O Betim continua a sua saga para tentar se manter na Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o clube mineiro teve uma derrota nos tribunais. Isso porque o desembargador Mota e Silva, da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) suspendeu os efeitos da decisão da 4ª Vara Cível da Comarca de Betim, que impedia a CBF de cumprir a penalidade aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Betim. Com isso, o Tigre, como o clube é conhecido, foi rebaixado à Série D do Brasileirão.
A equipe mineira disputava a Série C de 2013, quando a Fifa a condenou a pagar U$ 180 mil (R$ 426 mil) ao The Strongest, da Bolívia, por conta da contratação do atacante Pablo Escobar na década passada, quando se chamava Ipatinga. Alegando não ter recurso, o clube não quitou o montante e foi punido com a perda de seis pontos pela CBF.
Posteriormente, o STJD aplicou punição mais severa e rebaixou o time para a Série D. O Betim, então, passou a travar briga na Justiça Comum, conseguindo êxito nos tribunais de Minas Gerais. Para cumprir o Estatuto do Torcedor, a CBF teve de divulgar a tabela no prazo estabelecido e, com o imbróglio, manteve o clube de Minas Gerais, mesmo com uma ressalva (um asterisco ao lado do nome Betim, com a explicação “encontra-se sub judice por determinação do STJD”. Se alterar a tabela, a CBF estará descumprindo o estatuto.
A Série C está marcada para começar dia 26 de abril. O time mineiro estrearia no dia seguinte, contra o Cuiabá, fora de casa, na Arena Pantanal. A competição será no mesmo formato dos últimos dois anos, com dois grupos de dez clubes cada, e está marcada para terminar no dia 23 de novembro. Os quatro primeiros se classificam para a Série B de 2015.
Por GloboEsporte.comBelo Horizonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário