15 de outubro de 2015

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, homenageia uma das mais importantes e vitais profissões da sociedade no mundo atual.

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.
No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada com o ensino, seja a Pedagogia, seja um curso na modalidade delicenciatura, onde se aprende os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de se angariar as primeiras experiências em sala de aula.
Além disso, qualquer outro cidadão que tenha concluído o ensino superior com uma formação complementar posterior (pós-graduação lato sensu ou stricto senso) também pode ministrar aulas na universidade, com a recomendação de que o profissional faça uma especialização de docência em nível superior ou algum outro curso correspondente.
O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização de sua profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem com os baixos salários, as precárias condições de trabalho em alguns casos ou o trabalho excessivo em outros, além de outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com a licenciatura ou pedagogia.
Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.
Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é a de transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

Por Me. Rodolfo Alves Pena

Saúdo e Parabenizo a Todos os educadores em nome da Minha querida Esposa Professora Gerlene Gomes e vários amigos que abraçaram essa árdua missão de educar.

Alexandre Gomes 
   O Cearense do Sertão.

A decisão está chegando, o seu apoio é fundamental para alcançarmos o objetivo! Vamos lutar até o fim, rumo à Série B! Sozinhos somos fortes, juntos somos FORTALEZA!


Confira o Vídeo:
Fortaleza,
Clube de glória e tradição.
Fortaleza,
Quantas vezes campeão.
Fortaleza,
Querido idolatrado,
estás sempre guardado,
dentro do meu coração.

Tua glória é lutar e vencer também, Leão de Aço!

Nossa missão começa hj Rumo a Série B....

Avante Fortaleza...

Tv Leão

Dia do professor ganha homenagem do Google com quadro escolar colorido

Google homenageia dia dos professores, com Doodle animado.  (Foto: Divulgação/Doodle)Google homenageia dia dos professores com Doodle animado. (Foto: Divulgação/Doodle)

História
A origem da comemoração é muito antiga, e data desde 1827, quando Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil e garantiu que todas as cidades teriam suas "escolas de primeiras letras". Mas, foi somente em 1947 que um professor de São Paulo, Salomão Becker, teve a ideia de criar uma data especial para celebrar os professores - o dia escolhido foi o mesmo de Dom Pedro I: 15 de outubro. 
A escolha do dia também foi influenciada pela Igreja Católica, já que celebra-se também em 15 de outubro a Santa Teresa de Ávila, escritora e religiosa espanhola, que é Padroeira dos Professores. Becker, que ficou conhecido pela frase "Professor é profissão, educador é missão", sugeriu a data por ser o dia em que professores e alunos de Piracicaba, sua cidade natal, traziam doces de casa para comemorar. 
Professor Aula Sala (Foto: Pond5)Comemoração do dia do professor foi oficializada em 1963 (Foto: Pond5)
A data foi oficializada em 1963 e, desde então, é um feriado escolar. Neste dia, não há aulas nas instituições de ensino, e os alunos costumam enviar mensagens e cartões para desejar um feliz dia do professor aos seus mestres preferidos. 
Na página oficial dos Doodles, o Google utiliza uma frase de Confúcio para homenagear os mestres:  "Um verdadeiro professor é aquele que, mantendo vivo o passado, também é capaz de compreender o presente". 
Dia do Professor ao redor do mundo
O dia dos mestres não é comemorado apenas no Brasil e acontece em diversos dias do ano em outros lugares do mundo. Muitos deles também foram homenageados com Doodles do Google, como o dia dos professores na Índia, comemorado no dia 5 de setembro, na Tailândia, em 16 de janeiro, na Malásia, em 16 de maio, um dia após a celebração da data no México e Coréia.
Ainda, países como El Salvador, Bolívia e Guatemala comemoram o dia dos mestres em junho, enquanto o Nepal celebra em julho, por exemplo. Os países que comemoram a data mais próxima dos brasileiros são Canadá, Bulgária e Estônia, que celebram o dia do professor na mesma data: 5 de outubro. Eles também foram homenageados com um Doodle especial. Nesta sexta-feira (16), será a vez da Unesco homenagear os professores.
*Colaborou Maria Clara Pestre
Por JULIANA PIXININE
Para o TechTudo

