15 de dezembro de 2013

Michelle Bachelet vence as eleições e volta à presidência do Chile

Michelle Bachelet venceu as eleições presidenciais do Chile neste domingo (15) e voltará à presidência do país no ano que vem. Bachelet teve 62,2% dos votos, a maior votação de um candidato à presidência desde que o país retornou às eleições democráticas, em 1989.
Com a vitória, Bachelet se torna a primeira presidente a ser eleita pela segunda vez em mais de 60 anos no país, isso depois de ser a primeira mulher presidente, entre 2006 e 2010. As eleições tiveram cerca de 5,6 milhões de votos, com menos de 50% dos eleitores comparacendo às urnas, segundo o serviço eleitoral chileno.
Apoiadora de Bachelet segura cartaz parabenizando pela vitória no segundo turno das eleições. (Foto: Martin Bernetti/AFP)Apoiadora de Bachelet segura cartaz parabenizando pela vitória no segundo turno das eleições. (Foto: Martin Bernetti/AFP)
Em conversa telefônica com o presidente do país, Sebastián Piñera, Bachelet disse que, a partir de março, será a "presidente de todos os chilenos". "Obrigada por fazerem com que essa cidadã igual a vocês seja hoje presidente", afirmou em discurso público após a eleição.
A candidata governista Evelyn Matthei, que ficou com 37,8% dos votos, reconheceu a derrota com cerca de 70% das urnas apuradas, segundo a imprensa local. "Está claro, ela ganhou e a parabenizo", disse Evelyn, que em seguida visitou Bachelet para parabenizá-la.
A candidata governista Evelyn Matthei reconhece a vitória de Bachelet à presidência do Chile. (Foto: Hector Retamal/AFP)A candidata governista Evelyn Matthei reconhece a
vitória de Bachelet à presidência do Chile.
(Foto: Hector Retamal/AFP)
A eleição de Bachelet, de 62 anos, marca o retorno da esquerda à presidência do Chile, após quatro anos de governo de centro-direita de Sebastián Piñera, aliado de Matthei. A líder socialista encontra um país diferente do que assumiu em 2006, à frente da Concertação, coalizão de esquerda que governou o Chile por duas décadas.
As eleições presidenciais do Chile foram encerradas às 18h locais (19h em Brasília), com os centros de votação fechados e os votos começando a ser contabilizados. No primeiro turno, Bachelet, candidata da coligação de oposição da Nova Maioria, teve 46,7% dos votos, e a direitista Evelyn Matthei alcançou aquela vez o 25,01% dos sufrágios.
Baixa adesão
O segundo turno das eleições presidenciais do Chile foi marcado por baixa adesão -- a ponto de os mesários serem fotografados descansando -- e por incidentes como falta de cédulas em uma mesa de votação e a chamada de atenção ao atual presidente do país por ter fechado mal seu voto.

Mesários leem jornal enquanto esperam por eleitores no 2º turno das eleições do Chile, considerado com baixa adesão. (Foto: Eliseo Fernandez/Reuters)Mesários leem jornal enquanto esperam por eleitores no 2º turno das eleições do Chile, considerado com baixa adesão. (Foto: Eliseo Fernandez/Reuters)
Segundo a imprensa local, a baixa adesão dos chilenos à votação rendeu imagens de mesários descansando e dormindo durante a votação, entendiados pelo baixo movimento de eleitores.
Sites de notícias e redes sociais chilenos mostram fotos de mesários dormindo no 2º turno das eleições. (Foto: Reprodução/La Tercera)Sites de notícias e redes sociais chilenos
mostram fotos de mesários dormindo no
2º turno das eleições. (Foto: Reprodução/La Tercera)
Além dos que descansaram nas mesas, houve um grupo que decidiu fechar o local de votação na hora de almoço. Na cidade de Puerto Montt, cerca de mil quilômetros ao sul de Santiago, uma mesa foi fechada por uma hora para o almoço, de acordo com a agência EFE, o que é proibido pela lesgislação eleitoral.
Na Ilha Robinson Crusoé, do arquipélago Juan Fernández, no Pacífico, os mesários não encontraram as cédulas, disse a impresa local. No momento de abrir a caixa para instalar a mesa se deram conta que não chegou o essencial para a realização do processo eleitoral: as cédulas.
Por conta disso, dois eleitores tiveram de voltar para casa por não haver votos disponíveis, de acordo com a EFE. As 350 cédulas que nunca chegaram à ilha foram repostas por cédulas emprestadas de outra ilha.
Despois de votar, o presidente Sebastián Piñera teve de voltar à cabine, a pedido dos mesários, para dobrar e fechar corretamente sua cédula. Segundo a agência EFE, depois, o governante saiu sem levar a própria cédula de identidade, o que provocou vários comentários nas redes sociais.
Do G1, em São Paulo

