15 de novembro de 2013

Icasa vence o Paysandu, chega à 3ª posição e está a dois jogos do acesso

Empurrado pela torcida e com golaço de Elanardo, Verdão assumiu a inédita terceira posição da Série B (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)
Ah ah ah, o Verdão na Série A!Assim gritava a torcida do Icasa ao final da partida desta sexta-feira (15) quando a equipe caririense venceu o Paysandu por 2x1 e vê o acesso à Série A cada vez mais perto. Com o resultado o time alviverde fica a dois, ou até quem sabe um jogo de fazer história chegando à elite máxima do futebol brasileiro, na inédita terceira posição com 59 pontos. Na próxima rodada, que será a penúltima, o Icasa encara a Chapecoense no Romeirão.

Avassalador no início da partida, o Verdão abriu o placar logo com um minuto de jogo. Neilson cruzou e Leandro subiu mais que a defesa para cabecear não dando chances para o goleiro Matheus. Com 10 minutos Gustavo quase surpreendia Matheus com gol olímpico. Aos 24 ele tentou de novo em escanteio e acertou o travessão. Com 30 minutos, Chapinha passou para Neilson acertar a rede pelo lado de fora.

Quatro minutos depois o ala direito icasiano tentou surpreender o goleiro do meio campo, mas ele mandou para escanteio. Aos 39, Pablo cruzou rasteiro, a bola seguiria pela linha de fundo, mas faltou comunicação na defesa alviverde quando João Ricardo rebateu para o meio da área, nos pés de Yago Pikachu que livre de marcação deixou tudo igual. Aos 43, Juninho tentou encobriu Mateus, mas o goleiro se recuperou e salvou mandando mais uma vez para fora.

A partida reiniciou no segundo tempo pouco movimentada. Aos 12 Naylhor saiu jogando errado Helinton deixou Gabriel no chão e finalizou para defesa salvadora de João Ricardo. Aos 21, Elanardo se livrou da marcação e finalizou por cima do gol. O Verdão parecia nervoso em campo, errado passes que geralmente não erra e cedendo espaço ao adversário.

Aos 27 minutos veio o lance mais bonito do jogo. Chapinha tocou para Leandro ajeitar de primeira para Elanardo, de fora da área, acertar o ângulo e marcar um golaço: Verdão 2x1! Dois minutos depois o Papão perdeu o zagueiro Fábio Sanches, expulso após falta sobre Leandro.


Leandro abriu o placar e foi comemorar com a torcida (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)

FICHA TÉCNICA
ICASA 2X1 PAYSANDU

COMPETIÇÃO
 – Campeonato Brasileiro Série B 36ª Rodada
DATA/HORÁRIO – 15 de novembro de 2013 (sexta-feira), às 20h50
LOCAL – Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte/CE
ÁRBITRO – Pericles Bassols (RJ, Fifa)
ASSISTENTES – Rodrigo Pereira Joia (RJ, Fifa) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
PÚBLICO – 6.069 pagantes (562 não pagantes)
RENDA – R$ 107.169,00
GOLS – Leandro (ICA) 1’/1ºT, Yago Pikachu (PAY) 39’/1ºT Elanardo (ICA) 27’/2ºT
EXPULSÃO – Fábio Sanches (PAY) 29’/2ºT


ICASA
: João Ricardo; Naylhor, Luis Gustavo e Luiz Otávio; Neilson, Gilmak (Elanardo 15’/2ºT), Guto (Gabriel 25’/1ºT), Chapinha  e Gustavo; Juninho Potiguar e Leandro (Geraldo 37’/2ºT). Técnico: Sidney Moraes. 

