8 de agosto de 2020

Presidente libanês fala de 'negligência' ou 'míssil' como causas de explosão em Beirute

 fotografia da cidade de Beirute

O presidente libanês Michel Aoun disse, nesta sexta-feira (7), que a terrível explosão no porto de Beirute, que deixou mais de 150 mortos, foi causada "por negligência" ou "intervenção externa", citando a hipótese de "um míssil".

"É possível que tenha sido causado por negligência ou por uma ação externa, com um míssil ou bomba", declarou o chefe de Estado, durante entrevista a jornalistas, três dias após a catástrofe.

Esta é a primeira vez que uma autoridade libanesa menciona uma pista externa para a explosão. O governo afirmou nos últimos dias que a tragédia foi provocada por um incêndio em um enorme depósito de nitrato de amônio.

O chefe de Estado, de 85 anos, disse ter solicitado na quinta-feira ao presidente francês, Emmanuel Macron, a quem recebeu no palácio presidencial, o "fornecimento de imagens áreas para que possamos determinar se havia aviões no espaço [aéreo] ou mísseis" no momento da explosão de terça-feira. 

"Caso os franceses não tenham estas imagens, vamos pedir a outros países", completou Aoun, duramente criticado pela população, que critica a incompetência das autoridades e a corrupção.

O presidente do Líbano rejeitou qualquer tipo de investigação internacional sobre a explosão por considerar que "diluiria a verdade". 

Michel Aoun também afirmou que é necessário revisar um regime político "paralisado".

"Enfrentamos uma revisão de nosso sistema baseado no consenso porque está paralisado e não permite tomar decisões que possam ser aplicadas rapidamente: devem ser obtidas por consenso e passar por várias autoridades", disse.

Por AFP

Com informações do Diário do Nordeste

Sob grande expectativa, Fortaleza e Athletico inauguram o Brasileirão 2020 no Castelão

 Fortaleza x Athletico: veja os prováveis time a para abertura do ...

Fortaleza e Athletico Paranaense se enfrentam às 19h deste sábado, no Castelão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, marcando a inauguração do torneio. As duas equipes começam a competição sob grande expectativa.

Os donos da casa chegam apostando na continuidade de Rogério Ceni à frente do time. No ano passado, o ex-jogador fez um ótimo trabalho com o Leão do Pici, conquistando o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste. Contudo, chegou a sair para o Cruzeiro na metade da temporada, mas voltou à tempo de salvar o Tricolor do rebaixamento.

Neste ano, o time oscilou, mas está na final do Cearense diante do Ceará, e acabou eliminado pelo próprio arquival na semifinal da Copa do Nordeste.

Já o Furacão, chega embalado pela conquista do tricampeonato estadual de forma emocionante na última quarta-feira, ao derrotar o Coritiba por 2 a 1, em pleno Couto Pereira. Em função da maratona de jogos até a decisão do Paranaense, Dorival deverá mandar para campo uma equipe alternativa, sem alguns jogadores sequer terem embarcado para Fortaleza.

Atual campeão da Copa do Brasil, o Athletico entra na competição para brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Depois de perder as principais peças da última temporada, a diretoria trouxe novos reforços, como os atacantes Walter e Geuvânio e o zagueiro Felipe Aguilar para agregar.

O confronto entre Fortaleza e Athletico Paranaense será realizado sem a presença de público em função da pandemia do novo coronavírus. De momento, não foi liberada a entrada de torcedores em nenhuma partida.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X ATHLETICO-PR

Local: Arena Castelão, Fortaleza- CE

Data: 08 de agosto de 2020, sábado

Horário: 19h00 (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Éder Alexandre (SC)

VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

FORTALEZA: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Felipe, Juninho e Romarinho; Osvaldo, David e Wellington Paulista

Técnico: Rogério Ceni

ATHLETICO: Jandrei, Khellven, Felipe Aguilar, Lucas Halter e Abner; Lucho González, Léo Cittadini e Fernando Canesin; Carlos Eduardo, Geuvânio e Jajá

Técnico: Dorival Júnior

Com informações da Gazeta Esportiva