Dupla de ataque decide e Fluminense bate o São Paulo por 2 a 0 no Maracanã

Fluminense x São Paulo  -  14/10/2015
Com gols marcados pelos atacantes Fred e Marcos Junior, o Time de Guerreiros bateu o São Paulo por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, 14, no Maracanã, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas não foi apenas a dupla ofensiva que se destacou. Durante os 90 minutos, o Fluminense mostrou aplicação tática, controlou o jogo e praticamente não levou sustos. Com o resultado, o clube das Laranjeiras chegou aos 40 pontos e subiu para a 11ª colocação da tabela de classificação.
Na próxima rodada, no domingo, às 11h, o Tricolor enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão.Fluminense x São Paulo  -  14/10/2015
As duas equipes entraram em campo bem postadas e aplicadas na marcação, o que deixou o primeiro tempo bastante equilibrado e disputado, mas com poucas chances de gols criadas em ambos os lados. O posicionamento correto da última linha defensiva do Fluminense, formada pelos laterais e zagueiros, impediu que o São Paulo executasse sua jogada ofensiva mais perigosa, ou seja, as investidas pelas pontas do campo.
Por outro lado, o Tricolor das Laranjeiras apostava na velocidade de Gustavo Scarpa, Gerson e Marcos Junior para tentar levar perigo à meta adversária. Mas o gol saiu em jogada de bola parada. Aos 30 minutos, Scarpa cobrou escanteio da ponta esquerda e Fred cabeceou firme, para baixo, não dando chance de defesa para o goleiro Rogério Ceni.
O Fluminense voltou do intervalo com uma postura absolutamente ofensiva e foi premiado logo aos três minutos. Vinícius, que entrou no lugar de Gerson, acertou excelente lançamento em profundidade para Marcos Junior, que aplicou um drible desconcertante em Matheus Reis e bateu com categoria para vencer Rogério Ceni e estufar a rede.
Atrás no placar, o São Paulo ainda buscou a reação, mas esbarrou no eficiente setor defensivo do Tricolor. Bem postado, o Fluminense se aventurava no ataque em jogadas de velocidade no contra-ataque. Apesar de algumas chances criadas pelos dois times, o placar permaneceu o mesmo até o apito final.
FLUMINENSE 2 X 0 SÃO PAULO
Fluminense: Diego Cavalieri, Higor Leite, Gum, Marlon Santos e Breno Lopes; Jean, Cícero, Gerson (Vinícius), Gustavo Scarpa, Marcos Junior (Osvaldo) e Fred (Wellington Paulista).
Técnico: Eduardo Baptista

São Paulo: Rogério Ceni; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Hudson (Wesley), Thiago Mendes (Daniel) e Ganso; Rogério (Centurión), Alexandre Pato e Luis Fabiano.
Técnico: Doriva

Estádio: Maracanã.
Gols: Fred e Marcos Junior.
Cartões amarelos: Hudson, Alexandre Pato, Ganso e Rodrigo Caio.
Comunicação institucional FFC
Fotos: Nelson Perez – Divulgação FFC

FIAT TORO APARECE PELA PRIMEIRA VEZ EM IMAGEM OFICIAL

Fiat Toro (Foto: Fiat)
A Fiat revelou hoje (15) a primeira imagem oficial da nova picape Toro. A foto confirma o visual antecipado por diversos flagras feitos na linha de produção do modelo. A dianteira da Toro já havia aparecido em uma imagem escurecida anteriormente e, em alguns dos flagras, já era possível conferir como vai ser sua traseira.
A montadora também confirmou algumas dimensões da picape. Serão 4,91 metros de comprimento e capacidade de até uma tonelada de carga.  Em comparação, a concorrente Duster Oroch tem 4,69 metros de comprimento. Segundo a Fiat, a Toro comportará "cinco pessoas a bordo com o conforto de um automóvel de luxo".
A picape está sendo produzida na fábrica de Goiana (PE), onde o Jeep Renegade já é fabricado. Ambas as empresas fazem parte do grupo FCA. E não é só a fábrica que Toro e Renegade compartilham: a picape usa a mesma plataforma do SUV, mas alongada.
Além disso, motores e câmbios devem ser compartilhados em algumas versões, incluindo o 2.0 Multijet turbdiesel e o 1.8 E,torQ flex. As versões flex terão sempre câmbio automático de seis marchas, enquanto as diesel terão transmissão automática de oito velocidades ou manual. A tração poderá ser 4x2 ou 4x4 com o sistema adaptativo Selec-Terrain, que envia sob demanda a força para as rodas traseiras através de um conjunto de embreagens. A tração pode ser ajustada eletronicamente para diferentes terrenos, que incluem modos para areia e terra.
Teaser da Fiat Toro clareado para revelar alguns dos detalhes dianteiros (Foto: Fiat)