PAYSANDU
: Matheus; Pikachu, Fábio Sanches, Raul e Pablo; Zé Antônio, Vanderson, Djalma (Leonardo 32’/2ºT) e Eduardo Ramos; Helinton (Diego Barbosa 38’/2ºT) e Marcelo Nicácio (Careca 19’/1ºT). Técnico: Vagner Benazzi 

Miséria 
Robson Roque

Da final da Libertadores à Série C em 11 anos: Azulão muito perto da queda

Clube mais jovem a ser finalista da Libertadores - tinha 13 anos em 2002 -, o São Caetano pode ser rebaixado à Série C nesta final de semana, em mais um passo de sua impressionante decadência nos últimos anos. Lanterna da Série B faltando só três rodadas, com 32 pontos, o time vai se não derrotar o Joinville, sábado, às 21h, no Anacleto Campanella. A única chance de escapar da degola é vencer seus três jogos restantes e torcer por uma complicada combinação de resultados.
Info_LINHA-TEMPO_Sao-Caetano2 (Foto: Infoesporte)






















O enorme declínio do São Caetano é uma situação que parecia impensada para um clube que tem na precocidade a sua grande marca. Fundado em 1989, o time do ABC Paulista só precisou de 11 anos de vida para disputar a decisão do Campeonato Brasileiro – chamado de Copa João Havelange em 2000, quando foi derrotado pelo Vasco. No ano seguinte, mais uma vez o Azulão alcançou a final do Brasileirão, quando perdeu o título para o Atlético-PR. Em 2002, a equipe ultrapassou fronteiras e foi finalista da valorizada Libertadores, quando acabou sendo superada pelo Olimpia, do Paraguai, na finalíssima disputada no Pacaembu. Dois anos depois, em 2004, o São Caetano atropelou os grandes clubes paulistas e ganhou o seu primeiro e único Paulistão.
Dois personagens fundamentais na história do Azulão se dividem ao explicar os motivos que levaram o mais vitorioso clube do ABC Paulista a despencar na longa escada que leva às glórias. Para Nairo Ferreira de Souza, presidente do clube desde 1996, a culpa do iminente rebaixamento é dos jogadores, que, segundo ele, não demonstraram comprometimento e deixaram de honrar a camisa do clube. Já para o atacante Adhemar, considerado o maior jogador da história do São Caetano, a culpa não é apenas dos atletas. A diretoria, comandada pelo longevo mandatário, não conseguiu manter o profissionalismo visto nos anos de glória.
Presidente ataca elenco e promete renascimento
Nairo Ferreira de Souza, presidente do São Caetano (Foto: Reprodução SporTV)Nairo Ferreira de Souza, presidente do Azulão
(Foto: Reprodução SporTV)
Nairo Ferreira de Souza se orgulha em dizer que é o maior presidente da história do São Caetano. Em 1996, quando assumiu o poder, ele pegou um time na Série A-3 do Paulistão e na terceira divisão do Brasileiro. Dois anos depois, o time subiu uma esfera nas duas competições e deu início ao seu caminho rumo ao estrelato. Com jogadores desconhecidos e uma estrutura respaldada por investimentos de uma grande empresa e da prefeitura de São Caetano do Sul, o time conseguiu construir uma história raramente vista no futebol brasileiro. Porém, tal enredo corre o risco de ser esmigalhado com a ida para a Série C. Como explicar tamanha reviravolta?
O cartola isenta a diretoria de qualquer culpa. Para ele, os grandes vilões são os jogadores do atual elenco.
Culpo a falta de comprometimento dos jogadores. Com bons salários em dia e uma ótima estrutura, eles tinham a obrigação de honrar a camisa e não deixar o clube passar por essa situação"
Nairo Ferreira, presidente do Azulão
– É uma situação difícil de explicar. Nós montamos uma equipe para estar entre os quatro melhores da Série B e as coisas não aconteceram. O maior problema foram os jogadores. Qualquer treinador acha que o time tem elenco para chegar. Eu culpo a falta de comprometimento dos jogadores. Com bons salários em dia e uma ótima estrutura, eles tinham a obrigação de honrar a camisa e não deixar o clube passar por essa situação. No ano passado, nós brigamos para subir para a Série A, mas agora os jogadores afundaram o time – afirmou Nairo.
Questionado se o fato de ele ter se perpetuado na presidência do São Caetano é prejudicial ao clube, o mandatário diz que não. Ele afirma só ter trazido benefícios ao Azulão.
