22 de maio de 2018

Conheça os 15 distritos que podem virar municípios no Ceará


Imagem relacionadaSerá votado nesta terça-feira, 22, no Plenário da Câmara dos Deputados, projeto que regulamenta a criação de novos municípios no País. O POVO Online teve acesso à lista dos distritos cearenses que podem virar municípios em breve. A criação de novas cidades estava suspensa há 22 anos.

O projeto de lei complementar (PLP) 137/15, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), precisa do apoio de no mínimo 257 deputados.

Danilo Forte (PSDB-CE) é um dos parlamentares favoráveis à matéria. No Brasil, estima-se que cerca de 200 novos municípios serão criados. O deputado cearense enviou à reportagem a lista dos distritos cearenses que poderão se emancipar. Icaraí, atualmente distrito de Caucaia, Pajuçara, em Maracanaú, e Almofola, distrito de Itarema, estão entre na lista.

Confira a seguir:

Aranaú

A 255,1 km de Fortaleza, Aranaú é um destino turístico praiano procurado no Ceará. No local, existe uma comunidade de pescadores que vivem e trabalham no local. 

Icaraí

Pertencente ao município de Caucaia, Icaraí é um destino bastante procurado por turistas que vêm ao Ceará. Lá também acontecem alguns campeonatos de surfe pela quantidade de ondas e bom vento. 

Praia de Parajuru (Foto: Valeska Torres/ Via Instagram)

Parajuru

Vila de pescadores localizada a 42 km da sua cidade-sede, Beberibe, no Litoral, é uma praia extensa e tranquila.

Jurema

Atualmente distrito de Caucaia, a localidade está em processo de emancipação. Localizado na divisa com Fortaleza, sua área é totalmente urbana e com grande concentração de conjuntos habitacionais. Lá também existem um grande corredor de comércio e a Feira da Jurema. 

Almofala

A Praia de Almofala, a 190 km da Capital, é um comunidade indígena considerada último reduto dos índios Tremembé. A localidade é uma das sedes do Projeto Tamar, instalado em 1992. A iniciativa tem como objetivo proteger a vida marinha. 

Guanacés

Um dos seis distritos de Cascavel, Guanacés fica a 74,2 km de Fortaleza e tem 9.631 habitantes, conforme documento da Federação de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista do Ceará (Faddec). Ainda de acordo com a federação, são 2.693 domicílios particulares, sendo 620 em área urbana e 2.073 em área rural.  

Adrianópolis

Distrito de Granja. Localizado a 395 km de Fortaleza e a 65,8 km de Granja. Até a Capital, de carro, o menor tempo de viagem é de 5h59min. O distrito fica a pouco mais de 19 km da divisa com o Piauí. 

Betania do Cruxati

Distrito pertencente a Itapipoca. Fica a 159 km de Fortaleza. De carro, a viagem para Fortaleza dura em média 2h13min.

São Pedro do Norte 

Localizado no município de Jucás, o distrito fica a 389 km de Fortaleza. Conforme o Google, viagem de carro para Capital dura 5h23min. 

Pajuçara

Pajuçara fica em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, e tem 43.767 habitantes. O distrito dispõe, segundo a Faddec, de 12.342 domicílios privados. Todos são em área urbana.

Jamacaru

O distrito tem 10.097 habitantes e 2.608 imóveis particulares, sendo 653 em áreas urbanas e 1955 em áreas rurais. Localizado no município de Missão Velha, na região do Cariri, Jamacaru está a 521 km da Capital. Uma viagem de carro a Fortaleza dura aproximadamente 7h11min.

Aruaru

O distrito fica localizado em Morada Nova. Aruaru tem 9.509 habitantes e 2.746 domicílios. Deste total, 1.265 ficam em zona urbana e outros 1.481 em zona rural. O distrito fica a 129 km de Fortaleza. Uma viagem de carro duraria, em média, 1h41min. Também de carro, um litoral próximo ao distrito é Parajuru, que fica a 1h28min. 

