31 de agosto de 2015

General cearense que comandava missão da ONU no Haiti morre aos 57 anos

O general do Exército José Luiz Jaborandy Júnior, que comandava a missão da ONU no Haiti (Foto: Reprodução/ONU)O general do Exército José Luiz Jaborandy Júnior, natural de Fortaleza (CE), comandante da Força Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização noHaiti (Minustah), morreu nesse domingo, 30, aos 57 anos, durante um voo de volta ao Brasil.
Segundo informações da família, o cearense sofreu um infarto dentro do avião, a caminho de Manaus, onde conheceria a neta, nascida há poucos meses. Em seguida, o general participaria de uma festa de aniversário de um parente em Maceió.
O brasileiro estava no Exército desde 16 de fevereiro de 1976 e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 14 dezembro de 1979.
Ele assumiu a Minustah em março do ano passado. Antes de atuar no Haiti, Jaborandy comandou a 8ª Região Militar, em Belém.
Ele foi ainda observador militar do Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central, em 1991, e da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador, em 1992.
Em nota, na manhã desta segunda-feira, 31, a presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte do general e agradeceu a dedicação do militar à missão de paz.
“O general Jaborandy contribuiu com sua dedicação, profissionalismo e espírito de liderança para os esforços de preservação da paz e da segurança na nação-irmã do Haiti. O país perde um grande brasileiro. Transmito minhas condolências aos familiares e amigos do general Jaborandy”.
Agência Brasil

A caminho do Vasco, Leandrão rescinde com o Brasil de Pelotas

Leandrão Brasil de Pelotas Guarani Série C Brasileirão (Foto: Carlos Insaurriaga / Divulgação, Brasil de Pelotas)Leandrão, à esquerda, comemora um de seus gols pelo Brasil de Pelotas (Foto: Carlos Insaurriaga / Divulgação, Brasil de Pelotas)
Leandrão está de malas prontas para defender o Vasco. Na tarde desta segunda-feira, o atacante de 32 anos rescindiu seu contrato com o Brasil de Pelotas, que tinha validade até novembro de 2015. O acordo previa a liberação sem multa para equipes da Série A do Campeonato Brasileiro. Ele já marcou 16 gols na atual temporada, sendo 11 na Série C - os outros cinco foram pelo Novo Hamburgo no Gauchão. Recentemente, anotou três em apenas seis minutos contra o Londrina.
- Acertamos tudo com ele agora e só temos a agradecer pelo que fez pelo Brasil de Pelotas. Leandrão está indo para o Vasco. Já rescindimos o contrato e havia uma cláusula que previa a liberação sem multa para equipes da Série A. Foi um pedido do próprio jogador quando assinamos. Para equipes da Série B, C e D, a multa era de R$ 200 mil - confirmou Ricardo Fonseca, presidente do Brasil de Pelotas.
Leandrão será o 31º reforço do Vasco no ano e a chegada ao Rio está prevista para esta terça-feira. O centroavante chega para suprir a carência deixada após a saída de Gilberto - ainda o artilheiro do Vasco em 2015 com nove gols marcados. Com passagens por clubes com Inter, Botafogo, Vitória, Sport e Ponte Preta, o jogador deve assinar contrato de dois anos com o Cruz-Maltino.
- Tem bastante chance. Não posso falar mais do que isso - resumiu o vice-presidente de futebol do Vasco, José Luis Moreira.
Por Rio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador do Cruzeiro.