– Eu sou um grande vencedor dentro do São Caetano. A nossa provável queda é uma consequência do futebol. O planejamento sempre foi traçado para voltarmos à elite. O time acomodou na competição, mas a estrutura continua a mesma.
Muricy Ramalho taça São Caetano campeão Paulista 2004 (Foto: Arquivo / Agência Estado)Muricy, com Lucio Flavio ao fundo, e a taça de campeão paulista de 2004 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)
Após jogar toda a culpa para os jogadores, mas aceitar o rebaixamento, Nairo já demonstrou estar pensando em 2014. Ele diz que a volta por cima vai ser obtida com o retorno às origens do Azulão. E, que, já ano que vem, o time superará a Série C.
– Eu vou resgatar o time. Para isso, nós temos de voltar às nossas origens. Nós vamos trazer um novo treinador, pois o Pintado só veio para o Brasileiro da Série B. E vamos fazer uma nova comissão técnica, além de mandar embora uns 60% dos jogadores do elenco. Quero jogador que queira crescer na carreira, que não chegue no São Caetano, que é um clube de camisa, e se acomode. Vamos encarar com realidade. É montar uma equipe forte e voltar para a Série B já no ano que vem. Vamos voltar forte, nós temos camisa e estrutura.
Adhemar quer ser presidente do São Caetano para salvar o clube
Adhemar comemora gol do São Caetano (Foto: Divulgação/Site da FPF)Adhemar comemora gol pelo São Caetano na
Copa JH, em 2000 (Foto: Divulgação/Site da FPF)
Quando se pensa nos tempos de glória do Azulão, o nome de Adhemar é disparado o mais lembrado. Atacante de baixa estatura e dono de um chute potente e certeiro, o paulista de Tatuí brilhou intensamente com a camisa do São Caetano. O auge foi em 2000, quando foi o artilheiro da Copa João Havelange, com 22 gols. Entre idas e vindas, Adhemar jogou no ABC Paulista entre 1996 e 2006 e assinalou 68 tentos, sendo o maior goleador da história do clube.
Com tamanho prestígio, o ex-jogador não descola a sua imagem do São Caetano. A ponto de se sentir rebaixado com o time.
– Eu sinto como se estivesse sendo rebaixado também. E que, assim, o nosso trabalho nos anos de conquistas teria sido em vão. Eu fiz parte de todo o processo  de crescimento do São Caetano. Foi muito difícil levarmos o time da Série  C para a Série A, entre 98 e 2001. Isso não poderia acontecer. O Azulão merece estar sempre na primeira divisão.
Adhemar culpa a diretoria pela decadência, mas ele também não exime os atuais jogadores do São Caetano:
Na nossa época, o São Caetano era usado como ponte para um grande clube. Mas agora o jogador chega no Azulão e fica sem grandes ambições, já se sente realizado. A diretoria está contratando mal"
Adhemar, grande ídolo do São Caetano
– O presidente é o mesmo da época, isso explica muita coisa. No futebol, é necessário mudar o poder, senão existe acomodação. O presidente fez muito no passado, só que agora o planejamento dele não funciona mais.
– Eu também culpo um fator importante: a falta de comprometimento dos jogadores com o clube. Como o São Caetano paga em dia, o jogador chega e já se sente estabilizado na carreira. Na nossa época, o São Caetano era usado como ponte para um grande clube. Mas agora o jogador chega no Azulão e fica sem grandes ambições, já se sente realizado. A diretoria está contratando mal – acrescentou o ex-atleta.
Chateado com a provável queda para a Série C, Adhemar conta que sonha ser o homem-forte do São Caetano.
– Eu quero ser presidente do Azulão. Eu quero trabalhar para salvar o clube e fazer com que o time volte à Série A e volte a jogar de igual para igual contra os grandes clubes do Brasil. Já estou ficando mais por dentro da política do clube. É meio fechado lá, mas vou fazer de tudo para conseguir fazer parte da diretoria de futebol e depois ser presidente.
Palmeiras rafael santos São Caetano série B (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jogadores do São Caetano: rumo à Série C (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Por São Paulo

