28 de maio de 2014

Marcelinho Paraíba se diz feliz no Fortaleza, colocando um ponto final na onda de especulações sobre a sua saída.

Marcelinho Paraíba se diz feliz no Fortaleza, colocando um ponto final na onda de especulações sobre a sua saída. Jogador promete cumprir seu contrato e admite até mesmo uma renovação. (Fotos: Nodge Nogueira)
Na noite desta quarta-feira (28), o meia tricolor Marcelinho Paraíba esteve na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho, juntamente com o diretor de futebol, Adaílton Campelo esclarecendo as especulações que vinham surgindo de que o jogador iria deixar o Leão. Na ocasião, o atleta falou que irá cumprir o seu contrato até o final do ano e que poderá até renovar para a temporada de 2015. 

Antes da palavra do jogador leonino, o diretor de futebol adiantou a permanência de Marcelinho Paraíba e garantiu o fim destas especulações por parte de outros clubes brasileiros. Segundo o dirigente, a torcida pode ficar tranqüila, e caso o Leão consiga o tão sonhado acesso à Série B, Paraíba deve renovar o seu contrato. O jogador ratificou o discurso de Adaílton. 

"Eu acredito que sim, eu devo renovar o meu contrato. A conversa que eu tive com o Adaílton foi boa e se Deus quiser vou permanecer aqui e com o fortaleza na Série B. Hoje vou dormir mais tranquilo e você pra jogar em um clube tem que estar feliz e tranquilo, agora é focar no jogo de sábado, um jogo difícil. Deixar bem claro que temos que continuar com a mesma humildade e se Deus quiser nós vamos conseguir esse objetivo que é levar o Fortaleza para a série B", afirmou. 

A última especulação sobre a saída do jogador foi que o meia estava acertado com o Náutico. Sobre este assunto, o camisa 10 tricolor desmentiu o acerto. 

"A gente sabe que especulações sempre acontecem no futebol, principalmente quando o nosso rendimento cai em uma partida, mas essas informações não procedem. Interesse do Náutico tinha, e quero deixar bem claro, que fico feliz com o interesse dos clubes isso é sinal que meu futebol agrada, mas a minha intenção é permanecer aqui, que aqui estou feliz, minha família está feliz e tenho um carinho enorme por essa torcida, a qual me abraçou desde o dia que cheguei", destacou. 

O meia também falou sobre o próximo compromisso do Leão, diante do Paysandu, fora de casa. 

"Perdemos dois pontos aqui no último jogo e agora temos um jogo difícil com o Paysandu, que também vem de um empate em casa. Então vai ser um jogo aberto, em que eles vão buscar a vitória, e o Fortaleza é muito bom no contra ataque e vamos aproveitar isso para sair com os três pontos", disse. 

Na última partida com o CRB, Marcelinho foi criticado por uma minoria de torcedores que esteve no Alcides Santos. Com relação a isso, o atleta disse respeitar a opinião do torcedor.

"Nós estávamos jogando em casa, então o torcedor quer a vitória. Acho que eles se manifestaram comigo por ser o jogador mais experiente, mas eu falei no vestiário que estava com a consciência tranqüila, que fiz um bom jogo e falei para os meus companheiros que vamos nos recuperar na próxima partida. Também acho que essa manifestação ocorreu por conta das especulações dos outros times e os torcedores que vaiaram naquele dia pensaram que eu não estava focado no Fortaleza, mas eles podem ficar tranqüilos que eu vou ficar aqui e vou levar o time para a série B", ressaltou. 

Para finalizar, Paraíba mandou um recado para o torcedor tricolor. 

"Quero dizer para o torcedor que está tudo certo, não vai ter mais proposta de nenhum clube, vou permanecer aqui e se Deus quiser no final do ano vamos estar comemorando o acesso", concluiu. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó
 

