21 de julho de 2017

Artesanato cearense representa o Brasil durante feira em Portugal

R MVS1329
A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, e o secretário Josbertini Clementino (STDS), participam da abertura da FNA 2017, neste sábado (22)


O encanto e a delicadeza do artesanato cearense serão expostos na 40º edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA 2017), na Região Metropolitana do Porto, em Portugal. O Estado, considerado referência no desenvolvimento de políticas públicas para o fomento do artesanato, representará o Brasil no evento que acontece de 22 de julho a 6 de agosto. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, e o secretário Josbertini Clementino (STDS), participam da abertura da FNA 2017, neste sábado (22).

“Nos alegra saber que o artesanato cearense é reconhecido internacionalmente, não só pela beleza mas também pela qualidade que elas têm. Estar presente em uma das feiras mais importante do mundo, além de uma responsabilidade, é o resultado de uma política de incentivo que eleva o trabalho dos artesãos do nosso Estado”, enfatiza a primeira-dama, Onélia Leite de Santana.

Com realização do Governo do Ceará e promoção do jornal Diário do Nordeste, o Estado apresentará em Portugal a mais diversificada produção cearense no estande Artesanato do Ceará – Mãos que fazem história, para o qual foram escolhidos produtos que simbolizam valores estéticos tradicionais e alto padrão técnico. A curadoria da exposição é da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), coordenada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

“É motivo de grande alegria e de orgulho a participação do Ceará em uma das maiores feiras do segmento no mundo. É um reconhecimento ao talento dos nossos artistas que, com esmero e sabedoria, mantêm o artesanato cearense vivo, vibrante e encantador aos olhos do público. Além disso, o artesanato é um setor cultural e econômico vigoroso do nosso Estado”, destaca Josbertini.

Diversidade

r MG 3476O Ceará levará a terras lusitanas tipologias em Madeira; Fios e Tecidos nas técnicas Renda de Bilro, Filé, Tecelagem, Bordado e Labirinto; Fibras Vegetais; Argila, Areia Colorida; e Couro. Os produtos são produzidos por artistas de Acaraú, Aracati, Barbalha, Beberibe, Caririaçu, Cascavel, Fortaleza, Granjeiro, Guaramiranga, Icó, Itaiçaba, Itapipoca, Itarema, Jaguaribara, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maranguape, Mucambo, Nova Olinda, Nova Russas, Palhano, Paraipaba, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, Tejuçuoca, Trairi e Várzea Alegre.

r MG 3464A convite da Ceart, a rendeira de bilro Ana Maria Silva, de Trairi, e a artista das areias coloridas Maviniê Mota, de Fortaleza, participarão da Feira e demonstrarão seus talentos ao vivo durante o evento. Do Cariri, enriquecem o estande cearense de 72 m² as peças do grupo Bonequeiras do Pé de Manga, formado por 10 artesãs com idades entre 25 e 70 anos que, há 17, fabrica bonecas de pano de modelos e tamanhos diversos.

Novas parcerias

Durante a agenda em Portugal, o secretário Josbertini Clementino e a primeira-dama Onélia Leite de Santana assinarão um protocolo de intenções entre o Governo do Ceará, por meio da STDS, e a Câmara Municipal de Vila do Conde, com o objetivo de promover a troca de saberes entre o Ceará e a cidade portuguesa para manutenção e preservação da Renda de Bilro como Patrimônio Cultural.

Além da primeira parceria na FNA 2017, o compromisso deverá viabilizar novas ações entre Ceará e Vila do Conde como intercâmbio entre rendeiras e realização de exposições conjuntas reunindo rendas de bilro dos dois locais. O Governo deverá disponibilizar informações sobre a estruturação e funcionamento do Sistema de Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses. Já a cidade lusitana fornecerá informações sobre a Escola Municipal de Rendas de Bilro de Vila do Conde.


Inspiração

O livro “Mãos que fazem história – a obra e a arte de artesãs cearenses” (Editora Verdes Mares, 2012), produzido pelas jornalistas Cristina Pioner e Germana Cabral, com imagens da fotojornalista Marília Camelo, foi também motivo de inspiração para o convite da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Associação para Defesa do Artesanato e Patrimônio de Vila do Conde, promotores da FNA. A obra mostra a diversidade e a riqueza das tipologias artesanais do Ceará. As jornalistas integram a equipe organizadora do estande e lançarão o trabalho durante o evento.