Cruzeiro; Vanderlei Luxemburgo (Foto: Washington Alves/Light Press)Luxemburgo não resistiu a sequência negativa no Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)
Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador do Cruzeiro. Depois de perder por 1 a 0 para o Santos, nesse domingo, no Mineirão, o técnico foi demitido nesta segunda-feira. Com o tropeço diante do Peixe, a Raposa chegou a seis jogos sem vitória. O último resultado positivo foi no início de agosto, quando o time celeste bateu o Palmeiras por 2 a 1 em casa, pelo Campeonato Brasileiro. Depois disso, foram seis partidas, com cinco derrotas e um empate. Entre esses confrontos, a equipe mineira foi eliminada das oitavas de final da Copa do Brasil, ao ser derrotada, coincidentemente, pelo Palmeiras, por 3 a 2, em Belo Horizonte. Vanderlei deixou a Toca da Raposa sem dar declarações. A diretoria do Cruzeiro informou também que ainda não procurou um novo treinador para assumir o time.
A má fase também provocou a saída de Isaías Tinoco do posto de diretor de futebol do time celeste. Ele ficou no cargo durante pouco mais de um mês. Tinoco foi apresentado no dia 22 de julho, mas após declaração polêmica dizendo que a torcida cruzeirense não era a maior de Minas Gerais, o dirigente foi bastante criticado pelos torcedores. 
Nesta segunda passagem de Vanderlei no comando do Cruzeiro, foram 19 jogos – incluindo Brasileiro e Copa do Brasil – com dez derrotas, três empates e seis vitórias. A defesa cruzeirense levou 21 gols, enquanto o ataque marcou 16. O que dá um rendimento de apenas 36,8%. Na primeira passagem, em 2002/2004, o treinador conseguiu um aproveitamento de 70,4%. Foram 107 jogos, 68 vitórias, 22 empates e 17 derrotas. Luxemburgo assumiu a equipe contra o Flamengo, no dia 3 de junho, na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, após demissão do técnico Marcelo Oliveira, bicampeão consecutivo com o time celeste.
A derrota para o Santos, neste domingo, deixou o time celeste em 16º lugar com 22 pontos, com uma vitória a mais que o Goiás, primeira equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No próxima quarta-feira, o Cruzeiro enfrenta a Ponte Preta, às 19h30 (de Brasília), em Campinas, pela vigésima segunda rodada da competição. O auxiliar técnico Deivid dirige o time no interior de São Paulo, acompanhado pelo preparador físico Antônio Mello. Os dois profissionais serão mantidos até a chegada da nova comissão técnica.
Confira o retrospecto da segunda passagem de Luxemburgo pelo Cruzeiro:   
03/06/2015 – Cruzeiro 1 x 0 Flamengo – 5ª rodada Campeonato Brasileiro – Mineirão
06/06/2015 – Atlético-MG 1 x 3 Cruzeiro – 6ª rodada Campeonato Brasileiro – Independência
13/06/2015 – Vasco 1 x 3 Cruzeiro – 7ª rodada Campeonato Brasileiro – São Januário
21/06/2015 – Cruzeiro 0 x 1 Chapecoense – 8ª rodada Campeonato Brasileiro – Mineirão
28/06/2015 – Coritiba 1 x 0 Cruzeiro – 9ª rodada Campeonato Brasileiro – Couto Pereira
01/07/2015 – Grêmio 1 x 0 Cruzeiro – 10ª rodada Campeonato Brasileiro – Arena do Grêmio
04/07/2015 – Cruzeiro 2 x 0 Atlético-PR – 11ª rodada Campeonato Brasileiro – Mineirão
09/07/2015 – Fluminense 1 x 0 Cruzeiro – 12ª rodada Campeonato Brasileiro – Maracanã
12/07/2015 – Cruzeiro 1 x 0 Goiás – 13ª rodada Campeonato Brasileiro – Mineirão
19/07/2015 – Cruzeiro 1 x 1 Avaí – 14ª rodada Campeonato Brasileiro – Mineirão
26/07/2015 – São Paulo 1 x 0 Cruzeiro – 15ª rodada Campeonato Brasileiro – Morumbi 
02/08/2015 – Sport 0 x 0 Cruzeiro – 16ª rodada Campeonato Brasileiro – Arena Pernambuco
09/08/2015 – Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras -  17ª rodada Campeonato Brasileiro – Arena Palmeiras
13/08/2015 – Joinville 3 x 0 Cruzeiro – 18ª rodada Campeonato Brasileiro – Arena Joinville 
16/08/2015 – Cruzeiro 0 x 0 Internacional – 19ª rodada Campeonato Brasileiro – Mineirão
19/08/2015 – Palmeiras 2 x 1 Cruzeiro – Ida das oitavas de final Copa do Brasil – Arena Palmeiras
23/08/2015 – Corinthians 3 x 0 Cruzeiro – 20ª rodada Campeonato Brasileiro – Arena Corinthians
26/08/2015 – Cruzeiro 2 x 3 Palmeiras – volta das oitavas de final Copa do Brasil – Arena Palmeiras
30/08/2015 – Cruzeiro 0 x 1 Santos – 21ª rodada Campeonato Brasileiro – Mineirão
Por Belo Horizonte