“Câmera Record” e “Conexão Repórter” apostam em temas diferentes

Jornalísticos travam duelo semanal pela vice-liderança
Jornalísticos travam duelo semanal pela vice-liderança
Nas últimas semanas, o ”Câmera Record” e o ”Conexão Repórter” têm protagonizado uma ‘guerra jornalística’ em busca da audiência do público das noites de quarta-feira.
O “Câmera Record” tem alcançado índices superiores aos do programa de Roberto Cabrini apostando em pautas mais leves. Hoje (28), o jornalístico da Record voltará a falar sobrealimentação, reportagem que será conduzida por Alex Sampaio.
Com uma linha editorial mais agressiva, o “Conexão Repórter” desta quarta exibirá o documentário “A Um Passo do Crime” e mostrará a atuação de policiais corruptos em flagras inéditos, além do dilema dos policiais honestos que chegam a ser ameaçados de morte pelos colegas.
O objetivo de ambas as atrações é conquistar a vice-liderança no ranking de audiências.
RD1

SBT dispensa a “SuperNanny”

Cris Poli não integra mais o casting do SBT, já que foi dispensada pelo canal de Silvio Santos. A informação foi publicada pela coluna “Mundo da TV”.
A emissora não renovou o contrato com a educadora e ela não foi informada sobre a continuidade do reality show, que ajuda pais a lidarem com os próprios filhos.
Atualmente, o SBT reexibe episódios da produção aos sábados, entretanto, em outras oportunidades, o “SuperNanny” já havia saído do ar, e isso não impediu a encomenda de novas temporadas.
RD1

Fluminense Football Club e adidas anunciam renovação de contrato

PR_FLU_1000X1000_2
O Fluminense e a adidas renovaram sua parceria por mais cinco anos. O clube e a fornecedora de material esportivo assinaram a renovação de forma antecipada, já que o vencimento seria março de 2015. Em condições melhores do que nos últimos anos, o novo contrato solidifica a parceria, que é a mais duradoura do país na área.
– Nos últimos três anos, temos trabalhado intensamente para aprimorar essa relação. A antecipação da renovação do patrocínio em um ano e meio é resultado desse esforço – disse o presidente do Fluminense, Peter Siemsen.
No mês de abril, o novo uniforme número II foi lançado em ação com a participação da torcida e já está sendo utilizado pela equipe nas partidas do Campeonato Brasileiro 2014.
O novo contrato estreita ainda mais os laços entre o clube e a adidas, que já têm um trabalho muito próximo devido à relação criada nos últimos três anos, gerando o aumento da variedade de produtos e kits oficiais, que se tornaram sucesso de vendas.
Comunicação Institucional FFC

O Ceará foi homenageado pelos seus 100 anos de fundação, na manhã desta terça-feira (27), no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

O Ceará foi homenageado pelos seus 100 anos de fundação, na manhã desta terça-feira (27), no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. O evento marcou o início das comemorações docentenário do clube, celebrado na próxima segunda-feira (2), que devem se estender até o final da próxima semana.
A solenidade, presidida pelo Deputado Federal e conselheiro do clube, André Figueiredo (PDT-CE), contou com a presença de diversos parlamentares cearenses, além de dirigentes alvinegros, como o presidente Evandro Leitão; o presidente do Conselho Deliberativo, Humberto Aragão; o ex-presidente Franzé Moraes e o funcionário do clube, Dimas Filgueiras, que acumulou diversas funções na equipe ao longo dos mais de 20 anos de serviços prestados à instituição.
O presidente Evandro Leitão agradeceu a homenagem e fez questão de ressaltar o bom momento vivido pelo clube no ano de seu centenário. “Dá orgulho para todos nós vermos um Ceará com as dívidas trabalhistas equacionadas, com um dos mais belos e modernos centros de treinamentos de futebol do país, adquirido recentemente e mais, conquistando resultados dentro de campo”, ressaltou.
Outros parlamentares, como José Guimarães (PT-CE) e Mauro Benevides (PMDB-CE), também foram à tribuna parabenizar o Ceará pela data centenária. Os representantes da torcida alvinegra de Brasília, a Embaixada  do Vozão, também estavam presentes para prestigiar o momento.
Diário do Nordeste

