26 de junho de 2020

Ministro Luiz Fux é eleito presidente do STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, durante aula magna sobre o tema Educação e Democracia: Perspectiva 2018, na abertura do curso da pós-graduação Lato Sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux foi eleito hoje (25) para o cargo de presidente da Corte. Atualmente, Fux ocupa a vaga de vice-presidente e passará a comandar o tribunal no dia 10 de setembro, quando termina o mandato de dois anos do presidente, Dias Toffoli. 
Em um breve discurso de agradecimento, Fux disse que vai se empenhar para manter o patamar do STF. 
“Eu prometo aos meus colegas que vou lutar intensamente para manter o Supremo Tribunal Federal no mais alto patamar das instituições brasileiras. Vou sempre me empenhar pelos valores morais, pelos valores republicanos, me empenhar pela luta pela democracia e respeitar a independência entre os poderes dentro dos limites da Constituição e da lei. Que Deus me proteja”, disse. 
A eleição ocorreu de forma simbólica porque não há disputa. A investidura no cargo segue ordem de antiguidade de entrada no tribunal. 
Luiz Fux tomou posse no STF em 2011, após ser indicado para o cargo pela ex-presidente da República Dilma Rousseff e ser aprovado pelo Senado. O ministro é magistrado de carreira desde 1983 e também foi responsável pela elaboração do Código de Processo Civil (CPC), aprovado pelo Congresso em 2015. Antes de chegar ao tribunal, Fux era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
A vice-presidente será a ministra Rosa Weber. 
Por André Richter
Com informações da Agência Brasil 

Chegada das águas do Projeto São Francisco ao Ceará

Bolsonaro acompanha chegada das águas do São Francisco ao Ceará ...
Presidente Jair Bolsonaro acompanha o acionamento da comporta que será responsável pela chegada das águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao estado do Ceará.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do País. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.


Com informações da TV Brasil

Bolsonaro acompanha no Ceará abertura da comporta de integração do Rio São Francisco


Bolsonaro durante abertura da comporta do Eixo Norte

O presidente Jair Bolsonaro acompanhou na manhã desta sexta-feira (26), no Ceará, a abertura da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.


Com a abertura da comporta, as águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passarão pelo Túnel Milagres, chegando no Ceará, em seguida ao Reservatório Jati e seguirão, por fim, até a Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

Com informações da Folha de Pernambuco