1 de abril de 2014

Confrontos das Semifinais do Campeonato Cearense 2014

Icasa volta a enfrentar o Fortaleza que ostenta longo jejum contra o Verdão (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)
A rodada deste domingo, a última da segunda fase do Campeonato Cearense, definiu os confrontos da fase Semifinal do estadual. Fortaleza e Ceará fizeram valer o favoritismo e deram o pontapé no Clássico-Rei já classificados.

No Clássico do Cariri a tensão tomou conta depois que o nigeriano Henry Kanu empatou com gol aos 44 do segundo tempo. A torcida icasiana teve que esperar mais alguns minutos para poder soltar o grito de “classificado”. 

Somente o pode fazer depois que o apito final decretou outro empate, 1 a 1 entre Guarany e Horizonte que eliminou o Galo do Tabuleiro e classificou o Cacique do Vale.

Desta forma, assim ficaram definidos os confrontos da Semifinal:

JOGOS DE IDA:
06/04 (domingo) – Icasa x Fortaleza, às 16h00 no estádio Romeirão;
06/04 (domingo) – Guarany de Sobral x Ceará, às 16h00 no estádio do Junco;

JOGOS DA VOLTA:
12/04 (domingo) – Fortaleza x Icasa, às 16h00 no estádio Presidente Vargas;
12/04 (domingo) – Ceará x Guarany de Sobral, às 16h00 no estádio Castelão;

Agência Miséria

Icasa reapresenta Junior Xuxa esta tarde

O "Maestro" chega ao Verdão para sua terceira passagem (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)

O Icasa reapresenta na tarde desta terça-feira (01) o “maestro” Junior Xuxa, maior ídolo da história recente do Verdão do Cariri. O meia chegou na segunda-feira para reforçar a equipe na disputa do Brasileiro Série B.

Xuxa já estava acertado com o time alviverde há algumas semanas, contudo, tinha afirmado que só se reapresentaria depois que resolvesse pendências com o seu ex-culbe, o ABC de Natal.

Esta será a terceira passagem do “maestro” pelo Icasa, onde atuou nas temporadas de 2009-10 e retornou para a reta final da segunda divisão nacional em 2011. O lateral Valdir e o volante Elanardo também são aguardados para o dia de hoje.

Robson Roque
Agência Miséria

Cid Gomes nega apoio à candidatura de Eunício Oliveira ao Abolição

O governador Cid Gomes comunicou ao senador Eunício Oliveira, na reunião da última sexta-feira (28), no Palácio da Abolição, que não pode assumir o compromisso de apoiar sua candidatura ao Governo do Estado. A informação está na coluna Panorama Político, do jornal O Globo desta terça-feira (1º).
A declaração de Cid não deve agradar ao líder peemedebista. Cid Gomes afirmou que há outras siglas na fila para a vaga. "Há outros partidos, inclusive o meu (Pros), que alegam ter um tamanho maior para pleitear o principal cargo em disputa", disse.
A última reunião de Cid Gomes e Eunício Oliveira foi em tom de despedida. O portal de notícias Ceará News 7 apurou que o senador detalhou a Cid que sua candidatura ao Governo do Estado era irreversível. O mês de abril será decisivo para o futuro das eleições no Ceará.
cearanews7

Prefeituras têm até 30 de abril para informar frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

Brasília, 1º – Os gestores municipais de Educação têm até o dia 30 de abril para enviar as informações sobre a frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família, referentes ao primeiro bimestre deste ano. Os formulários preenchidos pelas escolas devem ser inseridos no Sistema Presença, ferramenta do Ministério da Educação para o registro da presença às aulas dos beneficiários do programa, a partir desta terça-feira (1º).

Atualmente são acompanhados 16 milhões de crianças, adolescentes e jovens, cujas famílias recebem recursos do Bolsa Família. Todas as crianças e os adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.

Essa ação faz parte do acompanhamento das condicionalidades, compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família e pelo poder público para ampliar o acesso delas a direitos sociais básicos. As famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo regularmente o benefício.

As condicionalidades também responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Por meio deste acompanhamento, é possível identificar, nos casos de não cumprimento, as famílias em situação de maior vulnerabilidade e orientar ações do poder público para acompanhá-las.