ASA de Arapiraca é o primeiro rebaixado para a Série C 2014

                      


Lanterna da Série B, o São Caetano ainda tem chances de escapar do rebaixamento à terceira divisão do Nacional. Curiosamente, o penúltimo colocado, o alagoano ASA, não.
A equipe foi rebaixada nesta sexta-feira (15) ao ser goleada pelo ABC por 4 a 1 no estádio Frasqueirão, em Natal, pela antepenúltima rodada da Série B.  À frente do São Caetano na classificação por causa do número de vitórias, mas também com 32 pontos, o ASA não pode mais alcançar o Guaratinguetá, primeiro time fora do grupo do descenso, que possui 41.
O São Caetano, que enfrenta o Joinville amanhã, ainda pode somar nove pontos nos três jogos que lhe restam. Mas precisa que Atlético-GO, Paysandu e Guaratinguetá percam seus próximos jogos.
O ABC distanciou-se da zona da degola, com 42 pontos.  Neste ano, o ASA foi vice-campeão da Copa do Nordeste, derrotado pelo Campinense na final. Na próxima temporada, Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Vila Nova-GO e Luverdense-MT irão disputar a Série B.
DN

Cuca pode deixar o Atlético-MG e acertar com o Palmeiras

Apesar de garantir que Gilson Kleina é o treinador brasileiro favorito para comandar o clube no centenário, nos bastidores a situação é diferente e o atual técnico é preterido por muitos outros e não apenas por Marcelo Bielsa, que está no Athletic Bilbao. Nesta sexta-feira, foi revelado que a diretoria do Alviverde fez uma proposta ao técnico campeão da América, o Cuca.
Em sua última coletiva de imprensa, o técnico do Atlético-MG não quis revelar sua decisão sobre o futuro e despistou sobre a permanência no Galo para a temporada 2014, o que deu a entender que Cuca já teria acertado com outro clube. O projeto do Palmeiras para o centenário é ambicioso e isso pode ter convencido o treinador do Galo a fechar com o time do Palestra Itália.



As especulações no Palmeiras não param e a diretoria parece também não está convicta em manter Kleina para o próximo ano. Nas últimas semanas vários nomes passaram pelas mãos dos dirigentes do Verdão. No primeiro momento, Vanderlei Luxemburgo era dado como o técnico ideal para 2014. Depois, especulou que Oswaldo de Oliveira já tinha tudo acertado e agora é a vez de Cuca, que teria recebido uma proposta que o balançou.

Porém, o mistério ainda está longe de ser revelado. Cuca deve confirmar se fica ou não no Atlético-MG após o Mundial de Clubes da Fifa em dezembro. Já Gilson Kleina deve se despedir do Palmeiras no final da Série B, já que o treinador vem sendo a última opção para o centeário.
 
Agência Fute

Com sede de vitória, Carlinhos Bala é apresentado pelo Fast Clube-AM

Carlinhos Bala Manaus (Foto: Alírio Lucas)Carlinhos Bala foi apresentado na tarde desta quinta-feira (14) pela diretoria do Fast à imprensa em Manaus (Foto: Alírio Lucas)
Com passagens por times como Santa Cruz, Sport e Náutico, todos de Pernambuco, e muitos títulos na carreira, o principal deles a Copa do Brasil de 2008, Carlinhos Bala, de 34 anos, foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (14) como um dos reforços para a temporada 2014.
Conhecido pelo estilo irreverente e, às vezes, polêmico por provocar as torcidas de times rivais, Bala desembarcou em Manaus com sede de vitória. De acordo com ele, que foi indicado pelo técnico Aderbal Lana, o desafio de jogar no futebol amazonense foi bem aceito. ''O objetivo é o trabalho''.
Carlinhos Bala Manaus (Foto: Alírio Lucas)Carlinhos Bala assinou contrato ao lado do presidente Rozenha (Foto: Alírio Lucas)
- Você não consegue ser rei sem trabalhar, então meu pensamento é de trabalhar e ajudar o time que já tem 40 anos sem nenhum título. Não podemos estar acomodados. Um dos motivos que me fez acertar com o Fast foi o fato de querer fazer um bom trabalho e querer ser reconhecido fora de Pernambuco - disse o jogador.
Sem nunca ter jogado em times na região Norte, o jogador admite que não tinha a intenção de definir seu futuro neste momento, mas o desafio de ajudar o Fast o motivou. Bala também brincou com calor da cidade. 
- Estive aqui em Manaus para jogar, em 2000 ou 2001, e naquela época o cenário futebolístico local era bem evidente. Me lembro que o São Raimundo estava em alta e, mais recentemente, o Nacional. Para o próximo ano nossa intenção é colocar o Fast em evidência e reconhecido pelo Brasil inteiro e vim para buscar o título de campeão - disse o jogador.
O jogador faz parte de uma série de contratações do time para o Campeonato Amazonense 2014, deve começar no dia 1º de fevereiro. O presidente do time, Ednaílson Rozenha antecipou que na próxima quinta-feira (21) mais um jogador deve ser anunciado.
* Por Alírio Lucas (com supervisão de Tadeu Matsunaga)

