14 de novembro de 2018

Bolsonaro deve se reunir com governadores do Nordeste dia 21

O presidente eleito Jair Bolsonaro participa de Fórum de Governadores eleitos e reeleitos, em Brasília.
O presidente eleito Jair Bolsonaro participa de Fórum de Governadores eleitos e reeleitos, em Brasília - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente eleito Jair Bolsonaro deve se reunir na próxima quarta-feira (21) com os nove governadores eleitos e reeleitos do Nordeste, em Brasília. A informação é do governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), único da região a participar hoje (14) da reunião com os governadores.
Wellington Dias conversou rapidamente com Bolsonaro, durante o fórum, em Brasília. Segundo ele, o principal ponto da agenda da região é a segurança pública. De acordo com o governador, mais de 40% dos homicídios no país são registrados no Nordeste. “É uma situação muito grave para o país e para a nossa região.”
O petista afirmou que os governadores também têm propostas para combater o desemprego e promover o crescimento da economia, a partir de um política industrial focada no desenvolvimento regional. A questão hídrica também está entre as prioridades.
O governador reeleito da Bahia, Rui Costa (PT), que está em Israel, enviou hoje seu vice, João Leão (PP), para o fórum em Brasília. Para Wellington Dias, houve incompatibilidade de agendas entre os governadores e o presidente eleito, daí as ausências.
Não compareceram ao encontro os governadores eleitos e reeleitos da Bahia, Rui Costa (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); do Ceará, Camilo Santana (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); da Paraíba, João Azevêdo (PSB); Sergipe, Belevaldo Chagas (PSD) e de Alagoas, Renan Filho (MDB).
Com informações da Agência Brasil

Onyx anuncia criação do Ministério da Cidadania

ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO CONTEÚDO
O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (14/11), que o governo Jair Bolsonaro terá o Ministério da Cidadania.
Segundo disse o responsável por coordenar a transição de governo, “o martelo” já está batido.
A nova estrutura, segundo Lorenzoni, será responsável pelas áreas de desenvolvimento social, direitos humanos e políticas de combate às drogas. Atualmente, essas questões estão contempladas nos ministérios do Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos.
O ministro extraordinário de coordenação da transição também disse que as atribuições do Ministério do Trabalho poderão ser incorporadas nesse novo ministério.
“O Ministério do Trabalho ficará junto com a “produção” ou vai para um outro ministério chamado de Cidadania, que aí tem lá o Desenvolvimento Social, os Direitos Humanos.”
Com informações do Metrópoles 

Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF

O presidente Michel Temer inaugurou hoje (14) a primeira etapa da construção do Sirius, o acelerador de elétrons considerado o maior empreendimento da ciência brasileira.
O presidente Michel Temer disse hoje (14) que examina com "muito cuidado" o reajuste salarial para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, só decidirá se vai sancionar ou vetar "lá na frente". Temer lembrou que tem até até o dia 28 para tomar a decisão.
“Estou examinando este assunto com muito cuidado e só decidirei lá na frente. Vamos ver como fazemos. Temos até o dia 28 de novembro para a sanção”, disse em Campinas, no interior de São Paulo, após inauguração do projeto Sirius, um acelerador de partículas.
O reajuste altera o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil, e provoca um efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.
O Senado aprovou o aumento no último dia 7. Alguns governadores, como o eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), disse ter receio do possível efeito cascata causado pelo reajuste.
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse que o aumento era “inoportuno” e sugeriu o veto.
Com informações da Agência Brasil

Presidente eleito, Jair Bolsonado, participa de Fórum de Governadores

 O Presidente eleito, Jair Bolsonado, participa de Fórum de Governadores eleitos e reeleitos, em Brasília.

Em seu primeiro encontro com os governadores eleitos e reeleitos em outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que, por vezes, é necessário adotar “medidas que são um pouco amargas” para evitar o agravamento da crise no país. Ele não detalhou que medidas são essas, mas disse que o esforço é para evitar que o Brasil se transforme em uma Grécia. Bolsonaro lembrou que as reformas têm de passar pela Câmara e pelo Senado e pediu a compreensão dos presentes.
“Algumas medidas são um pouco amargas, mas nós não podemos tangenciar com a possibilidade de nos transformarmos naquilo que a Grécia passou, por exemplo", afirmou Bolsonaro. “Temos de buscar soluções, não apenas econômicas. Se conseguirmos diminuir a temperatura da insegurança no Brasil, a economia começa a fluir."
Bolsonaro destacou as pontencialidades do país, como a riqueza mineral, a biodiversidade, o agronegócio e o turismo. Segundo o presidente eleito, as soluções passam pelo apoio dos estados. “Não teremos outra oportunidade de mudar o Brasil. Nós temos que dar certo. Não teremos uma outra oportunidade pela frente. Temos que trabalhar unidos e irmandos nesse propósito.”

