12 de abril de 2014

Crateús bate Joinville e é campeão invicto da Taça Brasil de Futsal

Crateús comemora com troféu Taça Brasil futsal (Foto: Divulgação/CBFS)

Ginásio lotado, jogo disputado, catimba, placar apertado, vaias, aplausos. E êxtase. Sim, êxtase quando Lambão acertou chutaço e venceu o goleiro Johnny, a poucos segundos do final. E, ao apito do árbitro, pouquíssimo tempo depois, invasão de quadra e muita festa. Neste sábado (12), o ginásio Deromi Melo, em Crateús, viu a conquista inédita e invicta do time da casa sobre o Joinville, com a vitória por 5 a 4. Nem a forte chuva lá fora desanimou os quase três mil torcedores do Crateús que lotaram a praça esportiva, vestiram a camisa e foram o sexto jogador na conquista. Título inédito credencia os donos da casa a ficar com uma das vagas brasileiras no Sul-Americano em 2015.

O duelo começou pegado. O Joinville abriu o placar logo no início, mas os atletas do Crateús correram atrás do prejuízo e foram para o intervalo com a vantagem. Na etapa final, gol relâmpago do Joinville assustou os cearenses. O duelo foi para a prorrogação. Vander Carioca marcou, mas Sol e Mar fechou a conta e levou a arquibancada ao delírio. No último segundo, Lambão marcou o da vitória. 

Por Direto de Crateús, CE

Leão de Aço devolve placar e está na final do cearense 2014

Com o estádio Presidente Vargas completamente lotado, o Fortaleza devolveu o placar ao Icasa e é o primeiro finalista do Estadual 2014. Marcelinho Paraíba e Robert (duas vezes) marcaram para o Leão. Bismarck descontou para o Verdão.
Destaque especial para a presença da Maior Torcida do Estado, que comprou a ideia de levar o Leão a reverter um resultado de dois gols adversos, transformando o PV em um verdadeiro caldeirão. E o resultado veio de forma emocionante e angustiante, já que o adversário entrou em campo com a vantagem e literalmente se recusou a jogar, optando por se postar sempre atrás da linha da bola e gastando o tempo de forma irritante, tanto que o goleiro Mauro foi advertido com cartão amarelo logo no primeiro tempo. 
Marcelinho Paraíba comemora gol Icasa Campeonato Cearense PV (Foto: Tuno Vieira/Agência Diário)
O Tricolor de Aço agora espera a definição do outro finalista, que sai nesse domingo, do confronto entre Ceará e Guarany de Sobral, no Castelão. As finais serão disputadas nos dias 16 e 23 de abril. 


Mudanças na grade do SBT podem indicar preparo para retorno de Gugu

Gugu pode estar voltando ao SBT
Gugu pode estar voltando ao SBT
As recentes mudanças implementadas por Silvio Santos na grade de programação do SBTpodem indicar o fim de uma das mais longas ‘novelas’ dos bastidores de TV.
Muitos especulam que ao tirar o “Roda a Roda” dos domingos, Silvio estaria ‘criando espaço’ para alojar Gugu. O arranjo seria completado com a redução da duração dos programas “Domingo Legal”, “Eliana” e “Programa Silvio Santos”.
Caso cada um dos três cedesse uma hora para Gugu, os quatro programas – os três atuais mais o de Gugu – teriam três horas de duração cada um, formando um estratégico quarteto para os domingos.
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
Outra mudança que pode ter a ver com o retorno de Gugu envolve as noites de sábado, nas quais Silvio inseriu uma sessão de filmes às 22h15 e atrasou o “Arena SBT” para a meia-noite.
Esta faixa pode ser destinada ao “Cine Família” apenas provisoriamente para, em breve, ser ocupada por Gugu, que já havia manifestado o cansaço da guerra de audiência dominical e poderia optar pelas noites de sábado, nas quais o “Legendários”, comandado por Marcos Mion (fã confesso de Gugu) na Record seria o seu principal concorrente.
Oficialmente, porém, o SBT nega que as mudanças envolvam uma ‘preparação’ para receber Liberato.
Rd1.ig

Atacante Maurício Alves, ex-Flu e Avaí, morre em acidente de carro

mauricio alves (Foto: Site Oficial  )Maurício Alves com a camisa do Boulogne 
(Foto: Site Oficial)
Morreu neste sábado o atacante Maurício Alves. O jogador, 24 anos, sofreu um acidente automobilístico na região de Saint-Queint, na França. Ele jogava no Boulogne, da Terceira Divisão francesa. Na noite de sexta, ele havia defendido a equipe no jogo contra o Ajaccio e saído vencedor (2 a 0). 