Mineirolândia

Distrito pertencente ao município de Pedra Branca (16,1 km de distância), Mineirolândia fica a 284 km da Capital. São 4 horas de carro para chegar em Fortaleza. O distrito tem 2.216 domicílios privados. São 1.506 localizados em áreas urbanas e 710 em zonas rurais. Mineirolândia tem 7.700 habitantes. 

Flores

O distrito pertence ao município de Russas (25,9 km de distância). A distância para Fortaleza é de 233 km. Da Capital para Flores, de carro, a viagem dura, em média, 2h45min. São 2.745 residências particulares, sendo 1.357 em áreas urbanas e 1.388 em áreas rurais. O distrito tem 9.398 habitantes. 

Porto do Pecém (Foto: Evilázio Bezerra/ O POVO)

Pecém 

O distrito de São Gonçalo do Amarante fica a 54,4 km de Fortaleza. O local tem 9.143 habitantes. São 2.435 domicílios privados, 716 em zonas urbanas e 1.719 em áreas rurais. O local é conhecido por ter um terminal portuário. 

Por Matheus Facundo / Carlos Holanda
Com informações do Jornal O Povo

Técnica de enfermagem conhecida por atender agentes de segurança receberá homenagem


FOTO: Arquivo Pessoal

A técnica de enfermagem Nadja Maria, conhecida por auxiliar agentes de segurança que são vítimas de tiros ou de acidentes, no Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro, será homenageada pela Polícia Militar do Estado do Ceará com a medalha José Martiniano de Alencar. 

A solenidade acontecerá na quinta-feira, 24, às 17 horas, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará. Nadja atuou em diversas ocorrências relacionadas a agentes da segurança. Em diversas ocasiões, a profissional atendeu, mesmo de folga, policiais militares e civis. 

Nadja conta que recebe inúmeras manifestações de gratidão no dia a dia e que quer a presença dos policiais na solenidade. "Os meus meninos", como ela chama. 



Por Jéssika Sisnando
Com informações do Jornal O Povo

"Na minha vida política, desde 1986, nunca estive tão só", afirma Tasso

DECLARAÇÃO de Tasso se deu após Domingos Filho anunciar reaproximação com Cid Gomes ALEX GOMES/ ESPECIAL PARA O POVO
DECLARAÇÃO de Tasso se deu após Domingos Filho anunciar reaproximação com Cid Gomes ALEX GOMES/ ESPECIAL PARA O POVO
O lançamento da pré-candidatura do general Guilherme Theophilo (PSDB) ao Governo do Ceará, no final da tarde de ontem, foi marcado pela “solidão” do grupo opositor ao governador Camilo Santana (PT). Depois de sofrer baixas de partidos que integravam a oposição, o bloco oposicionista se reduziu a apenas PSDB e Pros em torno do nome tucano.
Em meio às críticas de desembarque de siglas antes contrárias ao governo petista, o senador Tasso Jereissati (PSDB), que apadrinha a pré-candidatura do general, discursou aos correligionários e confessou a solidão que vive no Ceará.
“Eu, na minha vida política desde 1986, nunca estive tão só. Só. Isso (solidão da oposição) é inédito na história do Ceará e em outros estados do Brasil. Não existe isso. Estamos aqui apenas com esses dois partidos porque trouxemos o nosso candidato para não participar dessas negociações, porque não aceitaria”, discursou.

A primeira baixa recente foi do Solidariedade. O presidente estadual do partido, deputado Genecias Noronha, se aproximou do governo por intermédio do senador Eunício Oliveira (MDB). Ontem, foi a vez do PSD anunciar que estava negociando com o Palácio da Abolição e estava deixando a base opositora.

Ainda em fala às diversas lideranças majoritariamente tucanas, o ex-governador criticou indiretamente o desembarque do MDB, SD e PSD do bloco da oposição. “Política de negociatas, conchavos, acordos, trocas de favores. As trocas de favores sempre são usadas com o dinheiro público, o do seu imposto que é usado nessas trocas. Hoje mesmo estamos vendo que tem uma rodada de negociação lá pelas bandas do governo”, acrescentou.

