28 de setembro de 2015

CBF define datas, horários e locais das quartas de final; Fortaleza joga dias 10 e 17 de outubro.

O presidente do Fortaleza, Jorge Mota,ganhou mais uma. Depois de fazer o pedido pessoalmente à CBF e ao Esporte Interativo (emissora detentora dos direitos de transmissão), o jogo de volta do Mata-Mata da Série C não vai ser no dia do aniversário do clube. A CBF divulgou nesta segunda-feira, 28, as datas, horários e locais das partidas das quartas de final da Terceira Divisão Nacional. O Fortaleza vai enfrentar o Brasil de Pelotas nos dias 10 e 17 de outubro, em ambos os jogos começando as 16h. O primeiro confronto será no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. E a volta na Arena Castelão.


O mandatário tricolor havia solicitado que a CBF não marcasse o segundo jogo do Mata-Mata, no dia 18, dia do aniversário do clube. O objetivo era evitar qualquer insinuação de que o Fortaleza estivesse preparando uma festa para celebrar a data e o acesso.

Com os datas confirmadas, agora, o Fortaleza terá praticamente duas semanas para ajustar o elenco. O time, que foi o melhor da primeira fase, deverá viajar alguns dias antes do jogo para o Rio Grande do Sul, onde fará a preparação por lá.

A programação do grupo leonino, contudo, ainda será divulgado. Assim como também os preços dos ingressos para o jogo de volta, no Castelão.

Confira os duelos:


Diário do Nordeste

Grupo de astronomia faz imagens de eclipse da superlua no Ceará

Cearenses acompanharam todo o eclipse. (Foto: Grupo de Astronomia Perseus de Maranguape/Divulgação)Cearenses acompanharam todo o eclipse. (Foto: Grupo de Astronomia Perseus de Maranguape/Divulgação)O Grupo de Astronomia Perseus de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, fotagrafou o eclipse total da Lua. O fenômeno pôde ser observado durante mais de uma hora neste domingo (27), por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio.
As imagens dogrupo foram feitas no Distrito de Cachoeira, na cidade de Maranguape. As imagens foram enviadas pelo integrante do grupo, Augusto César. O astro, que não produz luz própria, aproveitando a que recebe do Sol, esteve alinhado com o Sol e a Terra.
Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua, grande e luminosa, ficou vermelha em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033. Os admiradores que conseguiram contemplá-la foram presenteados com um espetáculo da natureza.
Do G1 CE

Marcelo Chamusca diz que mata-mata é outra competição e alerta para os bastidores

Marcelo Chamusca, Fortaleza (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)Marcelo Chamusca diz que Fortaleza terá outro torneio pela frente (Foto: Bruno Gomes/Ag. Diário)
O alerta veio no final da entrevista coletiva: "Vai ter muita gente querendo desestabilizar o Fortaleza". O técnico Marcelo Chamusca, em meio às análises sobre o Brasil de Pelotas, adversário das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, deixou claro que o extra-campo será muito importante para que o time decida o acesso à Segundona a seu favor.
- Metade do Estado quer que o Fortaleza fique na Série C - disse ele, deixando nas entrelinhas uma referência à torcida do rival Ceará.
Mas, para além da rivalidade entre Vovô e Leão, o treinador diz que o clube está pensando em fazer uma inter-temporada com todo o elenco, fora da Capital cearense. Com isso, os jogadores ficariam distantes de parte da pressão que naturalmente deve surgir antes da partida de ida, no interior gaúcho.
- Nesta primeira semana, não há possibilidade de a gente deixar Fortaleza. Vamos fazer um trabalho de recuperação com os jogadores. Mas há uma possibilidade de fazer isso na semana do jogo. Mas não é nada certo. Ainda vamos analisar a possibilidade. O que não queremos é enfrentar o mesmo problema de logística do ano passado, quando resolvemos viajar para Macaé um dia antes de jogo e fizemos 170km em quase cinco horas - lembrou Chamusca, sem confirmar quando poderia ser a viagem ou o lugar onde o Tricolor ficaria hospedado. Informações extra-oficiais dão conta de que o clube viajaria na terça-feira (6) para a cidade de Itu, no interior de São Paulo.
Outra decisão a ser tomada durante os próximos dias é se os treinos serão abertos à torcida ou se fechados. O intuito seria evitar qualquer comemoração antecipada.
Sobre o adversário, Marcelo Chamusca fez questão de frisar que não se pode tomar por base a campanha da fase classificatória para avaliar quem tem mais chances de conseguir o acesso. E que, a partir de agora, é como se a Série C se tornasse um outro campeonato.
- Essa decrescente que o Brasil de Pelotas teve nos últimos jogos deixa de existir. É um outro campeonato que pode ser decidido nos detalhes. E outra, da mesma forma que estamos os estudando, eles estão nos estudando também. É um time que se conhece bem. Sem contar que qualquer adversário seria muito difícil. Foi um grupo bem equilibrado.
Fortaleza x Águia de Marabá Série C Arena Castelão (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)Atuação com "intensidade" contra o Águia de Marabá foi preponderante para goleada, na visão de Marcelo Chamusca (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)
Satisfeito com o rendimento do time em campo, Marcelo Chamusca dará descanso para quem jogou e colocará os reservas e o restante dos atletas do elenco principal para atuar com o time sub-20 na Taça Fares Lopes. Já nesta segunda-feira (28), o Leão do Pici enfrenta o Ferroviário, às 15h30min, no Estádio Alcides Santos, no Pici.
- A construção do resultado me deixou satisfeito. A intensidade que colocamos no jogo, principalmente, dos quatros homens de frente (Daniel Sobralense, Everton, Maranhão e Lúcio Maranhão), construiu o resultado final. Gostei muito da parte tática.
Fortaleza e Brasil de Pelotas esperam pela definição da CBF sobre as datas oficiais das quartas de finais da Terceirona. Três fins de semana podem ser utilizados: 3/4, 11/12 e 17/18 de outubro. Decisão sai nesta segunda-feira (28).
Por Fortaleza, CE

