13 de fevereiro de 2016

Fortaleza dá nó tático no River-PI e estreia com vitória na abertura da Copa do Nordeste 2016

 Um dos favoritos ao título, o Fortaleza estreou com o pé direito na Copa do Nordeste. Na tarde deste sábado, o Tricolor deu um verdadeiro nó tático no River-PI ao vencer por 3 a 0 na Arena Castelão. Os gols foram marcados por Eduardo, Anselmo e Pio.

O Fortaleza começou com tudo a temporada 2016. Além de estar arrasadora no Campeonato Cearense, o Tricolor também aparece forte na Copa do Nordeste, tanto que não tomou conhecimento do adversário neste sábado. O Grupo D continuará no domingo, na partida entre Botafogo-PB e Sport no Almeidão.
VITÓRIA FÁCIL?

O River entrou em campo como um azarão, mas podia muito bem ter surpreendido o todo poderoso Fortaleza. O clube piauiense não quis saber de respeitar o rival fora de casa e partiu para cima. Logo aos três minutos, Fabinho recuperou a bola no ataque e tentou o drible em Erivélton. Por pouco, não saiu o gol.
Após o susto, o Fortaleza foi crescendo. Aí começou o bombardeio. Aos 31 minutos, Éverton fez linda jogada pelo lado esquerdo de campo e cruzou para Eduardo chutar certo. Um pouco antes, o atacante havia desperdiçado. Desta vez marcou. O segundo por pouco não veio na sequência. Jadson tirou em cima da linha.
O River sentia dificuldade para chegar na área do Fortaleza, mas não quis saber de desistir. Aos 41 minutos, Vanderlei arriscou para grande defesa de Erivélton. Colocando o triunfo tricolor em xeque.
FECHOU A CONTA!
O panorama do segundo tempo foi o mesmo. O Fortaleza dominando as ofensivas, mas o River ameaçando. O jogo estava aberto, porém, foi o Tricolor que ampliou o marcador. Aos 30 minutos, Núbio Flávio foi caiu dentro da área e o árbitro marcou penalidade máxima. Na cobrança, Anselmo fez o segundo.


Pio foi um dos destaques do Fortaleza na partida - blogdoramonpaixao18
Pio foi um dos destaques do Fortaleza na partida
O River até chegou a diminuir aos 34, mas o árbitro acabou marcando impedimento de Vanderlei. O lance animou ainda mais o Fortaleza, que fechou a conta aos 43 minutos. Anselmo fez fila na defesa adversária e colocou para Pio só empurrar, para a festa de mais de dez mil torcedores que compareceram ao embate.
PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o River encara o Botafogo na quarta-feira, às 20h, no Estádio Albertão,em Teresina. No mesmo dia, às 22h30, o Fortaleza encara o Sport na Ilha do Retiro, em Recife.
Futebol Interior

