19 de abril de 2014

Maior pontuador em 2013, Pentecostense Ederson, quer repetir a dose no Cartola FC

O atacante Ederson, do Atlético-PR, sonha ser, pela segunda temporada seguida, o maior pontuador do Cartola FC, o famoso fantasy game de futebol. O jogador de 24 anos conquistou o feito em 2013. Ele marcou 21 gols em 36 partidas disputadas, conquistou a artilharia do Campeonato Brasileiro e somou, ao todo, 258,3 pontos no jogo. O jogador ficou à frente de nomes como Rafael Sobis (210 pontos com a camisa do Fluminense), Hernane (206 pontos pelo Flamengo), Cícero (204 pontos pelo Santos) e D'Alessandro (203 pontos pelo Internacional).
- Eu acompanhava que eu estava fazendo bastantes pontos no Cartola. Espero que, este ano, eu possa repetir isso também. Mas espero, primeiro, ajudar o Atlético e, depois, pensar no meu individual - falou o atacante em entrevista ao GloboEsporte.com.
Ederson gol jogo Atlético-PR e Sporting Cristal pré-libertadores (Foto: AP)


Ederson, que tem time no Cartola FC, conquistou o título de uma liga de amigos no ano passado. Apesar disso, ele não tem dicas para fazer sucesso. Segundo o atacante, o game é sorte:
- Cartola é mais sorte. Tem que escalar o time e torcer para o atacante estar inspirado no jogo. Quem faz mais pontos é o atacante, que faz gols. Tem que torcer também para que a defesa não venha a tomar gol. Acho que é mais sorte, de escalar e ter a sorte de o jogador estar bem no dia.
Ederson participa de uma liga de jogadores que viraram amigos ao defenderam o ABC, clube para o qual ele foi emprestado entre 2010 e 2011 e em 2012. Campeão no ano passado, ele quer conquistar o título mais uma vez:
Eu acho que é mais sorte, de escalar e ter a sorte de o jogador estar bem no dia 
Ederson, atacante
- A gente até estudou para fazer uma liga aqui (no Atlético-PR), mas ninguém fez. Eu só participo de uma liga que é lá do meu ex-clube ainda, que os amigos meus participam. Eu terminei em primeiro no ano passado e espero ajudar este ano novamente e fazer uma brincadeira com eles na liga do Cartola - concluiu o jogador, que está confirmado para o jogo contra o Grêmio, às 16h (horário de Brasília) de domingo, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Com ele na frente, o Furacão deve ter, no 4-4-2, Weverton, Mário Sérgio, Dráusio, Cleberson, Natanael, Otávio, João Paulo, Paulinho Dias, Marcos Guilherme, Marcelo e Ederson.
Por Curitiba









Portuguesa pode até ser excluída da Série B por abandonar partida

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, afirmou que a Portuguesa pode até ser excluída da Série B por não ter voltado a campo, após uma ordem judicial interromper a partida entre a equipe paulista e o Joinville, na última sexta-feira. Uma liminar obtida por um torcedo,r na 3ª Vara Cível do Foro Regional da Penha, fez com que o presidente da Lusa, Ilídio Lico, retirasse seu time de campo aos 16 minutos do primeiro tempo.

Lico relatou que foi intimado por um oficial de Justiça a cumprir a decisão, senão poderia sair da Arena Joinville preso. Contudo, Paulo Schmitt negou que a liminar tenha qualquer valor judicial.

"Há uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que diz que o tribunal competente para julgar as ações deste caso é o do Rio de Janeiro. E, no Rio, está determinado que se cumpra a decisão do STJD. Portaento, essa liminar de São Paulo não existe", disse.

O procurador ainda acrescentou que a Lusa poderá sofrer sérias punições por ter abandonado o campo antes do fim da partida.

"A Portuguesa jamais poderia ter deixado o campo como fez. Ela corre riscos. No Código Brasileiro de Justiça Desportiva, as penas variam entre multa, perda de pontos, que iriam para o adversário, e exclusão da competição", relatou.

Se o caso chegar até a Fifa e a entidade máxima do futebol mundial intervir na briga judicial, o clube paulista pode sofrer sanções ainda mais sérias, podendo até mesmo ser rebaixado à Série C.

Esporte Interativo

‘Foi assustador’, diz cearense que sobreviveu à avalanche no Everest


O cearense Rosier Alexandre é um dos seis brasileiros que estão no Everest
Foto: Divulgação
O cearense Rosier Alexandre é um dos seis brasileiros que estão no Everest
DIVULGAÇÃO
O cearense Rosier Alexandre é um dos seis brasileiros que estão nesse momento no Everest, onde uma avalanche matou pelo menos 13 pessoas na última sexta-feira, de acordo com as agências internacionais. No entanto, o Rosier afirma que esse número é maior.

