9 de fevereiro de 2015

Bebê Laurinha completa um ano em coma; família cobra justiça

Família de Laura pede justiça pela morte de Paula Praciano (FOTO: Renata Monte/Tribuna do Ceará)
Família de Laura pede justiça pela morte de Paula Praciano (FOTO: Renata Monte/Tribuna do Ceará)








Há exatamente um ano, nascia a criança que ficaria conhecida por uma imensa campanha de motivação. Uma verdadeira rede de oração que uniu pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. Laurinha nasceu, mas não acordou. Sua mãe faleceu após dar a luz. Doze meses depois, a família ainda espera pela melhora da menina e foi às ruas, na noite desta quinta-feira (5), pedir por justiça pela morte de Paula Praciano.
Família, amigos e pessoas comovidas com a história se encontraram na Praça da Imprensa, em Fortaleza, por volta das 19h. Vestidas com blusas e portando cartazes com frases que falavam sobre a “justiça de Deus” e a “justiça dos homens“. Fizeram um altar ao ar livre e para rezar pela morte da mãe e pela saúde da filha.
Segundo o pai da criança, Ádamo Cruz, mais do que um momento de oração, o encontro era uma forma de manifestação. “Nós estamos aqui por dois motivos: o primeiro é buscar justiça e prestar serviço de utilidade pública, porque foi um erro médico e essa história não pode cair no esquecimento. O segundo, é para reunir as pessoas que nos apoiam para rezar por elas”, explica.
Laurinha, com oito meses, segurando a mão do pai, Ádamo Cruz (FOTO: Arquivo pessoal)
Laurinha, com oito meses, segurando a mão do pai, Ádamo Cruz (FOTO: Arquivo pessoal)
Acidente
Um ano atrás, Paula e Laura chegaram bem e saudáveis à Maternidade Gastroclínica. Em meio ao parto, a mãe sofreu um choque anafilático, devido a uma reação negativa a um medicamento que lhe foi dado, causando uma parada cardiorespiratória. Em razão disso, Laurinha não recebeu oxigênio da mãe e teve um edema cerebral.
A família entrou com um processo na Justiça. O inquérito investiga os possíveis responsáveis pela morte de Paula e a quase morte da criança. Um ano depois, nem todas as pessoas foram ouvidas ainda e o caso continua sem resolução. O pai contou que nem o médico e nem mesmo o hospital se pronunciaram. A tia de Laurinha, Rafaela Praciano, relembra emocionada o dia 6 de fevereiro de 2014. “É um sentimento de angústia muito grande. A gente sente que se minha irmã tivesse tido a Laurinha no meio da rua, ela ainda poderia estar aqui, então alguém tem que ser responsabilizado por isso“, afirma.
Laurinha deixou a maternidade há quatro meses e recebe os cuidados para a saúde de casa. O antigo quarto da mãe foi transformado em um mini hospital para atender as necessidades da criança. A menina ainda respira por aparelhos e faz, diariamente, oito tipos de tratamentos, entre fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e o Método Padovan de Reorganização Neurofuncional – uma abordagem terapêutica que tenta reabilitar o sistema nervoso, recapitulando os movimentos do corpo, da fala e do pensamento. “O quadro da Laura é estável. Ela vem evoluindo, mas tudo isso leva muito tempo. É um processo muito lento. Agora estamos empenhados em ‘desmamar’ o respirador que ela usa, para que ela tenha mais independência”, explica Ádamo.
Desde os seus primeiros dias de vida, uma verdadeira mobilização foi feita na Internet pela recuperação da criança, com correntes de oração e mensagens positivas. O grupo “Acorda, Laurinha” tem mais de 99 mil pessoas no Facebook e a família conta que Laura ganhou vários tios e tias pelo país e pelo mundo, que torcem por sua saúde.

