5 de abril de 2015

AÇUDE GENERAL SAMPAIO E AS CHUVAS EM 2015


Venho aqui atualizar as informações sobre os índices de chuvas em General Sampaio assim como o nível de nosso Açude.
Até 03 de abril já computamos 502mm de chuvas. Quanto ao Açude General Sampaio, cuja ultima informação trazida aqui era de aumento de 38cm em seu volume, conta agora com 1 metro e 36 cm de aumento no volume da água, cerca de 20.000.000m3, ou 6,2% da capacidade total que é de 322.000.000m3, Informação de hoje, 05.04.2015.
São animadoras essas informações, esperamos um mês de abril com mais chuvas para nos tranquilizarmos quanto a recuperação do potencial do açude. Destacamos a importância do Açude General Sampaio cada vez mais para a Região do Vale do Curu. Em especial para as Cidades General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, Paramoti, Caridade e Canindé.

 Facebook da Dra Eliene Brasileiro
https://www.facebook.com/elienebrasileiro?fref=nf&pnref=story

Blog do Alexandre Gomes 
O Cearense do Sertão!

Isso é doído, veja 20 ilusões de óticas mais incríveis que você verá

Algumas imagens são incríveis e o nosso cérebro simplesmente percebe o que ele quer, sem verificar se é exatamente aquilo que está vendo. Isso se chama ilusão de ótica e temos várias imagens que são simples, mas que nos causa essa ilusão de ótica.


Essas imagens normalmente são feitas para enganar os olhos de quem está vendo, por isso que muitas imagens chegam a perturbar o nosso cérebro. Isso é doido, veja 20 ilusões de óticas mais incríveis que você verá.

Ilusão de ótica

1- Essa imagem que estamos vendo abaixo é uma ilusão de ótica, pois se colocarmos o dedo entre a marcação que separa os dois quadrados, vemos que o debaixo também é branco.





2- Se você fixar os olhos nesses pontinhos pretos verá uma imagem de alguém que já conhece.




3- Olhe para os pontinhos no nariz da moça e depois olhe para um espaço em branco.




4- Os carros parecem ser de tamanhos diferentes, mas é só o anglo em que a foto foi tirada e a distância dos veículos.




5- Tente ver qual é o espaço em branco na imagem.




6- Não se iluda, é apenas uma pintura no chão de um parque em Paris.




7- Adivinhe qual círculo laranja seria o maior? Os dois tem o mesmo tamanho, o que muda são os circulo em volta que fazem com que os mesmos pareçam de tamanhos diferentes.




8- Veja o círculo rosa girar. É só aproximar-se da tela e olhar para o pontinho laranja.




9- Acredite, os círculos abaixo são da mesma cor, ou seja, do mesmo tom de cinza. Mas quando exposto a luz, o cérebro entende como sendo cores diferentes.








10- Olhe para essa imagem que aprece estar girando e depois olhe para a imagem abaixo. Eles também vão girar.






11- Já nessa outra imagem temos algo interessante. Parece que as duas faixas estão correndo e que uma delas está na frente, mas na verdade as duas caminham juntas.




12- Ao aproximar-se da imagem e verá a luz mais forte. Ao afastar-se da mesma, verá a luz mais fraca.




13- Parece que as bolinhas dessa imagem são cinza e branca, mas na verdade elas são somente brancas.



14- As imagens abaixo parecem que estão se mexendo.







17- O que você enxerga? Duas pessoas se beijando ou uma pessoa com a aparência triste.




18- Essa ilusão de ótica é incrível.




19- Parecem mulheres lindas, mas quando a foto é virada, não fica legal.




20- Parece que eles estão “andando no ar”, mas na verdade estão apenas andando em um piso com pintura em 3D. 


Atacantes decidem, e Fortaleza vence o Icasa por 2 a 1 no Romeirão

Cássio
Cássio marcou o primeiro gol da partida, após cruzamento de Corrêa
FOTO: BRUNO GOMES
Muito criticado, o ataque do Fortaleza funcionou neste domingo (5). Em um jogo difícil, Cássio e Lúcio Maranhão decidiram, e o Tricolor do Pici venceu o Icasa por 2 a 1, na primeira partida da semifinal do Campeonato Cearense 2015, disputada no Romeirão. Everton anotou para o time mandante.
Alterado em relação à equipe que vinha jogando, o Leão sofreu no primeiro tempo com a condição do campo e com a falta de criatividade e chegou ao gol apenas em bola parada, com Cássio. Na raça, o Verdão do Cariri empatou a partida no segundo tempo. No final do jogo, Lúcio Maranhão, que vinha do banco, desencantou e deu a vitória para o Tricolor.