Conmebol veta Moisés Lucarelli para semifinal contra o São Paulo

Moisés Lucarelli estádio Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Moisés Lucarelli está vetado para a semifinal
(Foto: Carlos Velardi / EPTV)
A Conmebol vetou o estádio Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, para o jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana contra o São Paulo, no próximo dia 27 de novembro. O regulamento da competição exige um local com pelos menos 20 mil lugares para essa fase, e a casa da Macaca conta com laudo para 18 mil.
Em Campinas, a diretoria da Ponte Preta não confirma a notificação. Mas o São Paulo já foi comunicado pela Conmebol de que o Moisés Lucarelli está vetado.

- Até o momento nada chegou para a Ponte Preta. Enviamos a documentação na quinta à tarde. Esperamos uma resposta até segunda-feira, de manhã. Pode ser que essa resposta chegue ainda nesta sexta, à tarde, pois no Paraguai não é feriado - disse o presidente Márcio
Della Volpe.


Agora, a Ponte Preta precisa indicar um estádio para a Conmebol. Daí, a entidade fará a avaliação para ver se libera ou não o local de escolha do clube de Campinas. O Romildo Ferreira, em Mogi Mirim, é a opção. A partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana será na quarta-feira, dia 20, às 21h50, no estádio do Morumbi.
Depois de o São Paulo brigar para que o regulamento fosse cumprido, a Ponte Preta tentou um acordo com a direção do clube do Morumbi. Sem sucesso.
A diretoria da Macaca descarta qualquer possibilidade de mandar a partida contra o São Paulo na capital paulista. A intenção é mandar o duelo em Mogi Mirim.
Por São Paulo

Princesa Anne da Inglaterra sugere consumo de carne de cavalo

Cavalos Przewalski na reserva natural West Lake, na China (Foto: Ed Jones/AFP)Consumo de carne de cavalo causa polêmica na Inglaterra (Foto: Ed Jones/AFP)
Conhecida por seu amor aos cavalos, a princesa Anne da Inglaterra sugeriu aos seus compatriotas que eles deveriam comer a carne destes animais, como fazem os franceses.
A filha da rainha Elizabeth II, uma ex-campeã de hipismo, declarou que comer carne de cavalo ajudaria a fazer o valor do animal aumentar e, consequentemente, eles passariam a receber melhores cuidados.
"Nossa atitude em relação ao comércio de carne de cavalo e seu valor deverá mudar", declarou Anne na quinta-feira (14) em um discurso em uma organização de caridade que se dedica ao cuidado destes animais.
"Cairia o número de casos de maus-tratos se a carne de cavalo tivesse valor?", se perguntou.
"Temos que entender se este valor pode ter algum papel na redução dos casos de maus-tratos", considerou.
Para os britânicos, grandes amantes dos cavalos, o consumo desta carne é um tabu.
Uma organização de defesa dos animais, PETA, criticou os comentários da princesa.
"O que mais podemos esperar da realeza? Que a Rainha sugira comer corgis?", a raça de seus cachorros, se perguntou a PETA em um comunicado.
"As pessoas tendem a valorizar menos - e não mais - qualquer animal usado como alimento, ao contrário do que a princesa sugere", acrescentou.
Da AFP

Papa Francisco pode estar na mira da máfia italiana


Investigações realizadas na região italiana da Calábria apontam que papa Francisco estaria sofrendo ameaças da organização criminosa 'Ndrangheta', segundo o promotor Nicola Gratteri. De acordo com o promotor, o empenho do pontífice para promover reformas na Igreja Católica tem irritado os líderes mafiosos.

