16 de novembro de 2011

FUTEBOL - Eletrizante! Fred faz quatro gols, Fluzão vira duelo e ganha do Grêmio.

Um jogo, nove gols, um artilheiro. Numa noite em que colocou quatro bolas no fundo da rede, Fred foi o protagonista da grande partida em que o Fluminense venceu por 5 a 4 o Grêmio, nesta quarta-feira, pela 35ª rodada do Brasileirão. O atacante, agora vice-artilheiro do campeonato com 17, ajudou sua equipe a seguir viva na luta pelo título e a se consolidar como possível dona de uma vaga na Libertadores de 2012.
O resultado fez o Fluminense chegar a 59 pontos, mantendo-se na terceira posição na tabela. Segue em busca do título, ainda com três rodadas a disputar. No próximo domingo, enfrenta o Figueirense em Florianópolis. Já o Grêmio, que ocupa o 11º lugar com 47 pontos, pega o Ceará no Olímpico.

Fonte:globoesporte

ESTATíSTICA - 61,8% da população cearense é formada por pardos, diz IBGE



Cerca de 61,8% (5.230.214) da população do Ceará é composta por pardos, de acordo com dados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O maior número de pardos no Estado está concentrado na Região Metropolitana de Fortaleza (2.064.826).


Durante a abordagem dos recenseadores, 31,9% (2.704.732) da população se declarou de cor branca. Em seguida, vem a população negra (4,64%; 392.733), amarelos (1,24%; 105.307) e indígena (0,22%; 19.336).

Fonte:opovo

POLÍTICA - CCJ do senado aprova emenda que fixa data de posse de deputados.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, 16, emenda do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) que acrescenta à proposta de emenda constitucional (PEC) que altera a data de posse do presidente da República, governador e prefeito, a obrigatoriedade dos deputados estaduais e distritais eleitos em 2014 assumirem o mandato no dia 1º de fevereiro.

Originária na Comissão da reforma política, a PEC com as datas de posse foi emendada pelo senador no plenário, onde aguarda votação. Aloysio Nunes explica que a unificação das datas de posse dos deputados estaduais e distritais vai impedir a situação de determinados Estados, onde eles só são empossados dois meses depois do governador.

"Atualmente, o governador de Estado toma posse no dia 1º de janeiro e os deputados estaduais chegam a tomar posse até o dia 15 de março", informa. Ele alega que não faz sentido manter essa prática em que o governador, mesmo que venha a assumir no dia 10 de janeiro, tenha de ficar mais de dois meses governando com uma assembleia legislativa antiga, que não mais representa a vontade dos eleitores do Estado.

A proposta da Comissão da Reforma Política, aprovada há cerca de três meses na CCJ, fixa a posse do presidente da República, governador e prefeito, respectivamente, nos dias 15 de janeiro, 10 de janeiro e 5 de janeiro.

Fonte: opovo

FUTEBOL - Uefa divulga cabeças de chave do sorteio para a Eurocopa 2012.

Após o fim da repescagem e, consequentemente, a definição das últimas quatro seleções classificadas para Eurocopa 2012, a Uefa divulgou nesta quarta-feira os cabeças de chave e a distribuição de todos os outros potes para o sorteio dos grupos do torneio, que acontecerá no próximo dia 2 de dezembro, em Kiev, na Ucrânia.

Polônia e Ucrânia, países sedes do evento, junto a Espanha e Holanda, seleções finalistas da última Copa do Mundo, estão confirmadas como cabeças de chave e integrarão o Pote 1.

A distribuição dos potes pode garantir grandes emoções a Euro 2012, já que poderemos ter "grupos da morte", formados, por exemplo, por Holanda, Alemanha, Portugal e França ou Espanha, Itália, Portugal e França.

Pote 1 (Cabeças de chave): Polônia, Ucrânia, Espanha e Holanda.


Pote 2: Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia.