Luizianne quer ajuda de Lula e Dilma para candidatura do PT

A ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), tenta agendar reuniões com o ex-presidente Lula (PT) e a presidente Dilma Rousseeff (PT) para buscar avanços na conjuntura eleitoral do Ceará. Para ela, o partido está constrangido no cenário de disputa entre o candidato lançado por Cid Gomes (Pros) e pelo PMDB. “Vou fazer isso amanhã (agendar reuniões com Lula e Dilma). Já tomei essa decisão. Não podemos ficar esperando que saia um coelho da cartola do Cid Gomes. […] A minha posição é pela candidatura própria do PT. Isso faria com que a gente não estivesse no constrangimento de estar divididos entre PMDB e o candidato do Pros. […] Por que é que os Gomes tem prioridade no apoio?”, questionou a petista, nesta terça-feira (27/05).
Mesmo com a maioria das lideranças petistas favoráveis ao apoio ao candidato de Cid, ex-prefeita reforça que não existe decisão tomada em relação às eleições deste ano. Ela lembrou que são poucas as deliberações até agora, incluindo a indicação de um candidato a senador, com José Guimarães, e a revisão da tática eleitoral em caso de significativa mudança na conjuntura política. As declarações da ex-prefeita foram dadas durante visita dela ao Conselho Regional de Psicologia, onde a ex-prefeita abriu representação contra a gestora dos Centro de Assistência Psicossocial (Caps), Natália Rios.
EX-PREFEITA DECRETA TOLERÂNCIA ZERO A ATAQUES
No mês passado, Natália, que é psicóloga, publicou ataques a Luizianne em seu perfil pessoal no Facebook, associando a ex-prefeita ao consumo de drogas. Na representação contra Natália, Luizianne defende que ela a difamou e foi preconceituosa com usuários de drogas – o público atendido no Caps, gerido por Natália. Ao abrir a representação, a ex-prefeita afirmou que não deixará ataques sem resposta. “Se ela quis falar mal de mim, agora ela vai responder no Conselho Regional de Psicologia, no Federal e também na Justiça. E vai sair assim agora com quem andar falando de mim sem as provas cabais, por que eu não ando fazendo isso com ninguém”, disse.
Tribuna do Ceará

Brasileiros criam o "ZapZap" para concorrer com WhatsApp


Logo depois da venda do WhatsApp para o Facebook, vários aplicativos voltados para a trica de mensagens foram pensados e criados.
 O "boom" do momento é o lançamento do app brasileiro "ZapZap" para bater de frente com o gigante americano, segundo o siteAdministradores.com.
 O Olhar Digital diz que a plataforma é cliente em português do Telegram, que foi se tornando popular por causa de seu foco em privacidade.
 A empresa responsável pelo ZapZap é a Private Host. O ZapZap possui uma interface bem parecida à do próprio WhatsApp. Porém, tem uma funcionalidade interessante para os brasileiros: a possibilidade de enviar mensagens que se autodestroem, imagens sem limite de tamanho e ainda, a possibilidade de utilizar o serviço pelo computador.
 Ao contrário do Telegram, a versão brasileira se utiliza da publicidade em sua versão web. O site Administradores.com ainda informa que o nome "ZapZap" foi escolhido por ser uma abreviação do nome "WhatsApp", muito utilizada na linguagem popular brasileira. O ZapZap já se encontra disponível na loja Google Play, somente para Android.
 O POVO 

A partir desta quarta feira a Maior Torcida do estado já pode adquirir os ingressos para o desafio internacional do próximo domingo (01), quando estarão frente a frente Fortaleza e Verona (ITA).

A partir desta quarta feira a Maior Torcida do estado já pode adquirir os ingressos para o desafio internacional do próximo domingo (01), quando estarão frente a frente Fortaleza e Verona (ITA).
O evento inédito acontece no Estádio Alcides Santos, a partir das 16 horas, e será a despedida do Leão desse período que antecede a Copa do Mundo, tendo em vista que o Tricolor de Aço só voltará a campo no dia 19 de julho, quando estará em Campina Grande para enfrentar a equipe do Treze/PB. 

A grande atração do jogo logicamente é o próprio time do Fortaleza, que ficará sem atuar diante de sua torcida por 56 dias, mas não se pode deixar de citar a presença de ídolos do futebol nacional e internacional, que estarão jogando pela equipe italiana, como o campeão do mundo Luca Toni, dentre outros. 

O ganhador do desafio internacional entre Fortaleza e Verona receberá o troféu Robério Vieira (Gata Mansa), que homenageia “in memoriam” o grande desportista cearense, que é irmão do presidente do Tetra, Renan Vieira. 

Os bilhetes já estão disponíveis nos seguintes pontos de venda: 

Loja Tricolaço (Bezerra de Menezes)
Estádio Alcides Santos (Pici)
Loja Leões do Pici Store (Av. Baraão de Studart, 2550 – lj 04 – Aldeota)
Lojão Fortaleza - Ariosvaldo – (Av. dos Expedicionários)
 

Preços:

Arquibancada (inteira) – R$ 30,00 (trinta reais)
Arquibancada (meia) – R$ 15,00 (quinze reais)
Arquibancada/Sócio – R$ 15,00 (quinze reais)
Cadeiras sociais (inteira) – R$ 50,00 (cinquenta reais)
Cadeiras sociais (meia) – R$ 25,00 (vinte e cinco reais)
Cadeiras/Sócios – R$ 25,00 (vinte e cinco reais)
 

Observação: Os sócios excepcionalmente pagarão ingressos, mesmo que de meia entrada, por tratar-se de um evento particular gerido pela empresa Granada Eventos, responsável pela excursão da equipe italiana aqui no Brasil. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 


Bombeira que lutava contra leucemia não consegue doador e morre em Goiás

Após um ano e dois meses de tratamento contra leucemia, a soldado do Corpo de Bombeiros Suzeli Ferreira de Oliveira, de 29 anos, morreu no final da manhã desta terça-feira (27) em decorrência de complicações da doença. Moradora de Jataí, no sudoeste de Goiás, ela estava internada em um hospital deGoiânia há quase um mês, sendo 15 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Prima da bombeiro, Lázara Taciana Gomes de Oliveira disse ao G1 que a parente estava sofrendo muito: “Estava sendo muito difícil, mas tínhamos a esperança que ela ia superar. Ela sempre foi a mais forte de todas. Infelizmente, não deu. Ela descansou”.
Suzeli ingressou no Corpo de Bombeiros em 2010. A corporação lamentou, em nota, a perda da soldado: “Seu exemplo de luta pela vida ficará marcado para sempre em nossa história”.
O corpo de Suzeli será enterrado em Jataí. Entretanto, ainda não se sabe o horário e nem o local de sepultamento, pois, até as 14h30, ele ainda estava na capital.
A luta da bombeiro para encontrar um doador de medula compatível ganhou as redes sociais e repercutiu no país devido a uma campanha lançada por amigos e familiares, com o apoio do Corpo de Bombeiros. Inclusive, um primo de Suzeli, João Gabriel de Oliveira Lima,  de 4 anos, gravou um vídeo pedindo ajuda para a sua “chefe”, como ele a chamava.
Apesar de não encontrar um doador a tempo para Suzeli, o Corpo de Bombeiros informou que vai continuar com a ação para conscientizar as pessoas sobre a importância de realizar o cadastro do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Lázara Taciana acredita que, indiretamente, a prima vai salvar vidas. “Com certeza a Suzeli ainda vai conseguir ajudar muitas pessoas com essa campanha”, ressaltou.
Bombeiro Suzeli precisa de transplante de medula ósse com urgência, em Jataí, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Bombeiro Suzeli precisa de transplante de medula
óssea (Foto: Arquivo Pessoal)
Doença
Suzeli descobriu que estava com Leucemia Linfóide Aguda (LLA) em março de 2013. Em entrevista ao G1 durante o tratamento, ela relatou que não houve muitos sintomas aparentes. “Eu apenas me sentia fraca durante as ocorrências e isso foi ficando mais frequente”.
A doença é provocada por uma produção anormal de leucócitos, células de defesa responsáveis pelo combate e eliminação de estruturas químicas estranhas ao organismo. O tratamento com quimioterapia durou até novembro do ano passado e obteve bons resultados. Desde então, Suzeli fazia apenas acompanhamento médico, além de tomar os medicamentos necessários.
Porém, no início de abril deste ano, a leucemia retornou, e de maneira mais agressiva. Por isso, agora a única esperança de cura é conseguindo um doador de medula óssea compatível. A chance de compatibilidade é de uma a cada 1 milhão de pessoas.
Suzeli afirmou na entrevista que uma das coisas mais legais de toda essa campanha na internet é difundir informação para o máximo de pessoas e aumentar o número de pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). “As pessoas não têm muita informação sobre o processo, acham que é como se fosse doar um órgão, que vai fazer falta para elas futuramente, e não tem nada disso”, disse.
Do G1 GO