A região da 'Ndrangheta é considerada pelos especialistas italianos como a organização criminosa mais perigosa e imprevisível do país, devido ao seu complexo sistema organizacional. "Eu não posso dizer se o grupo está prestes a fazer alguma coisa, mas é importante pensar no perigo", declarou o promotor. "Se a máfia puder parar o papa, vai pensar em maneiras de fazer isso."

De acordo com Gratteri, os criminosos que até agora eram beneficiados pelo "silêncio" da igreja estão se sentindo pressionados. "Por muitos anos, a máfia lavou dinheiro com o consentimento da Igreja. No entanto, agora, o papa está desmantelando os polos de poder econômico dentro do Vaticano e isso pode ser perigoso", alertou Gratteri.
Segundo investigações do promotor, chefões do crime organizado no sul da Itália mantêm relações fortes e discretas com sacerdotes locais, o que facilita a prática dos crimes. Mesmo praticando esses crimes, o levantamento feito por Gratteri aponta que esses criminosos são católicos praticantes.

Em maio deste ano, o papa Francisco já havia condenado o crime organizado, citando, inclusive, as quatro principais máfias do país - incluindo a 'Ndrangheta.

cnews

Filha de Joelma do Calypso anuncia saída do Forró Saborear


A cantora Natália Sarraf anunciou que vai deixar o Forró Saborear. Tal notícia veio á público através da internet e deixou os fãs da banda não muito satisfeitos. Apesar do comunicado, Natália cumprirá agenda até o próximo mês de janeiro e, só depois é que deixará de cantar na linha de frente na banda. É importante ressaltar que atualmente a filha de Joelma, da Banda Calypso, enfrenta um problema delicado na garganta. E tal problema sem dúvida, é o principal motivo da saída do Forró Saborear. Recentemente, Natália passou por um exame de laringoscopia, para saber o porquê de tantas dores na garganta. O resultado estava programado para sair nessa última quarta(13), mas, até agora, nada foi divulgado. Leia abaixo a nota publicada pela cantora: 

"Bom dia meus amores... Hj acordei determinada e venho aqui dizer a todos que estou SAINDO DO FORRO SABOREAR, maiiiiiissss cumprirei a agenda de show até janeiro. Agradeço a todos meus colegas de trabalho, meus fãs que amo tanto pois esse tempo que passamos juntos foi muito bom, aprendi muito com tudo. Mais tudo tem seu tempo e o meu chegou, Tudo no tempo de Deus."

Mais Forró

Jeferson Diego

Frank Aguiar vira apresentador e vai comandar tardes de domingo da RedeTV!


A RedeTV! está apostando em Frank Aguiar para concorrer com Rodrigo Faro, Faustão e Eliana. Afastado da política, o cantor está iniciando uma carreira como apresentador e terá um programa aos domingos na emissora. "Frank Aguiar e Amigos" estreia no dia 8 de dezembro e vai ao ar a partir das 14h30. Na atração, Frank vai receber amigos, artistas de diversos gêneros musicais, celebridades e personalidades. O programa, uma coprodução entre Frank e a RedeTV!, será dirigido por Paulo Trevisan, que foi o responsável pelo programa de Hebe Camargo na emissora.

F5

The Economista: Eduardo Campos é um gestor moderno e político à moda antiga

eduardo-470-1
Em entrevista ao The Economista, a revista britânica de maior credibilidade internacional, o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) diz que o Brasil precisa de uma política macroeconômica com visão clara de mercado, capaz de gerar um ambiente estável de negócios. Para isso, necessita de um sistema tributário mais inteligente e intensificar as negociações bilaterais.
Campos aproveitou para defender o que já vem reiterando dentro do País: a economia também depende de uma boa gestão e objetivos claros, capazes de abrir espaço fiscal para investimento em áreas importantes. “Uma boa gestão depende intensamente da nova política”, defendeu o pernambucano, definido pela revista como tanto um gestor moderno como um político à moda antiga.
Instigado a avaliar o governo atual, Campos disse que “algumas ações são de curto prazo” e apontou que a aliança política da qual o governo faz parte não representa mais a sociedade brasileira. “Essas forças políticas não permitiriam qualquer coisa que chegue perto de uma solução para os problemas estruturais brasileiros e serviços públicos, que precisam de mais recursos financeiros e humanos”, criticou.
“A política atual na melhor das hipóteses deixaria as coisas como elas estão. Mas, no momento, corremos sério risco de regredir para o final do mandato de Lula”, completou. O governador de Pernambuco voltou a falar que se o Brasil não conseguir alcançar o caminho do desenvolvimento sustentável, muitos dos que saíram da linha de pobreza podem fazer o caminho de volta.
Questionado sobre a posição a respeito da participação do setor privado em parcerias com o setor público, Campos respondeu: “Olhe o que fiz como governador e aí estará a resposta. Somos um dos três estados que mais realiza parcerias público-privadas”. Ele defendeu a existência de regras claras para incentivar os negócios no País. “Temos que procurar recursos, seja de onde vêm do mundo, para financiar bons projetos que aumentem a produtividade de nossa economia e a qualidade de vida”, completou.
Para o político e também presidente do PSB, melhorar a produtividade no País depende de grandes investimentos em inovação. Campos ressaltou ainda que regras claras e planejamento de longo prazo aumentariam as iniciativas privadas no Brasil.
(Com Agência Estado)