O lançamento da Toro está previsto para o início do ano que vem, conforme Autoesporte havia antecipado, e a picape chegará ao mercado para concorrer diretamente contra a recém-lançada Renault Duster Oroch. Os dois modelos são maiores do que as picapes Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, mas menores do que as Chevrolet S10 e Ford Ranger. Produzida exclusivamente com cabine dupla (mesma estratégia adotada pela Renault), a Toro terá 4,91 metros de comprimento e mais de 2,80 metros de entre-eixos (cerca de 30 cm mais longo do que o do Renegade).
Os preços serão oficializados em data mais próxima do lançamento, mas estimamos que variem de R$ 70 mil a R$ 115 mil, considerando ambas as motorizações, sendo que as versões a diesel partirão de R$ 90 mil. O objetivo é rivalizar com a versão topo de linha da Oroch (tabelada em R$ 70.790) e com as de entrada das picapes maiores.
Picape Fiat Toro é flagrada na linha de montagem, em Goiana (PE) (Foto: Divulgação)
revista autoesporte

UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS. PRESIDENTE DA CÂMARA CONVOCA CCJ.

O Presidente da Câmara Eduardo Cunha convocou a criação de uma CCJ – Comissão de Constituição e Justiça para a unificação das Polícias, veja ofício:

Policial BR

PM-AM deflagra greve e pretende acampar na ALE-AM, em Manaus

Manifestantes devem acampar na sede da ALE-AM, na Avenida Mário Ypiranga (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

Servidores da Polícia Militar entraram em greve na tarde desta quarta-feira (14) após manifestação que iniciou em frente à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e finalizou na Assembleia Legislativa do Amazonas(ALE-AM). Polícia Civil e servidores da saúde também aderiram ao movimento e pretendem entrar em greve. Praças devem acampar na ALE-AM reivindicando diálogo com o Governo do Estado.

Após cancelamento de uma reunião com o Governador José Melo, servidores públicos da saúde e das Polícias Civil e Militar iniciaram manifestação em frente a UEA e caminharam até a Assembleia. De acordo com o presidente da Associação dos Praças do Estado do Amazonas (APEAM), as reivindicações não são para ajuste salarial.
"Nós buscamos a reposição salarial da inflação, que é uma perda que nós tivemos e estamos com um salário menor, sem condições de sobrevivência e estamos pedindo pleitos que não custam R$0,01, como auxílio moradia, auxílio alimentação, auxílio fardamento", afirmou.

Ainda segundo o presidente, militares pretendem acampar na ALE-AM por tempo indeterminado. Eles reivindicam um diálogo com o governador José Melo.

“Nós convocamos os policiais da Policia Militar para que se desloquem para a Assembleia Legislativa do Estado para nos apoiar, nós precisamos de força, pedimos que eles não montem serviço e nos apoiem nessa empreitada de conseguir uma solução para a categoria”, enfatizou. O representante afirmou ainda que 2.284 policiais esperam por promoção de cargo.

A Polícia Civil, que aderiu à manifestação, afirmou por meio do vice-presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol-AM), James Figueiredo, que a categoria também pretende aderir à paralisação.

“Estamos brigando por perdas salariais de acordo com o índice, então isso não influi em aumento salarial. Existia desde o ano passado uma previsão orçamentária para pagar a Data Base e a nossa promoção, para onde foi esse dinheiro? Queremos saber do governador”, afirmou.

Cerca de 800 servidores públicos aderiram ao movimento na tarde desta quarta-feira, entre Polícia Civil, Militar e saúde. Em Manaus, cerca de 5.000 policiais estão em serviço atualmente.

G1 entrou em contato com o Governo do Estado mas não obteve resposta até a finalização dessa matéria.
Do G1 AM

A decisão está chegando, o seu apoio é fundamental para alcançarmos o objetivo! Vamos lutar até o fim, rumo à Série B! Sozinhos somos fortes, juntos somos FORTALEZA!

Confira o Vídeo:
Fortaleza,
Clube de glória e tradição.
Fortaleza,
Quantas vezes campeão.
Fortaleza,
Querido idolatrado,
estás sempre guardado,
dentro do meu coração.

Tua glória é lutar e vencer também, Leão de Aço!

Nossa missão começa hj Rumo a Série B....

Avante Fortaleza...

Tv Leão