16 de outubro de 2018

Deputados iniciam articulação para sucessão na Assembleia

Imagem relacionada
Deputados estaduais eleitos fazem hoje um almoço de confraternização para a nova legislatura na Assembleia Legislativa. Mais do que uma cordialidade corriqueira, o evento do meio-dia em um restaurante na Beira Mar dá força às discussões para a sucessão do comando da Casa que dá suporte ao governador reeleito Camilo Santana (PT).

Caras velhas e novas do parlamento estadual surgem como possíveis candidatos à cadeira ocupada hoje pelo deputado Zezinho Albuquerque (PDT).

Defendendo a unidade partidária e do projeto que "vem dando certo", o deputado José Sarto (PDT) já fala como candidato e defende a "oxigenação" da cadeira de presidente ocupada há três mandatos por Zezinho.

"(É preciso) Ampliar a participação da Casa com movimentos sociais e integrar com a academia. Puxar a academia para dentro da Assembleia, chamar os movimentos sociais e discutir os temas polêmicos com eles. Seria uma maneira de fazer uma gestão para além do cimento e do aço", defendeu o parlamentar do PDT.

O que está cristalizado nos bastidores é que um nome do PDT que tem o maior número de parlamentares eleitos assuma o comando da Casa. Quem também tem o nome ventilado é o atual primeiro vice-presidente da AL, deputado Tin Gomes (PDT).

Apesar de argumentar que é "cedo" para a Casa tratar do assunto, o ex-vice-prefeito de Fortaleza não esconde o desejo de chefiar a Assembleia. "Ter o nome lembrado é muito bom, inclusive pelos colegas. Qualquer deputado deseja presidir a Casa", admitiu.

Concluindo o terceiro mandato consecutivo na presidência do parlamento estadual, o deputado Zezinho Albuquerque (PDT) é outro pedetista que não esconde o desejo de continuar no posto mais cobiçado entre os deputados estaduais. "Está muito cedo para falar sobre esse assunto. Isso é uma decisão que vai vir do diálogo com o partido e com os deputados", disse ao O POVO.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), que disputou a presidência na eleição interna passada, também está no páreo. É natural que o PDT indique o novo presidente já que é a maior legenda da Assembleia após eleger 14 parlamentares, lembra o deputado Elmano de Freitas (PT).

Quem surge como potenciais nomes são Salmito Filho e Queiroz Filho, ambos do PDT. Nos bastidores há resistência de que um dos dois repita o êxito de Roberto Cláudio e fure a fila de parlamentares mais "velhos" para presidir a Casa. "Não teria chance para isso porque já existem bons nomes dentro dos antigos", defende um deputado da base do governador.

Por outro lado, não há movimento de restrição para os novatos sonharem com as candidaturas. "Eu acho que qualquer deputado eleito tem chance, mas é claro que tem deputado que já está há mais tempo, que tem relações políticas, de convivência e que as pessoas têm confiança", lembrou Elmano.

SERVIÇO

Almoço da nova bancada

Data: Hoje, 16 de outubro

Local: Rasco Steakhouse

O quê: Encontro dos deputados estaduais eleitos e reeleitos para a próxima legislatura estadual

SUCESSÃO

O relacionamento dos deputados com o Palácio da Abolição é um dos fatores que devem decidir a nova presidência da AL-CE.

Por Wagner Mendes

Com informações do O Povo

No Castelão, Ceará domina partida, mas fica no empate sem gols contra o Botafogo




Na noite dessa segunda-feira, 15/10, em partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão, o Ceará empatou em 0 a 0 contra o Botafogo. Sem sofrer sustos e dominando inteiramente o jogo, o Alvinegro não conseguiu ser efetivo nas finalizações. Agora, o Vovô se prepara para uma sequência de dois jogos fora contra Palmeiras e Cruzeiro. 

“Entramos concentrados, aplicados e conseguimos impor o jogo. Nós criamos muito bastante oportunidade no campo ofensivo, mas o resultado não veio. Iremos enfrentar o Palmeiras, líder do campeonato, e precisaremos ser melhores do que fomos hoje. Infelizmente, hoje, o resultado não veio, mas, agora, precisamos olhar para frente”, comentou Tiago Alves, zagueiro capitão do Ceará.

A reapresentação do time está prevista para a tarde dessa terça-feira, 16/10, às 16 horas. Além dos quatros treinos em Porangabuçu, o elenco ainda realiza trabalho apronto em solo paulista. A viagem a São Paulo acontece na tarde da sexta-feira, 19/10, após treinamento no turno da manhã, no Estádio Vovozão.