Tricolor do Agreste conquista a segunda vitória no Campeonato Pernambucano 2014

O Porto-PE venceu o Vitória-PE, por 1 a 0, no Estádio Lacerdão, em Caruaru, e conquistou a segunda vitória no Campeonato Pernambucano 2014. Além do ótimo resultado em casa, a equipe do Gavião do Agreste continua invicta na competição e divide a liderança do estadual com o Salgueiro, as equipes estão com 7 pontos.
Já o tricolor das tabocas, amargou sua primeira derrota na competição. O time do Vitória-PE estacionou nos 4 pontos, ficando na 5ª colocação. O duelo entre as equipes foi marcado sem muitas chances para os dois lados, só no segundo tempo Kiros marcou o gol da vitória, aos 32 minutos com um chute forte, após cobrança de falta.
O jogo
Na primeira etapa de jogo, o time do Vitória foi pra cima do Porto-PE e obrigou o setor defensivo do Gavião a trabalhar bastante no início de jogo. Mas a primeira grande oportunidade saiu com Guego, o meia cabeceou bem e a bola passou rapando a trave adversária.
O Vitória estava melhor em campo, mas não conseguiu criar oportunidades reais de gol. Já o tricolor de Caruaru, explorou os contra-ataques e chegou com perigo a meta adversária. Felipe chutou forte e o goleiro do Vitória-PE fez bela defesa. No lance, o Lateral Felipe sentiu fortes dores na coxa e foi substituído.
Porto-PE (Foto: André Vinícius / GloboEsporte.com))Atacante Kiros, marca gol da vitória de falta aos 32 minutos, do 2ª tempo

Na volta para segunda etapa o cenário não mudou muito para os dois lados. Apenas um lance de destaque foi com o atacante Kiros, quando ele se livrou do marcador e tocou com carinho no canto, mas o goleiro do Vitória estava esperto e mandou pra escanteio. Quando já se pensava que os times ficariam mesmo no empate, veio a grande surpresa: o grandalhão Kiros, cobrou falta de longe e acertou um belo chute. Fazendo o único gol da partida. Porto-PE 1 x 0 Vitória.
Por Caruaru, PE

Demência atinge 44 milhões de pessoas no mundo, diz estudo


O mal de Alzheimer que, junto a outros tipos de demência, afeta mais de 40 milhões de pessoas no mundo, representa um desafio em escala planetária para os sistemas de saúde e para os pesquisadores, que até o momento não descobriram a cura. O número de pessoas que sofrem de demência, principalmente de Alzheimer, que é de longe a principal causa da demência, aumentou em 22% nos últimos três anos, atingindo 44 milhões de pessoas, segundo relatório do Alzheimer Disease International, publicado essa semana.

Este número deverá triplicar até 2050, com cerca de 135 milhões de pessoas vítimas da demência em todo o planeta, de acordo com o relatório. Nos EUA, reduto do aumento da expectativa de vida e do envelhecimento, demências como o Alzheimer já custaram mais do que o câncer e doenças cardiovasculares, de acordo com a Rand, uma corporação sem fins lucrativos.
A doença é caracterizada pela existência de placas senis (identificadas como agregados de proteínas beta-amiloides), bem como uma degeneração neurofibrilar, ligada à proteína tau anormal (”fosforilada”), que se acumula nos neurônios e propagam a sua destruição. Apesar dos progressos, as pesquisas ainda se concentram em entender a sequência da “cascata” de eventos que levam à morte neuronal para melhor elucidar as primeiras alterações identificadas no organismo do paciente.
“A busca não está avançando rápido o suficiente e os modelos animais são imperfeitos”, afirma o professor Philippe Amouyel, diretor da Fundação Nacional de Alzheimer (França). Segundo ele, para parar a engrenagem fatal com uma chance em cinco de ser afetado com mais de 80 anos, “seria necessário intervir antes do início dos sintomas”, o que significa ser capaz de diagnosticar muito cedo o risco de uma pessoa desenvolver Alzheimer, quase dez anos antes das primeiras manifestações clínicas da doença.
Testes neuropsicológicos, dosagem do líquido que banha a medula espinhal, a genética, tomografias por emissão de pósitrons, fazem parte dos instrumentos para a detecção da doença. Também há estudos conduzidos para melhor identificar as pessoas em risco. Um deles mostra que 20 genes (incluindo uma dúzia de parentes) que predispõem à doença em sua forma esporádica (não-familiar) oferecem novos caminhos que podem ajudar a desenvolver tratamentos e métodos de triagem.
Mas muitos mistérios permanecem. No entanto, conforme os especialistas, fatores como estimular a sua mente, manter atividades e até mesmo trabalhar por mais tempo, como mostrado por estudos franceses e americanos, diminuem o risco de desenvolver a doença, ou pelo menos retardar o seu aparecimento. E isso não pode ser desprezado. (AFP)
OPOVO

Renato Gaúcho está nos planos do Fluminense

Renato Gaúcho está nos planos do Flu
Renato Gaúcho em sua passagem de treinador pelo Flu.
Clube planeja reestruturação para 2014 e cogita o nome de Renato gaúcho para comandar o time no próximo ano.

