9 de dezembro de 2014

Ceará bate recordes, pela segunda vez, em transplantes de pulmão e medula

O ano ainda não terminou, mas o número de transplantes de pulmão e de medula óssea realizados em 2014 no Ceará bate recorde, pela segunda vez consecutiva.
De 2013 para cá, as cirurgias de transplante de pulmão aumentaram de oito para dez, e as de medula óssea passaram de 56 para 57.
Até o último dia 5 de dezembro, as cirurgias de transplante de órgãos e tecidos no Estado somavam 1.275, maior que o total de 2012. No ano passado, esses números chegaram a 1.365, mantendo o recorde atual.
De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), publicado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Ceará está entre os três estados com maior número de doadores efetivos de órgãos e tecidos para transplante.
Com 26,7 doadores efetivos por milhão da população (pmp), os cearenses estão atrás apenas de Santa Catarina e do Distrito Federal, ambos com 31,6 pmp.
Em transplantes de pulmão, o Ceará figura como o segundo do Brasil, com 1,3 transplantes pmp, atrás do Rio Grande do Sul, com 1,4 pmp. Até setembro deste ano, aparecia como o maior transplantador de fígado do país, com 24 transplantes pmp.
O POVO 

Paulo Vinicius Coelho troca ESPN Brasil pelo Fox Sports; Outros também podem sair

Noite de segunda-feira (08), dezembro de 2014, uma data que estava sendo totalmente normal na televisão esportiva brasileira, até que no final do dia, uma notícia chega através do jornalista Maurício Stycer (UOL), que afirma algo surpreendente e inimaginável. O jornalista símbolo da ESPN no Brasil, Paulo Vinícius Coelho, por muitos o maior comentarista de futebol do país atualmente, assina com a principal rival da ESPN e se muda para o FOX Sports, daqui a menos de um mês, no dia 1º de janeiro de 2015.

A ESPN em 2014 teve uma grande audiência, no ranking atual fica atrás apenas do SporTV, mas enfrentou um ano cheio de perdas. Perdeu a Bundesliga, a Eredivise, a Supercopa da Alemanha, a UEFA Champions League (após 25 anos seguidos de transmissão), a Supercopa da UEFA, pode perder a Liga Futsal (hoje foi a última transmissão do contrato atual, carece de renovação) e até o Campeonato Brasileiro de Motocross. Mais do que eventos, a emissora perdeu referência, quando os diretores de produção e programas da emissora com mais de 10 anos de casa simplesmente foram demitidos.

A ESPN perdeu identidade quando mudou o formato de seus programas, largando a qualidade e buscando a audiência, tentando imitar o FOX Sports, que neste segundo semestre foi na contra-mão, passando a priorizar a qualidade de seus programas.

A ESPN levou pancadas do SporTV, golpes do Esporte Interativo e uma facada do FOX Sports para completar mais um ano de instabilidade.

Pior que perder eventos é perder credibilidade e identidade. O jornalista Flávio Ricco divulgou algo que parecia não ser segredo, que o clima nos bastidores do canal é terrível, ruim e desanimador. Há uma insatisfação de vários profissionais que abrangem o "primeiro escalão" da emissora e que pensam em sair, numa debandada anunciada, e a princípio, ela é irreversível.

Esse ano a ESPN teve audiência e perdeu credibilidade. Ano que vem, a ESPN provavelmente não irá recuperar sua identidade brutalmente largada, e fatalmente perderá bastante audiência, sem os eventos que abastece o canal.

A ESPN não vai acabar, mas pode voltar as suas origens, a transmissão quase exclusiva e o foco nos esportes americanos. É tentar segurar, pois uma segura fonte de futebol americano no Brasil (@oQuarterback) disse meses atrás que o FOX Sports entraria forte para tirar a NFL da ESPN no Brasil a partir de 2017...