- A tristeza não podia ser maior. Estamos em clima fúnebre, todos tentando nos refazer. São 15 corpos resgatados e ainda tem desaparecidos - conta o cearense, por email. - Foi muito doloroso ver os corpos congelados trazidos pelo helicóptero e serem empilhados próximo a minha barraca. Foi assustador.

Rosier está no Everest numa expedição com mais 15 pessoas. No momento da avalanche, ele estava no acampamento base e nada sofreu, mas três sherpas nepaleses que trabalhavam como guias de seu grupo estavam num ponto mais avançado da montanha e não resistiram.

- Eram três pessoas super simpáticas, alegres. Nós estávamos convivendo estreitamente desde o dia 4 deste mês - disse Rosier, relatando detalhes da tragédia. - Os sherpas fizeram tudo correto, mas estavam atravessando uma terrível e assustadora cascata de gelo na hora da tragédia. O que aconteceu foi uma fatalidade.

Apesar do clima na montanha ser o pior possível, o cearense ainda planeja continuar a escalada até o ponto mais alto do mundo.

- Pretendo subir, mas preciso avaliar algumas situações. A primeira é a condição psicológica e física do meu guia e dos meus sherpas que, além de verem (a avalanche), fizeram um esforço sobre humano no resgate dos corpos - afirmando que não é o único brasileiro no Everest nesse momento. - Mais cinco brasileiros estão na montanha nesse momento.

Rosier nasceu em Taipa, zona rural do Ceará, e trabalhou como agricultor até os 15 anos de idade. Ele chegou a ser engraxate e vendedor de fruta antes de ganhar certa notoriedade ao se tornar o primeiro nordestino a escalar o Acóncagua (6.962m), na Argentina, que é considerada a maior montanha do mundo fora da Ásia.

O Globo


SBT quer Gugu aos sábados, mas projeto desagrada o apresentador

Gugu não quer noites de sábado, diz jornalista
Gugu não quer noites de sábado, diz jornalista
Embora seja apontado por jornalistas e telespectadores como seu destino mais provável, o SBT pode acabar não sendo a escolha final de Gugu, longe da TV desde junho do ano passado.
Dentre os principais entraves para o retorno do loiro à emissora que o revelou estaria o projeto idealizado pelo SBT, que não vai ao encontro das pretensões do animador. Segundo o colunista Flávio Ricco, o SBT quer abrigar Gugu nas noites de sábado, horário em que a emissora sofre consecutivas derrotas para a Record há muitos anos.
No entanto, o baixo share (número de televisores ligados) da faixa e a consequente dificuldade de se fechar grandes patrocínios para o horário são, segundo Ricco, fatores que desanimam Gugu e podem levá-lo a optar pela Bandque lhe ofereceu um programa noturno ao vivo e diário.
O último capítulo da ‘novela’ envolvendo a volta de Gugu ao vídeo pode ‘ir ao ar’ nos próximos dias.
RD1

Vica não é mais técnico do Santa Cruz

O técnico Vica não comanda mais o Santa Cruz no restante da temporada. Após o empate por 1x1 com o ABC, neste sábado (19), no Arruda, na estreia da Série B,ele entregou o cargo, que foi aceito pela diretoria. Na entrevista coletiva, o ex-treinador alegou que não conseguiria mais resgatar o apoio do torcedor, que considerou fundamental para continuar à frente do time.

“Senti que acabou o meu ciclo no clube. Após a eliminação em duas competições, a Copa do Nordeste e do Pernambucano (ambos diante do Sport), a torcida se afastou. Não tenho mais capacidade de continuar. A minha saída vai facilitar a volta do torcedor”, disse Vica.

O treinador também elogiou os jogadores e a diretoria, mas assegurou que entregaria o cargo mesmo que time time tivesse vencido o ABC. “Não foi o resultado do jogo que determinou a minha decisão. Mesmo com uma vitória já tinha determinado que não iria mais ficar.”

Em seguida, o presidente Antônio Luiz Neto argumentou que a decisão de Vica foi irredutível. “Não tínhamos mais como pedir para ele continuar. Agora, temos de ter paciência para trazer um novo treinador.”

Sem Vica, a diretoria terá de definir quem comandará o time diante do Salgueiro, terça-feira, no Arruda, no jogo da volta pela decisão do terceiro lugar do Campeonato Pernambucano. O presidente não antecipou nomes, mas deve ser o preparador físico Jaílton Cintra.

