9 de maio de 2019

Mortes por insuficiência cardíaca aumentam em adultos mais jovens

Resultado de imagem para Mortes por insuficiência cardíaca aumentam em adultos mais jovens, agencia brasil
As taxas de mortalidade devido à insuficiência cardíaca estão aumentando, e esse aumento é mais proeminente entre os adultos com menos de 65 anos, considerados como morte prematura, segundo um estudo da Northwestern Medicine.
O estudo utilizou dados da ampla gama de dados online dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças para Pesquisa Epidemiológica, que inclui a causa de morte subjacente e contribuinte de todas as certidões de óbito de 47.728 milhões de indivíduos nos Estados Unidos de 1999 a 2017. Pesquisadores analisaram a taxa de mortalidade ajustada por idade para adultos negros e brancos entre 35 e 84 anos que morreram de insuficiência cardíaca.
O estudo mostrou, pela primeira vez, que as taxas de mortalidade por insuficiência cardíaca vêm aumentando desde 2012. O aumento das mortes ocorre apesar dos avanços significativos nos tratamentos médicos e cirúrgicos para insuficiência cardíaca na última década.
O aumento no número de mortes prematuras por insuficiência cardíaca foi maior entre homens negros com menos de 65 anos de idade, e estima-se que 6 milhões de adultos nos Estados Unidos tenham insuficiência cardíaca. É a principal razão pela qual os adultos mais velhos são admitidos em hospitais.
"O sucesso das últimas três décadas em melhorar as taxas de mortalidade por insuficiência cardíaca está agora sendo revertido, e é provável que seja devido às epidemias de obesidade e diabetes", disse Sadiya Khan, professora assistente de medicina na Escola de Medicina da Universidade Northwestern Feinberg e cardiologista da Northwestern Medicine.
"Dada a população em envelhecimento e as epidemias de obesidade e diabetes, que são os principais fatores de risco para a insuficiência cardíaca, é provável que esta tendência continue a piorar", disse ela.
Dados recentes mostram que a expectativa média de vida nos Estados Unidos também está diminuindo, o que compõe a preocupação de Khan.
No próximo passo, os pesquisadores vão tentar entender melhor o que causa as disparidades na morte cardiovascular relacionada à insuficiência cardíaca.
O estudo foi publicado na segunda-feira no Diário do Colégio Americano de Cardiologia.
Northwestern Medicine é uma colaboração entre a Northwestern Memorial Healthcare e a Escola de Medicina Northwestern da Universidade Feinberg, que inclui pesquisa, ensino e assistência ao paciente.
Com informações da Agência Brasil

Anvisa recolhe lotes de losartana e outros remédios para pressão alta

Anvisa recolhe 200 lotes de losartana e outros remédios para pressão alta; confira lista
A Anvisa orienta que o tratamento de hipertensão não seja interrompido até que se faça a troca por outro medicamento Foto: Robson Fernandes/ Estadão

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o recolhimento de cerca de 200 lotes de medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial (pressão alta). A lista de medicamentos e lotes recolhidos pode ser vista aqui.

Segundo a agência, os medicamentos recolhidos são os remédios que possuem os princípios ativos do tipo “sartanas”, como a losartana, valsartana e irbesartana 
A medida foi adotada após a Anvisa detectar impurezas, chamadas de nitrosaminas, no princípio ativo “sartana”, que é um dos ingredientes utilizados na fabricação de medicamentos para o tratamento de pressão alta.
Segundo a Anvisa, o recolhimento atinge lotes específicos de medicamentos, estratégia adotada em diversos países para os mesmos produtos.
No Brasil, além do recolhimento de lotes de medicamentos, as ações da agência incluem a suspensão da fabricação, importação, distribuição, comercialização e uso dos insumos farmacêuticos ativos com suspeita de contaminação. No total, foram efetuadas 14 suspensões de três insumos (losartana, valsartana e irbesartana) de dez fabricantes internacionais.
Também foi determinada a fiscalização de todas as empresas fabricantes de medicamentos contendo “sartanas” disponíveis no mercado brasileiro. Até o momento, foram avaliadas 29 empresas e 111 medicamentos comercializados em 2018.

Saiba o que fazer se você usa os remédios para hipertensão

A agência orienta que o tratamento de hipertensão não seja interrompido até que se faça a troca por outro medicamento. Isso porque a interrupção pode causar prejuízos imediatos, como risco de morte por derrame, ataques cardíacos e insuficiência renal.
A Anvisa informa que existem diversas alternativas medicamentosas para terapias de pressão alta e, por isso, não há risco de desabastecimento ou falta de medicamentos. A troca da medicação deve ser feita mediante orientação de um médico ou de um farmacêutico.