Pacientes com diabetes enfrentam dificuldades para receberem assistência médica

 Na comemoração do Dia Mundial do Diabetes, o problema da distribuição de insulina e a dificuldade de acesso, principalmente para a consulta médica nos postos de saúde de Fortaleza, foi levantado durante audiência pública na Assembleia Legislativa.
Para a representante da Associação Médica Cearense,Virginia Fernandes, falta uma política mais direcionada para condutas práticas de prevenção. “A redução de impostos, por exemplo, para alimentos mais saudáveis que são necessários para os diabéticos. Temos recursos humanos, mas como controlar um paciente que precisa de medicações e equipamentos e não consegue na rede pública?”, questiona. 
De acordo com Adriana Forte, do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, as insulinas de responsabilidade do estado (NPH e regular) não estão faltando. “Nós atendemos 250 pacientes/dia no centro e eu conheço bem essa realidade, mas não adianta só ter a medicação, é um paciente crônico que precisa ter também educação para que saiba como manter a saúde equilibrada”, acredita.
Luís Gadelha, do Instituto Renan Montenegro, acusa não só faltar insulina, senão, fitas reagentes. “As fitas reagentes são tão importantes para o paciente diabético como é beber água para nós. São cinco furadas por dia só para saber qual é a glicemia. Só assim para saber se aplica ou não a insulina. Se não temos a fita, como é que posso aplicar a insulina?”, protesta. Ficou acertada uma reunião com a Secretaria de Saúde do Município para resolver a questão na próxima semana.
Com Aqui Ce

Dilma dá ministério do Turismo a Cid e Bismarck deve assumir a pasta

O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia deve substituir o maranhense Gastão Vieira no ministério de Turismo.
O secretário deve ser o nome escolhido por Cid Gomes para ocupar a vaga destinada ao PROS e ao governador na Esplanada dos Ministérios.
A saída de Gastão, contudo, não significa que o PMDB perderá um dos assentos de que dispõe. Atendendo ao anseio dos peemedebistas, a presidente entregará um dos ministérios ao atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Vital do Rêgo (PMDB).
A reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff fará para substituir os ministros que poderão concorrer nas eleições de 2014 começou a movimentar os partidos antes mesmo de sua confirmação, para dezembro deste ano.
A reivindicação inicial do PMDB era de que Vital assumisse a vaga deixada por Fernando Bezerra desde que o PSB decidiu entregar os cargos que ocupava no Governo Federal. Entretanto, o ministério da Integração foi ocupado interinamente pelo engenheiro cearense Francisco Teixeira, nome ligado ao governador do Ceará.
Antes da nomeação, especulava-se que Bismarck assumiria o posto de Leônidas Cristino, que deixou o ministério de Portos. A vaga de Portos pertencia à quota pessoal de Cid.
A secretária especial de Portos, com seus R$6 bilhões, deve ficar com um técnico escolhido pela presidente.
ESCOLHA DO PROS
O desejo do PROS, partido dos irmãos Ferreira Gomes, é de que Cid Gomes assuma uma pasta no Governo Dilma. O líder da legenda na Câmara, Givaldo Carimbão, deve desembarcar hoje (15) em Fortaleza para tentar convencer o governador a assumir o ministério da Saúde ou da Educação.
Será em vão, Cid Gomes tem planos pessoais para 2014; o governador deseja trabalhar no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
* Com informações de Denise Rothenburg | Correio Braziliense