* Aliás, dias atrás a ESPN disse #ESPNtemPVC na premiação da ACCESP. Acho que já chegou a hora de aposentar esse #ESPNtem, pois tudo que "tem" está virando "tinha" desde a adoção deste slogan...

Midia Esportiva

Câmara Federal e Casa Civil discutem reajuste no salário dos parlamentares

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que vai se reunir nesta quarta-feira (10) com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para fechar um acordo sobre o aumento para o Legislativo (deputados e senadores) e o Executivo (presidente da República e ministros de Estado).

Alves afirmou que a proposta de aumento dos salários contempla o reajuste da inflação dos últimos quatro anos. "Tem que ser uma decisão conjunta. Então, amanhã espero chegar a um entendimento”, disse o presidente.

Após o acordo, deve ser apresentado um projeto de decreto legislativo prevendo a correção dos salários, atualmente de R$ 26.723, pela inflação dos últimos quatro anos. O último reajuste ocorreu em fevereiro de 2011.

O Regimento Interno da Câmara determina que toda legislatura estabeleça o reajuste salarial dos parlamentares da legislatura seguinte.

* Com informações da Agência Câmara


Ceará News 7

Na tarde desta terça-feira (09), o técnico Marcelo Chamusca esteve na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho acompanhado do novo presidente leonino, Jorge Mota, seu vice, Ênio Mourão e o gerente de futebol, Julio Manso.

Técnico vai comandar o Leão novamente em 2015 e se apresenta oficialmente na próxima segunda-feira (15). (Fotos: Nodge Nogueira)
Na tarde desta terça-feira (09), o técnico Marcelo Chamusca esteve na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho acompanhado do novo presidente leonino, Jorge Mota, seu vice, Ênio Mourão e o gerente de futebol, Julio Manso. Na ocasião, o presidente fez uma abertura sobre a permanência do técnico e em relação a contratações. 

"O trabalho do Marcelo esse ano fez com que nós o chamássemos novamente. Evidentemente que o acesso não veio, mas vamos apostar nele em 2015 e estou dizendo que 2015 é o ano da subida do Fortaleza. Vamos fazer as coisas a seu tempo, a medida que os dias forem passando vamos trazendo mais jogadores, já tenho nomes definidos, mas faltam alguns detalhes e assim vamos começando a trabalhar", disse o presidente eleito. 

Com relação a reforços, o mandatário da executiva falou sobre os novos contratados, Pio e Jefferson, este último ainda não assinou contrato, bem como o volante Correa, que renovou com o Leão. Além dos já contratados, o presidente também explanou sobre o trabalho que estão fazendo na intenção de trazer mais jogadores. 

"O Marcelo paz está fazendo alguns contatos com o Julio e nós estamos trabalhando para que a gente consiga montar um time o mais rápido possível. Na próxima semana queremos apresentar alguns jogadores, mas esse trabalho está sendo feito com muita cautela. Nós trouxemos o Pio e o Jefferson, então estamos trabalhando para montar esse time. Em relação ao Correa, renovamos com ele por dois anos. Estamos na expectativa que vamos subir, então já seria um jogador pra 2016. Só temos duas alternativas: ou sobe ou tem que subir", destacou. 

Após a abertura do dirigente, o técnico Marcelo Chamusca respondeu a todas as perguntas da imprensa e falou sobre seu retorno ao Tricolor para mais uma temporada, além dos objetivos de 2015 e reforços que devem chegar nos próximos dias. 

"Prazer em revê-los. Estou feliz em retornar ao Fortaleza ainda mais nessa condição que estou retornando, com uma diretoria nova. Isso quer dizer que tiveram confiança no trabalho, que foi feito com seriedade, responsabilidade e quando isso é reconhecido nos deixa orgulhosos. Enquanto seres humanos estamos aprendendo o tempo todo e evoluindo, vamos aprender mais, nos fortalecer e tentar fazer melhor", afirmou. 

O treinador também falou sobre os objetivos da próxima temporada. 