JC Online

SBT troca Richard Rasmussen por velho conhecido; “Aventura Selvagem” sai do ar

Richard Rasmussen não renovou com o SBT
Richard Rasmussen não renovou com o SBT
SBT leva ao ar neste domingo (20), às 7h30, o último episódio do “Aventura Selvagem”, atração comandada por Richard Rasmussen, ex-Record.
Com prazo de validade estipulado desde meados do ano passado, o “Aventura” sai do ar após o SBT não renovar com o biólogo aventureiro. Rasmussen, conforme informou o RD1está próximo de assinar com a RedeTV, onde comandará um programa do mesmo gênero com outros biólogos.
Richard chegou ao SBT em agosto de 2009, como parte do contra-ataque deflagrado por Silvio Santos para suprir a ida de Gugu Liberato para a Record – além do aventureiro, SS tirou da concorrente Eliana, Roberto Cabrini, Roberto Justus, Tiago Santiago, diretores e produtores.
Em seu primeiro ano, quando exibido aos sábados na faixa das 22h, o “Aventura Selvagem” tirou o sono de Marcos Mion e da turma do “Legendários”, porém, com as inúmeras alterações de horário que sofreu acabou perdendo público. Hoje, passa despercebido em horário ingrato nas manhãs de domingo.
A partir do dia 27, na mesma faixa, o SBT reestreia o “Planeta Turismo”, atração independente comandada por Ruy Façanário. Trata-se de um velho conhecido dos telespectadores da emissora, uma vez que o mesmo programa foi exibido pelo canal entre 2002 e 2006.
RD1

Fluminense passeia no Maracanã, bate Figueirense e estreia com vitória

A crise no Fluminense dos últimos dias de comando de Renato Gaúcho foi apagada rapidamente nos dois jogos dirigidos por Cristóvão Borges. Na noite deste sábado, no Maracanã, o Tricolor mostrou mais uma vez organização tática e venceu o Figueirense, campeão catarinense, com autoridade e três gols: Rafael Sobis, Fred e Nirley (contra). Mesmo contra um adversário recuado, na maioria do tempo o Tricolor soube atacar sem ser atacado, tabelar e colocar os catarinenses na roda. Fórmula que, embalada pela torcida, deu resultado diante de um público pagante de 31.173 (35.020 presentes). A renda da partida foi de R$ 385.535,00.
Fred Fluminense x Figueirense (Foto: Matheus Andrade/Photocamera)
O quarteto de frente do Flu foi pra lá de eficiente. Conca criando tabelas, Wagner e Rafael Sobis se movimentando bastante e dando opções pelos lados do campo e também na área, além de Fred cumprindo bem o papel de pivô, embora pouco tenha tido chances de finalizar. Mas soube usar a marcação para abrir espaços. Carlinhos foi outro a inferzinar os defensores com sua velocidade. Só que se o jogo teve um protagonista isolado, este é Sobis. Autor de um golaço e da jogada da terceira bola na rede, o atacante foi sempre perigoso e saiu de campo ovacionado pela torcida depois de uma semana em que o Corinthians tentou contratá-lo.

Por Rio de Janeiro

Luto no esporte brasileiro: morre o Locultor Luciano do Valle

Luciano do Valle  (Foto: Adir Mera / O Globo)Luciano do Valle dedicou vida ao jornalismo esportivo (Foto: Adir Mera / O Globo)
Morreu na tarde deste sábado, em Uberlândia, o narrador esportivo Luciano do Valle, de 66 anos. Ele foi internado em um hospital particular da cidade mineira, na tarde deste sábado, após passar mal durante voo até a cidade - onde faria a transmissão do jogo entre Atlético-MG e Corinthians, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista, que viajava de São Paulo, foi socorrido ainda no aeroporto da cidade mineira pelo Corpo de Bombeiros. A morte do narrador foi confirmada pela TV Bandeirantes, emissora na qual trabalhava. O último jogo transmitido por ele foi a final do Campeonato Paulista - o título do Ituano sobre o Santos nos pênaltis no domingo passado.
De acordo com assessoria de imprensa do Hospital Santa Genoveva, o narrador deu entrada às 15h10 com parada respiratória e foi direto para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O óbito foi confirmado às 16h15. A causa da morte ainda não foi confirmada. O médico que o atendeu no voo, o cardiologista Roberto Botelho, relatou que a passagem de Luciano foi sem sofrimento, uma "morte súbita".
- Ele não teve dor e teve toda a assistência que uma pessoa pode ter nesta situação. Morte súbita é isso - disse, indicando infecção na aorta, embolia pulmonar e infarto como algumas hipóteses, mas ressaltando que ainda é cedo para determinar a causa da morte.
O jornalista da TV Globo Marco Aurelio Souza estava no mesmo voo do narrador e contou o que se passou no avião.
- Ele não se sentiu bem durante o voo. Não teve nenhum rebuliço no avião. Ele só comunicou à comissária que não se sentia bem e pediu que, quando o avião descesse, chamassem um médico. Estava na primeira fileira. Todos os passageiros saíram, mas ele permaneceu. Quando eu saía, o comandante já tinha saído da cabine e conversava com ele indicando que tinha chamado um médico. A gente ficaria no mesmo hotel. Quem me relatava as coisas era o Fernando Fernandes, da Band. O Luciano já foi muito mal para o hospital. Meia hora depois, o Fernando me ligou para dizer que ele tinha morrido de um problema do coração - relatou o jornalista.
O repórter da Bandeirantes Fernando Fernandes também estava no voo. Ele relatou, em entrevista para a emissora, que Luciano já não se sentia bem em São Paulo, antes do embarque.

