18 de maio de 2018

Cara nova: Copa do Nordeste ganha novo formato a partir de 2019

Copa do Nordeste terá novo formato a partir da próxima temporada (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Copa do Nordeste terá novo formato a partir da próxima temporada (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Copa do Nordeste terá um novo formato a partir da próxima temporada. No ano que vem, a competição será realizada com 16 clubes divididos em dois grupos de oito integrantes cada. Os times de uma chave enfrentarão os da outra. Ao final de oito rodadas, os quatro melhores classificados de cada grupo garantem classificação para as quartas de final. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal Correio* e confirmada pelo GloboEsporte.com.

A mudança foi uma reivindicação dos clubes, interessados em contar com uma primeira fase com mais clássicos. Para tanto, equipes do mesmo estado ficarão em chaves distintas, o que garante encontros como entre Bahia e Vitória ou Náutico e Santa Cruz, por exemplo. Atualmente, a primeira fase da Copa do Nordeste tem 16 times divididos em quatro grupos, e os dois melhores times de cada chave avançam para as quartas de final.

- Foi aprovado hoje, estou em Recife, tivemos uma reunião aqui. Vamos levar isso para a CBF. A gente vai ter mais renda, mais receita. A competição também vai ficar mais atrativa – contou Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste, em conversa com o GloboEsporte.com.

Apesar de ter o formato definido, a Copa do Nordeste de 2019 ainda não tem uma certeza sobre a quantidade de datas. Com oito rodadas na primeira fase, os clubes que disputarão a final terão 14 partidas, contra 12 do modelo atual. Alexi Portela diz que vai reivindicar junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a ampliação do torneio. Caso não consiga, o Nordestão terá quartas de final e semifinais definidas em partidas únicas, com mando de campo da equipe com melhor campanha.

- Tentaremos mais duas datas. Se não conseguir, vai ser só jogos de ida. Estou otimista. Acho que é uma coisa que a gente não vai tirar muitas datas dos estaduais. Só questão de se programar dentro das competições. Acho que tem como ser assim. Mas não posso garantir.

A Copa do Nordeste pode sofrer novas mudanças em 2020, como a implantação de uma segunda divisão e a redução no número de clubes participantes. Mas isso, conforme Alexi Portela, será uma discussão futura.

- Teremos reunião no início de julho, alguns clubes querem. Teremos uma reunião com os clubes votantes para discutir um novo formato a partir de 2020.

Participam da Copa do Nordeste em 2019 ABC, Altos, Bahia, Botafogo-PB, Ceará, Confiança, CRB, CSA, Fortaleza, Moto Club, Náutico, Salgueiro, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Sergipe e Vitória.

Por GloboEsporte.com, Salvador

Figueirense recebe o líder Fortaleza tentando encostar no topo da tabela

Resultado de imagem para figueirense e fortaleza
Nesta sexta-feira, às 21h30, o Figueirense recebe o líder Fortaleza no Orlando Scarpelli, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série B. A curiosidade do duelo fica por conta do reencontro entre Milton Cruz e Denis, hoje no Figueira, e Rogério Ceni, hoje técnico do clube cearense. O atual técnico do alvinegro conviveu com o ídolo tricolor durante mais de duas décadas no São Paulo, enquanto o goleiro do clube catarinense conviveu com Ceni durante nove anos no Morumbi.

O Figueirense ocupa a sétima colocação do campeonato com 9 pontos, enquanto o Fortaleza é o primeiro, com 13. Em caso de vitória, os donos da casa chegam a 12 pontos, entram no G4 e encostam no topo da tabela. Caso os visitantes ganhem, por outro lado, abrem três pontos de vantagem para o vice-líder Vila Nova, que só entra em campo no sábado, às 16h30, contra o Oeste, na Arena Barueri.

O Figueira chega para a partida em um momento um pouco conturbado. A equipe vem de duas derrotas seguidas, a última delas no clássico contra o Avaí, pelo placar de 1 a 0. Para o lateral Diego Renan, no entanto, o ambiente do time segue positivo.

“Está bem tranquilo, como sempre esteve nas vitórias, empates. É a primeira vez que a equipe tem duas derrotas seguidas, mas precisamos estar preparados como estamos. Sair dessa situação e engatar uma sequência ainda maior no campeonato”, disse.

Além disso, o jogador projetou o jogo desta sexta-feira, e ressaltou a importância do apoio da torcida.

“Lógico que vindo de uma derrota do clássico é mais doloroso. Mas precisamos deixar para trás, temos um jogo importante contra o Fortaleza e precisamos vencer a partida. Só vamos apagar essa derrota vencendo. O torcedor tem direito de cobrar, mas sem apelar para violência. Esperamos apoio na sexta-feira e juntos seremos mais fortes”, afirmou.

O Fortaleza vem de uma boa vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, no Castelão, e, no topo da tabela, quer manter a boa fase. De acordo com o volante Igor Henrique, o grupo está levando a competição muito a sério.

“Estamos fazendo um bom início de Série B e isso, sem dúvida, anima muito, mas temos que manter o foco para evoluirmos ainda mais na disputa. Temos um elenco experiente, com jogadores que querem o melhor pelo clube. Cada partida para o grupo tem sido final de Copa do Mundo”, declarou.

Além disso, o jogador falou sobre a próxima partida, e comentou sobre a necessidade de garantir ao menos um ponto.

“Vamos encarar um adversário muito forte, um dos candidatos ao acesso também, e precisamos ter atenção máxima para conquistarmos um grande resultado como visitante. Precisamos manter a mesma intensidade das últimas partidas para sairmos deste jogo pontuando. Isso será importante para nossa equipe”, completou.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X FORTALEZA 

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 18 de maio de 2018, sexta-feira
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (CBF-ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

FIGUEIRENSE: Denis; Diego Renan, Nogueira, Eduardo Bauermann e Guilherme Lazaroni; Matheus Sales, Pereira, Jorge Henrique, João Paulo e Gustavo Ferrareis; André Luis
Técnico: Milton Cruz

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Diego Jussani, Ligger e Bruno Melo; Jean Patrick, Igor Henrique, Edinho, Dodo e Marlon; Gustavo
Técnico:  Rogério Ceni

Com informações da Gazeta Esportiva