Em sala de aula – O acompanhamento da frequência dos beneficiários do programa de transferênia de renda mostram resultados importantes. Dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2011 apontam que os estudantes do Bolsa Família tem desempenho escolar melhor e menor taxa de abandono.

No Ensino Médio, a taxa de aprovação dos beneficiários é de 79,9%, enquanto a média nacional é de 75,2%. Já a taxa de abandono é de 7,1% entre os estudantes do Bolsa Família, ante 10,8% da média nacional. No Ensino Fundamental, a taxa de aprovação dos beneficiários vem crescendo de forma constante, passando de 80,5% em 2008 para 83,9% em 2011. E a taxa de abandono deles, em 2011, foi de 2,9%, enquanto a média nacional era de 3,2%.

Além do registro da frequência escolar, o Bolsa Família também exige que sejam informados dados sobre vacinação, peso e medida de crianças abaixo de 7 anos e pré-natal das grávidas. Neste caso, o registro de informações é semestral e deve ser feito no Sistema Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde, do Ministério da Saúde.
MDS

Em novo capítulo de briga judicial, Betim é rebaixado para a Série D

Siloé - Santa Cruz x Betim (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Betim em jogo da Série C de 2013 contra o Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O Betim continua a sua saga para tentar se manter na Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o clube mineiro teve uma derrota nos tribunais. Isso porque o desembargador Mota e Silva, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) suspendeu os efeitos da decisão da 4ª Vara Cível da Comarca de Betim, que impedia a CBF de cumprir a penalidade aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Betim. Com isso, o Tigre, como o clube é conhecido, foi rebaixado à Série D do Brasileirão.
A equipe mineira disputava a Série C de 2013, quando a Fifa a condenou a pagar U$ 180 mil (R$ 426 mil) ao The Strongest, da Bolívia, por conta da contratação do atacante Pablo Escobar na década passada, quando se chamava Ipatinga. Alegando não ter recurso, o clube não quitou o montante e foi punido com a perda de seis pontos pela CBF. 

Posteriormente, o STJD aplicou punição mais severa e rebaixou o time para a Série D. O Betim, então, passou a travar briga na Justiça Comum, conseguindo êxito nos tribunais de Minas Gerais. Para cumprir o Estatuto do Torcedor, a CBF teve de divulgar a tabela no prazo estabelecido e, com o imbróglio, manteve o clube de Minas Gerais, mesmo com uma ressalva (um asterisco ao lado do nome Betim, com a explicação “encontra-se sub judice por determinação do STJD”. Se alterar a tabela, a CBF estará descumprindo o estatuto.

A Série C está marcada para começar dia 26 de abril. O time mineiro estrearia no dia seguinte, contra o Cuiabá, fora de casa, na Arena Pantanal. A competição será no mesmo formato dos últimos dois anos, com dois grupos de dez clubes cada, e está marcada para terminar no dia 23 de novembro. Os quatro primeiros se classificam para a Série B de 2015.

Por Belo Horizonte

Menino de 9 anos e quase 130 quilos é encaminhado para abrigo em Goiás

Um garoto de 9 anos de idade precisou ser encaminhado para um abrigo na cidade de Itumbiara, em Goiás, após pesar quase 130 quilos. De acordo com o G1 Goiás, o menino sofre de obesidade mórbida e precisa tomar remédios para perder o peso.


A decisão de levar o menino para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) foi tomada em consenso entre os pais do garoto e o conselho tutelar. A mãe e o menino moram juntos no local.

Menino de 9 anos já chegou a quase 130 quilos e luta contra obesidade em Itumbiara, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Menino foi internado pesando quase 130 quilos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Seus pais indicam que ele começou a ganhar peso rapidamente há cerca de cinco anos. O menino então foi levado para um médico, que o diagnosticou com hipotireoidismo, doença que interfere nos hormônios. Ainda segundo o G1 Goiás, ele tem alimentação controlada no Cras e come apenas salada.


Além dos remédios para perda de peso e da alimentação controlada, os pais do menino agora buscam um spa para levar o filho: "Tem que ter uma atividade para emagrecer mais rápido, interagir, queimar mais caloria”, disse o pai do garoto ao G1 Goiás.

G1 Goiás