No Fortaleza, Flávio Araújo reencontra River-PI na largada do Nordestão 2016

Ceará x Macaé Série B Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho)Castelão será palco de Fortaleza x River-PI (Foto: Juscelino Filho)
Vai rolar a bola na Copa do Nordeste. Neste sábado, Fortaleza e River-PI entram em campo, na Arena Castelão, para dar o primeiro passo em busca do título da competição regional. Se o embalo dos campeonatos estaduais (o Leão do Pici está invicto, e o Galo vem de duas vitórias seguidas) persistir, a promessa é de jogo movimentado no estádio cearense. A bola rola a partir das 16 horas (horário local).
Para a estreia na Copa do Nordeste, o Fortaleza poderá contar com reforços importantes que desfalcaram o Leão nas últimas rodadas do estadual. Com a volta dos goleiros Ricardo Berna e Daniel Sobralense, o técnico Flávio Araújo encerrou as preparações para a primeira rodada do certame regional e esboçou o time titular que deve entrar em campo contra o River-PI. A base usada deve ser a mesma do Campeonato Cearense, com a única alteração na meta (Berna) e a volta de Sobralense ao ataque ao lado de Anselmo.
O River-PI irá rever Flávio Araújo como adversário pela primeira vez na temporada. O técnico que comandou o Tricolor do Piauí na campanha do acesso à Série C do Brasileiro no ano passado acabou assinando com o Fortaleza. Dos 18 jogadores relacionados para a partida de logo mais, 13 trabalharam com Flávio em 2015. Ainda tentando encontrar uma formação ideal, Zé Teodoro usou escalações diferentes em todos os quatro jogos do Campeonato Piauiense. A semana foi de estudo no CT do Galo para encontrar um sistema que possa surpreender o ex-treinador.  
O maranhense Paulo Sérgio Santos Moreira será o árbitro principal da partida. Ele será auxiliado pelos potiguares Flávio Gomes Barroca e Francisco Jaílson da Silva. O GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes do jogo a partir das 16 horas (horário local).
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)
Fortaleza: Flávio Araújo terá o retorno do goleiro Ricardo Berna e do atacante Daniel Sobralense. Com isso, o time que deve entrar em campo contra o Ríver-PI será formado por: Ricardo Berna; Felipe, Edimar, Max Oliveira e Jean Mota; Corrêa, Dudu Cearense, Everton e Elias; Anselmo e Daniel Sobralense.
River-PI: com o volante Rogério lesionado (estiramento na coxa) e o também volante Thiago Dias em dúvida na escalação, Zé Teodoro deve usar o sistema 4-4-2 começando a partida no Castelão com Naylson; Alex Santos, Paulo Paraíba, Rafael Araújo e Jadson; Amarildo, Gilson Tussi, Esquerdinha e André Beleza; Fabinho e Vanderlei. 
Por Fortaleza, CE

Estratégia e foco: Flávio e Zé fazem duelo da experiência por Leão de Aço e Galo Carijó

Flávio Araújo e Zé Teodoro têm 52 anos. Experientes, conhecem bem as equipes que enfrentarão neste sábado (13), na estreia pela Copa do Nordeste. Hoje no Fortaleza, Flávio conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro com o River em 2015. Hoje no River, Zé Teodoro foi campeão cearense comandando o Fortaleza em 2010. Por isso, neste sábado, na Arena Castelão, às 16 horas (17 horas de Brasília), os dois técnicos prometem um duelo pautado pela estratégia e pela persistência em explorar o erro adversário. 
Zé Teodoro, Flávio Araújo, River, Fortaleza, Nordestão (Foto: Arte Esporte)Zé x Flávio: o embate por River e Fortaleza, respectivamente (Foto: Arte Esporte)

- Claro que eu conheço e sei da força e da maneira que o Flávio vem formando a equipe. Vamos neutralizar os pontos fortes para tentarmos buscar uma vitória lá no Castelão - declarou o treinador do River, natural de Anápolis-GO, depois do triunfo diante do Cori-Sabbá no meio da semana. 
Zé Teodoro acumula três resultados diferentes com o River-PI no Campeonato Piauiense: vitória (Caiçara), empate (Parnahyba) e derrota (Picos). Nestas oportunidades em que esteve à frente do time, o técnico usou três formações distintas. Quando esteve no time do Piauí, Flávio Araújo teve com maior troféu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Além disso, sustentou uma boa sequência de jogos de invencibilidade, quando chegou em 2015. Foram 16 jogos de invencibilidade na campanha que rendeu o bicampeonato estadual com o Galo Carijó. O hoje treinador do Fortaleza, no entanto, prefere esquecer um pouco esse passado para se dedicar ao clube do Pici. 
 Faz parte do trabalho enfrentar uma ex-equipe.
Flávio, do Leão
- Faz parte do trabalho enfrentar uma ex-equipe. Mas o compromisso profissional hoje é somente com o Fortaleza. O Zé Teodoro é um treinador bom e experiente. O River é um adversário que manteve 90% do grupo, então um adversário muito entrosado. Vamos ter que superar o nosso adversário com qualidade de jogo, com construção de jogadas ofensivas e empenho - declarou Flávio Araújo, após o Leão vencer o Icasa por 2 a 0 e se classificar antecipadamente à próxima fase do Cearense. 
No Pici, Flávio Araújo chegou conquistando a Taça dos Campeões cearenses, superando o Guarany de Sobral. No estadual, o Leão tem 16 pontos e lidera o Grupo A1. São seis partidas, com cinco triunfos, um empate e nenhuma derrota sequer. Com números favoráveis, o Fortaleza sabe da importância da vitória em casa neste sábado, em um grupo que tem Sport, River e o Botafogo-PI. Do outro lado, Zé Teodoro também é combativo.  
- Vamos concentrar e focar a cabeça no Fortaleza. Vamos analisar, montar estratégia e queremos a vitória - declara Zé, que também foi campeão estadual pelo Ceará, no ano de 2006. 
O confronto entre Galo e Leão será carregado de revanche por conta dos confrontos recentes entre os clubes. River-PI e Fortaleza se enfrentaram quatro vezes ano passado com quatro vitórias para os cearenses: dois duelos pelo Nordestão (2 a 2, em Teresina, e 2 a 0, em Fortaleza) e outros dois pela Copa do Brasil (1 a 0, em Teresina, e 2 a 1, no Ceará). 
Por Teresina e Fortaleza