Com informações do Governo do ceará

Sete brasileiros estão entre os vencedores do concurso global de redação da ONU

Panfleto da edição de 2016 do concurso Muitas Línguas, Um Mundo
Sete estudantes brasileiros estão entre os 60 jovens de 27 países vencedores do concurso de redação Muitas Línguas, Um Mundo, realizado em parceria com a escola global de idiomas ELS (English Language School) e a agência Impacto Acadêmico das Nações Unidas (Unai, na sigla em inglês). A informação [e da ONU News.

A cerimônia de premiação será realizada no hall da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Os vencedores – de países como Brasil, Cazaquistão, China, Índia, Líbano, Marrocos e Zimbábue, entre outros - viajaram para as cidades de Boston e Nova York para participar do Fórum Global da Juventude, que termina nesta sexta-feira (21).

Na oportunidade, os jovens apresentarão planos de ação para implementar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais de 6 mil participantes de 170 países, vindos de 1.950 universidades espalhadas pelo mundo, se inscreveram na fase inicial da competição.

Com informações da Agência Brasil

Papa Francisco doa 25 mil euros para o combate à fome na África

Papa Francisco em visita à FAO em 2014
O Vaticano enviou uma carta ao diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, para informar uma doação à organização de 25 mil euros (R$ 91,3 mil) para o leste da África. A oferta, considerada sem precedentes, pretende ajudar as pessoas que  enfrentam insegurança alimentar e fome na região. A informação é da ONU News.

A carta foi redigida pelo observador permanente da Santa Sé junto à ONU em Roma, monsenhor Fernando Arellano. Nela, o papa afirma que a quantia era "uma contribuição simbólica para um programa da FAO que apoia as famílias afetadas por conflitos e secas em áreas rurais. A doação do papa é parte de uma promessa que ele fez durante uma mensagem a uma conferência da agência, que tem sede em Roma, no início desse mês.

O monsenhor Arellano explicou que o gesto “pretende encorajar os governos a contribuir com a FAO”. Cerca de 22 milhões de pessoas precisam de assistência alimentar em seis países do leste africano que enfrentam crises de fome: Sudão do Sul, Etiópia, Quênia, Somália, Uganda e Tanzânia.

O papa Francisco tem feito da solidariedade um grande tema do seu pontificado. Ele deve visitar a sede da FAO em 16 de outubro próximo para marcar o Dia Mundial da Alimentação, que este ano  terá como tema Mude o futuro da migração. Invista em segurança alimentar e desenvolvimento rural.

Com informações da Agência Brasil

Cuidados com a exposição excessiva dos filhos na internet

A mãe e o pai com as crianças num momento de lazer
Compartilhar o dia a dia na internet aproveitando as diversas opções de redes sociais tem sido uma prática cada vez mais comum, inclusive entre as mamães, que adoram exibir as peripécias de suas crias.
 
Algumas vezes as imagens publicadas são desde a maternidade. Há casos em que o crescimento e a rotina das crianças é compartilhada com a imensidão da internet, expondo-as para muito além dos amigos próximos e atingindo pessoas completamentes desconhecidas.É preciso ter controle sobre o que é mostrado. Além disso, o incentivo para tanta exibição parte também da prórpia internet, através de desafios que fazem com que as mães mostrem cada vez mais suas vidas com os filhos para outras pessoas.
 
Para Lívia Vieira de Melo, psicóloga do Hapvida, a exposição excessiva na internet pode ser prejudicial às crianças. “Em tudo na vida a ponderação é necessária. Demonstrações de afeto e carinho são sempre benéficas, mas com cautela. Os filhos são bênçãos. Quando criança, cada movimento é um flash, é sempre tudo lindo e fofo, e os pais, tão maravilhados, precisam transmitir o amor que estão sentindo e divulgam cada momento do seu pequeno, e acabam esquecendo que cada momento é único e exclusivo deles (dos familiares). Só que a necessidade de expor o amor é tamanha que acabam postando fotos indiscretas e bastante pessoais, correndo o risco de caírem em mãos erradas”, orienta.
 