Maurício Alves era cria das divisões de base do Fluminense. Destacou-se ao ser eleito o melhor jogador da Milk Cup, torneio internacional no qual o Tricolor foi campeão ao bater o Manchester United na final. O atacante chamou a atenção de clubes estrangeiros e acabou se transferindo para o Villarreal ainda antes de jogar pelo time principal do Flu.

Sem conseguir se firmar na Espanha, Maurício Alves foi emprestado para o Avaí em 2011. Jogou 20 partidas e marcou um gol. Depois, voltou ao Villarreal e, em 2013, foi para o Boulogne, onde estava até agora.
Por Rio de Janeiro

Japão anuncia fim da pesca de baleias na Antártida

Japão alega fins científicos para caçar baleias
Japão alega fins científicos para caçar baleias (Luis Robayo/AFP)
O governo do Japão confirmou nesta sexta-feira que vai acatar a sentença da Corte Internacional de Justiça (CIJ), que, em março, determinou que o país asiático revogasse as permissões de caça de baleias na Antártida, por considerar a atividade ilegal. O país enviou um comunicado a um parlamentar que já havia questionado o cumprimento dessa ordem e cobrado uma decisão definitiva a respeito. Nele, afirma que o Japão está “profundamente decepcionado” com a decisão da CIJ, mas “cumprirá com a sentença” como um país que respeita a legalidade.
Em 2010, a Austrália denunciou o Japão por considerar que seu “programa de pesquisa científica” no oceano Antártico, na realidade, escondia um programa de pesca com fins comerciais. Em seu veredito, divulgado no último dia 31 de março, a CIJ apontou que este programa não era legal porque não se ajustava aos fins científicos exigidos pela legislação internacional. No texto enviado ao parlamentar, o governo também afirma que estudará a fundo a sentença e os futuros passos, e que não descarta a possibilidade de adequação. O país pode propor um novo programa científico, cujas características seriam diferentes das atuais, para poder pescar de novo na Antártida.

Nesta semana, o Japão informou que durante a última campanha no oceano Antártico pescou 251 baleias, mais que o dobro do ano anterior (quando pescou seu mínimo histórico). No entanto, devido ao assédio realizado contra os baleeiros japoneses pelo grupo ecologista Sea Shepherd, esse número representa apenas um quarto do previsto. O Japão tem vigente outra campanha de captura de baleias com fins científicos no Pacífico Norte e, além disso, segue pescando espécies menores de cetáceos com fins comerciais, inclusive golfinhos, em suas costas.
Foto 1 / 7
AMPLIAR FOTOS
Fotografia fornecida pela organização 'Sea Shepherd' mostra o processo de seleção de golfinhos durante a captura anual realizada em Taiji, no Japão
Fotografia fornecida pela organização 'Sea Shepherd' mostra o processo de seleção de golfinhos durante a captura anual realizada em Taiji, no Japão - Sea Shephered/EFE

















 EFE

Polícia alerta para novo golpe no Ceará: "sequestro de carro"

A recorrência de hum golpe Pouco conhecido ESTA preocupando um cearense Polícia Civil. Popularmente Chamada de "sequestro de carro", ESSA Modalidade de crime ESTA CADA Vez Mais Fazendo vitimas nenhum Estado. A Consiste na Prática Cobrança POR UM suposto Resgate de Automóvel Roubado, Onde como vitimas São procuradas POR estelionatários, Que dizem Estar de posse dos Veículos. De Os golpistas alegam, contudo, Que Só devolvem o Carro Mediante o Pagamento de Uma "Recompensa". Enganadas, como vitimas depositam o Dinheiro n'uma Conta Corrente. Porem, AO INVES de reaver o Carro, ELAS ganham hum novo prejuízo.
O POVO conversou com UMA das vitimas. A Mulher Teve o Carro Roubado na Parquelândia, na Capital. Ela anunciou uma placa fazer Veículo EM UM PROGRAMA Televisivo e Passou um receber ligações de golpistas. Os criminosos informaram Que o Carro estava n'uma oficina e Opaco OS Reparos teriam deixado hum prejuízo de R $ 3 mil. Para ter o Carro de volta, ELA térios Que Pagar a Conta. Ao se Negar, ELA Teve OS Dados Pessoais acessados ​​Pela quadrilha, Que Passou a ameaçar Toda SUA Família. Orientada Pela Polícia, ELA OS trocou contatos e Localidade: Não recebeu Mais ligações. O Carro also Localidade: Não FOI ENCONTRADO.