Adriano Martins é o novo reforço do Fortaleza para a Série C do Brasileiro

Adriano Martins, atacante do Fortaleza (Foto: Divulgação/Fortaleza)Adriano Martins chega para o setor de ataque do Fortaleza (Foto: Divulgação/Fortaleza)
O atacante Adriano Martins é o novo reforço do Fortaleza para o restante da temporada 2015. O jogador, que teve seu melhor momento na campanha do Vasco da Gama, na Série B do Campeonato Brasileiro de 2009, acertou bases salariais com o Tricolor do Pici e já está treinando na se de do clube.
Além do Vasco, o atacante passou por Internacional, Treze-PB, Cerezo Osaka e Gamba Ozaka, do Japão, e Al-Jaish-CAT.
Adriano Martins chega como opção para o setor ofensivo do clube no momento em que Ricardo Jesus ficará três semanas afastado dos gramados.
Atualmente, o técnico Marcelo Chamusca tem à disposição no ataque, João Pedro (que vem atuando com o time B, na Taça Fares Lopes), Romarinho, Maranhão (que é meia de origem) e Lúcio Maranhão. Uilliam está machucado e não deve voltar até o fim da temporada.
O Fortaleza encara o América-RN, às 19 horas do próximo sábado (5), na Arena das Dunas, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
Por Fortaleza, CE

Sem clássico estadual: sorteio define duelos das quartas da Copa do Brasil

Oito times, uma taça. Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil 2015 foram definidos no início da tarde desta segunda-feira, em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Após dois clássicos estaduais nas oitavas (Vasco x Fla e Santos x Corinthians), a próxima fase não terá enfrentamentos entre equipes do mesmo estado. Confira os duelos:
CARROSSEL - Sorteio Copa do Brasil (Foto: Editoria de Arte)
- São Paulo x Vasco
- Figueirense x Santos
- Palmeiras x Internacional

- Grêmio x Fluminense

Um novo sorteio, às 14h (horário de Brasília) desta segunda, também na sede da CBF, vai definir os mandos de campo. Datas e horários serão divulgados na sequência. Os jogos de ida serão nos dias 23 e 24 de setembro. E a volta, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro. 
Para as semifinais, não haverá mais sorteio. O vencedor do duelo entre São Paulo e Vasco enfrenta nas semis quem passar de Figueirense x Santos. O ganhador de Palmeiras x Inter pega Grêmio ou Fluminense. Há, portanto, a possibilidade de dois clássicos estaduais nas semis, caso passem São Paulo, Santos, Inter e Grêmio.
Uma novidade na Copa do Brasil de 2015 é que, na final, o gol fora de casa não será mais critério de desempate. A edição atual é a de número 27.
Entre os oito times, o Grêmio é o maior campeão, com quatro títulos. O Palmeiras soma duas taças. Fluminense (2007), Internacional (1992), Santos (2010) e Vasco (2011) têm um título cada. Já Figueirense e São Paulo tentam conquistar a Copa do Brasil pela primeira vez.
Por Rio de Janeiro

O EFETIVO DAS POLÍCIAS BRASILEIRAS - MILITARES E CIVIS

PMDF
A PMDF, proporcionalmente, é a polícia militar com o maior efetivo do Brasil. Foto: André Gustavo Stumpf
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela primeira vez dedicou um espaço da sua Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) à área de segurança pública. No estudo, o Instituto divulgou dados interessantes referentes à quantidade de policiais militares e civis nas regiões e unidades da federação brasileiras.
O destaque fica para a relação entre efetivo policial e quantidade de habitantes:
Efetivos das polícias brasileiras
De acordo com a tabela acima, retirada do estudo do IBGE, o estado com o menor efetivo policial-militar relativo ao número de habitantes é o Maranhão, com 881 habitantes por policial militar. O Distrito Federal possui o maior efetivo relativo, com 194 habitantes por policial militar.
É bom lembrar que fatores como a distribuição do efetivo em cada município, e até unidade policial, contam muito para analisar esses dados. Ressalvas como policiais empregados em setores administrativos e a concentração de efetivo em algumas regiões, em detrimento de outras, podem ser definitivas para definir a quantidade real de policiais por habitante.
Por Danillo Ferreira
BLOG ABORDAGEM POLCIAL