Pote 3: Croácia, Grécia, Portugal e Suécia.

Pote 4: Dinamarca, França, República Tcheca e Irlanda .


Fonte;SRZD

SAÚDE - População de idosos cresceu mais de 2% em dez anos, diz estudo do IBGE.

Dados dos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, indicam que a proporção de idosos nos municípios brasileiros aumentou de forma generalizada nos últimos dez anos.
O percentual de pessoas com mais de 60 anos passou de 8,6%, em 2000, para 10, 8%, em 2010.
Em 78 municípios brasileiros, os idosos já representam 20% da população total a cidade, ou seja, uma em cada cinco pessoas tem 60 anos ou mais de idade.

O Rio Grande do Sul é o estado que tem mais cidades com idosos: rural e relativamente com poucos habitantes, 11,5 mil, o território gaúcho participa com 64 cidades.
As cidades que lideram a lista de proporção de idosos são Coqueiro Baixo (29,4%), Santa Tereza (27,1%), Relvado (26%), Colinas (25,4%) e Coronel Pilar (25,1), todas do Rio Grande do Sul.
O levantamento mostra ainda que mais da metade (53,2%) dos cerca de 20,6 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos vivem em municípios mais populosos, com mais de 100 mil habitantes.
No entanto, o número de crianças e adolescentes até 14 anos diminui no país. O número caiu de 29,6%, em 2000, para 24,1%, em 2010.

Fonte:SRZD

SAÚDE - Médicos fazem cirurgia de coração sem cortes e com o auxílio de robô.

Coração é acessado com apenas quatro furos pequenos no tórax.
Procedimento, feito no Hospital Albert Einstein, é inédito na América Latina.

Os médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, realizaram uma cirurgia de coração inédita na América Latina. Eles usaram um robô para fazer uma ponte de safena - sem abrir o peito do paciente.
O vigilante Alvacir Silveira tinha uma obstrução em uma das artérias coronárias e o sangue chegava com dificuldade ao coração. Por isso, precisou fazer uma ponte de safena. No caso de Silveira, os médicos retiraram uma artéria que fica atrás da mama e colocaram no coração. A grande diferença foi o modo de realização do procedimento.
Em uma cirurgia convencional, é preciso abrir o peito do paciente com um corte de cerca de 25 centímetros, serrar o osso do peito e abrir a membrana que envolve o coração. Na cirurgia robótica, o médico consegue acessar o coração sem abrir o peito do paciente, fazendo apenas quatro furos pequenos no tórax.
O médico fica sentado em um console, a um metro do paciente, de onde comanda com as mãos e com os pés os movimentos do robô. Um dos braços mecânicos segura uma microcâmera que é inserida no tórax e capta imagens em alta definição. Nos outros braços ficam os instrumentos.
Com o robô, o médico faz movimentos extremamente delicados e exatos, já que a mão robótica não treme. Com a técnica menos agressiva, o tempo de recuperação do paciente cai de 60 para apenas 10 dias.
“Ele já volta às atividades normais como dirigir e carregar peso. Você não tem a abertura do peito e essa é a grande vantagem da cirurgia. Você tem um paciente que evolui de uma forma muito mais positiva”, explica o cirurgião cardíaco Robinson Poff.

Fonte:G1

EDUCAÇÃO - Ceará tem a 6ª pior taxa de alfabetizados do Brasil.