Deputada requer votos de congratulações pelo aniversário da filha

A deputada Inês Arruda (PMDB), apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Ceará, que começa a tramitar na sessão ordinária desta quarta-feira, que é, no mínimo, inusitado. A peemedebista, que é um dos parlamentares que menos gosta de acompanhar as plenárias diárias , requer votos de congratulações para a senhorita Maria Lúcia Corrêa de Arruda pela passagem do seu aniversário de 27 anos de idade.
Nenhum problema em apresentar propostas de congratulações, principalmente, de aniversário, o que é comum em todo Legislativo do Brasil. Acontece que a moça em questão é filha da deputada e mora no mesmo apartamento que Inês Arruda, no bairro Meireles, para onde a peemedebista encaminhou o documento com as felicitações.
Malu Arruda, como é conhecida a filha do meio de Inês Arruda, completou ano no último dia 15 de maio. Ela foi candidata à vaga de deputado federal nas eleições de 2010, quando tinha apenas 23 anos, pelo mesmo partido da mãe, o PMDB. No entanto, não obteve êxito. Para o pleito deste ano, Inês Arruda cogita apoiar o nome de outra filha, Lívia Arruda, que já foi deputada estadual, para disputar uma das 46 vagas da Assembleia Legislativa do Ceará.
Por Miguel Martins 
Diário do Nordeste

TSE deve dar mais dois deputados ao Ceará

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu contrariar na noite de ontem decisão do Congresso Nacional e manter uma nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados federais, estaduais e distritais nas eleições de 2014. Com isso, oito Estados (AL, ES, PE, PR, RJ, RS, PB e PI) perdem representatividade na Câmara dos Deputados, enquanto cinco outros (AM, CE, MG, SC e PA) ganham.
A discussão sobre o número de deputados começou em abril do ano passado quando o TSE aprovou uma resolução recalculando o tamanho das bancadas de cada Estado na Câmara Federal. O tribunal levou em conta o censo do IBGE de 2010 para o recálculo com base no tamanho da população de cada Estado. A medida foi rechaçada pelos congressistas que se mobilizaram para aprovar um Decreto Legislativo para anular decisão da Justiça Eleitoral. Na sessão de ontem, os ministros do TSE entenderam que a resolução não pode ser alterada por um Decreto Legislativo. Presidente do TSE, o ministro Dias Toffoli sustentou que apenas uma nova lei complementar poderia reverter a mudança na composição das bancadas. Outro problema alegado é que o decreto foi aprovado em novembro, sem respeitar determinação da legislação eleitoral de que normas que alteram o processo eleitoral precisam ser aprovadas a pelo menos um ano do pleito.
O caso deve parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que já recebeu ações contestando decisão do TSE.
Argumentação
De acordo com Toffoli, "o Congresso sustou os efeitos da resolução tendo como justificativa para tal a suposta invasão da competência do Legislativo por parte desse tribunal. O que se fez foi apenas cumprir o estabelecido na lei complementar. Assim, somente uma nova lei complementar ou decisão jurisdicional que declarasse inconstitucional esse dispositivo para subtrair do TSE a competência que o congresso lhe deu". Com a resolução do TSE, perdem uma cadeira Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Paraíba e o Piauí deixariam duas cadeiras.
Serão beneficiados com uma cadeira Amazonas e Santa Catarina, enquanto Ceará e Minas Gerais ganhariam duas. O Pará, por sua vez, teria quatro novos deputados. Os demais Estados, como São Paulo, não teriam mudanças na sua atual composição na Câmara. A modificação ia provocar impacto nas Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é calculado com base no tamanho das bancadas na Câmara. A resolução não amplia o número final dos deputados - na Câmara eles somam 513. A redistribuição ocorreria entre as unidades federativas.
Diário do Nordeste

