos”, afirmou, ao ser questionado por repórteres se não seria ideal, para o governo do presidente interino da República, Michel Temer, que houvesse um número menor de postulantes ao comando da Câmara. “O bom senso vai prevalecer. A Casa precisa se reencontrar e contribuir cada vez mais para o país. É um bom momento para avaliação, para compreender que o Brasil é maior do que a crise”, declarou.
Sobre o grande número de candidatos, Maranhão também comentou: “A democracia permite que todos se manifestem, que todos desejem (disputar o cargo). Esta Casa é plural”.

Confira os candidatos:


Botafogo-PB x Ceará – Alguém vai conseguir focar só na Copa do Brasil?

Nesta quarta-feira, a partir das 21h45, em João Pessoa, no estádio Almeidão, Botafogo-PB e Ceará iniciam a caminhada rumo às oitavas de final da Copa do Brasil. A dúvida é se as equipes vão conseguir desligar a chavinha do Campeonato Brasileiro: na Série C, o Belo é líder, enquanto o Vozão está no G4 da Série B.
Para chegar até essa etapa, os paraibanos eliminaram, nas penalidades máximas, o Linense, na primeira fase; na seguinte,a vítima foi o River, rival no Brasileiro, que foi eliminado com duas derrotas por 1 a 0.Já o Alvinegro passou por Resende-RJ e Joinville, que caiu após dois 1 a 0 para os cearenses.

TREINOS FECHADOS
Pelos lados do, Botafogo, só mistério: tanto no treino desta terça-feira, quanto nas atividades desta segunda, portões fechados. Assim, a imprensa não sabe qual Belo entrará em campo para desafiar o Ceará para continuar fazendo história na competição nacional. É provável que o volante Val fique de fora do confronto. Dessa maneira, a dúvida fica naquele setor: se Val não pude entrar em campo, joga Henik.

TEM ELENCO?
Em entrevista coletiva, o elenco do Ceará e o técnico Sérgio Soares afirmaram que a equipe tem elenco para disputar duas competições simultaneamente:
“Temos um elenco forte e unido para enfrentar os desafios e alcançar os objetivos", afirmou o meio campo Ricardinho durante entrevista coletiva na sala de imprensa, na noite dessa segunda feira (11/07), em Porangabuçu.
O meia alvinegro foi uma das novidades na equipe que treinou forte sob o comando do técnico Sérgio Soares.
"Time que quer conquistar grandes objetivos precisa ter um elenco e não onze titulares apenas, é isso que diferencia as grandes equipes das que não conseguem chegar lá", ressaltou Ricardinho.
O técnico Sérgio Soares realizou um trabalho de valorização da posse de bola e marcação forte em Carlos de Alencar Pinto.
"A Copa do Brasil é uma competição diferenciada, você precisa tomar cuidado para não sair em desvantagem que não possa reverter, ou fazer um bom resultado que te deixe em vantagem", lembrou o lateral Eduardo, em conversa com a imprensa.

Futebol Interior