Por Renata Monte 
Tribuna do Ceará

Costa do Marfim repete 1992, vence Gana nos pênaltis e fica com o título

Gana entrou em campo para a decisão da Copa Africana de Nações querendo devolver a derrota na final de 1992, nos pênaltis. Mas o enredo foi o mesmo, com um final feliz para os marfinenses. Após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, o goleiro Barry pegou duas penalidades e balançou a rede na 22ª cobrança da decisão para definir o 9 a 8 para Costa do Marfim: vitória, título e festa para Yaya Touré e companhia.
Com o resultado, os marfinenses levantam a taça pela segunda vez na história da competição. Gana, com quatro canecos conquistados, chega a quarta derrota na decisão da Copa Africana. A última havia sido em 2010, em Angola, contra o Egito, quando perdeu por 1 a 0.
Costa do Marfim bate Gana nos penáltis e é campeã africana (Foto: Reuters)Jogadores marfinenses comemoram: Costa do Marfim bate Gana nos pênaltis e é campeã africana (Foto: Reuters)
Muita entrega, pouca bola
Pelos personagens presentes em campo, a expectativa era de uma grande final de campeonato. Porém, a qualidade de jogadores como Yaya Touré e Asamoah Gyan deu lugar aos violentos lances de Serey Die. Aos 15 minutos do primeiro tempo, o volante marfinense já havia levado um cartão amarelo por uma entrada perigosa em Wakaso. Os ânimos foram se acalmando e a primeira chance da partida foi de Gana. Atsu recebeu de Ayew e bateu de fora. A bola explodiu na trave esquerda de Barry. 
Com mais posse de bola, a Costa do Marfim apostava na velocidade de Gervinho, mas não conseguiu repetir a boa atuação da semifinal. Sem deixar espaços, Gana equilibrou o jogo e teve oportunidades para garantir o título no tempo regulamentar, mas parou nas boas defesas de Barry.
Die e Wakaso Costa do Marfim x Gana (Foto: Reuters)Serey Die acerta Wakaso, de Gana: árbitro deu apenas o amarelo para o volante marfinense (Foto: Reuters)
A prorrogação não reservou grandes emoções. Com duas equipes tensas dentro de campo, poucas oportunidades de gol foram criadas. Gana foi quem mais buscou o campo de ataque, sempre com Atsu, nos remates de longe, e Gyan, incomodando na grande área. Sem bola na rede, as seleções levaram a decisão para a marca das penalidades.
22 pênaltis, lesões e herói Barry
Se a história já era parecida com a do título da Costa do Marfim em 1992, os deuses do futebol reservaram ainda mais semelhanças. Na oportunidade, os marfinenses venceram o duelo por 11 a 10, com 12 cobranças para cada lado. Desta vez foram 22 oportunidades para cada seleção e consagração de um herói improvável.
Coube ao goleiro Barry, da Costa do Marfim, garantir mais um caneco. Após dez pênaltis para cada lado e um empate de 8 a 8, os goleiros foram para a cobrança. Razak parou no arqueiro marfinense, que após se lesionar duas vezes durante as penalidades - a perna direita e a mão esquerda - cobrou com perfeição a 22ª penalidade e definiu o jogo. 
Costa do Marfim bate Gana nos penáltis e é campeã africana (Foto: AP)Capitão marfinense, Yaya Touré comemora com a taça juntos com os companheiros (Foto: AP)


Por 
Bata, Guiné Equatorial

Marcelo Vilar pede mais critério e vê cobrança exagerada da torcida do Botafogo-PB

Marcelo Vilar, técnico do Botafogo-PB (Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)Marcelo Vilar, técnico do Botafogo-PB
(Foto: Lucas Barros / GloboEsporte.com/pb)
Ter uma folha salarial maior não é motivo para “atropelar” os outros times do Campeonato Paraibano. Pelo menos foi o que deixou claro o treinador do Botafogo-PB, Marcelo Vilar, que afirmou que se for deste modo, o Alvinegro vai perder suas partidas para Fortaleza e Ceará na Copa do Nordeste, uma vez que o investimento dos dois clubes cearenses é superior ao do Belo. 
Para Vilar, o problema também é que se tem dois pesos e duas medidas para cobrar o time: na Paraíba, o Belo precisa ganhar de todos, por ter maior folha, e no Nordestão, precisa ganhar, mesmo tendo um investimento menor.
- É engraçado o seguinte: se fala muito do investimento da folha do Botafogo. Que temos que atropelar os times de investimento menor. Se for assim, já saímos perdendo para o Fortaleza, já que é um clube com investimento muito alto. Mas não é assim. Agora, todo mundo quer que a gente ganhe lá - ironizou Vilar. 
Apesar de saber da força do Fortaleza, Marcelo Vilar quer conseguir um resultado positivo para continuar na competição, já que o Belo perdeu na primeira rodada do Grupo D, para o Ríver-PI, por 2 a 1, no Estádio Almeidão.
- Nós vamos jogar o futebol que temos jogado, esperando sair de lá um com uma vitória que é o que nos interessa. O Fortaleza é um time de investimento muito alto, com jogadores muito qualificados e que vai nos proporcionar um jogo muito difícil - disse.
No Paraibano, o Botafogo venceu os dois jogos que disputou. O primeiro contra o Miramar por 2 a 0, e no segundo enfrentou o Lucena por 1 a 0. Mesmo com as vitórias, o time ouviu críticas da torcida que queria placares mais elásticos contra os dois tubarões, que figuram na parte de baixo da tabela.