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, o número de pessoas com acesso à internet ultrapassou a marca dos 100 milhões. Com tanta acessibilidade, parece ainda mais difícil resistir à tentação de compartilhar a própria vida e a de pessoas próximas na rede. A publicitária Carina Salgado tem duas filhas, uma de três e outra de cinco anos e confessa que é difícil não mostrar um pouco dos momentos com elas."Gosto de colocar fotos da gente brincando, de quando estamos em família ou em passeios, mas tomo cuidado para não expor informações como localização ou nome da escola onde estudam", afirma.
Família numa piscina
Foto: Arquivo Pessoal Carina Salgado
 
Carina conta ainda que tem precauções antes de compartilhar devido a um problema com as fotos de sua filha mais velha. "Na época eu utilizava mais o Facebook e descobri que tinha um perfil desconhecido que estava utilizando as fotos da minha filha. Eles pegaram as fotos dela mas não colocaram legendas. Pedi aos amigos para denunciarem o perfil e desde então tenho mais cuidado com o que posto".
 
Os riscos podem ir além. A especialista também alerta para os perigos da própria internet com os crescentes casos de pedofilia. É preciso ter cautela não só na quantidade de exposição, como na forma também. Principalmente, evitar fotos que exponha demais a criança. “Outros problemas com a exposição, são os ladrões, sequestradores, ou até mesmo inimizades inimagináveis. Somos seres sociais, porém com vidas individualizadas. Cuidado com a exposição sua e de seus queridos. Para se protegerem não divulguem os seus passos, não divulguem onde trabalham, onde seus filhos estudam, onde estão, ou para onde vão, protejam-se”, aconselha a psicóloga.

Por Manoela Sales
Com informações do Jornal O Povo

Doriva não é mais técnico do Atlético Goianiense

Imagem relacionada
O Atlético Clube Goianiense informa que o técnico Doriva não é mais o comandante rubro-negro para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série A. O clube agradece o profissional pelo trabalho e por todo o esforço demandado durante esse tempo. A direção e os funcionários do Atlético desejam muito sucesso a Doriva no prosseguimento de sua carreira. 
O Dragão segue sua programação para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro e realiza treinamento no sábado à tarde. Já no domingo, a equipe volta à campo, contra o Botafogo, no estádio Olímpico. 
Com informações do site oficial do clube - atleticogoianiense.com

Rogério Micale é o novo técnico do Atlético Mineiro

Imagem relacionada
Depois da demissão do técnico Roger Machado, o Atlético agiu rápido e anunciou a contratação de Rogério Micale, que deve ser apresentado na próxima segunda-feira. Micale vai assinar com o Galo até o fim da temporada 2017.

A missão de Micale será acertar o oscilante Galo e garantir a sequência do time na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. Embora um sonho da diretoria, o Campeonato Brasileiro está cada vez mais distante, já que o Alvinegro ocupa a 11ª posição, com 20 pontos.

Superesportes informou, nessa quinta-feira, na “Coluna Jogo Rápido”, que o Atlético já avaliava a contratação de Micale antes mesmo de o clube anunciar a demissão de Roger Machado.

Micale é velho conhecido da diretoria atleticana. Ele ficou na base do clube de 2009 a 2010 e de 2011 a 2015. No Galo, foi campeão das Taças BH de Futebol Júnior de 2009 e 2011, dos Campeonatos Mineiros Júnior de 2010 e 2012 e dos Torneios ICGT de 2011 e 2012. Os dados são do Galo Digital.

Em 2015, Micale deixou o Atlético para assumir a Seleção Brasileira Sub-20. No time da CBF, conquistou o inédito ouro olímpico do futebol masculino, em agosto, no Rio de Janeiro. Micale foi demitido em fevereiro após a frustrante quinta colocação no Sul-Americano Sub-20. Desde então, estava desempregado.

Por conhecer o clube, ter bons relacionamentos e trabalhar com garotos, Micale foi a saída da diretoria para trabalhar até dezembro no comando do Atlético. O Galo será o segundo time profissional de Micale, que também já dirigiu o Grêmio Prudente em 2011.

Em enquete realizada pelo Superesportes ("Quem você gostaria de ver no comando do Atlético?"), Micale foi o segundo mais votado (17%). Apenas Reinaldo Rueda, ex-Atlético Nacional, teve aprovação maior (23%).