O Estado do Ceará é o 6º pior estado em taxa de pessoas alfabetizadas de 10 anos ou anos mais, segundo os indicadores sociais divulgados pelo Censo 2010, nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da colocação geral, a taxa de analfabetos no Ceará caiu 7,5% em 10 anos.
De acordo com o Censo 2010, no quesito alfabetismo o Ceará não fica a frente de nenhum estado do Sul e Sudeste, apenas dos estados Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Piauí e Alagoas. Os números são preocupantes, mas esta situação vem mudando, pois há 10 anos, o Ceará tinha 24,7% da população composta por analfabetos e atualmente o número caiu para 17,2%.
Com a queda no número de analfabetos, o Ceará segue o declínio expressivo de 2000 para 2010 registrado em todas a unidades da Federação. O IBGE aponta que o nível de alfabetização ficou substancialmente menor nas camadas de rendimento nominal mensal domiciliar per capita mais baixas. Em linhas gerais, este comportamento foi observado em todas as Grandes Regiões.
O Censo 2010 diz que o Distrito Federal e a Santa Catarina apresentam os menores índices de analfabetismo, com 3,3% e 3,9%, respectivamente.

Nordeste
No caso do analfabetismo de jovens, a situação da Região Nordeste também é preocupante. Enquanto na média do país a proporção de adolescentes e jovens que não sabiam ler e escrever atingia 2,5%, no Nordeste era quase o dobro (4,9%), com pouco mais de 500 mil pessoas nessa faixa etária. Na Região Sul o percentual era de 1,1% e na Sudeste, de 1,5%.
Entre jovens e adultos, o levantamento revela que em 1.304 municípios a taxa de analfabetismo era igual ou superior a 25%. Entre eles, 32 não contavam com o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). A maioria está localizada no Nordeste, tendo sido a pior situação observada em João Dias (RN), onde 38,9% das pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever.

Fonte:DN

SAÚDE - Apesar de apresentar melhoria, qualidade do saneamento continua desigual no Ceará.

A qualidade do saneamento básico em domicílios particulares permanentes no Ceará melhorou, indica o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, a proporção de domicílios por saneamento adequado, em 2010, é de 38,9%, enquanto que no censo anterior, de 2000, era de 28%.
De acordo com o IBGE, os domicílios com o saneamento semi-adequado, em 2010, aumentaram para 46,5%. Em 2000, a quantidade era de 43,5%. Já o total de domicílios com saneamento inadequado caiu de 28,5%, em 2000, para 14,9%, em 2010.
O domicílio considerado com saneamento adequado recebe abastecimento de água por rede geral, esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica e lixo coletado diretamente ou indiretamente.
Um domicílio com sanemaneto semi-adequado recebe, pelo menos, uma desas formas de saneamento consideradas adequadas. Já o domicílio com saneamento inadequado não tem nenhuma das formas de saneamento consideradas adequadas.

População com baixa renda é a mais atingida
Apesar dos números mostrarem melhoria, a população com baixa renda é a que mais sofre com a falta de saneamento no Estado. O IBGE aponta que, do total da população residente em domicílios com saneamento inadequado, 82,9% recebe até meio salário mínimo por mês, ou seja, R$ 255.

Falta saneamento no interior do Estado
Do total de domicílios que sofrem com saneamento inadequado, 99,7% são localizados no interior do Estado e somente 0,3% são localizados na Capital.
O IBGE aponta que o total da população residente em domicílios com saneamento inadequado, no estado do Ceará, é de 1.275.005. No interior, a quantidade é de 1.271.706 domicílios com saneamento inadequado, restando 3.299 para a Capital.

Fonte:DN

POLÍTICA - Lula se antecipa a efeito da quimioterapia e raspa barba e cabelo.

  Ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou barba e cortou cabelo do marido. 
Ex-presidente da República faz tratamento contra um câncer na laringe.

O Instituto Lula informou na tarde desta quarta (16) que a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba e cortou o cabelo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz tratamento contra um câncer na laringe.

A mulher de Lula, Marisa Letícia, faz a barba do marido (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Com a decisão de raspar barba e cabelo, Lula se antecipou aos efeitos da quimioterapia, que provoca a queda de pelos. O ex-presidente cultivava a barba, que se tornou uma marca pessoal, desde quando era sindicalista, nos anos 1970.