Padre Antonio Fernandes morre de choque elétrico em Iguatu

Padre Antônio Fernandes
Padre Antônio Fernandes
Padre Antonio Fernandes do Nascimento, 52 anos, morreu na manhã de hoje, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Segundo informações de Iócles Duarte, sobrinho do religioso, a vítima estava em sua residência, localizada na Vila Gadelha, zona rural de Iguatu, quando a tragédia ocorreu.
O padre conduzia uma treliça de uso em construção civil, quando o ferro bateu na rede elétrica, provocando o acidente fatal. O religioso ainda foi socorrido para o Hospital Regional de Iguatu, mas já chegou sem vida.
Padre Antônio atuava como vigário na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana em Iguatu. Era natural de Jaguaribe, filho de Pedro Acrísio do Nascimento e Severina Fernandes.
Foi ordenado sacerdote em janeiro de 1995, por dom José Mauro. Exerceu o sacerdócio em Senador Pompeu, Milhã, Catarina, Arneiroz, Cedro, Mombaça, Orós, e por último, estava sendo vigário cooperador na Paróquia da Matriz de Senhora Sant’Ana, padroeira de Iguatu.
O velório acontecerá na Igreja Matriz de Senhora Santana, onde será celebrada a Missa de Corpo Presente. O corpo será sepultado na Igreja de Sant’Ana onde o religioso estava exercendo seu ministério sacerdotal.
DN

NA ESTREIA DE DORIVAL, FLU VENCE O NÁUTICO, ENCERRA JEJUM E SAI DO Z-4

A seca de vitórias do Tricolor chegou ao fim. Na noite desta quinta-feira, na estreia do técnico Dorival Júnior, o Fluminense venceu o lanterna e já rebaixado Náutico por 2 a 0, no Maracanã, e deixou a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. De quebra, encerrou o jejum de nove partidas sem vitória e deu novo ânimo ao seu torcedor na luta contra a queda. Os gols foram marcados por Wagner e Samuel, um em cada tempo.
Diante disso, a expectativa é de estádio lotado no domingo, quando o Tricolor novamente atuará no Maracanã, no duelo contra o São Paulo, às 17h. Na noite desta quinta, a torcida compareceu em bom número - 26.498 pagantes (30.844 presentes) e apoiou a equipe. Chegou a demonstrar irritação logo no início do jogo com longa troca de passes no campo na defesa, mas trocou as vaias pelo incentivo assim que Digão e Leandro Euzébio abriram os braços e pediram calma.
Paciência é algo que Wagner, autor de um belo gol no jogo, sabe que jogadores e torcedores terão de ter no atual momento do Flu. Apesar da vitória, que levou o time aos 39 pontos, na 16ª colocação, o Tricolor está longe de estar livre do risco. Tem a mesma pontuação do Bahia, primeiro do Z-4.
- Nossa comemoração vai ser sair dessa zona desconfortável. Comemorar mesmo só quando estivermos lá longe – disse o meia Wagner, que pouco festejou seu gol e demonstrou enorme alívio ao marcá-lo.
Wagner comemoração jogo Fluminense x Náutico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Wagner recebe o abraço de Gum logo após marcar um golaço (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O Náutico, por sua vez, apenas cumpre tabela na competição. Com 17 pontos, está rebaixado há três rodadas e, mesmo se vencer todas as quatro partidas que faltam, não deixará a última posição. São 25 derrotas e apenas quatro triunfos em todo o campeonato. Resiginado, o goleiro Ricardo Berna, que teve seu nome gritado pela torcida do Fluminense por ter atuado por oito anos nas Laranjeiras, analisou a situação.
- Não saio satisfeito pelo resultado que o Náutico teve. Queremos sair dos 17 pontos, mas está complicado. Ao menos fico feliz pelo reconhecimento da torcida do Fluminense, isso é gratificante para qualquer profissional - disse o goleiro do Náutico, que volta a campo domingo para enfrentar o Bahia, na Arena Pernambuco.
 GLOBOESPORTE.COM