29 de dezembro de 2014

Governo muda benefícios como pensão por morte e seguro-desemprego

O governo federal anunciou regras mais rígidas que devem reduzir o pagamento de benefícios como pensão por morte, auxílio doença, abono salarial, seguro-desemprego e seguro defeso.
Essas mudanças só afetam futuros beneficiários, tanto do setor público como do INSS. Não atingem quem já recebe esses recursos.
A maior parte das alterações será feita por meio de medidas provisórias que terão de ser aprovados pelo Congresso Nacional. O objetivo é economizar R$ 18 bilhões por ano.
Para o abono salarial, que é pago ao trabalhador que recebeu até dois salários mínimos, haverá carência de seis meses de trabalho. O pagamento passa a ser proporcional ao tempo trabalhado no ano, como acontece com o 13º.
No seguro-desemprego, o período de carência passa de seis meses para 18 meses na primeira solicitação e para 12 meses na segunda. Fica mantido em seis meses na terceira solicitação.
Pensão por morte
Na pensão por morte, haverá carência de 24 meses de contribuição para direito à pensão para o cônjuge. Também será exigido tempo mínimo de casamento ou união estável de 24 meses.
E haverá nova regra de cálculo do benefício: de 100% do salário benefício hoje para 50% + 10% por dependente até 100%.
Perderá o benefício quem for condenado por matar o segurado (crime doloso), para evitar que se pratique o crime com objetivo de herdar o pagamento.
Também acaba o benefício vitalício para cônjuges jovens. Será vitalício apenas para quem tem até 35 anos de expectativa de sobrevida (hoje, pessoas com 44 anos ou mais). A partir desse limite depende da idade.
Entre 39 a 43 anos de idade, o tempo de pagamento, por exemplo, cai para 15 anos de pensão. Pessoas com 21 anos ou menos, vão receber por apenas três anos esse benefício.
Auxílio doença
No auxílio doença, haverá um teto equivalente à média das últimas 12 contribuições. O governo também estabeleceu convênios para empresas que tem serviços médicos sob supervisão do INSS possam fazer a perícia.
No seguro desemprego para pescador artesanal (seguro defeso), o benefício será de um salário mínimo para pescadores exclusivos.
Diário do Nordeste

Camilo Santana anuncia nomes do novo secretariado; veja lista

camilo e isolda
Governador eleito anunciou nesta segunda-feira (29) os nomes que irão compor o secretariado da sua gestão
BRUNO GOMES
Após muita especulação, o governador eleito,Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (29) os nomes que irão compor o secretariado da sua gestão. Na lista divulgada pelo petista figuram nomes de aliados políticos e candidatos que foram derrotados na última eleição. Dentre eles estão Mauro Filho, Inácio Arruda, Ivo Gomes eOsmar Baquit.
Camilo Santana também comunicou nesta segunda-feira a criação de novas secretarias como a Especial de Política sobre Drogas e Secretaria de Relações Institucionais. O governador eleito informou ainda que a primeira reunião com o secretariado após a posse está marcada para o dia 5 de janeiro.

Confira os nomes confirmados :

Casa Civil - Alexandre Lacerda Landim
Chefia de Gabinete -  José Élcio Batista
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social - Delci Teixeira
Secretaria da Fazenda - Mauro Filho
Secretaria da Justiça e Cidadania - Helio Leitão
Secretaria de Educação - Maurício Holanda
Secretaria da Infraestrutura - André Facó
Secretaria da Saúde - Carlile Lavor
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - Josbertinni Virgínio Clementino
Secretaria do Turismo - Arialdo Pinho
Secretaria da Ciência e Tecnologia em Educação - Inácio Arruda
Secretaria da Cultura - Guilherme Sampaio
Secretaria de Planejamento e Gestão - Hugo Figueiredo
Secretaria das Cidades - Ivo Gomes
Secretaria do Esporte - David Duran (PRB)
Secretaria da Pesca E Apicultura - Osmar Baquit (PSD)
Secretaria de Relações Institucionais – Danilo Serpa
Controladoria e Ouvidoria – Nelson Martins
Secretaria Especial de Política sobre Droga -  Miriam Sobreira
Secretaria do Meio Ambiente – Arthur Bruno
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Nicolle Barbosa
Casa Militar – Coronel Túlio Studart
Secretaria de Recursos Hídricos – Francisco José Teixeira
Controladoria Geral do Estado - Juvêncio Vasconcelos Viana
Conselho de Educação – Padre Zé Linhares
Secretaria de Desenvolvimento Agrário – Dedé Teixeira 

*Com informações do repórter Alan Barros
Diário do Nordeste

O delegado da Polícia Federal Delci Teixeira, de 62 anos, será o novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no governo Camilo Santana (PT).

O delegado da Polícia Federal Delci Teixeira, de 62 anos, será o novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no governo Camilo Santana (PT). Seu currículo foi apresentado pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, durante reunião com Camilo em Brasília, na última semana. O petista havia procurado Cardozo para discutir a questão da segurança no Estado e pedir sugestões para o comando da pasta.
O nome de Teixeira – que hoje é integrante da Comissão de Ética do Ministério da Justiça – foi sugerido junto com o de outros dois profissionais, um de Brasília e outro de São Paulo. A decisão, no entanto, teria sido tomada com base no perfil técnico e “boa capacidade de diálogo”, conforme descreveu uma fonte que pediu para não ser identificada.
Nascido no Rio Grande do Sul, Teixeira foi superintendente da Polícia Federal em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná. 
O governador Cid Gomes (Pros) deixa na segurança pública um dos problemas mais difíceis de serem resolvidos a partir de 2015. Servilho Paiva foi trazido de Pernambuco ao Ceará por Cid em 2011, como chefe da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança. 
Em 2013, assumiu a SSPDS com o desafio de reduzir os índices de homicídios no Estado. Após longo período de crise, o quadro começou a dar sinais de melhoras nos últimos meses. Em outubro deste ano, pela primeira vez, o Ceará conseguiu atingir a meta de redução de assassinatos: 12% de redução de mortes em relação ao mesmo período de 2013.
Além de sustentar o declive na quantidade de homicídios, Teixeira também terá o desafio de reverter o desgaste na relação entre o Executivo e as categorias da Polícia, agravado após greve da PM cearense no fim de 2011 e começo de 2012, e apontado como um dos elementos da crise de segurança pública do Estado.
O Povo