Com a vitória fora de casa, o Fortaleza pode até perder por um gol de diferença na partida de volta - porque tem mais pontos que a equipe de Juazeiro no somatório geral da competição -, na Arena Castelão, no próximo domingo (12).
Diário do Nordeste

Primeiro açude do país, Cedro busca título de patrimônio mundial

Açude foi construído devido aos efeitos de estiagem no século XIX (Foto: Governo do Estado/Divulgação)Açude foi construído devido aos efeitos de estiagem no século XIX (Foto: Governo do Estado/Divulgação)
O Açude do Cedro, em Quixadá, é candidato a receber o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A solicitação foi feita pelo governo brasileiro, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Lista Indicativa funciona como um instrumento de planejamento de preparação de candidaturas, assemelhando-se a um inventário, e é composta pela indicação de bens culturais, naturais e mistos, apresentados pelos países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco. Essa iniciativa pode ensejar a participação de gestores de sítios, autoridades locais e regionais, comunidades locais, ONGs e outros interessados na preservação do patrimônio cultural e natural do país.

O Açude do Cedro, em Quixadá, foi a primeira grande obra hídrica realizada pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de entre 1877 e 1879.

O Governo Imperial solicitou ao engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha e a outros técnicos estudos de meios para o combate aos efeitos das secas. Ficou então decidida a construção de barragens nos leitos dos rios para barrar as águas pluviais. O próprio Ernesto Cunha indicou o Boqueirão do Cedro como local selecionado. Em 1880, o engenheiro britânico Jules Jean Revy confirmou a indicação.

No ano de 1882 o primeiro projeto foi feito pelo próprio Jules Revy que coordenou a realização de obras preliminares, como a construção de uma estrada de acesso e a instalação das máquinas. Às vésperas do início das obras, ocorre a proclamação da república e a consequente retirada de Revy. Após modificações no projeto realizadas em 1889 pelo engenheiro Ulrico Mursa, da Comissão de Açudes e Irrigação (atualmente DNOCS), as obras foram finalmente iniciadas em 15 de novembro de 1890. Sua conclusão, após várias interrupções, foi em 1906, já sob coordenação do engenheiro Bernardo Piquet Carneiro, que assumiu a direção da construção em 1900.

O açude teve base em alguns monumentos romanos no comando de Julio Caesar (Julio César). Possui quatro barragens: a Principal, a do Sul, a da Lagoa do Forges e a do Vertedouro. Estas barram as águas do rio Sitiá e dos riachos Macambira, Verde, do Socorro, do Cabo, Guaribas, Caracol e entre outros riachos da região.

Do G1 CE

Feliz Páscoa a Todos.




Alexandre Gomes,

O Cearense do Sertão!

Ceará vence Guarani de Juazeiro por 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal do cearense 2015.

Image-0-Artigo-1828785-1
Sem seu principal artilheiro, Magno Alves, vetado momentos antes da partida por uma virose, coube ao atacante Assisinho decidir o jogo para o Vovô, marcando o único gol da partida, primeira da semifinal do Estadual
FOTO: BRUNO GOMES
Nem parecia que Ceará e Guarani de Juazeiro disputavam o primeiro jogo de uma semifinal de Campeonato Cearense. Em um jogo duro de se ver, com as duas equipes jogando muito mal, em que o empate sem gols cairia bem pelo futebol apresentado, o Vovô contou com a estrela de Assisinho para vencer por 1 a 0 o Leão do Mercado no Romeirão, em Juazeiro no Norte, e encaminhar sua vaga para a decisão do campeonato.
Com o resultado, o Alvinegro pode até perder por um gol de diferença no dia 19, no Castelão, que manterá vivo o sonho de seu segundo pentacampeonato estadual, por ter melhor campanha no geral. Para o Guarani, apenas uma vitória por dois gols de diferença interessa, já que não há o critério de gols fora de casa como critério de desempate.
Protagonista
O triunfo alvinegro pode ser creditado ao atacante Assisinho. Foi ele, aos 33 minutos no segundo tempo, que tirou o zero do placar, subindo com estilo de cabeça e vencendo o goleiro.
Fora isso, o jogo foi fraco, tamanha a falta de inspiração das duas equipes, excessivamente cautelosas e sem dar trabalho aos goleiros. Se o Ceará não pôde comemorar a atuação de ontem, pelo menos o resultado foi importante para o clube encaminhar uma vaga para a final.
Vladimir Marques
Repórter
Diário do Nordeste