PROJETO TENTA LIBERAR DIESEL PARA CARROS DE PASSEIO NO SENADO

Volkswagen Golf GTD (Foto: Divulgação)
Um projeto de decreto legislativo tenta liberar a venda de carros de passeio com motor a diesel no Brasil. O autor da proposta é o senador Benedito de Lira (Partido Progressista de Alagoas), que afirma que os motores movidos pelo combustível passaram por profundos avanços nos últimos anos e estão mais econômicos menos poluentes, mais silenciosos, e com maior potência.
Hoje, o uso do diesel é limitado a apenas veículos de carga, de transporte coletivo, ou fora de estrada. De acordo com a proposta, com a liberação do combustível, “será dado o estímulo necessário para o desenvolvimento do biodiesel, que nos permitiria ainda mais, reduzir nossa dependência do petróleo". Para o senador, a commodity está sujeita a intensas flutuações de preço no mercado internacional e continua a pressionar negativamente a balança comercial. A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça aguardando que seja designado o Relator.
A restrição que proíbe a venda de veículos de passeio a diesel é de 1976 e surgiu durante a crise do petróleo, quando o Brasil decidiu investir no etanol para diminuir a importação do produto. O país é o único a ter esse tipo de lei no mundo.
E se for aprovado ...
Caso o projeto se torne realidade, modelos diesel vendidos no exterior poderão vir para o Brasil. Com raras exceções, a maioria dos grandes fabricantes instalados no país possuem tecnologia diesel bem desenvolvida. A Fiat foi a primeira a introduzir os motores common rail de injeção direta e a Volkswagen vende turbodiesel até para os americanos. Imagine só como seriam algumas versões de carros vendidos no nosso país, só que movidos a diesel.

É o caso do Volkswagen Golf, que possui a versão GTD 2.0 turbodiesel de 184 cv a apenas 3.500 giros e 38,8 kgfm de torque entre 1.750 e 3.250 rpm. Com tecnologias como injeção direta e peso apenas um pouco maior do que um GTI convencional, o turbodiesel mal precisa chegar a regimes médios para ir de 0 a 100 km/h em 7,5 s e ainda chega aos 230 km/h. Claro que o modelo a gasolina é mais potente (36 cv a mais) e tem torque que fica apenas 3,1 kgfm para trás, então ele baixa pelo menos 1 s na arrancada até os 100 km/h e ultrapassa a velocidade máxima em 5 km/h. Mas a grande façanha do diesel é andar próximo do GTI convencional, mas sem estragar a festa na hora de parar no posto: são até 23,8 km/l de consumo médio. Economia superior até a do up! TSI. Por mais que os motores a gasolina com turbo e injeção direta tenham respostas cada vez mais espertas em baixa e tenham se tornado econômicos, esse tipo de frugalidade ainda é maior nos diesel.
A diferença de preço também diminuiu ao longo dos anos, atualmente o GTD custa apenas 1.050 euros a mais nas concessionárias alemãs, onde é vendido por 30.275 euros contra 29.225 euros. Em reais, dá uns R$ 4.200. Claro que por aqui a conta tende a ser mais cara. Embora traga tecnologias como tração 4X4 e câmbio automático de nove marchas para justificar parte da diferença, o Jeep Renegade Sport 1.8 flex de 132 cv automático de seis marchas sai por 76.900, R$ 23 mil a menos que os R$ 99.900 pedidos pela mesma versão com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv.
Embora o diesel ofereça vantagens claras de desempenho e economia, o consumidor brasileiro ainda terá que se habituar a pagar por estas vantagens entre os carros de passeio.
POR REDAÇÃO AUTOESPORTE