 Lula sem cabelo e barba, em imagem divulgada pelo Instituto Lula, ONG do ex-presidente (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

  O ex-presidente Lula no último dia 31, com a mulher Marisa, no apartamento onde vive o casal, em São Bernardo, durante visita da presidente Dilma Rousseff (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula).
 Fonte: G1

FUTEBOL - Retorno de Ronaldo Angelim para o Fortaleza fica mais próximo.

            

A diretoria do Flamengo anunciou no início da semana que não pretende renovar o contrato do zagueiro Ronaldo Angelim para a temporada de 2012. Autor do gol do título de Campeão Brasileiro de 2009 e um dos jogadores mais queridos no elenco rubro-negro, a saída do defensor reascende a possibilidade do atleta retornar ao Fortaleza Esporte Clube.
De acordo com fontes ligadas à diretoria do Leão, já existe um projeto de trazer o “Magro de Aço” de volta para o Pici, como a estrela do time na luta pelo título do Estadual e principalmente na briga pelo acesso à Série B do Brasileirão.
Em entrevista ao Diário do Nordeste Online, quando o Flamengo veio jogar contra o Ceará pela Copa do Brasil deste ano, Angelim declarou que conversaria com a diretoria do Tricolor de Aço no final do Brasileirão 2011.
A informação de Ronaldo Angelim foi confirmada pelo Relações Públicas do Fortaleza, Fábio Mota. “Existe um grupo mobilizado para trazer o Angelim para o Fortaleza em 2012. Inclusive, ele seria peça fundamental para alavancar nosso projeto de sócios-torcedores”, comentou.
Em 2010, a renovação contratual com o Flamengo impossibilitou a vinda do jogador para o Fortaleza. Agora, com a definição da gestão flamenguista em não permanecer com o atleta, reabre uma nova negociação encabeçada pelo presidente Osmar Baquit.
Aos 35 anos, com a carreira consolidada nacionalmente, Icasa e Fortaleza seriam as duas únicas equipes que Ronaldo Angelim defenderia no estado do Ceará, segundo afirmações do próprio jogador. A provável contratação do zagueiro gera euforia entre os tricolores nas principais redes sociais da internet.

Confira a ficha-técnica de Ronaldo Angelim:
Nome completo: Ronaldo Simões Angelim
Apelido: Ronaldo Angelim
Posição: Zagueiro
Data de nascimento: 29/11/1975
Local de nascimento: São Paulo/SP
Altura: 1,78m
Peso: 70 Kg
Clubes que atuou:1996 – 1998 – Icasa
1999 – Juazeiro
1999 – Ceará
2000 – Ituano
2001 – 2005 – Fortaleza
2006 – 2011 – Flamengo


Títulos:Campeonatos Cearense: 2001, 2003, 2004 e 2005
Copa do Brasil: 2006
Campeonato Carioca: 2007, 2008 e 2009
Campeonato Brasileiro: 2009 (foi o autor do gol do título)


Fonte:DN

FUTEBOL - Uruburetama a Banana Mecânica é campeã invicta da Terceira Divisão cearense.



Com volante de 44 anos, vice-prefeito como médico e poucos torcedores, mas fiéis, Banana Mecânica é campeã invicta da Terceira Divisão cearense

Dema, volante do Uruburetama (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Dema, volante do Uruburetama, tem 44 anos
Às vésperas de completar 44 anos, o volante Dema comemorou mais um título. Neste mês de novembro, foi campeão da 3ª Divisão Cearense de Futebol, com o Uruburetama. Depois de 14 estaduais conquistados na década de 90, principalmente com as camisas de Ceará, Remo e Paysandu, foi ídolo por onde passou e não desmerece o troféu conquistado mais recentemente.
- É muito bom trabalhar com essa galera na Terceira Divisão. Conquistar esse título é a concretização de um grande trabalho - afirmou.
Dema venceu a Terceira Divisão Cearense ao lado de garotos (a maioria), políticos e investidores da cidade de Uruburetama e um bando de loucos apaixonados por futebol e pela Banana Mecânica - como é conhecida a equipe do interior cearense.
O GLOBOESPORTE.COM/CE foi até a cidade de Itapipoca, a 130 quilômetros de Fortaleza, onde o Uruburetama estava mandando suas partidas, e acompanhou jogo decisivo contra o time de Barbalha. Na bilheteria, um dirigente do clube vendia os ingressos. À beira do gramado, o médico e vice-prefeito da cidade de Uruburetama estava pronto para prestar atendimento aos atletas. Já nas arquibancadas, o prefeito dividia churrasquinho com alguns dos 49 torcedores pagantes.

Torcida da Banana é animadora; renda dos jogos é que é pífia
O slogan 'Contra tudo e contra todos' bem que poderia ser utilizado como lema do Uruburetama. O time conseguiu ser campeão de uma competição totalmente deficitária, apenas com o apoio da torcida e de figuras políticas da região. Bastou perguntar sobre a renda dos jogos ao presidente do clube, Alexandre Nery, para entender melhor a situação.
- Renda? Que renda? Quase não existe renda em um campeonato como este. A gente paga para jogar. São quase dois mil reais por jogo que a gente gasta. Não há retorno nenhum - garantiu o dirigente.
O Uruburetama joga fora de casa, mesmo quando a partida tem a Banana Mecânica como mandante. Isso porque a prefeitura não conseguiu terminar as reformas do estádio Antônio de Paula Sales e acabou tendo que jogar no Estádio Perilo Teixeira, em Itapipoca, a 36 quilômetros de distância.
 No Perilão, o Uruburetama é quem manda. Em dia de jogos do time, os torcedores se deslocam até a cidade vizinha somente para acompanhar a partida. O clube teve a média de 51 pagantes por jogo durante toda a Terceira Divisão Cearense. E isso só não é tão ruim porque, entre os dez participantes do campeonato, o Uruburetama conseguiu ainda a terceira melhor média.
Com tão pouca gente no estádio, policiais militares trabalham com a maior tranquilidade. Normalmente, seis são escalados para o jogo. Mas esse não é o único detalhe pitoresco e que faz do clube um verdadeiro vencedor. A mobilização para fazer futebol profissional no interior do Ceará é gigante.

Ingressos sendo vendidos para jogo do Uruburetama (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Franciélio é o 'cara dos ingressos' do Uruburetama
Para começar, o próprio diretor de futebol do clube, Franciélio Melo, é quem vende os ingressos para o jogo na portaria do estádio e ainda faz promoções.
- É seis (reais), mas a gente faz a cinco (reais) para tentar atrair mais gente, até porque a maioria do pessoal vem de outra cidade - declarou Franciélio.
Os torcedores chegam ao estádio de moto, carro, bicicleta e até pau de arara (espécie de caminhão com carroceria improvisada para levar muitas pessoas), organizado pelos dirigentes do clube. Dos 100 ingressos postos à venda, metade quase sempre é devolvida à Federação Cearense de Futebol (FCF).

Ajuda caseira
As dificuldades financeiras fazem dirigentes se mobilizarem com lideranças políticas locais. O presidente do clube, por exemplo, é filho do vice-prefeito de Uruburetama, Artur Nery, que, por sua vez, é o médico do clube. É um senhor sexagenário que divide as tarefas do executivo com as de torcedor e de médico dos atletas.

