23 de maio de 2014

Experimento mostra que coração de porcos poderão ser transplantados para seres humanos

A notícia de que um babuíno ainda sobrevive depois de um ano com um coração transplantado de um porco deixou os cientistas bastante animados. Especialistas em genética e transplantes já vem trabalhando há bastante tempo na possibilidade de utilizar o coração de animais em seres humanos. As pesquisas já estão bem avançadas e pela primeira vez divulgou-se o sucesso de um transplante de coração de um porco para um primata em um procedimento realizado há mais de 1 ano.
A sobrevida do babuíno está sendo considerada um marco nas pesquisas, pois, todos os experimentos envolvendo coração de porcos transplantados para primatas geraram altas taxas de rejeição e todos eles morreram em alguns meses. Mas os resultados do experimento mais recente percebeu-se que é possível chegar a um nível em que os corações dos porcos possam bater no peito de humanos. As expectativas são boas em relação ao coração dos suínos, pois a anatomia do órgão destes animais é muito próxima à dos humanos. Além disso, hoje utiliza-se válvulas cardíacas retiradas de porcos e vacas em cirurgias humanas.
O sucesso se deu depois que os pesquisadores do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos conseguiram manipular os genes dos porcos para torná-los aptos a doar o coração para um primata. É claro que o babuíno, assim como nos transplantes humanos, precisou de diversas drogas supressoras do sistema imunológico para evitar a rejeição e ainda será necessário um equilíbrio mais seguro da genética do animal. Vale ressaltar ainda, que o coração do porco está implantado ao lado do coração do babuíno que continua fazendo todo trabalho de bombeamento. A questão aqui, é o controle total da rejeição.
Isso não acontecerá agora. Tais resultados apenas indicam a possibilidade dos porcos fornecerem órgãos aos humanos, já que existe uma grande lacuna entre pessoas que precisam de coração e doadores disponíveis. Eles vão além: garantem que este é o primeiro passo para eliminar de vez a falta de doadores de órgãos, incluindo coração, fígado, rins, intestino, e células produtoras de insulina para o tratamento de diabetes.
O artigo científico relatando o sucesso deste experimento ainda não foi pulicado, mas os pesquisadores envolvidos fizeram uma breve apresentação no Encontro Anual da Associação Americana de Cirurgia Torácica realizado em abril/2014.
transplante_porco
Fonte: Telegraphy e H-History
Diário da Biologia

Conheça a máquina capaz de manter o coração vivo fora do corpo [vídeo]

O nome  é TransMedics Organ Care System. Trata-se do primeiro sistema portátil desenvolvido para manter “vivo” órgãos que serão transportados. É uma nova tecnologia em que o sangue em temperatura controlada é capaz de ser bombeado por um coração que não está ligado a nenhum corpo. Nesta máquina, corações batem, rins produzem urina, pulmões respiram…
Segundo os desenvolvedores, este sistema permite que o órgão se mantenha aquecido, ativo e em condições adequadas para o transplante reduzindo as possibilidades de lesões isquêmicas. O aparelho permite ainda que os médicos possam avaliar a função do órgão fora do corpo e torna-se desnecessária a reanimação do órgão depois de transplantado.
O sangue usado para manter os órgãos vivos, é obtido de doadores e oxigenado pelo próprio sistema. Além disso, nutrientes e outros substratos também são adicionados a este sangue para que ele seja o mais próximo possível de uma pessoa viva e saudável. A umidade ideal e a proteção contra contaminação também são fornecidos pela máquina com total controle dos médicos.
Os médicos envolvidos em transplantes acreditam que esta máquina é capaz de permitir que a cirurgia de realocação do órgão no paciente seja planejada com calma, o que diminui as possibilidades de erros.
HeartBox-StillHeart
coralção
tumblr_ly25r69oTS1r5i5ino1_1280
Fonte: TransMedics
Diário de Biologia