Mário Rogério Reis Micale
Naturalidade: Salvador, Bahia
Nascimento: 28 de março de 1969
Clubes profissionais: Grêmio Prudente (2011) e Atlético (2017)
Título de maior relevância: Ouro Olímpico com o Brasil no futebol masculino em 2016

Com informações do Superesportes

Vitória demite Gallo e Brasileirão chega a 12 trocas de técnico

Vitória demitiu o técnico Alexandre Gallo
Campeonato Brasileiro de 2017 fez mais uma vítima após a 15ª rodada. Na manhã desta sexta-feira, o Vitória anunciou a demissão do técnico Alexandre Gallo, que teve menos de 50 dias de trabalho. Penúltimo colocado do Brasileirão com 12 pontos, o clube baiano perdeu as últimas três partidas.
“O Esporte Clube Vitória informa que o técnico Alexandre Gallo foi desligado da função de treinador do time rubro-negro de futebol, na manhã desta sexta-feira. O Leão agradece toda dedicação do profissional, que esteve à frente do elenco em 11 jogos e não poupou esforços para tirar o time da situação incômoda no Campeonato Brasileiro. Um exemplar profissional, que terá sempre portas abertas no clube pelo seu profissionalismo e competência na função de treinador”, anunciou o clube.
Gallo dirigiu o Vitória em 11 jogos, com três vitórias, dois empates e seis derrotas, aproveitamento de 33% dos pontos. A 15ª rodada também derrubou o técnico Roger Machado do Atlético-MG e Pachequinho, do Coritiba. O Vitória se juntou ao Atlético-PR e se tornou o segundo time a trocar duas vezes de técnico só nesta edição do Brasileirão: antes de Gallo, Petkovic foi demitido.
Com informações da Revista Placar/Veja

Conhece a febre do oropouche? Pois ela pode crescer no Brasil

febre-oropouche-brasil
Dores nas articulações, na cabeça e atrás dos olhos, além de febre aguda. Os sintomas são típicos da dengue, mas não é dela que estamos falando. O problema da vez é a febre oropouche, enfermidade que também é transmitida por um mosquito – o Culicoides paraensis, mais conhecido como borrachudo. Antes encontrado principalmente em pequenos vilarejos da Amazônia, ele tem aparecido nas grandes cidades do país, situação que preocupa os especialistas.
“O oropouche tem grande potencial de emergência, porque o Culicoides paraensis está distribuído por todo o continente americano” aponta Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). “O vírus pode sair da região amazônica e do planalto central e chegar aos lugares mais povoados do Brasil”, completa.
Foram registrados mais de 500 mil casos brasileiros nas últimas duas décadas, mas a tendência é que o número aumente por aqui e em países como Peru e Caribe. Em 2002, pesquisadores identificaram o mal em 128 pessoas de Manaus. Três dos pacientes desenvolveram infecções relacionadas ao cérebro e à medula espinhal (a meningite é um exemplo).
Desses, um tinha aids e o outro era portador de neurocisticercose, condição que ataca a massa cinzenta. “Isso mostra que algumas doenças de base ou imunodepressão podem facilitar que o vírus chegue ao sistema nervoso central”, explica Figueiredo.
Cabe ressaltar que os 128 indivíduos analisados tinham diagnóstico clínico inicial de dengue. Por isso, os cientistas chamam a atenção para a possibilidade de que muitas suspeitas que recaem sobre o Aedes aegypti possam ser, na verdade, febre oropouche, resultado da picada do Culicoides paraensis.
Por Ana Luísa Moraes
Com informações da Revista Abril/Saúde

Após mais de cinco anos, Rogério Zimmermann deixa o comando do Brasil-Pel

Imagem relacionada

Um dos trabalhos mais longos de um técnico em um clube na história recente do país chegou ao fim nesta quinta-feira. Após mais de cinco anos, o Brasil de Pelotas anunciou o desligamento de Rogério Zimmermann do comando da equipe. 

Além de sua saída, deixam o Xavante o auxiliar Zeca Martins e o preparador físico João Beschorne. O treinador deixa o clube após a goleada que o Brasil de Pelotas sofreu por 4 a 1 para o Paraná, na terça-feira, em jogo válido pela 15ª rodada da Série B. 

Rogério Zimmermann iniciara sua segunda passagem no clube gaúcho em maio de 2012. Sob seu comando, a equipe disputou 408 jogos, obtendo 188 vitórias, 128 empates e 92 derrotas. 

Além disto, garantiu à equipe xavante os acessos para a elite gaúcha e para as Séries C e B, e um bicampeonato do Interior. Seu trabalho só perdeu em duração para Cláudio Tencati, que está desde abril de 2011 no comando do Londrina.