Pré-candidato do PSB, Eduardo Campos inicia visita ao Ceará no próximo sábado

“O pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, visitará a região do Cariri cearense no próximo final de semana (dias 31/05 e 01/06), onde cumprirá agenda nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Araripe e Barbalha.
O ex-governador de Pernambuco inicia sua agenda na tarde de sábado (31/05) em Araripe -cidade natal de seu avô Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco) - onde encontrará familiares e assistirá, às 17h, a uma apresentação cultural do grupo musical Meninos de Flauta do Araripe, no Cine Teatro Miguel Arraes. Às 18h30, Eduardo receberá o Título de Cidadão de Barbalha e, posteriormente, às 20h30, o Título de Cidadão de Juazeiro do Norte. Ambas as solenidades serão realizadas em suas respectivas câmaras municipais.
No domingo (01/06), Eduardo iniciará sua agenda com uma visita ao Hospital Filantrópico São Vicente de Paulo, em Barbalha. Logo em seguida, o presidente nacional do PSB visitará a Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Posteriormente, às 10h30, ele vai inaugurar a sede do diretório municipal do PSB de Crato e, às 11h, concederá entrevista coletiva na Associação Comercial da cidade. Em seguida, participa de encontro com lideranças políticas da região. A agenda no Cariri se encerra com a participação de Eduardo na festa do Pau da Bandeira, de Santo Antônio, em Barbalha prevista para as 14h30.
As principais lideranças dos partidos aliados ao PSB nacionalmente (PPS, PPL, PHS e PRP – além da Rede Sustentabilidade) acompanharão toda a programação da visita de Eduardo Campos ao Cariri. Participarão ainda da visita a pré-candidata do PSB ao Governo do Estado, Nicolle Barbosa, a pré-candidata ao Senado e porta-voz da Rede Sustentabilidade no Ceará, Geovana Cartaxo, o presidente do PSB-CE, Sergio Novais, a deputada estadual Eliane Novais (PSB/CE), o secretário geral do PSB-CE, Jadson Sarto, além de vereadores e presidentes das executivas municipais do PSB de toda a região.”
Por Miguel Martins 
Diário do Nordeste

São Gonçalo do Amarante e Pentecoste estão entre os municípios prioritários para instalação futura, do novo aeroporto de carga do Ceará.

São Gonçalo do Amarante e Pentecoste estão entre os municípios prioritários para instalação futura, do novo aeroporto de carga do Ceará. Localizadas todas próximas ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) estas cidades constam nos estudos de viabilidade para implantação de um novo aeródromo no Estado, que vêm sendo desenvolvidos pela empresa americana de planejamento aeroportuário, Louis Berger Group, para a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece).
Na manhã de ontem, representantes da Louis Berger Group, apresentaram ao presidente da Adece, Roberto Smith, o quarto relatório sobre os estudos de viabilidade econômica do empreendimento, que só deverá "decolar", sair do papel, no próximo governo. Na reunião de ontem, o gerente do projeto, David Crowther, o engenheiro aeroportuário, Dionísio Sanchez e o economista, Felipe Matos, apresentaram o prognóstico de passageiros e de carga de Fortaleza, além dos resultados da capacidade versus a demanda da Capital e os requisitos para a instalação de um novo aeroporto no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Os técnicos também apresentaram duas estratégias diferentes para alocação de tráfego entre o já existente Aeroporto Internacional Pinto Martins e o que vem sendo estudado. Nesse relatório, foram considerados fatores como os tipos e quantidades de cargas ( importação e exportação) que utilizarão as instalações do novo aeroporto; levando em conta tanto a demanda aérea, como o transporte multimodal (aéreo-marítimo).
Projeto
Segundo Roberto Smith, o novo aeroporto ainda não tem data, nem prazo para ser projetado, tendo em vista que os estudos de viabilidade econômica e financeira, o modelo de concessão, se uma Parceria Público Privada ou uma concessão direta e a fontes de financiamento ainda estão sendo realizados. "Trabalhamos com um cenário de cargas e de passageiros com o horizonte até 2044", explicou Smith.
Conforme explicou, essas análises são essenciais, tendo em vista ser fundamental definir, com a máxima precisão possível, a data, o ano certo, para se iniciar as operações do novo empreendimento. "Quanto antes iniciarmos as operações, menor será o retorno (financeiro)", alertou o titular da Adece, sinalizando que ainda não tem demanda definida para o novo aeroporto.
"Estamos realizando estudos de cenários para se identificar o melhor período para se iniciar os investimentos e definir o começo das operações", acrescentou. Conforme disse, o próximo relatório, com novos estudos de viabilidade financeira do projeto final, deverá ser apresentados em agosto próximo.
De acordo com Smith, os estudos estão sendo custeados por uma agência de desenvolvimento americana, sem custos para o governo do Estado do Ceará.
Diário do Nordeste