Com informações do cearasc.com

Cid Gomes se exalta com vaias e diz que o PT vai “perder feio”

Resultado de imagem para Cid Gomes se exalta com vaias e diz que o PT vai “perder feio”
Está cada vez mais distante e difícil a formação de um aliança democrática para impedir a vitória de Jair Bolsonaro, do PSL. Um evento no Ceará destinado a cerrar fileiras em torno da candidatura do petista Fernando Haddad descambou para um embate entre Cid Gomes, irmão de Ciro e eleito senador pelo estado, e militantes do PT.

Em seu discurso, Cid Gomes elogiou Haddad, mas logo em seguida fez menção aos erros do PT na campanha e pediu um mea culpa do partido. Ao ouvir as primeiras vaias, o senador eleito exaltou-se e partiu para o ataque. Disse que Haddad iria “perder feio” por causa do comportamento de alguns integrantes da legenda, que se acham “donos da verdade” e acreditam que os fins justificam os meios. “Vai perder feio e isso é bem feito”, repetiu, sob apupos da plateia.
Segundo o ex-governador cearense, o “PT criou Bolsonaro” e o “Brasil é democrático e não aceita ser tutelado”. 
Assista ao vídeo:

Com informações da Carta Capital

Gil Gomes, ex-repórter policial, morre aos 78 anos em São Paulo

Resultado de imagem para Gil Gomes
Gil Gomes morreu aos 78 anos, nesta terça-feira (16), em São Paulo. O ex-repórter policial passou mal na segunda-feira (15) e foi encaminhado desacordado ao Hospital São Paulo, na zona sul da capital paulista, mas não resistiu. A informação foi confirmada pela família do jornalista.
De acordo com a família, a morte de Gil foi comunicada pelos médicos no início da manhã. A causa não foi divulgada.  
— Ele estava na casa da filha dele. Passou mal ontem e foi encaminhado ao Hospital São Paulo. Passou a noite no hospital. Hoje de manhã recebemos a notícia. Ele estava com um grau de Parkinson muito avançado. Não sabemos a causa da morte ainda.
Gil sofira de Mal de Parkinson e desde 2005 lutava para combater a doençadegenerativa que o fez perder o equilíbrio, além de ter dificuldades de se mover e sofrer com tremores.
O jornalista era casado com Eliana Izzo, sua segunda mulher, com quem teve duas filhas — Flávia e Nathalie. Antes dela, Gil ficou por 14 anos com a escritora Ana Vitória Vieira Monteiro. Juntos, eles tiveram três filhos: Daniel, Vilma e Guilherme — que morreu ainda jovem vítima de uma hepatite C. O jornalista também deixou quatro netos.
Gil Gomes se tornou um dos grandes nomes do rádio e da televisão brasileira por seu trabalho no jornalismo investigativo. O ex-repórter iniciou sua carreira na extinta Rádio Marconi, na década de 1960. Entre os anos 1991 e 1997, Gil conquistou o grande público na televisão ao integrar o time de repórteres do extinto Aqui Agora, programa do SBT.
Na ocasião, ele chamou a atenção por conta da linguagem popular e da dramatização que fazia para narrar as reportagens sobre crimes. As aparições de Gil eram marcadas com um gesto característico que ele fazia com a mão.
Em 1999, o ex-repórter participou da Escolinha do Barulho, da RecordTV e também comandou um programa na Rádio Tupi.
O jornalista descobriu o Mal de Parkinson em 2005 e ficou afastado da televisão por 12 anos para tratar a doença. Em 2016, ele voltou ao trabalho quando recebeu o convite de um empresário, dono de uma farmácia, para comentar um programa patrocinado por uma rede de farmácias.
Na época, em entrevista ao R7, Gil comemorou o retorno. "Esse trabalho está me fazendo muito bem. Melhorou minha cabeça, meu entusiasmo, minha vontade de viver. Eu andava cabisbaixo, estive arrasado. Minhas pernas estão boas, mas não saia da poltrona."
Na mesma reportagem, ele também declarou que tinha vontade de trabalhar até o último dia de vida. "Quero continuar trabalhando, honrar o nome que tive, o nome que tenho e o nome que terei. Eu sou forte."
Por Camila Juliotti e Ricardo Cruz
 Com informações do R7