Risco de câncer associado ao consumo de nitrosaminas

De açodo com a Anvisa, autoridades europeias calcularam que o risco de câncer associado ao consumo contínuo de nitrosaminas é de 0,00017%, ou um caso para cada grupo de 6.000 pessoas. Portanto, o risco é muito baixo e está associado ao consumo diário e contínuo, em altas doses e durante cinco anos seguidos.
A Anvisa esclarece que o consumo desses medicamentos não oferece risco imediato para as pessoas que fazem uso deles. e que eles são eficazes para o tratamento de pressão alta, mas recomenda que sejam trocados por outro de igual valor terapêutico.
Ana Paula Niederauer
Com informações do Jornal O Estado de S.Paulo

Fortaleza e Santa Cruz se enfrentam por uma vaga na final da Copa do Nordeste

Resultado de imagem para copa do nordeste 2019
Apesar do confronto contra o São Paulo no domingo, o Fortaleza está focado no confronto da semifinal da Copa do Nordeste contra o Santa Cruz, que acontecerá nesta quinta-feira, às 21h30, no estádio Castelão. O time treinado por Rogério Ceni chega a esta etapa da competição depois de golear o Vitória por 4 a 0 nas quartas, enquanto os comandados de Leston Júnior passou pelo CRB nos pênaltis.
O goleiro Marcelo Boeck, que perdeu a vaga de titular para Felipe Alves no Campeonato Brasileiro, voltará à meta do Leão. O arqueiro, que também será o capitão da equipe, garantiu que o Fortaleza tem como prioridade vencer a Copa do Nordeste.
“Vamos ter um adversário muito difícil pela frente, que vem fazendo uma grande Copa do Nordeste. Assim como o Fortaleza, o Santa Cruz é um clube grande, tradicional. É um clássico. Temos que ter o máximo de atenção para sairmos com a vaga na final da competição. Esse é o objetivo de todos aqui”, afirmou o goleiro.
“Nosso objetivo é terminar esse primeiro semestre com o título da Copa do Nordeste. Será muito importante para o grupo, para o torcedor e para o clube. Vamos lutar muito para que essa meta seja alcançada”, completou.
Enquanto isso, o Santa Cruz chega com muita desconfiança da torcida na semifinal. Isso porque o time pernambucano foi derrotado por 3 a 0 pelo Ferroviário-CE na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O zagueiro William Alves garantiu que os erros cometidos na competição nacional foram corrigidos durante a semana.
“A gente sabe que a partida que nós fizemos com o Ferroviário não agradou a ninguém. Desde o primeiro dia após a derrota a gente tem conversado bastante e esclarecido alguns pontos que fizeram com que levássemos essa derrota. Os erros vão ser corrigidos e vamos buscar essa evolução, primeiramente, na Copa do Nordeste e, depois, na Série C”, prometeu o defensor.
Com informações da Gazeta Esportiva

Botafogo-PB e Náutico decidem vaga na final da Copa do Nordeste

Resultado de imagem para Botafogo-PB e Náutico
A Copa do Nordeste chega a semifinal e, nesta quinta-feira (9 de maio), o Botafogo-PB recebe o Náutico, no Estádio Almeidão, a partir das 18h. Por ter tido melhor campanha, os paraibanos jogam em casa. Caso haja empate, a decisão será nos pênaltis.
Os dois times chegam com moral para a partida, depois de eliminarem equipes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o CSA por 3 a 1, enquanto o Náutico bateu o Ceará por 2 a 0.
O Alvinegro da Estrela Vermelha tenta chegar a sua primeira decisão de Copa do Nordeste. Com a melhor campanha da competição até aqui, o clube vê a possibilidade de mudar de patamar no cenário nacional com o título da Copa do Nordeste.
“Nós sabemos que vai ser muito difícil, uma vitória seria importante para o clube e os jogadores. É claro que o título é o objetivo, nós queremos muito chegar lá, mas a precisamos pensar nesse jogo, passo a passo para ir mais longe” comentou o meia Clayton, em entrevista a repórter FOX Sports, Daniela Boaventura.
“A gente sabe da qualidade do Náutico, é uma equipe que também vem de um resultado expressivo. Mas vamos jogar dentro de casa, precisamos do apoio do torcedor, porque assim ficamos muito mais fortes’, finalizou o destaque do Botafogo na competição.
Para a decisão, o técnico Evaristo Piza deve contar com o retorno de Marcos Aurélio, o ex-jogador de Santos e Internacional está recuperado de um estiramento na coxa e deve começar jogando.
A outra semifinal da Copa do Nordeste, entre Fortaleza e Santa Cruz, você também acompanha no FOX Sports, logo após Botafogo-PB x Náutico.  
FOX Sports