"Tudo a seu tempo, primeiro o Estadual e a Copa do Nordeste, e vamos fazer de tudo pra quebrar a seqüência do nosso rival, nesse ano chegamos muito perto, literalmente batemos na trave, e vamos entrar muito mais fortalecidos em 2015. Conheço essa competição muito mais que ano passado, os adversários e eu tenho certeza que seremos mais eficientes, chegar ao final da competição e conseguir o objetivo, vamos trabalhar pra isso. Só vou ficar aqui se eu tiver resultado, então eu tenho que ter resultado e ele tem que vir agora logo no início da temporada. É assim que funciona, tenho que trabalhar pra ser competente, conseguir passar pelas fases e depois conseguir ganhar, assim a gente vai passo a passo", destacou. 

Quando perguntado se o perfil da equipe vai mudar, Chamusca afirmou que sim, apesar dos bons números do time neste ano. 

"A gente vai ter que mudar o perfil porque a performance do time esse ano foi boa, mas o objetivo não foi conquistado, então temos que mudar. A diferença é que quando eu cheguei aqui em 2013 a gente começou do zero, agora vamos começar com mais ou menos uma base e vamos ter um calendário atrativo para motivar o atleta, hoje o Fortaleza passa a ter mais visibilidade por causa do calendário atraente que ele tem. Mas eu não quero fazer tudo diferente porque a gente ganhou muitos jogos em 2014, eu quero chegar nas finais, ser mais eficiente e conseguir os objetivos do clube. Venho mais motivado pra isso, mais maduro, experiente, com mais conhecimento do clube e do torcedor. Nosso desafio aqui é conseguir os objetivos que foram colocados pela diretoria em 2015", disse. 

Sobre contratações, o comandante tricolor afirmou que alguns jogadores do elenco de 2014 interessam para permanecer na equipe, além de novos atletas que devem se apresentar em breve. 

"Alguns jogadores do nosso grupo nós perderemos, e isso é o preço que a gente pega pelo nosso sucesso, mas aqueles jogadores que nós entendemos e, principalmente a diretoria, tentaremos mantê-los. Não tenho número exato de remanescentes, mas já temos os jogadores definidos e as tratativas estão sendo feitas e bem avançadas. Não vamos fazer mágica, temos que ter jogadores que tenham o perfil do Fortaleza, aí está a importância de dar continuidade ao trabalho, hoje eu conheço melhor o clube, então vamos procurar jogadores que se encaixem no perfil", disse. 

E prosseguiu afirmando que está focado nas contratações

"Estou focado na montagem do elenco, em montar um time competitivo, vamos passar por dificuldades porque o calendário não é homogêneo, alguns campeonatos acabaram agora e o atleta tem suas férias, então o treinador tem que se moldar a isso. É hora de termos sensibilidade, analisar caso a caso e não ficarmos desesperados", prosseguiu. 

O técnico também falou sobre o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, que irão acontecer na mesma época. 

"A gente tem que se preparar para as duas competições, já que elas são paralelas, mas uma não tem peso maior que a outra porque o Estadual também é importante pra gente. São as dificuldades que vamos ter do calendário, mas não temos como priorizar, temos que formar um grupo forte pra que a gente possa ir mesclando e ser forte nas duas competições. Agora tudo vai depender do calendário das partidas, existem jogos e jogos, não vamos conseguir jogar todos eles com o mesmo time e teremos que mesclar", explanou. 

Para finalizar, Marcelo falou sobre outras propostas que teve e a sua preferência em permanecer no Fortaleza. 