Leão espera fazer um bom resultado hoje à tarde no Romeirão para buscar a classificação no jogo de volta, domingo, na Arena Castelão

Leão espera fazer um bom resultado hoje à tarde no Romeirão para buscar a classificação no jogo de volta, domingo, na Arena Castelão. (Fotos: Nodge Nogueira)
O Fortaleza faz logo mais, 16h, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, o primeiro jogo da semifinal que apontará um dos finalistas do Estadual. Leão enfrenta o Icasa, num jogo que promete ser dos mais disputados. 

Tricolor de Aço cumpre sei terceiro compromisso fora de casa, no curto espaço de uma semana. Uma verdadeira maratona de jogos e viagens, com deslocamentos a Recife, Teresina e Juazeiro do Norte. 

Apesar do desgaste físico, todos estão otimistas quanto a conseguir um bom resultado, mesmo sabendo do poderio do Verdão do Cariri, que é uma equipe bem montada e difícil de ser superada, principalmente jogando no Romeirão. 

O técnico Marcelo Chamusca tem conversado muito com o grupo sobre a importância dessa sequencia decisiva do Campeonato Cearense, pois em passando para a final, além de conquistar o direito de brigar pelo título diretamente, ainda garante vaga para duas competições importantes em 2016, que são a Copa do Nordeste e Copa do Brasil. 

Para o confronto de hoje, Chamusca volta a contar com Vinícius Hess e Auremir, que cumpriram suspensão no jogo do meio de semana contra o River, pela Copa Brasil. Outro que volta a ser opção é o zagueiro Adalberto, que não esteve em campo no jogo passado por conta de um desconforto muscular na coxa. O único desfalque é o zagueiro Genilson, que foi expulso no último jogo pelo Estadual, e cumpre suspensão. 

Icasa e Fortaleza se enfrentam pela semifinal do Campeonato Cearense, com a arbitragem de Almeida Filho, que terá como assistentes Mardonio Ribeiro e Anderson Farias. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó
 

Três mortes e 2.679 casos de dengue são confirmados em 2015 no Ceará

Hora 1_dengue (Foto: reprodução TV Globo)Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue
(Foto: reprodução TV Globo)
Em 2015, já foram confirmados  2.679 casos de dengue  em 79 do 184 munícípios do Ceará, com três  mortes. Foram notificados 104 casos graves (10 mortes), dos quais 77 confirmados.  Do total de casos graves confirmados, 67 é de Dengue com Sinais de Alarme e 10 de Dengue Grave. Dos casos confirmados de dengue a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 19,7% do total. Os dados foram divulgados no Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (1º), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Em Fortaleza, foram confirmados  547 casos de dengue e 1.033 estão sendo investigados. Quatro mortes também estão sendo investigadas na capital. No interior do Estado, destacam-se os municípios de Arneiroz, Hidrolândia, Ipu, Jucás, Pires Ferreira e Porteiras com incidência acima de 300 por 100.000 habitantes. Em 100% dos casos confirmados, o vírus circulante foi o DENV-1.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará está em situação de alerta para a ocorrência de epidemia. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), mostra que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. Fortaleza também é uma das capitais em alerta, segundo o Ministério.
O índice utilizado no LIRAa leva em consideração a percentagem de casas visitadas com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito; e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito.
Casos graves
De acordo com a Secretaria, houve um aumento de 43,9% dos casos graves confirmados em comparação com o mesmo período de 2014 e uma redução de 67% no número de óbitos no igual período do ano anterior. Dos casos graves confirmados, o interior foi responsável por 56,7 de Dengue com Sinais de Alarme e 70% por Dengue Grave.

Controle
Para controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya, a orientação dos especialistas é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Infográfico Dengue (Foto: Arte/G1)Infográfico Dengue (Foto: Arte/G1)
Do G1 CE