23 de novembro de 2016

Ricardo Gomes é demitido pelo São Paulo; Pintado assume interinamente

Ricardo Gomes São Paulo (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)Ricardo Gomes foi demitido após o treino desta quarta-feira (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)
Ricardo Gomes não é mais o técnico do São Paulo. O treinador, que havia sido bancado no comando da equipe para a próxima temporada pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva na semana passada, foi desligado do Tricolor nesta quarta-feira, depois do treino. 
O auxiliar técnico Pintado comandará, de forma interina, o time nos dois últimos jogos do Brasileirão (contra Atlético-MG neste domingo e Santa Cruz na semana que vem).
A diretoria ainda não fala publicamente sobre quem será o novo treinador. Rogério Ceni é um nome considerado. O ex-goleiro fez um curso para técnicos na Inglaterra e visitou vários clubes europeus, como Manchester City, Liverpool, Chelsea, West Ham, Arsenal e Sevilla.
A decisão de demitir Ricardo Gomes ocorreu porque concluíram que ele não era o nome para 2017, e a atual temporada está definida. Não há mais chances de Libertadores, nem de rebaixamento. Logo, a ideia é ter o novo técnico nos próximos dias para ele participar do novo planejamento.
Ricardo Gomes deixa a equipe após 18 partidas, com seis vitórias, cinco empates e sete derrotas (aproveitamento de 42,59%).
O técnico nunca teve paz para trabalhar no São Paulo. Apresentado em agosto, ele chegou para substituir Edgardo Bauza, que havia deixado o Tricolor para assumir o comando da seleção da Argentina. Só que sempre foi questionado pelos torcedores, principalmente porque não conseguiu fazer o time evoluir dentro de campo. No Brasileirão, a equipe do Morumbi sofreu com o risco de rebaixamento e só se livrou dessa ameaça na última rodada, quando o Internacional perdeu para o Corinthians em Itaquera.
A notícia da demissão foi dada pelo diretor executivo do Tricolor, Marco Aurélio Cunha, em entrevista concedida no CT da Barra Funda.
– O São Paulo Futebol Clube anuncia que teremos uma mudança no comando técnico. Ricardo Gomes e o auxiliar Luiz Otávio deixam o clube. Agradecemos o trabalho. Vamos começar novos planos dentro da nossa ideologia para 2017. O Pintado será o treinador interino para os jogos que faltam e na pré-temporada para a Flórida Cup teremos o novo treinador – afirmou o dirigente.
A diretoria agora terá tempo para pensar no substituto. Internamente, um nome bastante comentado é o do ex-goleiro Rogério Ceni. Inclusive, o presidente Leco já disse em ocasiões passadas que vê o ídolo tricolor pronto com capacidade suficiente para comandar a equipe.
Por Globoesporte.com
São Paulo

