26 de outubro de 2014

Camilo tem votação expressiva no interior; Eunício vence na capital

O candidato eleito para governar o Ceará durante os próximos quatro anos, com 53,35% dos votos, Camilo Santana (PT) obteve uma expressiva votação no interior do estado. Já Eunício Oliveira (PMDB), segundo colocado na corrida pelo Palácio da Abolição, conquistou a maioria dos votos no maior colégio eleitoral do Ceará: a capital alencarina.
No turno decisivo, Camilo Santana superou os 2,4 milhões de votos e 60% da preferência dos eleitores em 74 municípios. Destaque para o resultado obtidos no Crato (83,09%), em Jardim (82,03%) e em Jati (80,63), cidades, todas do Sul Cearense, em que o petista rompeu a barreira dos 80% dos votos.    
Já Eunício obteve pouco mais de 2,1 milhões de votos, sendo cerca de 700 mil oriundos de eleitores fortalezenses. O candidato do PMDB conquistou 57% dos votos na capital. As votações mais expressivas foram anotadas nos municípios de Varjota (71,42%) e Parambu (69,28).
camilo
Resultado nas 'terrinhas'
A coligação "Para o Ceará seguir mudando", composta por 18 partidos e liderada por Camilo Santana, saiu vitoriosa nas cidades de nascença de seus principais personagens. Sobral, terra de Cid Gomes e Izolda Cela (vice-governadora na chapa) e Barbalha, reduto do petista, foram favoráveis à coligação.
Do outro lado, Maracanaú, cidade na qual Roberto Pessoa (candidato a vice-governador na chapa de Eunício Oliveira) já governou em duas oportunidades, reservou 62.71% dos votos para a coligação "Ceará de Todos".
O resultado mais surpreendente veio de Lavras Da Mangabeira, terra natal de Eunício, no Centro Sul cearense. No município, Camilo bateu o peemedebista com 51,73% dos votos.
Disputas acirradas
Em 19 cidades do interior do estado, a diferença entre os dois candidatos foi inferior a 4% dos votos válidos. A disputa foi ainda mais apertada nos municípios de Cascavel, Carnaubal e Frecheirinha. Neste último, Camilo saiu vitorioso com apenas 97 votos de diferença.
Diário do Nordeste

Conheça a história do governador eleito Camilo Santana

O novo governador do Ceará tem suas raízes no Cariri. Nascido na cidade do Crato, Camilo Sobreira de Santana (PT) é filho de Eudoro Santana e Ermengarda Santana. Ele   é casado com Onélia Leite,  tem 46 anos e é pai de dois filhos Pedro, 4 anos, e Luiza, 2 anos.
Ainda na faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Camilo deu os primeiros passos na vida política ao participar movimento estudantil. Ocupou os cargos de presidente do Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Além de engenheiro agrônomo, o novo gestor é mestre em em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC.
O novo gestor é servidor público federal concursado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo exercido a função de analista ambiental e professor do curso de Saneamento Ambiental do  Instituto Centro de Ensino Tecnológico(Centec), em Juazeiro do Norte, onde foi coordenador. Foi também  superintendente adjunto do IBAMA no Estado do Ceará em 2003 e 2004. 
A primeira disputa 
Camilo disputou um cargo político pela primeira vez em 2000, quando se candidatou à Prefeitura de Barbalha, mas não obteve sucesso. Na segunda, em 2004 recebeu 9.925 votos, mas ficou em segundo lugar.  
Em 2006, ele participou da campanha que ajudou Cid Gomes a chegar ao Governo do Ceará. Já no ano seguinte, no início da nova gestão, em 2007, assumiu a da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, permanecendo como titular por três anos.
A primeira vitória 
O petista decidiu tentar uma vaga no Legislativo Estadual em 2010 e obteve sucesso pela primeira vez em uma corrida eleitoral. Foi o deputado estadual mais votado do Ceará, recebendo 131.171 votos no Estado. No segundo mandado de Cid Gomes como governador, ele assumiu a Secretaria das Cidades partir de 2011. 
A candidatura do petista ao Governo do Estado foi oficializada na manhã do dia 29 de junnho deste ano, durante convenção coletiva do PROS, PT e outros partidos aliados à coligação liderada pelo governador Cid Gomes. 
Diário do Nordeste

Camilo Santana é eleito governador do Ceará

camilo
Nascido em Sobral, Camilo Santana tem 46 anos, é casado e pai de 2 filhos
FOTO: LUCAS MENEZES
Camilo Santana (PT) foi eleito o novo governador do Ceará, após derrotar o candidato do PMDB, Eunício Oliveira, no segundo turno das eleições estaduais, realizadas neste domingo (26).  

Até o momento, foram apuradas 99% das urnas. Camilo aparece com 53,30%, enquanto Eunício tem 46,70%.
Camilo recebeu o apoio do atual governador, Cid Gomes, e seu nome foi homologado pela coligação que inclui o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Partido dos Trabalhadores.  A vice da chapa é Izolda Cela, que foi secretária estadual da Educação do atual governo.
No primeiro turno, o petista aparecia atrás numericamente de Eunício Oliveira em grande parte das pesquisas. A vantagem entre os candidatos diminuiu e Camilo terminou o primeiro turno na frente, com 47,79%, contra 46,41% de Eunício. A rivalidade entre os candidatos ficou mais acirrada no segundo turno, mas Camilo permanceu à frente, mesmo que por poucos pontos. 
Um dos focos da campanha de Camilo Santana foi com a Segurança Publica. Entre as propostas, destacam-se a requalificação do programa Ronda do Quarteirão, a ampliação do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil, além da integração de políticas públicas de outros setores do Governo.
Camilo participou da campanha que ajudou Cid Gomes a chegar ao Governo do Ceará. Já no ano seguinte, assumiu a da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, permanecendo como titular por três anos.
Camilo Santana nasceu no Crato, é casado, tem 46 anos de idade e é pai de dois filhos.
Diário do Nordeste

Eunício deseja sorte a Camilo e afirma que voltará ao Senado para trabalhar pelo Ceará

eunicio
Eunício disse ainda que continuará apoiando o governo da presidente Dilma Rousseff
FOTO: BRUNA SALMITO
O candidato derrotado ao Governo do Estado,Eunício Oliveira (PMDB), desejou sorte a Camilo Santana (PT) e afirmou que vai voltar ao senado "para continuar trabalhando para o povo do Ceará".
Eunício fez a declaração durante entrevista a jornalistas em seu escritório, localizado na Av. Santos Dumont
O senador agradeceu aos mais de dois milhões de votos que recebeu neste segundo turno. "Ao governador eleito, eu desejo muita sorte, que ele cuide dos cearenses honrados", declarou.
Eunício disse ainda que continuará apoiando o governo da presidente reeleita Dilma Rousseff(PT), mas preferiu se esquivar em relação a um possível apoio à gestão de Camilo. "A lição que eu tiro dessa eleição é do carinho, do aplauso de mais de dois milhões de cearenses. O momento é de alegria e gratidão", finalizou.
Diário do Nordeste