Velho conhecido dos tricolores, Renato Gaúcho é um nome que circula com muita força nos corredores das Laranjeiras. No entanto, dois pontos pesam contra ele: a visão de que apresentaria resistência ao novo projeto (principalmente no que diz respeito a trabalhar com uma comissão técnica do clube e a dar a devida atenção a Xerém) e por ser o nome de preferência de Celso Barros.
Peter sofre de desgaste com sua base política por ter perdido todas as quedas de braço com o patrocinador em 2013. Trazer mais um técnico da preferência de Celso poderia fazer-lhe perder mais apoio ainda.

Um dia após o rebaixamento, o parceiro, que já fez contato com Renato Gaúcho, evitou entrar em confronto com o presidente.

“O Renato é meu amigo, mas eu não procurei nada. A escolha do novo técnico vai depender de como o presidente vai se posicionar. E, se me procurarem, vou dar minha opinião. Vamos analisar os nomes que estão no mercado” disse Celso.

O contrato de Renato com o Grêmio terminou com o fim do Campeonato Brasileiro. A diretoria gremista, inclusive, já afirma que faz o planejamento para 2014 sem contar com o treinador.

“Até quarta-feira, o Renato não ouve outras propostas que não as do Grêmio” despistou o empresário do treinador, Gerson Oldenburg.

Entre outras mudanças estudadas, está a troca do diretor de futebol, cargo hoje ocupado por Rodrigo Caetano. As decisões devem ser tomadas até esta quarta, quando Peter dará uma coletiva de imprensa nas Laranjeiras.

A pior notícia para a torcida gaucha é que se Renato for para o Flu, carol Portaluppi também irá. Com certeza fará falta!

estadiovip

Criciúma anuncia Ricardo Drubscky para comandar a equipe em 2014

O Criciúma concretizou neste domingo a contratação de Ricardo Drubscky, 53 anos, como novo técnico da equipe para próxima temporada. Depois de alguns dias de negociação, a diretoria do Tigre acertou com o treinador para comandar a equipe nas disputas do Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Série A do Brasileiro. A apresentação oficial está marcada para a próxima quarta, no estádio Heriberto Hülse. 
Ricardo Drubscky Joinville (Foto: Rodrigo Philipps/Agência RBS)Ricardo Drubscky é o novo comandante do Criciúma para a temporada 2014 (Foto: Rodrigo Philipps/Agência RBS)

Ricardo Drubscky, que pelo Atlético-PR conquistou o acesso à Série A em 2012, realizou o seu último trabalho pelo Joinville, quando acabou demitido no mês de outubro, nesta temporada. Ele chega para substituir o ex-treinador Argel Fucks, que conseguiu a manutenção do Tigre na Série A do Brasileiro. 

Durante a carreira, o técnico ainda acumula passagens por equipes como Caxias, Volta Redonda, Ipatinga, América-MG e Atlético-MG. Ele também acumula experiência como gerente e coordenador do departamento de futebol de equipes como Cruzeiro, Atlético-PR, Ipatinga, América-MG o e Atlético-MG.

A apresentação do novo treinador será feita na quarta, 18, às 18 horas, na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, no estádio Heriberto Hülse.

Por Criciúma

ESSE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE! BRASIL SEM MISÉRIA? – POR TABOSA FILHO


Senti-me entre dois extremos na noite dessa sexta-feira, 13, quando, trabalhando ao lado dos companheiros Sergio e Lidemberg desde o Estádio Bil Society, em General Sampaio, na cobertura das finais da Copa Vale do Curu, deparei-me, depois de ver dois jogos maravilhosos, com uma triste realidade.

Quanto aos jogos, posso dizer que foram de excelente qualidade técnica e acompanhados por um grande público, com as Seleções de Tejuçuoca (feminino) e Apuiarés (masculino) sagraram-se campeões. Mas, apesar de gostar bastante de futebol, algo me chamou mais atenção que os próprios jogos.

Desde nossa chegada ao local do evento, quando fomos acolhidos calorosamente pelo empresário Bil Sousa, passamos a ser acompanhados, como sempre, por algumas crianças curiosas, dentre as quais um menino de aproximadamente 10 ou 11anos, magrinho, sem camisa e pés no chão, que passou a nos ajudar na instalação dos equipamentos de transmissão e nos prestando algumas informações sobre as equipes que estavam prestes a entrar em campo. Um menino inteligente e sempre muito prestativo. Cheguei a indagá-lo se gostaria de ser radialista e ele prontamente respondeu: “SE DEUS QUIZER”!