Interior
Segundo Investigações da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), ALÉM da Capital, sos Casos ocorrem de Maneira disseminada los municípios da Região Metropolitana e do Interior, Como Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá. A DISTANCIA NAO representantes hum golpistas Problema parágrafos OS, JA Que enguias costumam Adquirir OS contatos das vitimas, Bem Como a Informations DOS CARROS, atraves de postagens NAS Redes sociais UO Pela Imprensa.

"Como PESSOAS informam Opaco tiveram o Carro Roubado Parágrafo Os Amigos NAS Redes sociais. Alguns oferecem ATÉ Recompensa. No Facebook, ISSO Acontece Muito. ESSES estelionatários, quando visualizam Como postagens, pegam UMA placa e conseguem Fazer mais informacoes Veículo. buscas FAZEM. DEPOIS , ligam Parágrafo Como vitimas e aplicam o golpe. Pedem Que o Dinheiro SEJA entregue Antes de apresentar o Carro. Como cinema E golpe E. Voce. Paga pra ver. E Pagar pra ver E loteria ", Disse o titular da DRFV, delegado Gustavo Pernambuco.

Levantamento
O delegado afirmou, entretanto, Opaco Localidade: Não HÁ UM Levantamento de quantos Casos JÁ FORAM Registrados nenhum Estado. ISSO o Porque ESSE Tipo de crime, embora envolva Veículos Roubados, Nao E investigado Exclusivamente Pela DRFVC. "MESMO ASSIM como PESSOAS nn procuram. Carros comeu o Porque o golpe envolvem as Roubados. Mas ESSES golpistas Localidade: Não estao com OS Veículos. De QUALQUÉR forma, como PESSOAS PODEM OS registrar Boletins de Ocorrência Aqui. Vamos continuar 'investigando ", garantiu.

Pernambuco Disse AINDA ESSE Que Tipo de golpe de e classificado Como estelionato, that also Localidade: Não E de Investigação Exclusiva da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), Por Conta do valor relativamente Baixo Opaco E extraído das vitimas, cerca de R $ 1 a R $ 2 mil. Porem, Feitos BOs OS also PODEM SER NA DDF. "A Delegacia de Defraudações investiga Casos de golpe com Valores Mais Altos. Mas, MESMO ASSIM, crimes ESSES PODEM Ser Registrados Tanto Lá Quanto Aqui ".
SERVICO
Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas: avenida Godofredo Maciel - Maraponga, VIZINHO AO Detran (3101 2489)
Delegacia de Defraudações e Falsificações: Rua do Rosário, 199, 1 º andar - Centro (3101 7338)

DICAS
A Polícia Civil recomenda Opaco Como vitimas Localidade: Não divulguem Como Informações sobre OS Veículos Roubados NAS Redes Sociais OU MESMO na Imprensa. porem, ESSA decisão desen Serviços da vitima. Elas devem Estar cientes Opaco estarão passíveis de golpe. Veja algumas DICAS Parágrafo Minimizar uma possibilidade de Ser enganado:
1.  figado Se o Veículo Roubado, Comunique imediatamente à CIOPS, Pelo Nummer 190, e registre BO na delegacia hum Mais Proxima. De Preferência, adquirir um DRFVC, na Maraponga.
2.  Sé para PEDIR Ajuda atraves das Redes sociais, Cuidado com o Teor das Informations Opaco Você. divulga. Limite-se a informar apenas uma placa do Carro, modelo e cor do Veículo, Que São como Informations suficientes par identificar Seu Automóvel.
3.  Caso RECEBA sândalo Retorno, Comunique imediatamente à Polícia, principalmente se suspeitar de golpe.
O Que Diz a Lei
Estelionato
Artigo 171 Código Penal Brasileiro fazer:
Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Pena:
Reclusão, de hum a cinco Anos, e Multa.
O Povo