Separados, Cid e Eunício preparam alianças eleitorais hoje

Em mais um sinal de que a aliança foi mesmo pelos ares, o governador Cid Gomes (Pros) e o senador Eunício Oliveira (PMDB) terão uma sexta-feira de intensa articulação política, mas em lados completamente opostos. Cid convidou os presidentes de 22 partidos de sua base para a primeira discussão sobre o programa de governo de seu sucessor, sem incluir o PMDB na lista. Em paralelo, durante café da manhã em sua residência, Eunício tentará se aproximar de vereadores da bancada do PT de Fortaleza, da qual fazem parte petistas contrários à união do partido com os Ferreira Gomes.
Desde que o PMDB entregou os cargos que ocupava no Governo, esta é a primeira vez em que, no mesmo dia, Cid e Eunício participam de atos políticos como adversários.
O café da manhã do peemedebista será com os vereadores Ronivaldo Maia, Deodato Ramalho, Guilherme Sampaio e Acrísio Sena – os três primeiros dissidentes da ala majoritária do PT, que é mais próxima a Cid. Eunício pedirá apoio à sua candidatura ao Governo. Ao O POVO, afirmou também que não vê “nenhum problema” em oferecer a vaga de senador ao partido – cuja principal prioridade é emplacar o deputado federal José Guimarães no cargo.
“Se o PT quiser, está aberto. Se disser que quer a vaga e o nome é o Guimarães, não tem nenhum problema”, ofertou Eunício. De acordo com o discurso dos convidados, no entanto, o peemedebista não deverá receber qualquer tipo de compromisso.
Parte da bancada disse ao O POVO que irá apenas “ouvir” suas propostas para o Estado e discutir a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) em Fortaleza. O presidente estadual do Partido, De Assis Diniz, também alertou que a bancada “não tem autorização” para declarar apoio.
Evento do Governo
De Assis é um dos que, às 14 horas, estarão reunidos com Cid para começar o debate rumo à escolha de um nome para disputar o Governo. Também devem participar dirigentes do PDT, PCdoB, PHS, PPS, PTdoB, PTB, PP, Solidariedade, DEM, PL, PSDC, PSL, PTC, PTN, PMN, PSC, PRTB, PRP, PEN e PPL. Não há expectativas de escolha do candidato à sucessão nesta sexta, já que Cid vem sinalizando que a decisão ficará para o fim do prazo oficial, que se encerra no dia 30 de junho.

Questionado, Eunício disse que considera natural a falta de convite para o evento. “No dia em que o PMDB entregou as posições (no Governo), se tornou um partido independente. Não um partido rancoroso, de oposição, mas independente”, justificou. Para finalizar o dia de movimentações pré-eleitorais, à noite, a ex-prefeita Luizianne é esperada para a inauguração da nova sede municipal do PT, evento que também ganhará simbologia política diante do contexto de divisão interna da sigla.
SERVIÇO
Reunião entre Cid e 22 partidos aliados
Onde: Salão Catamarã, Marina Park Hotel, às 14 horas

Reunião entre Eunício e vereadores petistas
Onde: Residência do senador Eunício Oliveira, pela manhã

Saiba mais
Com a tentativa de aproximação com a parte do PT mais ligada à Luizianne, Eunício manda recado à direção nacional da sigla, que pode ser instada a liberar os petistas em Fortaleza a apoiarem Eunício. 
A tese foi levantada por Ronivaldo Maia, que disse não se opor à aliança informal, caso haja licença da cúpula do partido. Outros vereadores disseram não ser hora para ponderar a hipótese.
O Povo

Tasso convida Heitor a disputar o Governo do Ceará

Tasso quer Heitor candidato
O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) confirmou que se reuniu com o senador Tasso Jereissati (PSDB) para discutir as eleições estaduais. Segundo o pedetista, Tasso perguntou se Heitor tinha interesse em disputar o Governo do Estado em uma aliança com os tucanos. O encontro ocorreu na última semana.
“Eu disse que se o PDT entender que eu devo ser candidato, eu não me oponho. Inclusive, disse que qualquer conversa nesse sentido teria de passar pelo presidente do partido (o deputado federal André Figueiredo)”, relatou.
Tasso teria dito que conversaria com a direção do partido para articular possível aproximação. Heitor ponderou, no entanto, que o PDT teria “dificuldades morais” de romper com o governador Cid Gomes (Pros), cuja aliança já está selada, além de depender de uma boa composição partidária para garantir a reeleição de Figueiredo.
Ao O POVO, o presidente do PDT disse que não sabia do encontro do deputado com o tucano e afirmou que, dentro do partido, Heitor nunca havia revelado interesse em disputar o cargo de governador.
(HR)
O Povo

Comemoração gera brincadeiras com Walter: “Me chamaram de louco"

“Deitou e rolou”. Talvez tenha sido a expressão mais falada no Fluminense após a contundente vitória por 5 a 2 sobre o São Paulo, na noite de quarta-feira, no Maracanã. Walter fez a festa da torcida ao balançar as redes e comemorar desta forma. Na tarde desta quinta-feira, nas Laranjeiras, ele realizou atividades na academia junto aos jogadores que iniciaram o confronto tricolor. Depois foi ao campo, bateu um papo com os companheiros, deu risadas e mostrou-se bastante descontraído.
– Sem dúvida é uma sensação de dever cumprido. Eu nem consegui dormir direito. Fiquei com a adrenalina muito alta depois do jogo. Mas o mais importante foi a vitória. A comemoração já vinha na minha cabeça faz tempo. A torcida merecia muito isso, por tudo o que ela fez comigo, me apoiou. É um carinho muito grande. Os jogadores deram muita risada, me chamaram de louco. Falaram: “você é doido, Waltinho” (risos). Foi um momento importante, acho que o mais importante no Fluminense até agora – disse o atacante ao GloboEsporte.com.
Estou em paz. Sempre digo que o dia em que eu não estiver feliz, eu saio" 
Walter, candidato a ídolo dos tricolores
Walter afirma já ter esquecido o episódio em que ficou irritado após não ser utilizado por Cristóvão Borges na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em São Paulo, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Ele diz estar em paz no Fluminense, com a consciência tranquila e credita a postura firme do time dentro de campo às palavras do treinador.
 - Quando eu falei aquilo, que eu queria jogar, foi apenas um momento. Passou, o professor conversou comigo, e ficou tudo certo. Ele sabe falar. Ontem (quarta-feira), nem precisou mexer no time para o segundo tempo, só conversou com a gente. Eu sempre estive feliz no Fluminense. Estou em paz. Sempre digo que o dia em que eu não estiver feliz, eu saio. Agora estou marcando gol no Brasileiro, ainda não tinha feito, e tinha muita gente cobrando. O importante é continuarmos nesse caminho.
A vitória deixou o Fluminense na terceira colocação, com 12 pontos, um a menos do que têm o líder e o vice-líder, Cruzeiro e Grêmio. No sábado, o Tricolor enfrenta o Bahia, na Arena Barueri. A partida será realizada às 18h30min (de Brasília).
*Sofia Miranda, estagiária, sob a supervisão de Fred Gomes
Por Rio de Janeiro

Homem de 96 anos compõe música para esposa que morreu (não se surpreenda se você chorar)

Quando Fred, este senhor de 96 anos de idade, viu o anúncio de uma competição de música no jornal da sua cidade não imaginou como isso mudaria sua vida para sempre.
Ele não sabia tocar nenhum instrumento, nem mesmo era bom cantando… mas ainda assim ele resolveu fazer algo.
Fred escreveu uma canção para sua esposa que havia falecido há pouco mais de um mês.
O resultado dessa história você vê clicando no play do vídeo abaixo.
Que história fascinante! Não tem como não se emocionar com a reação de Fred ao ouvir a versão final de sua canção. Aliás, essa história me lembrou de Ben e sua pequena filha que homenagearam a mãe falecida por câncer.

21 atletas do LEÃO DE AÇO, relacionados para enfrentar o CRB

Após o treino de posicionamento desta quinta-feira, o técnico Marcelo Chamusca divulgou a relação de convocados para o jogo do próximo sábado (24), contra o Clube de Regatas Brasil (CRB).
São 21 atletas que entram em regime de concentração nessa sexta-feira, logo após o recreativo que acontece no Colégio Militar, pensando no importante compromisso contra a equipe alagoana, que é válido pela quinta rodada da Série C, da qual o Leão é líder isolado do Grupo A, com 10 pontos ganhos. 

Confira os relacionados para o jogo contra o CRB. 

ADALBERTO, ADRIANO, DANILO RIOS, DAVIDSON, EDINHO, FERNANDINHO, FERNANDO LEAL, GENÍLSON, GUTO, LAERTES, LEANDRO, MARCELINHO PARAÍBA, PATRIC, RADAR, RICARDO, ROBERT, ROMARINHO, SIDNEI, TIAGO CAMETÁ, WALDISON e WALFRIDO.


Assessoria de imprensa do FEC 
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feijó 





Sala de imprensa treinador Marcelo Chamusca

Técnico treinou forte durante toda a semana com o objetivo de conquistar os três pontos diante do CRB e se manter isolado na liderança do Grupo A da Série C. (Fotos: Nodge Nogueira)
Com o confronto frente ao CRB se aproximando, o técnico Marcelo Chamusca concedeu entrevista coletiva após o treinamento tático desta tarde de quinta-feira, no gramado do CT Ribamar Bezerra. Na ocasião, o treinador Tricolor falou sobre o time que inicia jogando no sábado, bem como o adversário alagoano. 

Iniciando a entrevista, o comandante leonino falou sobre o time titular deste sábado. 

"Nós trabalhamos duas situações, tanto radar quanto Fernandinho na lateral e Davidson e Waldison no ataque. Se optar pelo Waldison teremos um atacante que joga mais enfiado com um potencial de força e velocidade maior e mais agudo, com o Davidson ganho uma recomposição maior e mais qualificada", afirmou. 

O técnico também falou sobre a dupla de zaga que será titular durante a partida, no caso, Genílson e Adalberto. 

"Os dois jogadores trabalharam bem durante a semana, esse é o miolo de zaga do time B, então eles estão entrosados. O Adalberto está com ritmo de jogo bom, tem confiança e já o utilizamos de zagueiro no Campeonato Estadual, que é a posição de origem dele e que ele treina quase todos os dias. Acredito que não vá haver comprometimento nenhum e é importante ressaltar que eu procuro sempre passar confiança para todos os meus atletas mesmo aqueles que não estão jogando, e acho que eles estão bem seguros e farão um bom jogo", destacou. 

Sábado é a primeira vez que o Estádio Alcides Santos receberá um jogo de Campeonato Brasileiro. Sobre esta marca na história do Fortaleza, Chamusca ressaltou a importância de sair vitorioso do duelo. 

"Esperamos que nós possamos sair com os três pontos, esse é o nosso grande objetivo. Já aconteceram várias situações de momentos únicos desde a época que eu cheguei aqui e eu fico mais honrado em fazer parte da história do clube, mas quero ganhar o jogo e me isolar na liderança. Precisamos entrar na última rodada em uma condição boa para confirmar essa liderança e manter uma distância para o 5º colocado, que é uma preocupação que eu tenho nessa competição por ela ser muito regular", disse. 

O comandante também destacou a qualidade do adversário e do novo técnico da equipe alagoana, que vai estrear no jogo com o Leão do Pici. 

"O Ademir Fonseca tem alguns bons trabalhos, com acessos inclusive, é um profissional competente e qualificado, que vai motivar seu grupo, vai estrear aqui e vai querer dificultar o jogo do fortaleza, mas estamos preparados. Não me engano em relação a colocação deles na tabela e eles tem qualidade para estar em um posicionamento melhor, temos que respeitá-los e ir em busca da vitória", ressaltou. 

Para finalizar, Marcelo falou sobre a chegada de reforços para o Tricolor. 

"Tem algumas situações que estão sendo trabalhadas. Quando houver a paralisação vai ser intensificado essa busca, talvez até antes da paralisação tenha algum jogador já concretizado. Mas esses 50 dias serão difíceis para o clube e a gente sabe dessa dificuldade", concluiu. 


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC: 
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó 



Tony Guerra diz que vai mudar e tornar romântico repertório do Forró Sacode

O cantor Tony Guerra anunciou um novo projeto que promete repertório mais romântico para banda Forró Sacode. A declaração foi feita durante o seminário “Questão de gosto se discute SIM“, realizado na última segunda-feira (19), por alunos de jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O evento, que propôs discutir a representação da mulher na sociedade atual e nas letras das músicas, geroupolêmica durante o debate. O forró eletrônico foi o principal ritmo a ser discutido e foi alvo de questionamentos acerca de suas letras.
“Infelizmente, quem escolhe o que é sucesso é o público. Sou fã do forró tradicional, mas, infelizmente, não existe espaço para essas músicas”, comentou Tony Guerra sobre o tema. “O forró vem evoluindo pela proporção do público e a história da apelação é nacional”, acrescentou.
O cantor aproveitou a oportunidade para divulgar um novo projeto para banda. “Eu estou aprendendo muito com vocês e prometo que vou mudar o repertório do Forró Sacode a partir de hoje”, revelou. Em entrevista exclusiva para o blog Puxa o Fole, o cantor falou mais sobre esse projeto.
Confira depoimento exclusivo do cantor para o blog Puxa o Fole

Blog Puxa o Fole

Forrozeiros, Wesley Safadão, Xand e Solange Almeida ignoram rivalidade e registram foto descontraída


Os maiores nomes do forró na atualidade se encontraram, nesta quarta-feira (21), no Aeroporto Internacional do Recife. Os cantores Wesley Safadão, Solange Almeida e Xand Avião pegaram o mesmo voo de volta para Fortaleza, após realizarem shows em Pernambuco.
Em clima bastante descontraído, os forrozeiros registraram o encontro em seus perfis no Instagram. Em sua página, Wesley Safadão postou uma foto ao lado de Xand e usou a hashtag  ”se fosse combinado não daria certo”.
A vocalista do Aviões do Forró, Solange Almeida, também comentou o encontro em seu perfil. “3hs da manhã e olha só quem encontro no aeroporto de Recife,  Wesley Safadão”, escreveu a cantora na legenda de uma das fotos.
Wesley Safadão e a Banda Aviões do Forró realizaram grandes shows no último mês de abril. Solange Almeida e Xand Avião foram os principais nomes do Privilège Weekend, festa que agitou a Praia do Cumbuco, no feriado da Semana Santa.
Já Wesley Safadão, colocou todo mundo para pular e dançar até o amanhecer, na terceira edição do Garota VIP, realizado no Mucuripe Club, no último dia 30. Reveja as entrevistas com os  forrozeiros.
Cantores do Aviões do Forró batem papo com o Blog Puxa o Fole
 Veja o bate papo com Wesley Safadão na 3ª edição do Garota Vip
Blog Puxa o Fole
Diário do Nordeste