Com informações do Lance/Terra

Para não perder G-4 de vista, Ceará recebe Goiás no Castelão pela Série B

O G-4 não pode sair da vista do Ceará. Para isso, a trupe de Marcelo Chamusca vai de mais três pontos para seguir firme em busca do acesso à Série A. Nesta sexta-feira (21), o Vovô recebe o Goiás na Arena Castelão.

O Ceará teve dois jogos difíceis contra Juventude e Guarani nas últimas rodadas. Somou quatro pontos. Agora, em casa, contra o Goiás, espera somar três pontos para chegar de vez na briga por um lugar no G-4. O técnico Marcelo Chamusca ganha a presença de Magno Alves e Roberto, antes vetados pelo DM. A dupla deve começar no banco de reservas, já que Elton e Cafu foram bem no jogo anterior. Richardson segue no Departamento Médico, e Pio deve ganhar mais uma chance como titular.

O Goiás não vence há três rodadas. Com 17 pontos, é o 15 colocado na tabela da Série B. O vovô, por sua vez, soma 22 pontos e é o oitavo na classificação. A bola rola na Arena Castelão às 21h30. 

Jogo: Ceará x Goiás
Local e horário: Arena Castelão, às 21h30
Provável Ceará: Éverson, Cametá, Valdo (Rafael Pereira), Luiz Otávio e Romário; Raul, Pio; Ricardinho, Pedro Ken e Cafú; Elton
Arbitragem: Cleisson Veloso Pereira (MG), Marconi Helbert Vieira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Série C: Botafogo-PB encara Fortaleza em confronto direto pelo Grupo A

Botafogo-PB x Fortaleza

Em crise e vivendo momento turbulento na competição nacional, Botafogo-PB e Fortaleza se enfrentam em confronto direto pelo Grupo A da Série C, às 21h, nesta sexta-feira, no estádio Almeidão. A partida abre a 11º rodada da chave. Para atrair a torcida local, a diretoria do Botafogo decidiu no decorrer da semana reduzir os preços dos ingressos. 

O técnico do Bota, Itamar Schülle, recebeu uma proposta nos últimos dias para assumir um clube da Série B, porém preferiu ficar no comando da equipe paraibana. Para o embate contra os visitantes, o comandante Schülle terá força máxima em campo. 

Pelo lado do Fortaleza, o treinador Paulo Bonamigo fará modificações no time titular. O atacante Lúcio Flávio se recuperou de uma lesão no ombro após um mês e ganhou uma posição no ataque, ao lado de Paulo Sérgio. Hiago perdeu o posto para o centroavante. A outra mudança será no setor defensivo. O lateral-direito Jefferson roubou a vaga de Felipe. 

O Fortaleza está na segunda colocação, com 15 pontos e não vence há quatro rodadas. O time paraibano perdeu nas últimas três partidas e ocupa a quarta colocação, um ponto atrás do rival, tendo somado 14 pontos. No primeiro turno, o time cearense venceu por 1 a 0.

Com informações do Lance/Terra

Lula tem R$ 9 milhões em planos de previdência bloqueados a pedido de Moro

Resultado de imagem para Lula tem R$ 9 milhões em planos de previdência bloqueados a pedido de Moro
A pedido do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, o Banco do Brasil (BB) bloqueou hoje (20) mais de R$ 9 milhões em planos de previdência em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quarta-feira (19), também por determinação do magistrado, foram confiscados imóveis e veículos, além do bloqueio, pelo Banco Central, de R$ 606,7 mil das contas do ex-presidente.

Nos dois casos, as medidas foram tomadas a pedido do Ministério Público Federal (MPF), para fins de reparação de danos à Petrobras no processo em que o ex-presidente foi condenado a nove anos e meio de prisão, em primeira instância, no caso do triplex de Guarujá (SP).

Em ofício enviado ao magistrado, o Banco do Brasil informou que foram bloqueados os saldos de dois planos de previdência. Um empresarial, em nome da empresa LILS Palestras Eventos e publicações, que tem Lula como beneficiário, e um individual, em nome do ex-presidente. Do primeiro, foram bloqueados R$ 7.190,963,75 e, no segundo, R$ 1.848.331,34.

A defesa de Lula ainda não se manifestou sobre o novo bloqueio de bens do ex-presidente. Na quarta-feira (19), os advogados do ex-presidente consideraram a decisão de Moro "ilegal e abusiva" e informaram que será alvo de pedido de impugnação. Também em nota, o PT disse que a decisão de Moro é "mesquinha" e que trata-se de uma "vingança" conta um inocente.

Com informações da Agência Brasil