Dilma cai e ninguém sobe

DilmaA pesquisa Datafolha, além de anunciar a queda de intenções de voto em Dilma, muito festejada pela 
oposição que já se julgava morta, trouxe outra novidade. Na sequência desse instituto, a presidenta, candidata à reeleição, caiu de 44% em fevereiro para 38% em abril. Perdeu 6 pontos nas intenções de voto.
Quem herdou? Ninguém. Esse grupo de eleitores trocou o voto por nada. Não fez opção por outros nomes, apenas juntou-se ao grupo dos indecisos (6%) e dos que responderam que votariam “branco/nulo/nenhum” (19%). Mesmo assim, com esse rombo no casco, a nave de Dilma ainda chegaria em primeiro lugar na corrida presidencial e ganharia no primeiro turno.
Por que os adversários Aécio Neves (16%) e Eduardo Campos (10%) não herdaram os votos perdidos pela presidenta candidata à reeleição? A pesquisa sucedeu às várias semanas de exposição de Dilma aos escândalos, boatos e especulações. Um vendaval criado pela unanimidade da imprensa conservadora, virada inteiramente para a direita, ferindo o governo com muitas mentiras e poucas verdades.
Embora os danos ainda não tenham chegado ao fim, a oposição já alcançou, talvez apenas temporariamente, o objetivo. Tudo foi transformado em escândalos, pisados e repisados pelas emissoras de televisão e de rádio, além de jornais e revistas. Isso chega também no mundo virtual, onde, passo a passo, é reproduzido pelos mesmos jornalistas, o controle de opinião dos “barões da mídia” brasileira.
Esse “pool” informal foi criado com a finalidade de formar o que os acadêmicos identificam, além das fronteiras e internamente, como “eventos midiáticos”. Isso é a base de sustentação da chamada “teoria social do escândalo”. Por ela é atingido o “poder simbólico”, cujo significado é a confiança e a reputação das autoridades governamentais.   Essa talvez seja a tradução da “nova política” que propagam por aí, estreitamente vinculada ao escândalo midiático
Os ataques desferidos contra o “poder simbólico” explicam em parte o declínio dos partidos sem ideologia e sem vínculos de classe, como acontece com o PSDB, o DEM e outros parceiros. Sem programa eficiente, buscam, dessa forma, se dirigir ao eleitor para conquistar votos.
É sabido que, no Sudeste, há cerca de 45% do eleitorado brasileiro. É onde, supostamente, a eleição será decidida. Pesquisas do fim de fevereiro, não registradas no Tribunal Superior Eleitoral, feitas por dois dos mais importantes institutos do Brasil, apontavam o porcentual de votos dos três principais candidatos, com grande vantagem da presidenta em número de votos válidos.
As próximas pesquisas no Sudeste dirão o que mudou e quanto mudou. Ou se os eleitores que desertaram agora compraram só o bilhete de ida, ou um de ida e volta.
Carta Capital

Câmara de Nova Friburgo é a 1ª do Brasil a apoiar de forma unânime a federalização da educação básica

 Da direita para a esquerda: Pierre Moraes (Solidariedade/RJ) discursa em Brasília durante o lançamento da Frente Nacional.
A seu lado, o senador Cristovam Buarque (PDT/DF), idealizador do movimento, e os deputados estaduais
paraenses Augusto Pantoja (PPS/PA) e Júnior Hage (PR/PA)
Da direita para a esquerda: Pierre Moraes (Solidariedade/RJ) discursa em Brasília durante o lançamento da Frente Nacional.
A seu lado, o senador Cristovam Buarque (PDT/DF), idealizador do movimento, e os deputados estaduais
paraenses Augusto Pantoja (PPS/PA) e Júnior Hage (PR/PA)
A sessão de quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, foi a tal ponto relevante que a própria TV Senado já requisitou imagens para que possa veicular matéria em rede nacional. Tudo porque, conforme informações confirmadas pelo gabinete do senador Cristovam Buarque, Nova Friburgo tornou-se a primeira cidade no Brasil a ter a federalização da educação básica apoiada por unanimidade em sua casa legislativa.

Importa destacar que o apoio se deu de maneira formal, através da criação da Frente Parlamentar Municipal de Apoio à Federalização da Educação Básica, com votos favoráveis de todos os vereadores presentes, além de discursos relevantes de parlamentares de situação e oposição, como Marcelo Verly, Cláudio Damião, Gustavo Barroso e Renato Abi-Ramia. Por indicação dos próprios vereadores, a frente municipal passa a ser presidida pelo vereador Pierre Moraes, nome que propôs sua criação após representar Nova Friburgo na cerimônia de lançamento da campanha nacional, terça-feira, 8, em Brasília.