Médico e vice-prefeito do Uruburetama (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Médico e vice-prefeito do Uruburetama
- Para mim, é uma honra ajudar o Uruburetama e fazer parte de uma campanha como esta - disse o vice-prefeito.
Mas essa ligação entre futebol e política em Uruburetama não se restringe ao vice-prefeito em campo. A vereadora Stela Rocha (PPS) é a presidente da Câmara de Vereadores da cidade e torcedora número um do time. Das arquibancadas, grita o tempo todo, faz pressão no árbitro e incentiva os outros torcedores a vibrarem a cada lance.
- Eu sou uma desportista ativa. Acompanho o Uruburetama onde for porque eu gosto. E pode escrever aí que a Banana Mecânica está de volta - declarou a eufórica vereadora.
Para completar as ligações políticas, o prefeito da cidade, Giuvan Nunes, assiste aos jogos na arquibancada, ao lado da torcida. A maior autoridade política da cidade não exige privilégios no estádio. O prefeito come churrasquinho com os torcedores, se suja de farofa, bem no estilo 'povão'. E, antes de ser fotografado, pede para ajeitar o desgrenhado cabelo, enquanto os mais próximos falam.
  - Deixa o prefeito bonito na foto! Esse é o nosso prefeito! - gritaram alguns torcedores.

Prefeito Giuvan Nunes, de Uruburetama (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)












Prefeito Giuvan Nunes no meio da torcida

Mas no que a reportagem do GLOBOESPORTE.COM/CE estava mesmo interessada em saber do prefeito era o porquê de o estádio Antônio de Paula Sales não ter conseguido ficar pronto a tempo e disponível para a Terceira Divisão do Campeonato Cearense.
- Não deu tempo. Acabamos não tendo os laudos aprovados. Mas ano que vem, se Deus quiser, vamos jogar em Uruburetama - disse o prefeito, já bem mais arrumado do que no início da entrevista.

Banana está voltando a ser 'Mecânica' e sonha em retornar à 1ª Divisão Cearense

O Uruburetama é conhecido como Banana Mecânica, pois a fruta é o principal produto da cidade. O 'Mecânica' foi emprestado da Laranja Mecânica, a Seleção Holandesa dos anos 70, que, por sua vez, faz referência ao filme homônimo de Stanley Kubrick.
O time ganhou um "novo velho" presidente em 2011. Alexandre Nery, que já esteve à frente do clube, agora voltou cheio de novas ideias.
- Nós temos um plano de metas muito bem definido para os próximos três anos. Vamos subir para a Segunda Divisão este ano e para a Primeira Divisão no ano que vem. Quero entregar o time quando conseguirmos permanecer pelo menos um ano na elite - afirmou Alexandre Nery.
O Uruburetama quer voltar a um lugar onde já esteve. Fundado em 1994, o clube já atuou na Primeira Divisão entre os anos de 1995 e 1999. De 2000 a 2006, esteve na Segunda Divisão, mas desde 2007 está no limbo do futebol cearense, mais conhecido como a Terceira Divisão. Chegou a pedir licença nos últimos dois anos.
A folha salarial do time é de R$ 20 mil. O clube sobrevive basicamente do apoio financeiro da Prefeitura de Uruburetama, que depende diretamente da força da economia local, baseada no cultivo da banana.

Equipe emprestada
O time hoje é formado por jogadores de duas equipes da Primeira Divisão Cearense e que estão emprestados ao clube: Itapipoca e Horizonte. O primeiro tem cerca de dez atletas emprestados ao Uruburetama, incluindo o baixinho Dema, principal jogador e articulador da equipe. O segundo tem três atletas atuando com a camisa da Banana Mecânica.
Pertencentes ou não ao Uruburetama, a única unanimidade entre os jogadores é o orgulho de ter feito parte desta conquista. A Banana Mecânica foi campeã de forma invicta. Foram 11 vitórias e cinco empates. Desta forma, o time sonha em chegar cada vez mais longe.
- As coisas não aconteceram por acaso com a gente. Nós temos uma equipe muito unida e vamos chegar muito mais longe. Somos os únicos invictos do Brasil - exagerou o goleiro do Uruburetama, Vivi.

Joãozinho, autor do gol do Uruburetama (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Com a ajuda de investidores e loucos torcedores, Uruburetama quer ser grande no futebol

Fonte:globoesporte.ce