"Tiveram muitas sondagens e propostas e eu preferi ficar, acho que meu ciclo aqui não terminou. Entendo que tenho uma missão a cumprir e vou fazer meu máximo pra cumprir essa missão. É muito difícil na cultura do futebol, principalmente no Nordeste, dar continuidade ao trabalho. A partir do momento que essa oportunidade está sendo dada é um fato raro e de se parabenizar a diretoria por isso", concluiu. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó
 

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de febre do Nilo no País

CULEX NILO
Fêmea da classe de mosquitos do tipo Culex, principal transmissor do vírus Oeste do Nilo
FOTO: DIVULGAÇÃO
Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (9) o primeiro caso de febre do Nilo Ocidental no país. O paciente é um trabalhador rural do Piauí, que já recebeu alta hospitalar. Segundo a pasta, o homem, que estava internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, deve passar por reabilitação e fisioterapia.
O caso estava em investigação desde agosto. Na época, o trabalhador rural apresentou encefalite e o caso foi notificado como suspeito. A doença foi confirmada após a realização de dois exames sorológicos com reagente para o vírus do Nilo Ocidental-VNO(IH e ELISA).
De acordo com o ministério, o caso é isolado e ainda não foi identificada a cadeia de transmissão. A pasta informou que a confirmação da doença não representa risco para saúde pública do país.
Mais quatro pessoas apresentaram sintomas neurológicos considerados suspeitos, mas exames feitos em laboratório descartaram a possibilidade de elas estarem com a febre do Nilo. Além dos casos que apresentaram sintomas, foram feitos testes em mais 18 pessoas da região. Todos os resultados deram negativo, informou o ministério.
Doença é originária do Egito
A febre do Nilo Ocidental é uma infecção causada por um vírus e transmitida por meio dapicada de mosquitos comuns, principalmente do gênero Culex. A doença é originária do Egito.  Em cerca de 80% dos casos verificados em humanos, não há sintomas. Nos demais casos, os sinais são semelhantes aos da gripe, como febre, fadiga, dores de cabeça e musculares ou articulares. Menos de 1% dos humanos infectados ficam gravemente doentes, com sintomas como febre alta, rigidez na nuca, desorientação, tremores, fraqueza muscular e paralisia.
Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para a doença. O tratamento, basicamente de suporte, envolve hospitalização, reposição intravenosa de fluidos, suporte respiratório e prevenção de infecções secundárias.
Diário do Nordeste

Volante cearense Pio é a primeira contratação do Fortaleza para 2015

Volante Pio é cearense de Fortaleza e está com 26 anos. Este ano atuou pelo Botafogo da Paraíba e agora vai vestir a camisa do Tricolor de Aço. (Foto: Nodge Nogueira)
O processo de reformulação do elenco leonino segue sendo trabalhado pelo presidente Jorge Mota, em conjunto com o gerente de futebol Julio César Manso, que confirmou mais uma contratação na tarde desta terça feira (09). 

O volante Pio, destaque do Botafogo paraibano, é mais um que vem para reforçar o Tricolor de Aço, que ontem já havia fechado com o volante Correa, que se apresenta no próximo dia 15. 

Pio é cearense de Fortaleza, e tem como principal característica o bom aproveitamento na bola parada. Jogador teve uma rápida passagem pelo Leão do Pici em 2008, e agora volta para ajudar o Fortaleza na temporada 2015. 

Pio já está no Pici, e após as avaliações médicas de praxe inicia os treinos com os novos companheiros. 

Confira a ficha técnica do reforço tricolor. 

Nome: Francisco Hércules de Araujo
Apelido: Pio
Posição: Volante
Data e local de nascimento: Fortaleza - 23/01/1988 (26 anos)
Altura: 1.75 - Peso: 75
Principais Clubes: Icasa/CE, Fortaleza/CE, Treze/PB, ABC/RN, Monte Azul/SP, Guarantinguetá/SP, Gil Vicente/POR, Mirassol/SP e Botafogo/PB.

Outro volante
 

Após confirmar a contratação de Pio, o gerente de futebol Julio Cesar Manso comunicou a chegada de mais um jogador. Trata-se do também volante Jéfferson, oriundo da base leonina que deixou o clube em 2012, negociado com o Boa Esporte. Jéfferson já treinou fisicamente e deve assinar contrato nessa quarta feira. 


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó