29 de novembro de 2016

Site mostra que avião deu 2 voltas e reduziu velocidade antes da queda

Site Flight Radar 24h mostra o acompanhamento do voo do Chapecoense que caiu na Colômbia; pilotos deram duas voltas em círculo no ar antes da queda (Foto: Reprodução)Site Flight Radar 24h mostra o acompanhamento do voo do Chapecoense que caiu na Colômbia; pilotos deram duas voltas em círculo no ar antes da queda (Foto: Reprodução)
O site que acompanha o tráfego aéreo mundial Flight Radar 24, conhecido pela possibilidade de rastrear as aeronaves em tempo real, mostra que o  voo Lamia CP-2933, que caiu na Colômbia com o time brasileiro Chapecoense, deu duas órbitas no ar, antes de começar a reduzir velocidade e altitude e cair próximo ao região de Rionegro, na Colômbia.

A aeronave levava o time para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional.

Conforme o Flight Radar 24, que acompanha as aeronaves pelo transponder, a aeronave, um Avro AR-85, o piloto fez dois círculos a uma altitude de 21 mil pés (6 mil metros de altitude) a uma velocidade média 250 nós (cerca de 460 km/h). Em seguida, porém, o avião vai diminuindo velocidade e altitude gradativamente.
O último registro da aeronave é quando ele se encontra a 15,550 pés de altitude (4.739 metros), conforme o sinal de GPS, e uma velocidade de 142 nós (263 km/h). A aeronave da companhia boliviana LaMia que levava o time do Chapecoense, matrícula CP-2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e seguia para Medellín, na Colômbia.
O avião tinha 17 anos e 8 meses de uso e pertencia a uma empresa venezuelana que operava na Bolívia. O acidente ocorreu na Serra El Gordo, zona rural do municipio de La Unión, em Antioquia. O local fica a 2.500 metros de altitude.

O chefe da Aviação Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra, afirmou que o piloto do avião do Chapecoense pediu para pousar em Rionegro durante o trajeto, e que reportou ao controle de tráfego aéreo de Rionegro que tinha "falhas elétricas graves e pedindo para realizar o pouso de emergência, segundo disse ele à Radio Caracol. O avião foi localizado, no solo após o acidente, sem combusível.
 
Site Flight Radar 24h mostra o acompanhamento do voo do Chapecoense (Foto: Arte G1)




























"O piloto reportou falhas elétricas graves à torre de controle do Aeroporto em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. A última comunicação com a torre de controle do aeroporto de Rionegro foi quando se deu a autorização para pousar", disse ele. O G1 apurou com autoridades militares brasileiras na Colômbia que o avião caiu quando se preparava para o pouso, a 30 km da pista de Rionegro.

Especialistas em aviação apontam que as voltas dadas pela aeronave no ar mostrariam que o piloto iniciava uma preparação para o pouso, ou esperava a preparação do aeroporto para receber a aeronave. Ele também poderia ter usado o tempo das duas órbitas no ar para pensar sobre o que poderia fazer sobre a situação.

Os gravadores de voz e de dados do avião, chamados de caixa-pretas, poderão conter informações que auxiliarão na investigação, quando forem encontrados.

“Ele pode ter feito as voltas para gastar combustível no ar, preparando-se para o pouso. Se ele reportou pane elétrica, tem que ver o que deteriorou a situação, as condições do aeroporto para receber a aeronave, se opera a aproximação por radar e como ele pretendia pousar”, afirma o coronel Luis Claudio Lupoli, ex-investigador da Força Aérea Brasileira (FAB) e que atuou, inclusive, na queda do Airbus da Air France no Oceano Atlântico em 2009, deixando 228 mortos.
Equipe de resgate trabalha entre os escombros do avião da LaMia de prefixo CP-2933 que caiu com 81 pessoas a bordo na região de Antioquia, na Colômbia (Foto: Reprodução/Twitter/Departamento de Polícia de Antioquia)Equipe de resgate trabalha entre os escombros do avião da LaMia de prefixo CP-2933 que caiu com 81 pessoas a bordo na região de Antioquia, na Colômbia (Foto: Reprodução/Twitter/Departamento de Polícia de Antioquia)
As autoridades aeronáuticas colombianas informaram que chovia e o tempo era encoberto por neblina no momento da queda.
A aeronave, fabricada pela British Aerospace em parceria com a BAE Systems e a Avro International, tinha originalmente o nome British Aerospace 146 (BAe 146) e sofreu aperfeiçoamentos para se passar a chamar AR a partir de 1992. Este modelo que caiu deixou de ser produzido em 2001.

O avião que caiu com o time do Chapecoense tinha 17 anos e 8 meses em uso.

Conforme o NTSB, houve dois casos de incidentes de pequeno porte envolvendo o BA-145, registrados em 2005 e em 20213. O primeiro deles foi registrado em outubro de 2005 na cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, quando a aeronave pousava, houve problemas na pressão hidráulica, que levaram à entrada da pressão na cabine de comando e dentre os passageiros. Passageiros e tripulantes foram evacuados com poucos danos. O relatório final de investigação entendeu que havia um defeito de fabricação que resultou em fadiga no sistema de pressão hidráulica.

O avião que caiu na Colômbia tinha quatro turbinas de grande porte, produzida pela Textron Lycoming ALF 502R-5, e teve originalmente uso militar. Sempre há dois pilotos a bordo.
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Carcaça do avião da LaMia que levava a equipe do Chapecoense é vista após o acidente aéreo na Colômbia. Na lateral é possível identificar parte do prefixo da aeronave (CP-2933) (Foto: Reprodução/Twitter/Departamento de Polícia de Antioquia)Carcaça do avião da LaMia que levava a equipe do Chapecoense é vista após o acidente aéreo na Colômbia. Na lateral é possível identificar parte do prefixo da aeronave (CP-2933) (Foto: Reprodução/Twitter/Departamento de Polícia de Antioquia)
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está à disposição para contribuir com a autoridade colombiana de investigação.
O governo brasileiro também decretou luto oficial pela morte dos jogadores do Chapecoense e jornalistas que estavam a bordo cobrindo este evento e a FAB colocou dois aeronaves à disposição para participar do resgate e translado das vítimas brasileiras para o Brasil e familiares dos mortos.

Veja a nota do ministério da Defesa sobre o acidente:

"O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica lamentam o acidente ocorrido nesta terça-feira (29/11) com a aeronave de matrícula CP2933, da empresa LaMia, que conduzia a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas brasileiros e cidadãos de Chapecó, no trecho Santa Cruz de La Sierra – Medellín.

Informamos que duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) e uma equipe de profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), estão de prontidão para auxiliar no resgate e traslado dos brasileiros vítimas do acidente. Também foram disponibilizadas duas aeronaves para transportar familiares das vítimas e equipes de militares.

Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está à disposição para contribuir com a autoridade colombiana de investigação."

Tahiane StocheroDo G1 São Paulo

Acidente de avião com time da Chapecoense mata 75 na Colômbia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, há mais de 70 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín.
Segundo as autoridades colombianas, a aeronave levaria 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. No entanto a lista inclui quatro que não embarcaram e estão vivos. Não há confirmação se outras pessoas embarcaram no lugar deles.
Segundo comunicado da Aeronáutica Civil Colombiana, os seis sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez.
O goleiro Danilo também tinha sido resgatado com vida, mas morreu no hospital.
O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são:
- Goleiros: Danilo e Follmann;
- Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;
- Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto;
- Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; 
- Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;
- Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

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O acidente
O voo que tranportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellínx. Segundo a imprensa local, a aeronave  perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

Ferido em queda de avião da Chapecoense, jogador Alan Luciano Ruschel é atendido em hospital na Colômbia (Foto: Guillermo Ossa/Reuters)Ferido em queda de avião da Chapecoense, jogador Alan Luciano Ruschel é atendido em hospital na Colômbia (Foto: Guillermo Ossa/Reuters)
Avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (Foto: Luis Benavides/AP)Avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (Foto: Luis Benavides/AP)
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión.
O diretor da Aeronáutica Civil, Alfredo Bocanegra, explicou à Rádio Nacional da Colômbia que, embora chovesse e houvesse neblina na região, o aeroporto Rionegro estava operando normalmente. Segundo ele, aparentemente foram falhas elétricas que causaram o acidente. O piloto relatou problemas à torre de controle do aeroporto de Santa Cruz, na Bolívia.
Mais cedo, a imprensa colombiana chegou a cogitar como causa a falta de combustível, mas também informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

Local do acidente com a eronave da Chapecoense (Foto: Editoria de Arte/G1)
Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu a visibilidade.
Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.
Narrador Rafael Henzel foi resgatado com vida do acidente (Foto: Reprodução/Twitter/Rafael Henzel )Narrador Rafael Henzel foi resgatado com vida do acidente (Foto: Reprodução/Twitter/Rafael Henzel )









Final de campeonato
O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30).

Inicialmente, o voo iria diretamente de Guarulhos (SP) para Medellín, mas o voo foi vetado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em razão do veto, a equipe tomou um voo comercial até a Bolívia e, de lá, o grupo pegou o voo da LaMia (veja imagens do embarque da Chapecoense em Guarulhos).
O avião da LaMia prefixo CP-2933 que caiu com a delegação da Chapecoense, modelo Avro RJ85, é visto em foto de arquivo de setembro de 2015 em Norwich, na Inglaterra (Foto: Matt Varley/Reuters)O avião da LaMia prefixo CP-2933 que caiu com a delegação da Chapecoense, modelo Avro RJ85, é visto em foto de arquivo de setembro de 2015 em Norwich, na Inglaterra (Foto: Matt Varley/Reuters)
Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.
Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: "Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades".
O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira, foi cancelado, segundo a  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A CBF adiou a final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, que também estava prevista para quarta-feira.
Comentarista da Fox, o ex-jogador Mário Sérgio, está entre as vítimas do acidente  (Foto: Reprodução/Fox)Comentarista da Fox, o ex-jogador Mário Sérgio, está entre as vítimas do acidente (Foto: Reprodução/Fox)
O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas
Do G1

Gilmar Dal Pozzo é o novo técnico do Ceará

"Sinto um orgulho muito grande em poder ser o comandante do Ceará".
"Sinto um orgulho muito grande em poder ser o comandante do Ceará". 
(Foto: Christian Alekson/Cearasc.com)











A Diretoria Alvinegra anunciou o nome de Gilmar Dal Pozzo para o comando técnico do Ceará. Ex-atleta, o catarinense atuou como goleiro em times do eixo Centro-Sul do País. Dal Pozzo tem 47 anos e iniciou a carreira como treinador em 2008, no entanto conseguiu maior destaque em 2012 e 2014, quando conquistou dois acessos seguidos com a Chapecoense, chegando à Série A do Brasileirão. Nos últimos dois anos, o técnico esteve à frente de ABC, Náutico e Paysandu. O novo comandante alvinegro chega a Porangabuçu juntamente com o auxiliar técnico Luciano Cardozo Borges e o analista de desempenho Ben Hur Moreira Peres.

Na noite desta segunda, O Cearasc.com conversou com Gilmar Dal Pozzo sobre este novo desafio à frente do Alvinegro. Confere aí!

Cearasc.comQual a sua expectativa de assumir o comando técnico de um clube com uma das maiores torcidas do Nordeste?
Gilmar Dal Pozzo: Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer por esta oportunidade. Sinto um orgulho muito grande em poder ser o comandante do Ceará. A expectativa é muito grande. É muito bom poder representar um dos maiores clubes do Nordeste e um gigante do futebol brasileiro, com uma torcida tão apaixonada. Meu desejo é fazer um trabalho excepcional para poder conquistar campeonatos pelo Ceará. 

Cearasc.com: Os seus acessos com a Chapecoense ficaram marcados na sua carreira. O torcedor alvinegro espera que consiga repetir o feito agora à frente do Ceará. O que te motiva para conseguir isso no comando do Vozão? 
GDP: Um dos motivos que tenho para isso é a projeção que o Ceará dará para mim, conquistando o Estadual e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Precisamos resgatar principalmente o orgulho desta torcida, já que 2016 foi um ano sem conquistas para o Ceará. O outro grande motivo da minha decisão foi também participar da gestão. Na Chapecoense, eu participei diretamente na gestão juntamente com a diretoria na contratação de jogadores com mentalidade vencedora. Vamos escolher atletas que física, técnica e mentalmente estejam preparados e comprometidos com os desafios do Ceará neste ano. Teremos o mês de dezembro para fazer boas contratações... Montar um time com qualidade técnica e extremamente competitivo para termos sucesso no Estadual, na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.

Cearasc.com: Como é o seu estilo de jogo? Costuma formar equipes mais ofensivas, defensivas ou preza pelo equilíbrio?
GDP: Meu conceito de jogo é muito equilibrado. Gosto que a minha equipe proponha o jogo e saia com qualidade. Quando eu tiver com a posse de bola, que tenhamos a qualidade de jogo. A posse de bola e o bom passe são essenciais no meu estilo de jogo. Devemos assumir o jogo com extrema qualidade técnica. Sem a bola, gosto de ser uma equipe muito competitiva, forte, com uma marcação bastante agressiva e marcando dentro do campo do adversário. Além disso, prezo por uma equipe organizada, com compactação e jogando em uma linha de 30, 40 metros.

Cearasc.com: Você Já jogou contra o Ceará em outras ocasiões. Como você define a torcida do Mais Querido? Qual importância ela tem para com seus objetivos?
GDP: Quando era atleta, joguei várias vezes contra o Ceará; na época que joguei pelo Avaí e Goiás. Como técnico, lembro de um jogo que fizemos em 2013. Eu era técnico da Chapecoense e perdemos o jogo por 3 x 1. A torcida do Ceará realmente faz a diferença, porque ela joga junto com o time, apoia e incentiva. Para nós, profissionais, a energia positiva que vem do torcedor com certeza é muito importante. Em 2017, a torcida alvinegra fará muita diferença de novo junto com uma equipe equilibrada e com sede de conquistas e títulos.

Confira a ficha técnica do treinador alvinegro:

Gilmar Dal Pozzo
Nascimento: 01/09/1969 (47 anos)
Naturalidade: Quilombo/SC
Times que treinou: Veranópolis/RS, Pelotas/RS, Novo Hamburgo/RS, Chapecoense/SC, Criciúma/SC, ABC/RN, Náutico/PE e Paysandu/PA. 

Cearasc.com