Chapecoense recebe San Lorenzo por vaga inédita na final da Sul-Americana

Chapecoense está a um jogo de participar de sua primeira final de um torneio internacional. Nesta quarta-feira, a equipe recebe a visita dos argentinos do San Lorenzo, na Arena Condá, às 21h45 (de Brasília). No primeiro duelo, na Argentina, empate por 1 a 1, com gol do atacante Kempes.
A Chape chega embalada para o confronto. Depois de empatar em 1 a 1 na Argentina, o clube voltou a focar no Campeonato Brasileiro, e conseguiu três vitórias seguidas. Primeiro, 1 a 0 no clássico estadual com o Figueirense, na sequência, 2 a 0 fora de casa contra o Botafogo, e, no último final de semana, vitória por 2 a 0, em casa, contra o São Paulo.
Nas três vitórias seguidas pelo Brasileirão, o Verdão do Oeste não sofreu nenhum gol. Caso a defesa volte a brilhar na partida contra o San Lorenzo, a Chape garante vaga na inédita final. O placar de 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Enquanto o time que vencer estará classificado à grande decisão.
A Chape venceu o Junior Barranquilla nas quartas de final (Foto: Divulgação/Chapecoense)
A Chape venceu o Junior Barranquilla nas quartas de final (Foto: Divulgação/Chapecoense)
“Eles foram eliminados na Copa da Argentina, é o jogo da vida deles. Eles valorizam muito a Sul-Americana, assim como a gente. Há a possibilidade dos pênaltis também, não vai ser fácil. E se for para os pênaltis, vamos estar preparados”, garantiu o goleiro Danilo, um dos principais responsáveis pela classificação da Chape à semifinal.
Autor do gol de empate no duelo na Argentina, o atacante Kempes foi confirmado pelo técnico Caio Junior como titular na partida desta quarta-feira. Mesmo sem revelar a equipe titular, o treinador não deve promover muitas alterações em relação ao time que venceu o São Paulo no último final de semana.
Um dos destaques da Chape, e acertado com o Palmeiras, o jovem meia Hyoran se recupera de lesão e não deverá estar entre os relacionados de Caio Junior para o duelo. Gil e Ananias, que, no último jogo, entraram nos lugares de Cleber Santana e Tiaguinho, respectivamente, também podem pintar entre os11 titulares.
Já a equipe argentina joga o semestre na partida contra a Chapecoense. Depois de sofrer o gol de Kempes no primeiro duelo, o San Lorenzo agora precisa repetir o feito da Chape e marcar gols na casa do adversário.
“Temos que sair para buscar o resultado, não podemos pensar que somos favoritos, temos que demonstrar. Chegamos com 50% de possibilidade. Eles fizeram um gol como visitantes, agora temos que fazer também”, afirmou o volante Sebastián Blanco, em entrevista à TyC Sports.
Conhecido dos brasileiros, o técnico Diego Aguirre, comandante do San Lorenzo, terá desfalques importantes para a decisão desta quarta. Expulso contra o Palestino e suspenso por dois jogos, o meia Fernando Belluschi não entra em campo, assim como o atacante Gonzalo Bergessio, com lesão no joelho direito. Um dos destaques da equipe, o atacante Nicolas Blandi retorna de lesão e é dúvida.
“A pressão é maior para nós. Somos uma equipe grande, temos a obrigação de sair para buscar a vitória. A Chapecoense tem tido um bom ano, mas por história e tradição nós temos a obrigação”, avaliou o treinador.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X SAN LORENZO

Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Data: 23 de novembro de 2016, quarta-feira
Árbitro: Daniel Fedorczuk
Assistentes: Não definidos

CHAPECOENSE: Danilo; Mateus Caramelo, Thiego, Neto e Dener Assunção; Josimar, Matheus Biteco (Gil), Cleber Santana; Tiaguinho (Ananias), Lucas Gomes e Kempres
Técnico: Caio Jr

SAN LORENZO: Navarro; Corujo, Diaz Huincales, Senesi e Mas; Mercier; Merlini (Salazar), Montoya, Avila e De Ciancio; Conechny
Técnico: Diego Aguirre

Gazeta Esportiva

Com históricos distintos, Atlético-MG e Grêmio iniciam final da Copa do Brasil

Começa nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Mineirão, a decisão da Copa do Brasil 2016. Grêmio e Atlético-MG, dois gigantes do futebol brasileiro, entram em campo com objetivos idênticos, mas com históricos completamente diferentes.
O Grêmio é reconhecido no Brasil por ser uma equipe copeira. O time gaúcho já conquistou a Copa do Brasil em quatro oportunidades (89,94,97 e 2001). Além disso, a agremiação tricolor já levantou canecos da Copa Libertadores (83 e 95).
Atlético-MG busca o bicampeonato da Copa do Brasil (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
Atlético-MG busca o bicampeonato da Copa do Brasil (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
O Atlético-MG, por sua vez, vem ganhando fama de equipe copeira apenas nos últimos anos. Em 2013, com uma campanha épica, conquistou a Copa Libertadores, na equipe que fazia o impossível se tornar realidade. No ano seguinte, foi a vez de levantar a taça da Copa do Brasil. Para acabar com o jejum de nunca ter comemorado o torneio, entretanto, o caneco foi levantado em grande estilo, sobre o maior rival, o Cruzeiro.
E é justamente nesse passado recente de conquistas heroicas que a torcida atleticana confia para soltar o grito: “Eu Acredito”. O Galo para chegar até a final da Copa do Brasil encontrou dificuldades contra equipes consideradas médias ou pequenas. Primeiro superou a Ponte Preta, nas oitavas de final, jogando mal. Nas quartas foi a vez do Juventude, time da terceira divisão do futebol brasileiro, agremiação que o clube mineiro superou nos pênaltis. Nas semifinais um gigante: o Internacional. O Galo foi bem no primeiro jogo, conquistou o triunfo em Porto Alegre, mas em Belo Horizonte por pouco não viu a vaga escapar para um time que luta contra a queda para a segunda divisão do futebol nacional.
Grêmio busca encerrar um jejum de 15 anos sem títulos nacionais e se tornar o maior campeão da Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Grêmio busca encerrar um jejum de 15 anos sem títulos nacionais e se tornar o maior campeão da Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
A torcida gremista, porém, acredita na boa fama de decisões de sua instituição. O tricolor já encarou de frente o Hamburgo para conquistar um mundial. Para acabar com a seca de 15 anos sem títulos nacionais, os apaixonados pela camisa preto, azul e branca lembram dos confrontos nas oitavas, quartas e semifinais: o time comandado por Douglas e Luan superou Atlético-PR, Palmeiras e Cruzeiro – em todas as oportunidades fazendo bons jogos. Agora chegou a vez do Galo.
Para o confronto, o Atlético-MG tem problemas. O Galo perdeu de última hora o meia-atacante Luan, com um edema na panturrilha direita. O lateral-esquerdo, Fábio Santos, e o zagueiro Erazo também preocupam e podem desfalcar a equipe mineira.
Já o Grêmio teve apenas uma preocupação durante  último treinamento antes da partida, já que teve uma inesperada ausência do zagueiro Geromel. O atleta sentiu um desconforto muscular, entretanto, está relacionado para a partida e viajou com o restante do elenco. Segundo a assessoria de imprensa do Grêmio, a decisão de tirá-lo das atividades foi apenas uma precaução para não ter maiores problemas.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 23 de novembro de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE),
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC)

