25 de maio de 2015

Dia 24 de maio de 2015 - 180 anos da Polícia Militar do Ceará.


O orgulho que um policial sente pela profissão é tão grande quanto o seu desejo de proteger a vida e preservar a ordem. O Governo do Estado do Ceará orgulha-se de contar com a coragem e a determinação inabaláveis da Polícia Militar do Ceará. Parabéns à Corporação pelos seus 180 anos.

 SSPDS-CE

Novidade: motocicleta para distribuir semente de capim

agricultura-plantadeira-moto (Foto: Rogério Albuquerque)
Entre as novidades que presenciei na ExpoZebu Dinâmica, realizada há 15 dias durante a ExpoZebu de Uberaba, está a motocicleta adaptada pela Embrapa em parceria com a empresa Ikeda para distribuir semente de braquiária na lavoura de soja. “Seu nome é moto-semeadora”, me afirmou um profissional da Embrapa. "É genial", respondi a ele. Incrível como o Brasil, principalmente na agropecuária, procura a adaptação contínua para enfrentar o clima e suas variações sistemáticas: num dia  sol abrasante, noutro dia chuva excessiva.
Na foto que ilustra este texto, de Rogério Albuquerque, o técnico da Embrapa faz uma demonstração para nós durante a Expo Dinâmica. Portanto, é claro, não é uma lavoura de soja.
A moto, que leva uma caixa pequena à garupa, permite também lançar no solo fertilizantes, corretivos e etc. Segundo me informaram, a moto consome 1 litro de gasolina para operar 15 hectares, ou seja, é bastante econômica. A Embrapa me explicou que a chamada “sobresemeadura” na soja, substituindo a semeadura com avião, é ideal em campos com integração lavoura-pecuária.
A agitação da semente na caixa que garante o fluxo contínuo e que a semente seja espalhada continuamente na lavoura.
POR SEBASTIÃO NASCIMENTO
reVISTA GLOBO RURAL

Sessão solene na AL homenageia os 180 anos da Polícia Militar

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta segunda-feira (25/05), sessão solene em homenagem aos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).
O presidente afirmou que, sempre que for possível, a Casa irá homenagear a PM, “porque sabemos do grande serviço que a corporação presta a toda a sociedade”. Zezinho também parabenizou a todos que passaram pela instituição e contribuíram “até mesmo com suas vidas para que pudéssemos chegar a esse momento”.
O deputado Capitão Wagner (PR), autor do requerimento da solenidade, destacou o clima alegre dos festejos na corporação para celebrar a data.  “É um novo momento que a PM passa, com oficiais e praças dando as mãos em prol da segurança pública. A missão é árdua e não depende só da PM”, comentou.
O parlamentar também lembrou o lançamento do programa Ceará Pacífico, que é coordenado pela vice-governadora Izolda Cela e congrega vários segmentos ligados à segurança pública.  “Se todos os setores fizerem a sua parte, veremos a segurança bem longe das páginas de jornais com dados negativos”, avaliou.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro da Silva, agradeceu a homenagem da AL. Ele informou que, hoje, a PM possui 16 mil homens distribuídos em 184 municípios.  “A prontidão do policial militar é sempre imediata, aonde quer que se faça necessária”, garantiu o coronel. O militar também destacou o trabalho realizado durante a Copa do Mundo, no ano passado, quando Fortaleza foi considerada a cidade sede com menos problemas de segurança.
Durante a solenidade, vários praças e oficiais receberam placas comemorativas. A sessão ainda contou com presença dos deputados Gony Arruda (PSD) e Sérgio Aguiar (Pros); do deputado federal Cabo Sabino (PR/CE); do comandante adjunto da PM, Hervando Macedo Júnior; da controladora geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública, Socorro França; do secretário chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; da representante do comando da Escola de Aprendizes Marinheiros, primeiro-tenente Amanda Vasconcelos; e do comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco.

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Câmara dos Deputados homenageia centenário do cearense Humberto Teixeira

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (26/5) sessão solene em homenagem ao centenário do poeta, compositor e instrumentista cearense Humberto Teixeira. A sessão é uma iniciativa dos deputados federais Odorico Monteiro (PT) e Chico Lopes (PCdoB).

De acordo com o deputado Odorico, a solenidade pretende marcar o ano de comemorações e homenagens ao centenário de Humberto Teixeira. “Nosso objetivo é dar visibilidade a vida e a obra de um dos maiores nomes da cultura brasileira e nordestina”, destacou.

“Humberto Teixeira foi um grande compositor cearense e escreveu seu nome na história da música e da política brasileira pela grandiosa contribuição que deu para a difusão do baião no Brasil e no mundo, pela defesa dos direitos autorais e valorização artística e cultural do nordeste”, afirmou.

“Teixeira cantou o modo de ser do nordestino, sua cultura, suas agruras cotidianas, sem deixar de registrar a alegria de um povo resistente e batalhador, o que deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros, o povo do nordeste e os cearenses, em especial”, completou Odorico.

A sessão solene acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça 26, às 10h, e contará com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Estão convidadas personalidades ligadas à trajetória de Humberto Teixeira, como a filha do compositor, a atriz Denise Dumont, produtora do filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, documentário dirigido por Lírio Ferreira, que inclui depoimentos de personalidades como Fagner, Belchior, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, entre vários outros.

Vida e obra - Humberto Teixeira completou 100 anos no último dia 5 de janeiro. O doutor do baião, como ficou nacionalmente conhecido, nasceu em Iguatu, no Ceará. Foi responsável pelo enriquecimento do acervo da Música Popular Brasileira (MPB), com a composição de clássicos com “Asa Branca”, “No Meu Pé de Serra”, “Baião”, “Juazeiro’, “Kalu”, “Assum  Preto”, “Eu vou pro Ceará”, “Légua Tirana”, “Qui Nen Jiló”, e “Respeita Januário”, imortalizada nas vozes de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, o rei do baião, canções que permanecem no imaginário de várias gerações de brasileiros.

Eleito deputado federal em 1950, Teixeira destacou-se também por sua luta pelos direitos autorais e aprovou em 1958, a chamada Lei Humberto Teixeira, na qual permitiu a realização de caravanas, contribuindo assim com a divulgação da música popular brasileira no Brasil e no mundo.    
 

Assessoria do Deputado Odorico Monteiro