23 de setembro de 2016

Copa do Brasil não terá clássicos estaduais nas quartas; veja os jogos e os cruzamentos

Trófeu Copa do Brasil
Ao menos por enquanto, não teremos clássicos regionais na Copa do Brasil. Um sorteio definiu os confrontos das quartas de final da competição nesta sexta-feira e acabou com a possibilidade de qualquer duelo de arquirrivais por enquanto.
Mas, claro, isso não diminui as dimensões dos jogos que acontecerão agora. Afinal de contas, é a primeira vez na história que as quartas de final terão apenas times que já foram campeões do torneio. Mais que isso: serão 18 títulos em campo.
Quem talvez tenha se dado melhor foi o Atlético-MG, que enfrentará o Juventude, úncio time que não é da primeira divisão nacional. O vencedor deste confronto terá pela frente na semifinal o ganhador do duelo entre Internacional e Santos.
Do outro lado da chave, dois duelos para lá de interessantes, com os dois maiores campeões da história enfrentando os dois que aparecem logo na sequência na lista de título: Grêmio (4 títulos) x Palmeiras (3) e Cruzeiro (4) x Corinthians (3).
O duelo entre mineiros e paulistas ainda marcará o reencontro de Mano Menezes com a torcida corintiana.
As partidas de ida acontecem já na próxima semana, e os jogos de volta estão marcados para o dia 19 de outubro. Juventude, Internacional, Palmeiras e Cruzeiro decidem a partida de volta em casa.
VEJA TODOS OS CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL:

São Paulo vence Juventude, mas é eliminado da Copa do Brasil

Juventude passou pelo São Paulo na Copa do Brasil| Arthur Dallegrave/E.C.Juventude
Juventude passou pelo São Paulo na Copa do Brasil | Crédito: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude
Com a derrota de 2 x 1 no Morumbi no jogo da ida, o São Paulo foi ao Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, precisando de uma boa vitória para se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil. Contudo, o Tricolor venceu apenas por 1 x 0 e ficou novamente fora do torneio.

Na primeira etapa o São Paulo, precisando do resultado, pressionou o tempo inteiro, enquanto o Juventude criava chances perigosas nos contra-ataques. A melhor chance do Tricolor foi com Rodrigo Caio, que dentro da pequena área isolou a bola.

Na segunda etapa seguiu-se o mesmo. O São Paulo pressionando o tempo todo e o Ju nos contra-ataques. Contudo, aos 23, após bola levantada na área, Rodrigo Caio, em posição irregular, marcou de cabeça o gol da vitória do São Paulo, que pressionou até o fim em busca da vaga, mas não conseguiu.

Mesmo com a derrota, o Juventude avança às quartas de final do torneio, enquanto o São Paulo, novamente, ficar sem o título do torneio.

 PLACAR

Fortaleza vence, mas Internacional garante vaga na Copa do Brasil

O torcedor bem que se animou com o gol de Daniel Sobralense aos 13 minutos do primeiro tempo. Afinal de contas, um gol logo no início dava chance de reverter o 3 a 0 sofrido no jogo de ida. Mas, na noite desta quinta-feira (22), o panorama favorável que se desenhava ficou apenas na possibilidade para o Fortaleza, que venceu por 1 a 0, na Arena Castelão, mas viu o Internacional comemorar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Fortaleza x Inter, no Castelão (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)Fortaleza vence, mas Internacional garante classificação para a próxima fase (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)


O Internacional, por sua vez, teve méritos apenas em segurar a pressão adversária e se garantir na próxima fase pelo saldo de gols. Mas, tecnicamente, mostrou-se inferior na partida e pouco criou. Mesmo com a eliminação, a vitória foi o suficiente para garantir a esperança na torcida de que o Tricolor poderá sair da Série C. E, por isso, o canto nem parecia que era para uma equipe eliminada.
O Tricolor volta suas atenções agora para as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Juventude, no dia 3 de outubro, em Caxias do Sul, pelo jogo de ida. Confronto vale acesso à Segundona. O Internacional volta a campo já no próximo domingo (25), quando encara o Atlético-MG, no Estádio Independência, em busca de deixar a zona de rebaixamento.
Fortaleza, Internacional, Copa do Brasil, Arena Castelão (Foto: JL Rosa/Agência Diário)Fortaleza vence o Inter por 1 a 0 na Arena Castelão (Foto: JL Rosa/Agência Diário)
Praticamente, só Leão
Em casa, o Fortaleza se impôs com vigor na primeira etapa. Com futebol envolvente e velocidade, o time cearense foi atrás de reverter o placar desde os primeiros minutos. Acertou a trave e, logo em seguida, abriu o placar com Daniel Sobralense, quando eram decorridos 13 minutos de jogo. O resultado ainda era pouco para que havia perdido o primeiro confronto por 3 a 0. Por isso, a pressão continuou e os donos da casa poderiam ter deixado a primeira etapa com o mesmo placar que levaram em Porto Alegre. As únicas duas vezes em que o Internacional ameaçou foram em cochilos da defesa tricolor, que se mostrou desatenta e insegura, mas que não comprometeu no geral.
Mais equilíbrio
O segundo tempo veio com um Inter mais incisivo e atento no meio-campo. O Fortaleza não mantinha a mesma objetividade da etapa inicial e sofria uma marcação mais intensa. Aos 12 minutos, é que o Leão teve seu primeiro lance de perigo, desperdiçado por Anselmo. Só depois dos 18 minutos, o Leão voltou a ter mais domínio das ações. Mesmo assim, o time para chegar ao ataque e errava mais passes do que o comum. Em lance no ataque, Anselmo e Daniel Sobralense se atrapalharam na finalização e perderam chance de ampliar. O Internacional fazia bem o papel de administrar o resultado, embora continuasse criando quase nada e buscar os contra-ataques para tentar o empate e definir a classificação a seu favor.
Perto dos 40, os donos da casa cresceram de novo e retomaram a superioridade plena em campo. Pelo menos, o segundo gol já ganhava tons de realidade. Mas o panorama não passou disso. No final, o Inter quase empata, mas Edimar conseguiu salvar. Contudo, com o apito do árbitro, a torcida festejou mesmo diante da eliminação, em claro incentivo ao próximo desafio, pela Série C, que vale vaga na Segundona do Brasileiro.
Por 
Fortaleza, CE