"Quero subir com o Fortaleza", crava Maranhão após goleada sobre o Águia

Maranhão marca três gols, e Fortaleza bate o Águia de Marabá (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)Maranhão marca três gols, e Fortaleza bate o Águia de Marabá (Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário)
Ele "pintou e bordou" em campo contra o Águia de Marabá. Aliás, Maranhão vem fazendo uma ótima temporada pela Fortaleza. O meia-atacante está sempre marcando gols e é uma das pelas fundamentais no elenco tricolor que enfrentará o Brasil de Pelotas, nas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. Quem passar está na Segundona em 2016.
- Quero subir com o Fortaleza. É esse o objetivo. Não só meu, mas de todo o restante do elenco. A gente sabe que o jogo vai ser difícil, mas acho que podemos fazer um bom papel lá fora e vir decidir com essa torcida - disse ele, que marcou três vezes na vitória sobre o Águia de Marabá, neste domingo (27), na Arena Castelão, pela última rodada da fase classificatória.
Com a liderança garantida, o Fortaleza teria um adversário mais frágil no mata-mata. Isso porque o líder de um grupo encara o 4º colocado do outro. Porém, Maranhão avalia que a situação não é bem essa. E que seria errado pensar que o Brasil de Pelotas é um adversário mais fraco do que os outros classificados de sua chave.
- A gente sabe que vai encontrar dificuldade. A gente sabe que a escola gaúcha é de muita força. Acompanhei desde o começo do ano, avançaram na Copa do Brasil. Será um jogo de muito contato e truncado. Vamos procurar fazer um bom jogo no Sul mesmo - pontuou.
E para isso, o meia-atacante tricolor já pensa na fórmula para conseguir o bom resultado de que tanto necessita o Fortaleza para decidir em casa com menos pressão do que em anos anteriores.
- Nosso time é muito rápido. Então, vamos procurar fazer um grande jogo no Sul para trazermos a vantagem para o Castelão, ao lado do nosso torcedor. E para isso, temos que repetir as atuações em que fomos rápidos e bem entrosados.
Fortaleza e Brasil de Pelotas esperam a definição das datas para os jogos das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. As duas equipes têm três possíveis fins de semana para jogar: 3/4, 11/12 e 17/18 de outubro. A CBF ainda não confirmou oficialmente, mas deve faze-lo nesta segunda-feira (28).
Por Fortaleza, CE

Fortaleza mira Brasil-RS: veja números do adversário do Leão para mata-mata

Brasil de Pelotas comemora segundo gol, marcado pelo Nena (Foto: Bruno Ribeiro)Brasil de Pelotas comemora segundo gol contra o Tupi, marcado por Nena (Foto: Bruno Ribeiro)
Com 36 pontos, o Fortaleza confirmou a liderança do Grupo A da Série C após golear o Águia de Marabá e ver o Vila Nova cair diante do ASA na última rodada da primeira fase. Agora, o Tricolor do Pici tem pela frente um novo campeonato e um adversário incômodo: o Brasil de Pelotas. O time do Rio Grande do Sul tem torcida alucinada e terminou a primeira fase, no Grupo B, como quarto colocado com 29 pontos, deixando para trás Juventude e Guarani. 
O Brasil de Pelotas teve sete triunfos, oito empates e três derrotas em 18 partidas na fase inicial. Foram 30 gols marcados e 20 sofridos, com aproveitamento de 53,7%. O Fortaleza teve dez vitórias, seis empates e duas derrotas na Série C, com 30 gols marcados e 14 sofridos, com 66,7% de aproveitamento.
Neste temporada, o Brasil-RS perdeu Leandrão para o Vasco, o que representou uma queda para a equipe do Sul. Também viuAlex Amado trocar de clube, vindo para o maior rival do Leão: o Ceará. No entanto, se reergueu e conseguiu se classificar batendo o Tupi-MG por 2 a 0, no domingo em Juiz de Fora. Autor de três gols contra o Águia de Marabá, o meia-atacante Maranhão, do Tricolor do Pici, fez questão de comentar sobre a dificuldade que o Leão encontrará no Sul. 
- A gente sabe que a escola gaúcha é de muita força. Nosso time é muito rápido, então vamos procurar fazer um grande jogo no Sul para trazermos a vantagem para o Castelão, ao lado do nosso torcedor - comentou. 
A obsessão de Marcelo Chamusca é levar o Fortaleza à Série B do Campeonato Brasileiro, após a eliminação traumática diante do Macaé no último ano. Contra o Brasil de Pelotas, ninguém do Fortaleza quer deixar escapar a festa e o final feliz. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai anunciar as datas dos dois confrontos entre as equipes: em dois dos três fins de semana a seguir: 3/4, 11/12 e 17/18 de outubro.
Por Fortaleza, CE