VAI COMEÇAR A MAIOR COMPETIÇÃO DE FUTEBOL DO NORDESTE - COPA DO NORDESTE - EDIÇÃO 2016

Um dos campeonatos mais charmosos do Brasil, a Copa do Nordeste começa neste sábado e dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil. A competição traz os melhores time da região e inúmeras curiosidades. Neste ano, terá dois participantes da Série A do Campeonato Brasileiro - Santa Cruz e Sport -, diversos clubes postulantes ao título, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa, e Bahia entram nessa briga e algumas surpresas. Tem até técnico multicampeão como lateral de grandes equipes e muito mais...
A Copa do Nordeste é composta por quatro etapas. Na primeira fase, os 20 clubes classificados são divididos em cinco grupos, sendo que apenas o primeiro de cada chave avança às quartas de final, além dos três segundos com melhores índices técnicos. A partir daí, as equipes se enfrentam em sistema mata-mata, até chegar à decisão.
Confira abaixo um pouco mais de cada equipe:
GRUPO A
ABC

O ABC tenta se reerguer após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro da Série C. A diretoria investiu e trouxe o experiente Lúcio Flávio, mas os resultados estão longe de agradar. O Elefante já está eliminado da Copa Cidade de Natal e cada vez mais longe de acabar com a hegemonia do rival América, que já dura dois anos. No comando da equipe está Narciso, aquele mesmo, ex-jogador do Santos. O treinador está na corda bamba e trata a Copa do Nordeste como prioridade para uma reviravolta.A famosa taça da Copa do Nordeste

A famosa taça da Copa do Nordeste
CAMPINENSE - PB

Atual campeão do Campeonato Paraibano, o Campinense vem fazendo um grande Estadual. A Raposa está invicta e na liderança isolada do Grupo A do torneio. A temporada 2016 promete, já que manteve o técnico Francisco Diá, técnico que levou o clube ao título em 2015. A Copa do Nordeste é o grande objetivo da equipe, que conta com nomes como Roger Gaúcho e Leandro Sobral.

IMPERATRIZ - MA

Entre os integrantes do Grupo A, o Imperatriz aparece como o azarão, mas engana-se quem pensa que será um adversário fraco. O Cavalo levou o título do Campeonato Maranhense no ano passado e aparece como principal rival do Sampaio na busca pela taça neste ano, que não começou muito bem. O time não venceu uma partida sequer no Estadual e já foi eliminado no Primeiro Turno. Desde o início, porém, já falavam da Copa do Nordeste. A equipe, no entanto, passou uma mudança técnica nos último dias. Marcelo Salles saiu para a entrada de Pedrinho Roch, que retorna ao clube após 11 anos.

SALGUEIRO - PE

Ano após ano, o Salgueiro vem ganhando destaque no Estado de Pernambuco. O Carcará já tirou o Náutico da Copa do Nordeste deste ano e promete fazer ainda mais bonito neste ano. Sob o comando do téncico Sergio China, o time já é um dos destaques no Estadual, sendo a grande pedra no sapato das equipes mais tradicionais. Anderson Lessa é o 'matador'.