Por 
João Pessoa

O elenco do Fortaleza teve reapresentação na tarde desta segunda feira (09), quando houve uma atividade recreativa. Em seguida os relacionados já concentraram pensando no confronto dessa terça feira, no PV, diante do Botafogo da Paraíba, pela Copa do Nordeste

Atacante Cassiano foi regularizado e está concentrado para o jogo dessa terça feira, quando o Leão encara o Botafogo da Paraíba pelo Copa do Nordeste. (Fotos: Nodge Nogueira)
O elenco do Fortaleza teve reapresentação na tarde desta segunda feira (09), quando houve uma atividade recreativa. Em seguida os relacionados já concentraram pensando no confronto dessa terça feira, no PV, diante do Botafogo da Paraíba, pela Copa do Nordeste. 

Sem tempo para treinar entre um jogo e outro, já que o Leão atuou no sábado à noite pelo Estadual, o técnico Nedo Xavier liberou o grupo para o tradicional rachão, que contou com a participação do novo reforço, o lateral direito Tinga, que foi apresentado após o treino desta tarde. 

Para o importante compromisso contra o representante paraibano, o técnico leonino não contará com o meia Éverton, que cumpre o segundo jogo de suspensão por expulsão no seu último jogo de 2014, quando ainda atuava pelo Joinville, na Série B. Por outro lado o treinador Nedo Xavier ganhou mais duas opções, o meia Daniel Sobralense e o atacante Cassiano, que estão regularizados e relacionados para o jogo. 

Os ingressos para esse jogo seguem disponíveis nos pontos credenciados, ao preço de R$ 30,00 (trinta reais) para arquibancada, e R$ 100,00 (cem reais) para o setor de Sociais, com a meia entrada custando 50% dos respectivos valores. 

O Fortaleza enfrenta o Botafogo/PB nessa terça feira, a partir das 21h45min, no Estádio Presidente Vargas, pela segunda rodada do Nordestão, em jogo que pode valer a liderança do Grupo D para o Tricolor de Aço, que empatou em 1 a 1 com o Ceará no jogo de estreia na competição. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA
Jornalistas Nodge Nogueira e Raissa Feijó
 

Nessa terça feira (10) o Leão volta a campo, para cumprir o seu segundo confronto pela Copa do Nordeste. Tricolor de Aço enfrenta o Botafogo Paraibano, num jogo que pode levar o Fortaleza à liderança da competição.

Nessa terça feira (10) o Leão volta a campo, para cumprir o seu segundo confronto pela Copa do Nordeste. Tricolor de Aço enfrenta o Botafogo Paraibano, num jogo que pode levar o Fortaleza à liderança da competição. (Arte: Maciel Júnior)
E mais uma vez os jogadores esperam contar com o apoio da Maior do Estado, que já se arregimenta para comparecer em massa ao Estádio Presidente Vargas, para levar o seu grito de incentivo ao Tricolor de Aço. 

E os ingressos para o importante compromisso estão disponíveis para a Nação Tricolor, nas bilheterias do Pici, na loja Leões do Pici Store (Avenida Barão de Studart, 2550 – loja 4), bem como nos demais pontos de vendas já conhecidos da torcida leonina. 

As entradas para o importante confronto estão custando R$30,00 para o setor de arquibancadas e R$100,00 para as cadeiras especiais. Todos os setores possuem meia-entrada. As gratuidades serão entregues nesta segunda-feira (09), das 09h às 17h, no Pici. 

