26 de março de 2014

Barbalha vence o Crateús e garante liderança do grupo

Raposa segue invicta na competição (Foto: Cicero Valério/ Agência Miséria)
O Barbalha entrou em campo já classificado no início da noite desta quarta-feira (26) e venceu mais uma, garantindo a primeira colocação do Grupo A2 do Cearense Série B com 17 pontos, seis a frente do segundo colocado São Benedito, e ainda segue invicto.

Jogando diante da sua torcida no estádio Inaldão, A Raposa bateu o Crateús por 2 a 0. Jefinho e Romário marcaram os gols do Tricolor barbalhense. Com sete jogos o Barbalha encerrou sua participação na fase classificatório e aguarda o adversário em busca do acesso à primeira divisão.

Antes disso, o time da cidade de Santo Antônio encara o Cuiabá na próxima quarta-feira (02), às 20h20 no Inaldão, em sua estreia na Copa do Brasil. 

Robson Roque
Agência Miséria

Mãe e filho cearenses morrem em incêndio no Japão

Patrícia e o filho no Japão (Foto: Reprodução/Facebook)

Dois cearenses morreram em um incêndio na província de Shiga, no Japão, na madrugada de quarta-feira (26), horário local. A cearense Patrícia Viana, 31 anos, e o filho Arthur, 7 anos, estavam em casa. Outras três casas vizinhas foram atingidas pelo fogo. "Achamos que o fogo começou na casa deles e eles não tiveram tempo de sair", conta a irmã da cearense, Pâmela Pernambuco.

Patrícia e o filho estavam há dois anos no Japão. Ela era casada há sete anos com um paulista, que no momento do incêndio estava no trabalho. "Meu cunhado trabalha à noite em uma fábrica. Ligaram para ele para falar sobre o incêndio. Ele me contou que ainda chegou a ver a minha irmã na janela de casa, mas ela não voltou", conta Pâmela. O casal morava em uma casa de dois andares. Os bombeiros investigam as causas do incêndio.

De acordo com o marido, os bombeiros encontraram os corpos dos dois carbonizados e abraçados. "Eles eram muito amigos, muito ligados, cúmplices". A perícia do local realizou exames de DNA para comprovar a identidade dos dois. O marido aguarda o resultado para os corpos serem liberados e cremados no Japão. Segundo a família, será feita uma cerimônia religiosa em Shiga e, depois, o marido de Patrícia deve trazer as cinzas para Fortaleza.

Segundo Pâmela, o cunhado está recebendo apoio de amigos locais. "Ele (cunhado) está totalmente sem chão. Perdeu tudo. Na casa deles, não sobrou nada", conta. A irmã de Patrícia conta que as casas são de madeira e têm piso de carpete, o que pode ter facilitado o fogo ter se espalhado. Patrícia e Arthur foram as únicas vítimas do incêndio. Os moradores das outras casas conseguiram sair a tempo.

FamíliaA mãe de Patrícia, que mora em Fortaleza, não consegue acreditar na tragédia. "Minha mãe está arrasada. Fica se perguntando porque ela não pulou da janela". A irmã falou a última vez com Patrícia pela internet na manhã da terça-feira (25), horário do Brasil. "Falamos coisas rotineiras. E ela me deixou um conselho ´Fica perto da família´. Ela era muito família. Nos falávamos direto."

Patrícia completaria 32 anos no próximo dia 14 de abril. A cearense foi pela promeira para o Japão em 2004. No país asiático, conheceu o marido paulista e voltou para o Brasil para ter o filho. Depois, o casal e a criança retornaram para o Japão. A família de Patrícia planejava viajar para o Japão em fevereiro de 2015. "Tudo foi frustrado".

 G1 CE

NINGUÉM SEGURA Com gol no fim, Fortaleza garante liderança e vantagem na reta final

Coube a Robert dar a primeira colocação isolada do hexagonal do Campeonato Cearense ao Fortaleza. O artilheiro do Brasil marcou suas vezes, mas o pênalti convertido quando a torcida já se conformava com o empate foi o lance mais importante da partida contra o Horizonte, no Estádio Presidente Vargas, que terminou em 3 a 2 para o Leão do Pici. 