GRUPO B
AMÉRICA-RN

América-RN aparece como a grande força do Rio Grande do Norte. É bicampeão Estadual e está com um pé na decisão da Copa Cidade de Natal de 2016, mas ainda vive altos e baixos. No banco de reservas tem Aluísio Moraes, conhecido como Aluísio Guerreiro, treinador que marcou época como jogador no Mecão nos anos 70 e com passagens por Flamengo e Santos. Entre os jogadores, Felipe Macena aparece com o grande destaque.

CRB - AL

Representando Alagoas, o CRB aparece como um dos fortes candidatos ao título. O Galo vem jogando o fino da bola no Estadual, em que é o atual campeão, e promete fazer bonito na Copa do Nordeste, sob o comando do experiente Mazola Júnior, treinador com boas passagens pelo Estado de São Paulo. A Comissão de frente da equipe exige respeito. Neto Baiano comando o ataque. Vem mais 'frescando' por aí?
Mazola Júnior, o cara do CRB

Mazola Júnior, o cara do CRB
CORURIPE - AL

Campeão do Alagoano de 2014, o Coruripe tenta encontrar forças para voltar a ser evidência no cenário nacional. Logo na primeira fase da Copa do Nordeste, porém, caiu contra o conterrâneo CRB, o que dá mais um brio para competição. Apesar de todo entusiasmo, o time não está passando por um período turbulento no Estadual, são quatro tropeços seguidos, e precisa buscar quanto antes a reabilitação. O técnico é Jaelson Marcelino.

ESTANCIANO - SE

Estanciano está longe de ser considerado um favorito ao título, mas deve ser uma pedra no sapato de muita gente. No Campeonato Sergipano, vem fazendo uma campanha regular, com grandes chances de avançar à segunda fase. Apesar de não estar tendo um ano ruim, a diretoria do clube optou por já mudar de treinadores. Pondé e Iêdo Morgado deixaram o time e quem assumiu para a Copa do Nordeste foi Ewerton Câmara.

GRUPO C
BAHIA - BA

Junto com Santa Cruz, Sport, Ceará e Fortaleza, o Bahia aparece como grande favorito ao título. Sob o comando do 'fujão' Doriva, o Tricolor montou uma equipe competitiva tanto para ficar com a taça, como para voltar à elite do futebol brasileiro. Um ataque com Edigar Junio e Hernane Brocador não é para qualquer um. Isso sem contar o retorno de Marcelo Lomba, que assume o posto de camisa 1 da equipe. No Estadual, segue com 100% de aproveitamento. Para fechar com chave de ouro, é só chamar o 'robôzão' que alegra os torcedores.
Veremos mais o 'robozão' nas vitórias do Bahia na Copa NE? - divulgação/EC Bahia

Veremos mais o 'robozão' nas vitórias do Bahia na Copa NE?
CONFIANÇA - SE

Atual campeão, e líder do Campeonato Sergipano de 2016, o Confiança aparece com potencial para ser um dos protagonistas da Copa do Nordeste. O Dragão estava invicto até esta quinta-feira, quando perdeu para o Itabaiana, por 2 a 1. O artilheiro Leando Kível é o grande destaque da equipe, comandada por Betinho, técnico com passagens por Guaratinguetá, Marília e Juventus.

JUAZEIRENSE - BA

O Juazeirense ainda é uma incógnita. Após boa campanha no Campeonato Baiano da última edição, o clube não aspira muita confiança. Ainda não venceu e esse ano e é outro que pode ser tratado como azarão. Fez um jogo duro contra o Bahia, na primeira rodada do Estadual, mas não deve passar da primeira fase da Copa do Nordeste. O técnico Sérgio Araújo é ambicioso e prometeu títulos para a equipe neste ano.

SANTA CRUZ - PE

A expectativa é grande em cima do Santa Cruz. O Coral não começou o ano tão bem, mas retornou à elite do futebol brasileiro após uma década. O técnico Marcelo Martelotte conseguiu manter seus principais destaques, a exemplo do atacante Grafite, ex-São Paulo e Seleção Brasileira, e pode sim ser considerado como um dos favoritos.
Grafite é o grande destaque do Santa Cruz na temporada - www.pe.superesportes.com.br

Grafite é o grande destaque do Santa Cruz na temporada
GRUPO D
BOTAFOGO-PB

Integrante da Série C do Brasileiro, o Botafogo é o principal concorrente do Campinense na disputa pelo título do Paraibano. Para a Copa do Nordeste, ninguém sabe o que esperar. O Belo está invicto na temporada e promete. O time conta com a experiência de Itamar Schülle, que levou o Operário ao título Paranaense de 2015. No time tem o veterano Warley, ex-atacante do Palmeiras.

FORTALEZA - CE

O Fortaleza começou 2016 com tudo. Foram seis jogos e cinco vitórias neste início de Cearense. Flávio Araújo está no comando da equipe e promete levar o Tricolor de volta à Série C. O treinador já foi campeão por vários times em que passou e aqui não deve ser diferente. Núbio Flávio é o destaque da equipe.
Fortaleza é o favorito ao título da Copa NE?

Fortaleza é o favorito ao título da Copa NE?
RIVER-PI

Bicampeão Piauiense, o River pode dar trabalho na Copa do Nordeste. É considerado o time mais fraco do grupo, mas pode surpreender. No Estadual vem fazendo uma boa campanha, mas está atrás do seu arquirrival Flamengo. O técnico Zé Teodoro montou uma equipe modesta, porém, muito competitiva. De olho, neles!
SPORT - PE

O Sport fez um bom ano de 2015, mas perdeu força nesta temporada. Suas principais peças saíram e reconstrução é a palavra de ordem. O técnico Falcão tem quebrado a cabeça, mas ainda não achou o time ideal, que tem como destaque Durval, jogador campeão da Libertadores pelo Santos.
GRUPO E
CEARÁ - CE

Após um 2015 complicado, quando por muito pouco não foi rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro, o Ceará aposta em um ano de vitórias em 2016. O acesso à elite é a prioridade, mas a Copa do Nordeste também aparece entre os objetivos. A diretoria manteve Lisca 'doido' no comando, mas não tem um time de encher os olhos. Existe, porém, uma expectativa em um possível retorno de Magno Alves, mas não passa disso.

FLAMENGO-PI

Ninguém dá nada para o Flamengo, mas ele pode incarnar o todo poderoso do Rio e se transformar em um bicho papão na competição, ou não incomodará ninguém. No Piauiense, porém, está invicto e é o atual líder. O técnico é Athirson, lateral consagrado com passagens por Santos, Cruzeiro e Flamengo, além de Juventus, da Itália. É apenas a segunda experiência do treinador, que parece ter montado um time ajustado e pronto para conquistar alguns pontinhos.

SAMPAIO CORRÊA - MA

O Sampaio é outro que promete botar fogo na competição. No Maranhense disputou cinco partidas e venceu quatro, é o líder e quer como prêmio a Copa do Nordeste. A diretoria foi ambiciosa, trouxe Marcelo Chamusca, treinador rodado no território nordestino, e manteve Pimentinha, seu principal destaque.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Terceiro integrante baiano, o Vitória da Conquista pode ser tratado como zebra. No Estadual, ainda não venceu, mas também não perdeu. Porém, mostrou que pode fazer frente aos principais clube do Nordeste, como fez com o xará Vitória. Tem como técnico Lima Baiano.

Próximos Jogos
Coruripe-ALxAmérica-RN
13/02/2016 18:00
Fortaleza-CExRiver-PI
13/02/2016 18:00
ABC-RNxCampinense-PB
13/02/2016 20:30
Imperatriz-MAxSalgueiro-PE
13/02/2016 20:30
Estanciano-SExCRB
13/02/2016 23:00
Santa Cruz-PExBahia-BA
14/02/2016 18:00
Botafogo-PBxSport-PE
14/02/2016 18:00
Vitória da Conquista-BAxCeará-CE
14/02/2016 18:00
JuazeirensexConfiança-SE
14/02/2016 20:30
FlamengoxSampaio Corrêa-MA
14/02/2016 20:30

Futebol Interior