Pacto

No encontro desta quarta-feira, Bolsonaro propôs aos governadores um pacto a favor do Brasil, no esforço de buscar soluções para os problemas e contribuir na administração das dificuldades. O presidente eleito frisou que o pacto será negociado "independentemente de partido [político]. A partir deste momento não existe mais partido, nosso partido é o Brasil”, disse, sob aplausos.
Bolsonaro negou que que o Ministério do Meio Ambiente será comandada pela atriz e escritora Maitê Proença. De acordo com ele, o nome escolhido será o de uma pessoa que conhece com profundidade a questão ambiental e vai focar na concessão de licenças, que, na opinião dele, está cercada de burocracia. “Queremos preservar o meio ambiente, mas não dessa forma que está aí.”
O presidente eleito disse ter ouvido uma análise pertinente do futuro governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “Ninguém consegue entender porque o Brasil, com a riqueza que tem, está na situação de hoje”, afirmou Bolsonaro. “Temos que destravar questões que nos colocam em situação de atraso.”

Carta

Ao ser informado pelo governador eleito de São Paulo, João Dória, de que as reivindicações dos governadores serão reunidas em uma carta, Bolsonaro afirmou que vai analisar com sua equipe cada item exposto no documento.
Ao longo desta semana, a expectativa girou do anúncio de novos nomes para compor o primeiro escalão do governo Bolsonaro. Além da pasta do Meio Ambiente, o presidente eleito poderia indicar o comando dos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores.
Porém, o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, afirmou que não haverá novos anúncios até sexta-feira (16).
Por Karine Melo , Carolina Gonçalves, Paula Labosiere e Luiza Damé 
Com informações da Agência Brasil

Bahia e Ceará se enfrentam buscando se afastar do Z4

Resultado de imagem para Bahia e Ceará
Buscando afastar de vez o risco de rebaixamento e sonhando com uma classificação para uma competição continental, o Bahia irá enfrentar o Ceará, que tenta fugir da parte de baixo da tabela, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, às 21 horas (de Brasília), na Arena Fonte Nova.
As duas equipes já se enfrentaram três vezes nessa temporada. O Esquadrão de Aço teve uma vitória fora de casa e um empate na Copa do Nordeste. A equipe de Enderson Moreira também conseguiu um triunfo sobre o Vovô por 2 a 0 no primeiro turno do Brasileirão.
Apesar do time baiano estar em uma situação mais confortável na Série A, com 41 pontos, quatro a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento, o volante Nílton quer que o Tricolor some o maior número de pontos.
“A meta é a pontuação máxima. Todo jogo é uma decisão. A gente tem que colocar na cabeça que sempre tem a obrigação dos três pontos. Ainda não nos livramos do grupo de baixo”, afirmou. “Tem que ganhar contra o Ceará e também contra o Atlético-MG. Esses cinco jogos são decisivos”, completou.
Enderson Moreira poderá ter como novidade o atacante Gilberto, que é o artilheiro do Esquadrão de Aço nesta temporada. Por outro lado, o atacante Júnior Brumado e o volante Nilton estão suspensos. Já Nino Paraíba foi vetado após lesionar a coxa contra o Vitória. Com isso, Bruno será o lateral-direito. Já o Ceará não deverá ter mudanças no elenco.
FICHA TÉCNICA
BAHIA x CEARÁ

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 14 de novembro de 2018, quarta-feira
Horário: 21 horas (Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP/FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP/FIFA) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)

BAHIA: Douglas Friedrich; Bruno, Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Flávio, Ramires, Élber e Zé Rafael; Edigar Junio (Gilberto)
Técnico: Enderson Moreira

CEARÁ: Éverson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho, Richardson e Ricardinho. Clayson, Arthur e Leandro Carvalho
Técnico: Lisca
Com informações da Gazeta Esportiva