Além dos tucanos, o evento de lançamento contou apenas com as presenças dos deputados estaduais Capitão Wagner e Roberto Mesquita, e do deputado federal Vaidon Oliveira. Todos do Pros.

Em meio às ausências de apoios partidários, o discurso de lançamento da pré-candidatura se baseou na aliança “com o povo”, como defendeu o senador tucano. Falando aos aliados, general Guilherme Theophilo disse preferir aliança com “a classe de bem” do que com a política tradicional.

“Conhecido eu sou no Ceará. Eu não sou conhecido da classe política. E dessa classe eu prefiro não ser conhecido. Agora, da classe de bem, aí sim, esses aí eu gosto e estou junto”, disse.

Ao O POVO, Capitão Wagner justificou o afastamento dos partidos da candidatura em razão das “barganhas”. “O Pros resolveu apoiar a candidatura do general porque acreditamos nela. Política se faz dessa forma. Se a gente começar a barganhar espaço, a gente acaba não compondo a chapa e com isso quem vai perder é o nosso candidato”.


OPOSIÇÃO

LANÇAMENTO DO GENERAL

PRÉ-CAMPANHA

Durante lançamento da pré-candidatura do general ao Palácio da Abolição, Tasso ensaiou o primeiro slogan de campanha: “Bota moral, general. Um general para botar moral”.

ALIANÇA

O discurso que tomou conta do ato de lançamento foi o da aliança “com o povo”.

AGENDA

No próximo fim de semana, o pré-candidato realiza o primeiro evento político no Interior para se fortalecer para a campanha. O general vai passar pelos municípios do Crato, Juazeiro e Barbalha para reuniões políticas e evento público.

Por Wagner Mendes
Com informações do Jornal O Povo

Al Wehda, da Arábia Saudita, anuncia acerto com Fábio Carille

Ver imagem no Twitter
عاجل ...
بدعم من معالى المستشار تركي آل الشيخ رئيس الهيئة العامة للرياضة ...
رسمياً ....
" البرازيلي .. فايبو كاريلي .. مدرباً للفرسان .."

O Al Wehda, da Arábia Saudita, anunciou na noite esta terça-feira um acerto com o técnico Fábio Carille, do Corinthians, firmando um contrato de dois anos. A publicação foi feita no Twitter da equipe, valorizando ainda a ajuda do chefe de esportes da Arábia Saudita na negociação. Na quinta-feira, contra o Millonarios, pela Copa Libertadores da América, o Alvinegro será comandado pelo auxiliar de Carille, Osmar Loss.

“O chefe do corpo nos ofereceu um dos treinadores brasileiros que estavam sendo negociados pelo Al Hilal”, disse Khaimi, em entrevista ao portal “Dawriplus”, especializado em notícias esportivas, revelando o apoio até da federação local para que a busca desse o resultado esperado. “Ele foi campeão brasileiro na temporada passada com o Corinthians e tem apenas 45 anos”, continuou Khaimi.

De acordo com a entrevista concedida pelo dirigente, o começo da negociação foi complicado por se tratar de um nome já estabelecido no futebol brasileiro, mas a recepção das sondagens foi boa entre os empresários do comandante. “Os brasileiros que o conhecem nos asseguraram a dificuldade de que isso aconteça, mas já conseguiram convencê-lo e enviamos um emissário ontem (segunda-feira)”, concluiu Khaimi.

Com informações da Gazeta Esportiva

Fortaleza anuncia contratação de atacante marcinho ex-Internacional

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

O Fortaleza Esporte Clube acertou a contratação do atacante Marcinho, de 23 anos, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Marcio Augusto da Silva Barbosa vem do Internacional/RS e já atuou em outros clubes do Rio Grande do Sul, como Brasil de Pelotas, Ypiranga e Novo Hamburgo (divisões de base).