Pontos de vendas

Estádio Alcides Santos
Leões do Pici Store
Loja Benfica
Lojão do Ariosvaldo
Loja Caldeirão (Shopping Riomar)
Tricolaço
Amor Eterno
Aguerrido Store
Loja Bom Jardim

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó
 


Tinga assinou contrato com o Leão e foi apresentado no Pici.


Tinga assinou contrato com o Leão e será apresentado após o treino da tarde.
O Fortaleza confirmou nesta segunda feira (09) mais uma contratação para a temporada 2015. Trata-se do lateral direito Tinga, que pertence ao Grêmio/RS e fez uma boa temporada ano passado defendendo o Boa Esporte/MG. 

Tinga é uma das gratas revelações do Tricolor Gaúcho, tendo vestido a camisa da Seleção Brasileira Sub-20, o que resultou inclusive em sondagens de clubes do exterior para uma possível negociação, porém as conversas não prosperaram e o jovem valor veio defender o Leão, indicado por Nedo Xavier, que o comandou em 2014 no Boa Esporte. 

O novo reforço já se encontra no Parque dos Campeonatos, onde faz as avaliações de praxe de será apresentado no final da tarde desta segunda feira, na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho. 

FICHA TÉCNICA 

Tinga 
Nome: Guilherme de Jesus Silva 
Posição: Lateral direito 
Data e local de nascimento: 01/setembro/1993 – Porto Alegre/RS 
Altura: 1.79m – Peso: 78Kg 
Clubes: Grêmio/RS, Seleção Brasileira Sub-20 e Boa Esporte/MG 


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA 
Jornalistas: Nodge Nogueira e Raissa Feijó 

João Paulo Cunha paga R$ 536 mil de multa e deve ir para prisão domiciliar

joão paulo cunha (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)O ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) apresentou ao Supremo Tribunal Federal(STF) comprovante de que recolheu aos cofres públicos os R$ 536 mil da multa de reparação pelos desvios ocorridos na Câmara dos Deputados quando ele presidia a Casa, entre 2003 e 2005. Cunha cumpre pena no processo do mensalão do PT desde fevereiro do ano passado. Ele foi condenado a 6 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de peculato e corrupção passiva.

Nesta sexta-feira (6), o ministro Luís Roberto Barroso enviou o caso de Cunha para que a Procuradoria Geral da República opine, como é praxe no tribunal. Ao procurador-geral, Rodrigo Janot, Barroso informa que a defesa apresentou a Guia de Recolhimento da União (GRU) com a data da última terça (3).
Em razão dos dias trabalhados na cadeia, João Paulo Cunha já cumpriu um sexto da punição, o que dá a ele direito à progressão de regime.
Cunha fez o pedido de progressão, mas o Supremo rejeitou ao entender que ele não poderia obter o benefício antes de devolver o que desviou. Agora, com o pagamento comprovado e caso o procurador opine a favor do condenado, Barroso deverá dar decisão individual autorizando a prisão domiciliar.
Após ter o benefício rejeitado, Cunha tentou a liberdade ao pagar R$ 5 mil e propor acordo na Advocacia Geral da União, mas o ministro  Barroso, relator do mensalão, rejeitou o pedido. Agora, o ex-deputado comprovou pagamento dos R$ 531 mil que restavam.
Dos políticos presos no mensalão, Cunha é o único que não foi autorizado a cumprir pena em casa. Outros presos do processo, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do partido José Genoino e o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), foram autorizados a deixar o presídio e cumprir prisão domiciliar.
Mariana Oliveira
Da TV Globo, em Brasília

MP-CE requer anulação de concurso da Polícia Civil

foto_
Imagem compartilhada no Facebook
IMAGEM: DIVULGAÇÃO/MPCE
O Ministério Público do Estado do Ceará(MPCE) ajuizou, na última quarta-feira (4), uma Ação Civil Pública com pedido liminar requerendo a anulação do Concurso Público para provimento dos cargos de delegado, inspetor e escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará.
A ação, contra o Estado do Ceará e a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), é baseada em várias denúncias de vazamento de questões durante a prova e irregularidades constatadas no Edital. Além disso, o promotor de Justiça da 7ª Promotoria de Justiça Cível e de Defesa da Cidadania, Marcelo Yuri Moreira Martins, pede a realização de um novo concurso, bem como o ressarcimento do valor das inscrições.
Segundo o representante do Ministério Público, foram identificados fortes indícios de irregularidades durante a realização do concurso, conforme denunciado por diversos candidatos, que registraram inúmeras reclamações junto à Promotoria. Em 18 de janeiro deste ano, foi compartilhada em redes sociais, identificadas inicialmente no Facebook WhatsApp, uma fotografia de uma questão da prova subjetiva aplicada para o cargo de delegado, no período da tarde, antes mesmo da divulgação da prova pela instituição examinadora, bem como do enunciado de uma outra questão, em que se solicitava a elaboração de uma peça processual a partir de uma situação relatada.
Tendo em vista que os participantes não poderiam se retirar do local portando os cadernos de prova, conclui-se que o registro ocorreu ainda durante a realização do concurso. Desta forma, sem a audiência da parte demandada, o MP requer a suspensão dos prazos e das etapas do concurso público, para o provimento dos referidos cargos, permanecendo o certame paralisado até o julgamento final da ação civil pública.
Diário do Nordeste

José Genoino pede ao STF extinção de pena com base em decreto de Dilma

José Genoino (GloboNews)  (Foto: Reprodução GloboNews)José Genoino, após passar por exame médico em
Brasília, em 2014 (Reprodução / GloboNews)
O ex-presidente do PT José Genoino, condenado no processo do mensalão e  preso em regime aberto, pediu nesta segunda-feira (9) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o benefício do indulto, pelo qual sua pena fica extinta. O pedido é baseado num decreto, assinado no final de 2014 pela presidente Dilma Rousseff, que concede o benefício para presos em diversas situações. O decreto, no entanto, não gera efeito automático e depende de análise do juiz responsável pela execução penal, que verifica se as condições foram cumpridas.
Caberá agora ao ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do mensalão, decidir sobre o pedido. Antes disso, ele poderá pedir à Procuradoria-Geral da República um parecer sobre o caso, como é praxe no tribunal.
O pedido apresentado pela defesa de Genoino ao STF afirma que o ex-presidente do PT se enquadra nos requisitos para obter o indulto. O texto que concede o indulto prevê perdão aos condenados que cumprem pena em regime aberto ou prisão domiciliar, desde que faltem até oito anos para o cumprimento da pena total. Outra condição é ter cumprido ao menos um quarto da pena, se não reincidente, e ter apresentado bom comportamento na prisão.
“Não existe contra ele qualquer sanção pelo cometimento de falta grave. Não há sequer uma advertência  quanto ao seu comportamento durante o período de cumprimento de sua pena”, dizem os advogados.

Condenado a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa, Genoino foi preso em novembro de 2013 e passou a cumprir pena no regime fechado. Com problemas cardíacos, ele chegou a obter autorização para se tratar em casa em prisão domiciliar no início de 2014, mas em maio teve de voltar à prisão. Em agosto, progrediu para o regime aberto, para ficar preso em casa.

No dia 25 de dezembro de 2014, dia em que foi publicado o decreto, Genoino já havia cumprido 1 ano, 2 meses e 14 dias da pena, já levando em conta 34 dias que havia descontado por cursos de direito e informática que realizou na Penitenciária da Papuda, além de trabalho como auxiliar de biblioteca do presídio.

O relatório carcerário apontou que ele revelou “bom comportamento”, sem registro de faltas disciplinares. No pedido, a defesa também sustentou que, durante os dois períodos em que cumpriu prisão domiciliar, Genoino “apresentou comportamento condizente com as regras previstas”.
Renan RamalhoDo G1, em Brasília

Governo Federal pode fazer cortes em programas sociais

Joaquim Levy
O Ministério da Fazenda, comandado por Joaquim Levy, fará parte do grupo de trabalho de gastos públicos
REUTERS
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a equipe econômica fará um pente-fino em todos os programas governamentais. A intenção é melhorar a eficiência dos gastos do governo brasileiro e ajudar no cumprimento da meta fiscal. A análise também deverá atingir os programas sociais e de investimentos de Dilma Rousseff.
A tarefa será realizada pelo grupo de trabalho de gastos públicos, composto pelos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Controladoria-Geral da União (CGU), criado pelo governo para ajudar no reequilíbrio fiscal e que teve sua primeira reunião no domingo (8). Uma das primeiras atividades será auxiliar na estratégia para definir a redução dos gastos, o que será anunciado logo depois da aprovação do Orçamento pelo Congresso.
Riscos 
risco de recessão, se o governo não conseguir cumprir a meta fiscal, e as crises de abastecimento de água e energia vêm preocupando e exigindo um maior controle dos programas. Além disso, a resistência do Congresso para aprovar os recentes ajustes fiscais, como aumento de tributos, será outra dificuldade para o governo lidar, causando uma incerteza em relação a capacidade de cumprimento da meta de superávit de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2015.
Para o secretário executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo Oliveira, "o objetivo é olhar o gasto para a frente, olhar os programas e buscar melhorias." Segundo ele, o corte não será linear nos ministérios e a discussão dos programas não indica uma alteração em todos eles. O Bolsa Família, por exemplo, está preservado por lei do contingenciamento. No entanto, ainda não há indicação sobre onde haverá cortes.
Diagnóstico
Ainda sem saber o total dos gastos a serem reduzidos com este processo, o governo espera apresentar um diagnóstico em 90 dias. "Queremos fazer mais com menos despesas", disse o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Gilson Bittencourt.
Diário do Nordeste

Policiais militares do Rio terão avaliações individuais para serem promovidos e soldado com curso superior poderá ter acesso ao Quadro de Oficiais Combatentes e chegar a coronel

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está inovando. Decidiu que cada um dos seus 50.200 militares terá, a partir do segundo semestre, uma avaliação individual. Desenvolvido pelo Comando da PM em conjunto com o Laboratório de Análise de Violência da Uerj (LAV), o Índice de Proficiência do Policial Militar fluminense servirá de base para promoções e até para a dispensa de integrantes da corporação. A informação é da coluna Informa do Dia, do jornal O Dia.

Segundo os colunistas que escrevem o Informa do Dia, haverá também mudanças no acesso ao Quadro de Oficiais Combatentes, que será aberto a civis de nível superior. A medida beneficiará policiais de patentes inferiores que tenham concluído cursos universitários: com a alteração, eles poderão chegar ao posto de coronel.

A avaliação levará em conta condições físicas, intelectuais, psicológicas e de saúde do policial e incluirá também aspectos disciplinares, como elogios e punições. Detalhes como o número de disparos feito por PMs serão incorporados ao índice. Um excesso no uso de armas de fogo poderá revelar descontrole do policial ou um desvio de munição, segundo o Dia.

De acordo com o projeto, “cada policial passará por exames periódicos para avaliar condições físicas e de saúde, e sua pontaria será checada nos estandes virtuais de tiro. Uma queda no índice poderá fazer com que o PM seja submetido a tratamento ou reciclagem.”

Respeito às normas 

O cálculo do índice computará o respeito às instruções normativas da corporação — medidas que estabelecem padrões para a atuação da polícia e que hoje nem sempre são observadas. Como passarão a pesar na carreira de cada policial, a tendência é que sejam mais levadas a sério. Na  terça-feira (10/02), um grupo de trabalho apresentará ao comandante geral da PM do Rio, coronel Pinheiro Neto, sugestões de alterações nessas normas.

De acordo com a coluna Informa do Dia, “a criação de uma forma de mensurar o trabalho dos policiais permitirá ao comando estabelecer mudanças na forma de ascensão na carreira. Ainda utilizada em alguns casos, a promoção por antiguidade será substituída pela meritocracia.”

O Índice de Proficiência começou a ser elaborado em novembro, quando Pinheiro Neto, que já estava na reserva, foi convidado para voltar à PM. O coronel pediu para assumir apenas em janeiro — ele e integrantes da sua equipe aproveitaram dezembro para estudar medidas como o índice, o novo acesso ao quadro de oficiais e a criação do policiamento de proximidade, diz o texto do jornal carioca O Dia.


Nota do Blogueiro

Iniciativa inovadora e saudável para a corporação. Poderia ser seguida pelas demais Policiais Militares Estaduais brasileiras. A meritocracia ainda é o melhor meio de se valorizar  um profissional, seja na iniciativa privada ou pública. No Espírito Santo, por exemplo, é comum a cada dois anos o governo do Estado e o Comando Geral da PM mudarem a lei de promoção somente para agradar deputados estaduais que querem o controle da corporação e aos dirigentes das entidades de classe, como forma de “segurar a tropa” em momento de reivindicação por melhoria salarial.

Blog do Elimar Cortes