- Tínhamos o voo às 13h30 de São Paulo para Uberlândia. Ele disse que estava com dor nas costas. No meio do voo, fui lá para a frente e vi que ele não estava bem, que estava suando - comentou Fernandes.
Luciano do Valle Queiroz nasceu em Campinas, trabalhava atualmente na TV Bandeirantes e foi narrador esportivo da TV Globo por 11 anos. Chamado de "o melhor gol da TV", era considerado um dos principais profissionais da imprensa do país, tendo transmitido Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1 e Fórmula Indy, além de ter sido apresentador do "Globo Esporte". Foi o responsável por aumentar a programação esportiva da Band e valorizar esportes olímpicos - vôlei e basquete, por exemplo -, além de diversificar a cobertura de futebol, com espaço para divisões inferiores e jogos de veteranos. 
médico roberto botelho morte luciano do valle (Foto: Gullit Pacielle)Médico Roberto Botelho atendeu Luciano do Valle no avião (Foto: Gullit Pacielle)
Torcedor da Ponte Preta, Luciano iniciou a carreira na Rádio Brasil e ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, em São Paulo. Pela emissora, participou da cobertura da conquista do tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo do México. No mesmo ano, passou a fazer parte da equipe da Globo. A primeira transmissão ocorreu no basquete masculino, no Troféu Governador do Estado de São Paulo. Em 2003, ele também fez parte da equipe esportiva da TV Record.
Hospital Santa Genoveva Uberlândia Luciano do Valle  (Foto: Daniel Mafra)
Algumas de suas narrações ficaram célebres, como o último gol de Zico pela seleção brasileira, em amistoso contra a Iugoslávia, em 1986 ("Não há palavras para descrever o gol de Zico"); o gol de Ronaldinho Gaúcho pelo Brasil contra a Venezuela na Copa América de 1999 ("golaaaço desse menino que é ótimo"); e o gol de Edílson pelo Corinthians sobre o Real Madrid no Mundial de Clubes em 2000 ("E aí ele disse: 'Eu sou o Edílson, o Capeta'").

CORREÇÃO: segundo a Rede Bandeirantes, Luciano do Valle tinha 66 anos, não 70, como informado inicialmente neste texto, corrigido às 19h41.
Por Uberlândia, MG

19 de Abril, dia do Índio

Eles são ícones da nossa história e ainda lutam pela manutenção de suas tradições e costumes passados de geração à geração. 
Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Essa recomendação, de nº 59, propunha:
1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;
2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte texto do Decreto:
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.
A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".

Museu do índio

Tasso Jereissati anuncia pré-candidatura ao Senado na próxima terça-feira


O ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, anunciará sua pré-candidatura ao Senado Federal na próxima terça-feira (22), durante o encontro da Executiva Nacional do PSDB, em Brasília. A reunião foi convocada pelo presidente da legenda, o senador Aécio Neves, com o objetivo de debater os rumos da convenção nacional da sigla e as alianças estabelecidas nos Estados. 

A intenção concorrer nas próximas eleições foi confirmada por Tasso durante um jantar com Aécio, realizado na última terça-feira (15). A presença do cearense nos palanques servirá como principal base de apoio para a campanha do senador mineiro à Presidência da República no Estado.

No Ceará, a preferência dos tucanos para a composição da chapa é o Partido da República (PR), tendo o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, como candidato ao Governo do Estado. 

PSDB
A Executiva Nacional do PSDB é composta por 39 membros. O senador Aécio Neves é o presidente da legenda desde maio de 2013, quando foi eleito durante a 11ª convenção nacional do partido. O deputado federal Mendes Thame (SP) é o secretário-geral e são seis os vice-presidentes: os ex-governadores Alberto Goldman (SP) e Tasso Jereissati (CE), os senadores Alvaro Dias (PR), Cássio Cunha Lima (PB) e Cyro Miranda (GO) e o deputado federal Bruno Araújo (PE).

Nas eleições de 2010, o partido elegeu seis senadores, 53 deputados federais, mais de 100 deputados estaduais e oito governadores.

Cenews7