ATLÉTICO-MG – Victor; Carlos César, Erazo (Edcarlos), Gabriel e Fábio Santos (Marcos Rocha); Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Cazares (Clayton), Robinho e Lucas Pratto
Técnico: Marcelo Oliveira

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan
Técnico: Renato Gaúcho

Gazeta Esportiva

Governo Federal fecha pacto com estados

O Governo Federal vai repassar para os estados R$ 5,3 bilhões referente à multa arrecadada com o programa de regularização de ativos no exterior. Ontem foi firmado o “pacto nacional” entre a União e os governadores de 22 unidades federativas. O governador Camilo Santana (PT) esteve presente na reunião que contou com a participação do presidente Michel Temer, dos ministros da Fazenda, Henrique Meireles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Renan Calheiros. 
O recurso, no entanto, virá com contrapartidas. Os estados terão de adotar medidas de controle de gastos, incluindo a área previdenciária. Outro ponto destacado é o apoio à PEC do teto dos gastos públicos. Também não poderão realizar contratações de servidores, conceder aumentos pelos próximos dois anos e terão de reduzir em 20% o valor das despesas com cargos comissionados, temporários e gratificações. Os estados se comprometeram a retirar ações ingressadas do Supremo Tribunal Federal (STF) que bloqueavam a utilização do recurso da repatriação. O Ceará era um dos estados que entrariam com ação no Supremo. 
O Governo Federal garantiu a antecipação imediata do recurso para ajudar o fluxo de caixa dos governos estaduais. O objetivo é que o recurso ajude as unidades a quitarem em dezembro os valores do 13º salário dos servidores públicos. “A repatriação da multa vai permitir que os estados paguem o 13º salário. Esse valor (R$ 5,3 bilhões) está longe de resolver o problema dos estados, mas durante o período de implantação dos ajustes, é uma medida importante”, argumentou Henrique Meirelles.

Recursos para o Ceará

Conforme divulgado pelo O POVO (dia 9/11), o Ceará foi contemplado com a terceira maior fatia dos recursos arrecadados pelo Governo Federal com o Imposto de Renda (IR) sobre os ativos repatriados. Ao todo, são R$ 283,5 milhões, de um total de R$ 4,02 bilhões divididos entre as 27 Unidades da Federação. Se a partilha dos R$ 5,3 bilhões obedecer aos mesmos critérios, os de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o Ceará também será um dos maiores contemplados. A divisão do FPE privilegia estados com menor desenvolvimento e renda per capita e grande população. 
Procurada, a Casa Civil informou que o governador Camilo Santana havia se pronunciado em sua conta no Facebook. “Os governadores e o Governo Federal firmaram um pacto pela austeridade e retomada do crescimento econômico. Foi criado um grupo de trabalho, formado pelos secretários de Fazenda e Secretaria do Tesouro Nacional, para elaborar uma proposta com ações favoráveis à recuperação econômica e o retorno do desenvolvimento do País”, disse em publicação na rede social.

Mauro Filho, titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz) afirmou que não se pronunciaria sobre o tema. Hugo Figueiredo, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), não atendeu às ligações.
O Povo