Ficha técnica
Nome completo: Marcio Augusto da Silva Barbosa
Nascimento: 16/05/1995
Naturalidade: Belford Roxo/RJ
Estatura: 1,73m
Peso: 66kg
Pé preferencial: direito
Clubes anteriores:
Novo Hamburgo
Ypiranga/RS
Brasil de Pelotas
Internacional

Com informações do fortaleza1918.com

Fortaleza recebe o Criciúma tentando manter a liderança da Série B

Time de Rogério Ceni busca a sexta vitória na Série B (Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)
Nesta terça-feira, às 21h30, o Fortaleza recebe o Criciúma no Castelão em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Com 16 pontos, o time da casa tenta se manter na liderança da competição, enquanto os visitantes, na vice-lanterna com apenas um ponto ganho, vão em busca da primeira vitória.
Com cinco vitórias em seis jogos, o Leão atravessa uma ótima fase. A derrota na final do Estadual para o rival Ceará não desanimou a equipe, que seguiu trabalhando duro e agora sonha com o acesso à elite do futebol brasileiro. Creditado como um dos principais responsáveis pelo momento positivo, o técnico Rogério Ceni exaltou a força do grupo que tem nas mãos.
“Quando você tem qualidade, amizade e desejo de vencer, você tem chance de ter grande sucesso. O mérito é deles pelo trabalho que estão fazendo dentro de campo. É um reflexo da compreensão e do trabalho deles, não adianta você propor um sistema se o jogador nao tiver a capacidade de executar. Você pode treinar qualquer um, se ele não tiver vontade, não adianta. O grande mérito é sempre do atleta. Eles são o motivo do torcedor ir ao estádio”, declarou.
Para o jogo desta terça-feira, o treinador já tem uma baixa confirmada. O meia Derley, que deixou a última partida ainda no primeiro tempo com um corte no tornozelo, recebeu uma sutura no local, e ficará de fora do duelo. Gustavo e Edinho, que reclamaram de cãibras, não devem preocupar.
“O Criciúma conta com mais tempo de recuperação, vamos tentar recuperar e contar com nosso torcedor. Espero que continuemos fazendo muitos pontos, porque tem muito caminho pela frente”, disse Ceni, projetando o confronto.
O Criciúma, por sua vez, chega em um momento completamente oposto. Em seis jogos, apenas um ponto ganho, desempenho que rende ao time catarinense a vice-lanterna da Série B. Um dos poucos destaques positivos da equipe fica por conta do atacante João Paulo, que marcou três dos quatro gols do Tigre na competição. Para o jogador, o grupo deve se doar ao máximo para superar o mau momento.
“É um momento delicado e complicado, mas não podemos deixar isso nos abalar. É a hora de mantermos a calma e a tranquilidade, colocar o coração na ponta da chuteira em cada jogo e buscar os pontos para nos tirar desta situação incômoda”, afirmou.
O técnico Mazola Júnior, recém-chegado em Santa Catarina, comandou a equipe no empate sem gols diante do Juventude, no Heriberto Hulse, mas ainda não teve muito tempo para executar o seu trabalho. Segundo o treinador, o primeiro objetivo é melhorar a defesa.
“Vamos começar, como todos os grandes clubes, todos os treinadores fazem, arrumando de trás para frente. É lógico que precisamos arrumar o meio, a frente, trabalhar as beiradas do campo, senão não vamos conseguir que o Zé ou o Lucas façam gol. Então existe um trabalho de reconstrução não só da defesa, mas o time como um conjunto. Mas vamos começar pela defesa”, garantiu.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X CRICIÚMA

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 22 de maio de 2018, terça-feira
Horário: 21h30  (Brasília)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (Fifa-RJ)
Assistentes: Diogo Carvalho Silva (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Diego Jussani, Ligger e Bruno Melo; Jean Patrick, Felipe, Marlon, Dodô e Edinho; Gustavo
Técnico: Rogério Ceni

CRICIÚMA: Luiz, Christian, Nino, Fábio Ferreira e Enzo; Liel, Eduardo, Elvis e Alex Maranhão; João Paulo e Mailson
Técnico: Mazola Júnior

Com informações da Gazeta Esportiva