Em seu discurso de defesa, Pierre defendeu que "todas as crianças brasileiras devem ter acesso à mesma formação educacional, independentemente da cidade ou da família em que nasceram”, e que "um piso salarial de R$9 mil para o magistério não é uma utopia, mas sim uma questão de prioridades”. O vereador afirmou ainda que as melhorias necessárias à educação não poderão ser alcançadas de maneira evolutiva, a partir da base existente, mas sim "através de uma verdadeira revolução no formato adotado atualmente”.

Comentando a matéria, o presidente da Comissão de Educação e Cultura, vereador Marcelo Verly, manifestou apoio à causa da federalização, lembrando o sucesso de instituições como os colégios de aplicação das universidades, e aproveitando para defender mais uma vez a instalação deste braço da Uerj em Nova Friburgo. Em seguida, Cláudio Damião lembrou que "o Estado tem uma dívida com a Educação em todo o país, e que é preciso que essa seja uma bandeira que supere todos os governos, tornando-se um projeto político de nação”. Proposta essa parecida com a que defendeu o vereador Gustavo Barroso, ao chamar atenção para a importância de que não apenas a Câmara Municipal, mas também a Prefeitura, apoiem a padronização das condições de trabalho e ensino através do processo de federalização.

Num período político marcado por polêmicas e trocas de acusações, quem melhor definiu o clima da sessão foi um membro da assistência, que preferiu ter a identidade preservada. "A sessão de hoje [quinta-feira] mostrou o tipo de avanço que se pode obter quando lideranças deixam de lado as diferenças e os interesses partidários, e se unem em torno de um objetivo comum. Seria ótimo se fosse sempre assim.”

 

 O gráfico elaborado pela Assessoria Econômica do gabinete do senador Cristovam Buarque revela que, conforme dados de 2009 do Pisa, o Brasil saltaria da 55ª para a 15ª posição (entre 66 países avaliados), se fossem consideradas apenas as notas das escolas públicas federais. Tal classificação deixaria o país à frente de nações como Alemanha, Bélgica, Dinamarca ou Estados Unidos



Educação é matéria de segurança nacional

Diretor de Exploração e Pesquisa da Petrobras ao longo da década passada e líder da equipe que descobriu o Pré-Sal, o geólogo Guilherme Estrella é, antes de tudo, um apaixonado pelo Brasil, sendo este sentimento uma das características mais recorrentes quando alguém o descreve. Nascido no Rio de Janeiro, Estrella tem profundos laços com Nova Friburgo desde a sua infância, quando seu pai passou a trabalhar para a Leopoldina Railway. A subida da serra de trem está entre suas memórias mais valiosas. Ao se aposentar da Petrobras, Estrella escolheu Nova Friburgo para morar, sendo a partir de então um dos residentes mais ilustres de nossa cidade, tendo inclusive recebido ano passado a Comenda Barão de Nova Friburgo. 

Neste artigo, escrito a convite de A VOZ DA SERRA, Guilherme Estrella fala de um assunto para ele de suma importância para o desenvolvimento e a soberania do Brasil: a federalização do ensino público.

Guilherme Estrella

A péssima qualidade do ensino fundamental no Brasil é a mais arrasadora deficiência estratégica da sociedade brasileira. 

O Brasil não terá a mínima condição de se afirmar como nação independente e soberana ao longo deste século XXI  — chamado de "século da economia do conhecimento” — se não houver, em curtíssimo prazo, uma mudança radical, revolucionária, por parte dos poderes da República quanto à educação básica e fundamental do povo brasileiro. 

Matéria publicada recentemente exibe dados da FGV que apontam a necessidade de elevarmos a produtividade do nosso trabalho em 3% ao ano se almejarmos um crescimento econômico na casa dos 4% ao ano. Isto só será conseguido, como fator principal, com cidadãos trabalhadores — importante: de todos os níveis de formação — melhor educados a ponto de contribuírem para a melhoria contínua no desempenho de suas tarefas. Sem educação fundamental e básica da melhor qualidade esta meta é definitivamente inalcançável. 

Mesmo os mais avançados programas de treinamento e capacitação — é inescapável repetir: em todos os níveis de formação — esbarram na indigência da educação fundamental e básica que o cidadão médio brasileiro carrega. 

O IBGE calcula que ainda temos 13 milhões de analfabetos e outras instituições indicam que o grau de analfabetismo funcional entre nossos estudantes universitários alcança inacreditáveis 38%, cidadãos que entram no mercado de trabalho exibindo insuperáveis dificuldades para realizar tarefas simples como a leitura e compreensão de um texto, ou um elementar cálculo matemático ou elaborar uma visão sistêmica básica a respeito do trabalho que fazem. 