O resultado deixa o time leonino em 1º lugar, com 21 pontos, sem chance de ser mais alcançado por outra equipe. O Horizonte segue em 4º lugar, com 10 pontos, mas ameaçado por Icasa e Guarani de Juazeiro.
Na próxima rodada, o Fortaeza encerra a participação no hexagonal contra o Ceará, em mais um Clássico-Rei, no domingo (30), na Arena Castelão, às 16 horas. Já o Horizonte joga na próxima sexta-feira, com o Icasa, no Estádio Domingão, às 20h20min.
De tirar o fôlego
O torcedor que compareceu ao Estádio Presidente Vargas teve emoção de sobra no primeiro tempo. Tanto porque o Fortaleza começou em ritmo frenético e poderia ter aberto larga vantagem em cima do Horizonte quanto o próprio Galo do Tabuleiro impôs uma reação suficiente para tirar dois gols de diferença em poucos minutos.
Nos 15 primeiros minutos, Wafrido, Marcelinho Paraíba e, principalmente, Robert brincaram de perder gols. A defesa horizontina não conseguia sair jogando com a bola e o meio-campo não se articulava bem. O Galo do Tabuleiro só chegava em poucos contra-ataques.
O resultado deste cenário foi o gol de Robert, aos 21 minutos. Marcelinho Paraíba cobrou escanteio na medida para o atacante testar para as redes. Foi o 18º gol dele na temporada e o primeiro tricolor na partida. O segundo não demorou nada. Após a parada técnica, Tiago Cametá flançou Paulinho, que chutou rasteiro e ampliou no PV.
Mas o segundo gol, em vez de dar mais calma ao Tricolor em campo, surtiu efeito contrário. O Horizonte cresceu em campo e começou a pressionar o Leão do Pici. Após a anulação do terceiro gol leonino por impedimento, Adalberto tocou com a mão na bola dentro da área. Pênalti que Marciel não desperdiçou. Eram passados 40 minutos. Não demorou muito e três minutos depois, Ramon aproveitou sobra de bola e empatou o duelo.
Emoção no final
Na segunda etapa, a qualidade do futebol caiu. Embora o Tricolor do Pici se mantivesse no campo de ataque, acuando o Galo do Tabuleiro em vários momentos. Aos 10 minutos, Marcelinho Paraíba cobrou falta com perigo, mas a bola passou para fora.
Enquanto isso, o Horizonte tentava sair nos contra-ataques. Marciel conseguia alguns chutes a gol, mas sem precisão. Bom para o Leão, que continuava pressionando mais. Marcelinho Paraíba, mais uma vez, chutou com perigo. Jefferson soltou e Paulinho mandou por cima do gol.
Contudo, o momento mais emocionante ficou para os acréscimos. Com seis minutos a mais, a torcida viu Ramon cometer pênalti, muito reclamado pelos outros jogadores horizontinos. Bom para Robert, artilheiro do Brasil, que mandou para as redes a cobrança. O atacante marcou o 19º gol na temporada e garantiu o primeiro lugar antecipado ao Tricolor.
Por Fortaleza, CE

Ex-atacante Edilson é preso em Salvador

O ex-atacante Edilson Capetinha foi preso na manhã desta quarta-feira, na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador. O ex-jogador, que possui passagens por Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Bahia e Vitória, além da Seleção Brasileira, tinha um mandado de prisão expedido pela 9ª Vara Familiar desde dezembro do ano passado pelo não pagamento de pensão alimentícia.
Edilson não resistiu à prisão e foi encaminhado para o complexo policial dos Barris, também na capital baiana.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Neide Barreto, da Polinter, Edilson estava sob investigação desde o fim do ano passado, mas os policiais não conseguiram encontrar o ex-jogador antes desta manhã.
- Desde dezembro, vínhamos fazendo diligências para capturar o Edilson, mas o endereço que estava no mandado não foi localizado. Tudo foi investigado. Ele estava sendo monitorado, estávamos seguindo ele e esperando o melhor momento de pegá-lo. Não sei se estava fugindo. O crime do qual ele é acusado não cabe fiança. Mas a prisão pode ser sobrestada [interrompida] por ordem judicial - disse a delegada.
De início, Edilson deve ficar preso por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado, segundo a delegada Neide Barreto. Pela lei, quem não paga a pensão alimentícia é comunicado pela Justiça e tem um prazo de três dias para se justificar e fazer o pagamento. Se não fizer isso, é detido e só é liberado depois de quitar toda a dívida.
Por Salvador

Cid Gomes e Eunício Oliveira marcam reunião para sexta-feira

Cid Gomes e Eunício Oliveira durante evento de entrega da Medalha da Abolição na terça-feira, 25 (Foto: Fábio Lima/O Povo)
O governador do Ceará Cid Gomes(Pros) e o senador Eunício Oliveira(PMDB) têm encontro marcado para a próxima sexta-feira, 28. O local e o horário da reunião não foram divulgados. A conversa será um dia antes do encontro de tática do PT, quando os petistas devem definir os rumos políticos do partido no Ceará. 

O encontro entre Cid e Eunício acontece após o governador anunciar que cogita renunciar ao cargo para apoiar candidatura do irmão Ciro Gomes ao Senado. Nesse cenário, afirmou Cid, na terça-feira, 25, caso Ciro Gomes aceite concorrer ao Senado, a tendência é que o candidato apoiado por Cid ao Governo seja de outro partido da base aliada.

A possibilidade alimenta a expectativa de Eunício Oliveira em disputar o governo com apoio do Palácio da Abolição. Ao mesmo tempo, o grupo do PT liderado pela ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, também se anima com a possibilidade de o partido ter candidato próprio ao Executivo. 

O Povo 

De virada, Icasa vence Guarasol e mantém chances de classificação

Icasa, Guarany de Sobral, Junco (Foto: Ivanésio Filho/Site Sobral em Alerta)
O começo do jogo foi preocupante. Para os raros torcedores no Junco e provavelmente para os técnicos de Guarany de Sobral e Icasa. As chances demoraram a aparecer. Os gols só saíram no final do primeiro tempo, um para cada lado. No segundo, o Verdão do Cariri conseguiu a virada e venceu por 2 a 1 nesta quarta-feira (26), em Sobral. 
Com o resultado, a equipe do técnico Tarcísio Pugliese segue com chances matemáticas de classificação, já que tem um jogo a menos e ainda pega o Horizonte, adversário direto. Com oito pontos, o Icasa é o quinto colocado. Já o Cacique do Vale segue com 12 pontos, em terceiro.
Na última rodada do hexagonal do Cearense, o Guarasol encara o Horizonte no Domingão, no domingo (30). Já o Icasa encara o Horizonte, em partida atrasada, nesta sexta-feira (28), no mesmo Domingão.
Por Sobral, CE

Padre Reginaldo Manzotti rompe com FM Dom Bosco e assina com Sistema Jangadeiro

Em nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (25), o padre Reginaldo Manzotti falou sobre o fim da parceria com a rádio Dom Bosco FM na realização do evento Evangelizar Dom Bosco, que acontece todos os anos e atrai milhares de cristãos.
A partir de agora, Manzotti estará ao lado do Sistema Jangadeiro de Comunicação, que realizará o evento "Evangelizar é preciso". Atualmente o programa de rádio já é transmitido através da Rede Jangadeiro. 
“Todos  temos os nossos carismas, assim tanto nós, Evangelizar é Preciso, como a Evangelizar Dom Bosco, seguem realizando seus eventos na busca da evangelização, propagar a Boa Nova, a Palavra de Deus. De comum acordo, a partir de 2014, as instituições realizarão seus eventos independentes, engrandecendo ainda mais as festividades religiosas de Fortaleza. Afinal, Deus age através da união do Povo (Salmo 133)”, disse o padre Manzotti por meio de nota.
*Com informações da revista Época.
Ceara News 7

O que muda na eleição e no governo do Ceará se Cid Gomes renunciar

A possibilidade de renúncia admitida por Cid Gomes (Pros) – modo de permitir uma candidatura a senador de seu irmão Ciro Gomes (Pros) ou dele próprio – atrapalha os planos de possíveis opositores, encorpa uma chapa governista até então carente de um nome de tal expressão, mas também dificulta a acomodação dos aliados na coligação. Chega a atrapalhar até mesmo as ambições existentes no próprio Pros.
O incômodo demonstrado pelos aliados foi imediato, em particular no grupo do PT mais próximo ao Governo do Estado e que hoje compõe a principal base de sustentação política do Palácio da Abolição. O mesmo vale para PCdoB e PMDB – este considerado já de saída da aliança.
Se estava difícil acomodar todos os interesses na chapa majoritária, a hipótese de um dos Ferreira Gomes ocupar a cadeira dificulta ainda mais as coisas – ao mesmo tempo em que pressiona os aliados para o entendimento.
E pressiona, sobretudo, a oposição, pois um dos Ferreira Gomes, com o currículo de ex-governador e vários outros cargos, daria à chapa peso que não teria com nenhum dos outros nomes cogitados.
Para o Pros, a dificuldade está nas ambições de vários coadjuvantes que sonham em herdar o papel de protagonista - a candidatura ao governo. Além do PMDB, agora já há gente no PT que entende que o partido não deve ficar com duas das três vagas majoritárias. Cid, assim, é pressionado a ceder uma delas a um aliado.
Outro desdobramento da possível renúncia é a substituição de Cid no governo até o fim do ano. Confira abaixo e ao lado como a decisão do governador pode mexer com a política e a administração do Estado.
O Povo