Ao longo desses 23 anos e meio de “andanças radiofônicas” já me acostumei com a curiosidade infanto-juvenil, porém, com o DAVID DE GENERAL SAMPAIO foi diferente, deu vontade de trazê-lo comigo, de ajudá-lo, de protegê-lo.

O DAVID DE GENERAL SAMPAIO nos ajudou, foi prestativo e já no final do jogo me olhou e, depois de mais ou menos umas 20 perguntas sobre rádio, perguntou-me se poderia dar-lhe R$ 1,00 para lanchar. Até aí nada demais, pois, gratificar a quem tão prestativamente colaborou com nosso trabalho era só uma questão de justiça. O pior é que o inteligente e prestativo DAVID DE GENERAL SAMPAIO é o primeiro menino de rua daquela pacata cidade, é filho de alcoólatras, dorme quase sempre na rua, e para SOBREVIVER pede ajuda a quem lhe der atenção, correndo todo tipo de risco do mundo “moderno”. O DAVID DE GENERAL é mais um dos esquecidos pelo ESTADO, que vive com a graça de Deus e a solidariedade humana.

Essas informações nos foram passadas por populares que acompanhavam a nossa conversa, testemunhada pelo Vereador Nonato Etelvino (Itapajé) e pelo Secretário de Esportes de Apuiarés, Marcelo Boa, além dos Radialistas Serginho Alves e Lidemberg Melo.

É triste essa realidade. Será que General Sampaio tem CONSELHO TUTELAR?

Blog Noticias de Pentecoste

Ex-técnico do São Paulo, Leão critica jogador Osvaldo: “dava mais importância ao pastor dele do que ao treinador”

Emerson Leão
Emerson Leão participou do 2º Encontro de Treinadores do Norte e Nordeste (FOTO: Lucas Catrib)
Conhecido por ser linha dura, Emerson Leão passou por Fortaleza nesta sexta (13) e também deixou suas conhecidas frases de efeito. O técnico veio à capital cearense para um evento de treinadores de futebol. Questionado sobre Osvaldo, seu antigo comandado e nascido na cidade, Leão não o poupou das críticas.
“Ele dava mais importância ao pastor dele do que o treinador. Perdeu a condição de qualquer coisa do que se possa imaginar. Significa que ele está em uma lista dedescartáveis. Tem qualidade? Claro que tem. Mas ele começa bem 100 jogadas e termina 30. Ele precisa terminar as jogadas”, comentou Leão.
O técnico o comandou na temporada de 2012 e não deu tantas oportunidades ao jogador, que segundo o próprio Leão, já chegou no São Paulo iludido pelo que tinha feito no Ceará.
O treinador também lembrou que teve interesse na contratação de Osvaldo quando ele ainda era reserva no Vovô. Chegou até a conversar com o Estevam Soares, comandante do Ceará na época.
Outro cearense
Emerson Leão também falou sobre outro cearense, que também foi seu comandado na cidade de São Paulo. O lateral Amaral,hoje no Fortaleza  atualmente com 26 anos, foi atleta do Palmeiras há seis anos atrás.
“O Amaral era um garoto muito humilde, muito tímido, despreparado para enfrentar a barra de um Palmeiras em uma cidade chamada São Paulo. Então, ele não conseguiu repetir com a mesma eficiência o que ocorria em um lugar (Fortaleza) que era dele”, explicou o técnico.
tribunadoceara

Goiás deve anunciar Claudinei Oliveira na próxima segunda-feira

Claudinei espera definir seu próximo clube já nessa semana.


Goiás não demorou para definir seu novo técnico após o anúncio da saída de Enderson Moreira. O clube esmeraldino acertou com Claudinei Oliveira, que deixou o Santos ao término do Campeonato Brasileiro, e a contratação deverá ser confirmada oficialmente até segunda-feira.

O treinador de 44 anos se encaixa no perfil definido pela diretoria, que buscava alguém que soubesse aproveitar as categorias de base. Claudinei começou a carreira justamente trabalhando com os atletas mais jovens do Santos, função que exerceu nas últimas temporadas.

A chance no profissional apareceu após a saída de Muricy Ramalho. O auxiliar ficou interinamente no cargo e ganhou a oportunidade de mostrar seu trabalho até dezembro, conseguindo resultados razoáveis após a marcante derrota por 8 a 0 para o Barcelona, em amistoso na Espanha.

Claudinei dirigiu o Santos em 41 partidas, obtendo 17 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Ele recebeu elogios da direção, mas ela, investindo alto para reforçar o elenco, preferiu apostar em um nome mais experiente em 2014, acertando a contratação de Oswaldo de Oliveira.

esporteinterativo