O novo plano nacional de ensino — PNE — enviado pelo governo ao congresso é pigmeu quando confrontado com as gigantescas necessidades do desenvolvimento nacional, como afirmado pelo senador Cristovam Buarque em recente pronunciamento no Senado da República. 

Também noticiado pela imprensa, a Unesco emitiu um diagnóstico pessimista sobre a educação no Brasil. Ainda que avanços tenham sido constatados, somos acusados de extrema morosidade nas providências para alcançar níveis minimamente aceitáveis na qualidade do ensino público fundamental do povo brasileiro. 

É inescapável, portanto, que o atual modelo de ensino público adotado pelo Brasil seja abandonado. O modelo municipalista que praticamos há 100 anos faliu inapelavelmente. Insistir nele será uma irresponsabilidade para com o futuro do Brasil e de seu povo. 

O ensino básico e fundamental tem que ser federalizado; os padrões devem ser nacionais em tudo: programa, grade escolar, horário integral, qualidade das instalações e do material didático, capacitação e treinamento contínuo dos professores e auxiliares de ensino, salários e remunerações, tudo coordenado e supervisionado por programa específico do Ministério da Educação.

Há que se promover esta ruptura total com o modelo municipalista, a curtíssimo prazo, para que o processo de desenvolvimento que nosso país experimentou nesta última década seja planejado, projetado, conduzido e sustentado pelo conhecimento e pela capacitação genuinamente brasileiros. 

Caso contrário, estará materializada a nossa dependência externa, continuaremos a ser uma colônia, não mais sob a força militar ou sob o mando financeiro do exterior — mas sob uma força muito mais poderosa e permanente, que é a força colonizadora do conhecimento.

O tema educação adquire, portanto, a dimensão da soberania nacional e, como tal, deve ser tratado por nossos governantes no regime de urgência urgentíssima, para usar uma expressão conhecida. 

Jornal A Voz da Serra

O Cearense Chico Anysio, que neste sábado faria 83 anos



Blog do Eliomar

Hoje é dia de SUPERAÇÃO - Leão de Aço precisa reverter placar adverso para chegar às finais

O Fortaleza faz hoje, 12 de abril, o jogo mais importante da atual temporada. Data em que o Leão terá que superar uma situação totalmente adversa para conseguir chegar às finais do Estadual. Somente uma vitória por dois gols de diferença sobre o Icasa, mantém acesa a chama do título local. (Arte: Maciel Júnior)
Hoje é dia de reviver momentos da história desse time que nasceu para ser campeão, em que a incerteza e a desconfiança terminaram dando lugar a conquistas memoráveis, como o acesso à Série A em 2002, quando o Leão ressurgiu das cinzas, transformando os dois por cento de possibilidade de acesso, em cem por cento de alegria após vencer o Avaí por 2 a 0 no Castelão. Resultado que combinado com a derrota do Bahia em casa para o Brasiliense, guindaram o Tricolor de Aço à elite do futebol nacional. 

Mais recentemente, em 2010, ano do inédito Tetracampeonato, na disputa pelo primeiro turno o Leão chegou a estar perdendo por 4 a 1 para o Guarany de Sobral em pleno Castelão. Mas empreendeu reação histórica a partir dos 33 minutos do segundo tempo, quando Guto diminuiu marcando o segundo, e Rinaldo assinalando o terceiro e o quarto, aos 34 e 39, respectivamente. A decisão então foi para os pênaltis e o Leão venceu por 5 a 4, diante de 23 mil tricolores, que comemoraram efusivamente o primeiro passo dado no caminho daquele, que seria a partir de então seria o título mais importante do Leão. 

Esses são apenas dois exemplos do que esse time é capaz de proporcionar à sua apaixonada torcida, que hoje promete lotar o Estádio Presidente Vargas, fazendo a sua parte e levando o Leão no colo com carinho, acreditando sempre na qualidade do elenco, no comando competente de Marcelo Chamusca, e, sobretudo na determinação dos guerreiros que estarão em campo, encarnando a mística “daquelas camisas” e honrando a tradição leonina, sendo um time COMBATIVO, AGUERRIDO, VIBRANTE E FORTE, SEM DEMONSTRAR CANSAÇO! 


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raissa Feij
ó