Quatro anos depois, Fortaleza contrata o autêntico Camisa 1

No Vitória, Deola foi um dos destaques do time no acesso à Série A em 2012 (Foto: Felipe Oliveira/EC Vitória
No Vitória, Deola foi um dos destaques do time no acesso à Série A em 2012 (Foto: Felipe Oliveira/EC Vitória
A confirmação da contratação do goleiro Deola, ex-Palmeiras e Vitória, põe um ponto final na badalada falta de um camisa 1 ao Fortaleza.
Foram quatro anos, desde a dispensa (até hoje mal explicada) do goleiro Fabiano pelo clube em 2011, que o Tricolor não conseguiu encontrar um goleiro à altura para substituir o herói do tetra cearense em 2010.
Doulgas, Fábio Lima, Lopes, João Carlos, Flávio, Luís Henrique e Ricardo vestiram a camisa 1 do Fortaleza nos últimos anos e estiveram presentes nas disputas da Série C, Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.  No entanto, parecia que faltava algo para o famoso jargão: “pode chutar, a gente tem goleiro“.
Não que os que passaram pela meta leonina fossem fracos, mas a insegurança rondava o Pici. Para não esticar muito, neste ano, Ricardo, que fez uma bela temporada, acabou falhando no gol do Macaé, que eliminou e tirou o acesso do Fortaleza à Série B do Brasileiro.
É óbvio que Deola pode falhar também. Bosco e Maizena (ídolos da torcida) também falharam na década passada, assim como Fabiano. Porém, passavam uma segurança (e respeito), que (aparentemente) não era percebido nos últimos anos.
Deola, volto a repetir, não é nenhum salvador da pátria, mas tem experiência, é um ótimo goleiro e sabe muito bem conviver com pressão da torcida e por resultado. Foram mais de 100 partidas com a camisa do Palmeiras entre 2010 e 2014.
No Vitória, foi um dos destaques do time baiano na campanha do acesso à Série A em 2012. No ano seguinte, assumiu o posto de capitão da equipe e um dos líderes do grupo.
Depois de contratações modestas e sem muita expressão, a diretoria do Fortaleza, nos últimos dias, anunciou um bom camisa 9 (Lúcio Maranhão) e acertou em cheio com Deola. Um grande time começa com um grande goleiro.
Blog do Kempes

Agora é oficial! Leão fecha com o goleiro Deola. Deola assinou com o Leão até o final do ano, atendendo aos anseios da Maior Torcida do Estado, que pediu um goleiro de nível.

Deola assinou com o Leão até o final do ano, atendendo aos anseios da Maior Torcida do Estado, que pediu um goleiro de nível. (Artes: Maciel Júnior)
O Fortaleza vem reforçando o elenco a cada dia pensando na temporada 2015. E mais um reforço de peso foi confirmado pela diretoria do Leão. Trata-se do goleiro Deola, emprestado pelo Palmeiras, que se apresenta nesta terça feira à tarde no Pici. 

Eliton Deola é conhecido nacionalmente pelas belas atuações Brasil afora, principalmente vestindo a camisa do Verdão Paulista, onde atuou em 108 jogos. Goleiro é a oitava contratação do Leão para a temporada 2015. Antes dele fecharam com o Tricolor de Aço os volantes Pio, Jéfferson e Régis, os meias Marcio Diogo e Samuel, o lateral Auremir e o atacante Lúcio Maranhão. 

Saiba mais sobre Deola 

O goleiro Deola chamou a atenção do Palmeiras quando, ainda juvenil, enfrentou o clube vestindo a camisa do Atlético Sorocaba. Na sequência, após ser contratado, passou por todas as categorias de base e, inclusive, pelo extinto time B. 

Antes de estrear pelo profissional, foi emprestado algumas vezes. Sãocarlense, Matonense, Guarani, Juventus, Grêmio Barueri e Sertãozinho foram as equipes. 

Em 2009, com Marcos contundido, realizou sua primeira partida. Sua primeira grande sequência, porém, só viria em 2012, ano em que foi titular em boa parte do Campeonato Paulista. 

No meio da mesma temporada, aceitou uma proposta do Vitória, onde permaneceu até o fim de 2013, quando, também por empréstimo, retornou ao Atlético Sorocaba. Depois do Paulistão, o jogador, que se destaca sobretudo pela agilidade, voltou a compor a Academia de Goleiros. 

FICHA TÉCNICA
Nome: Eliton Deola
Posição: Goleiro
Data e local de nascimento: 19/04/1983 (31 anos) - Céu Azul/PR
Altura: 1.89m – Peso: 86Kg
Clubes: Palmeiras (2000-2003), Sãocarlense (2003), Matonense (2003), Palmeiras (2003-2006), Guarani (2006), Juventus (2007), Grêmio Barueri (2007), Sertãozinho (2008), Palmeiras (2008-2012), Vitória (2012-2013), Atlético Sorocaba (2014) e Palmeiras (2014)
Títulos: Copa do Brasil (2012) e Campeonato Baiano (2013)

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó