20 de janeiro de 2017

Donald Trump toma posse como 45º presidente dos Estados Unidos

Donald John Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama com discurso crítico à classe política e no mesmo tom que marcou sua campanha eleitoral.

Ele prestou juramento diante do Capitólio, em Washington, e discursou em seguida. Na presença de quatro de seus antecessores -- um deles republicano -- Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou as decisões e o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. "O povo vai governar esta nação novamente", prometeu.

Veja alguns destaques da fala de Trump:

·                   Disse que "o povo vai governar esta nação novamente"
·                   "Juntos, vamos determinar o curso da América e do mundo por muitos, muitos anos que virão"
·                   Prometeu erradicar o terrorismo radical islâmico da face da Terra
·                   Prometeu investimento em infra-estrutura
·                   Prometeu gerar empregos
·                   Disse que nada pode parar a América quando está unida
·                   Disse que os EUA defenderam fronteiras de outros países com seus militares, e não protegeram as suas próprias

Após vencer Hillary Clinton na eleição, apesar de obter menos votos, graças ao sistema de Colégio eleitoral, Trump assume o cargo com uma taxa de popularidade de apenas 40%, a menor de um novo presidente em décadas.

Trump disse que as vitórias dos poderosos no passado não foram as vitórias do povo. "Havia pouco para ser celebrado pelas famílias pelo nosso país. Isso tudo muda, começando aqui e agora. Porque este momento é o momento de vocês, pertence a vocês", discursou.

"O que realmente importa não é que partido controla o governo, mas se o governo é controlado pelo povo", diz Trump. "Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos. Todos estão ouvindo vocês agora".

O novo presidente afirmou que os EUA defenderam as fronteiras de outros países com seus militares, e se recusou a proteger as suas próprias, além de terem gasto bilhões de dólares no exterior, enquanto havia muitos problemas internos.

Voltou também a falar sobre as fábricas que fecharam no país, sem pensar nos milhões de trabalhadores americanos que foram deixados para trás.

Em partes da fala, o novo presidente assumia um tom de campanha, dizendo que gerará empregos, construirá estradas e viadutos. "Quando a América está unida, nada pode pará-la!", defendeu. Para encerrar, Trump repetiu o slogan de sua campanha, "Make America great again" ("tornar a América grande novamente").

Com informações do G1

No Ceará, chuvas atingem mais da metade do estado

Imagem relacionada
Chuvas atingiram mais de 50% da região cearense na manhã desta sexta-feira (20), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foram registradas precipitações em 102 dos 184 municípios do estado até as 11 horas. A previsão para hoje é de chuva em todas as regiões, ao longo do dia.

A chamada pré-estação chuvosa ocorre no Ceará neste mês devido à influência de uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. Denominado vórtice ciclônico de altos níveis, segundo a Funceme, o fenômeno está atuando sobre o estado e deve continuar provocando nebulosidade e chuvas até domingo.

Desde o início do mês, hoje é o dia mais chuvoso no estado. Os três municípios onde mais chove são Senador Sá, Pires Ferreira (os dois ficam a cerca de 290 quilômetros de Fortaleza) e Morrinhos (a 216 quilômetros da capital), com 94 milímetros (mm), 83 mm e 73 mm, respectivamente.

A pré-estação chuvosa anima a população e incentiva a agricultura. O agricultor Enoque Marques Pinto, 72, de Crateús, conta que já está preparando a terra para começar a plantar feijão e milho. “Choveu fino nos últimos dias, mas já melhorou muito. Se continuar a chover e a terra ficar mais molhada, vou começar a plantar. Espero boa safra.”

As chuvas da quadra invernosa, que vai de fevereiro a maio, são influenciadas principalmente pela Zona de Convergência Intertropical. De acordo com a Funceme, é possível observar a proximidade desse sistema meteorológico no Oceano Atlântico. O prognóstico do órgão aponta probabilidade de 40% de precipitações dentro da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril.

Com informações da Agência Brasil

Conheça os novos secretários e comandantes da SSPDS e vinculadas

O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, realizou, na tarde de ontem (18), reunião de apresentação do secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, além do novo comando das Polícias Civil e Militar. O encontro aconteceu, na sede da Secretaria, com as presenças dos coordenadores e gestores da SSPDS. Durante a conversa, o secretário André Costa destacou os desafios para a gestão no ano de 2017 e frisou que conta com o empenho de todos para que resultados positivos na redução dos índices criminais sejam alcançados este ano.

Conheça cada um deles e o seu perfil:

• SSPDS - Secretário – André Santos Costa 

Cearense, graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É delegado da Polícia Federal desde 2002, onde foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará.

• SSPDS - Secretário Adjunto – TCel PM Alexandre Ávila de Vasconcelos

Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1989. É bacharel em direito, administração e administração pública. Especialista em segurança pública.  Já atuou como Gerente Geral de Segurança da Vila Pan Americana nos jogos Pan Americanos de 2007, pela Força Nacional, Coordenador de Segurança Institucional da Casa Militar do Governo do Ceará em 2007/08, Coordenador de Segurança Orgânica do Tribunal de Justiça do Ceará  de 2009 a 2010; Comandante do Batalhão de Polícia de Choque da PMCE desde 2011 até início de 2017. É instrutor da Aesp na áreas de Direitos Humanos, Técnica Policial e Planejamento Operacional de Segurança Pública, instrutor da Cadeira de Técnicas de Abordagem PoliciaI no Curso de Direitos Humanos aplicados à Atividade Policial nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul; instrutor do curso Internacional de DDHH y DHI para a Polícia Federal Preventiva do México. Possui os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, superior de Polícia, Avançado de Terrorismo e Contra Insurgência, Ações Táticas Especiais, ações Antibombas I e II, Especialização tática, Técnicas de Abordagem Policial, Ocorrências de Alta Complexidade;  Intermediação de Conflitos e Técnicas de Negociação; Direitos Humanos e Direito Humanitário; Operações Policiais Especiais pelo TIGRE/PC-PR; Operações de Alto Risco e Resgate de Reféns; Proteção e Segurança de Autoridades; Operações Policiais Especiais pela SWAT  e Manuseio de Bastão Expansível do Departamento de Polícia de Hollywood - Flórida/EUA; Operações em Áreas de Alto Risco no BOPE/RJ; Resolução Tático Operacional – SWAT/LAPD; Atualização em Bombas e Explosivos; Técnicas Antisseqüestro – APM/PMSP; Técnico Profissional em Explosivos – Policia Nacional da Colômbia; Internacional de Explosivos – Exercito Nacional da Colômbia; Diplomado em manejo y prevencción del Terrorismo, Sabotaje y Atentados – Univ. Nueva Granada – Colombia;  Aplicações Táticas pelo BOPE/RJ e FNSP; Técnicas Antisequestro na Polícia Civil de São Paulo DEIC/DAS em 2006; Estagio de Treinamento – fase I de identificação e rastreamento de armas de fogo e explosivos, pelo ATF/EUA e Policia Federal/Brasil em 2006; Investigação Pós explosão em atentados terroristas, pelo ATF - EUA e Polícia Nacional da Colômbia em Bogotá; Destruição avançada de Explosivos militares e comerciais pelo ATF-EUA e Polícia Nacional da Colômbia, na cidade de Bogotá- Colômbia e Seminário de ações anti bombas pela LAPD de Los Angeles/EUA.

• Delegado Geral da Polícia Civil - Everardo Lima da Silva

É formado em Direito e especialista em educação e prevenção à dependência química. Como docente, é professor de direito penal. Delegado de Polícia Civil de 3ª Classe, já foi titular do 34º Distrito Policial, Delegacias Municipais de Cascavel e Horizonte, além das delegacias especializadas de Narcóticos e Delegacia de Crimes contra a Administração e Finanças Públicas. Desde 2015, esteve à frente do Departamento Administrativo e Financeiro da Polícia Civil. 

• Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil - Marcus Vinícius Sabóia Rattacaso

É formado em Engenharia Elétrica e Direito com especialização em Polícia Comunitária. Delegado de Polícia Civil de 3ª Classe, já atuou nos 2º e 9º Distritos Policiais, além da Delegacia especializada de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas e do Departamento de Inteligência Policial. Nos últimos anos, exerceu suas funções na Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional e na Coordenadoria de Inteligência da SSPDS. Permanece como delegado Geral da Polícia Civil desde 2013. Possui vasta experiência na área de inteligência, tendo inclusive participado do grupo formado pela Senasp/MJ que escreveu e revisou a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. É instrutor e consultor da Senasp nas questões atinentes ao tema inteligência de segurança pública. Por seu reconhecimento profissional foi agraciado com comendas da Marinha do Brasil, Ministério Público Militar da União, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Aesp e Pefoce

• Chefe de Gabinete da Polícia Civil do Estado do Ceará - Sérgio Pereira dos Santos 

É formado em Direito e pós-graduado em direitos humanos, cidadania e segurança pública. Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe, já foi titular das delegacias municipais de Campo Sales, Salitre, Parambú, da delegacia regional de Tauá e da delegacia metropolitana de Maranguape. Foi diretor adjunto da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, no período de 2013 a 2014 passando para diretor da especializada onde atuou por dois anos. Recebeu a comenda de Honra ao mérito profissional concedido pelo Poder Judiciário do Estado do Ceará e a Medalha General Assis Bezerra, concedida pela SSPDS.

• Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará – Ronaldo Mota Viana

Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1986. Assumiu vários cargos administrativos e operacionais durante sua carreira profissional como chefe do serviço de inteligência da PMCE; Gerente do Departamento de Contrainteligência da Coordenadoria de Inteligência/SSPDS; Comandante da 1ªcia/5ºBPM, Comandante da 1ªcia/6ºBPM; Coordenador Estratégico da Casa Militar do Governo; Secretário Adjunto da Casa Militar e por último Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo do Ceará.

Possui os cursos de Procedimentos básicos de inteligência, Operações de inteligência,  Segurança orgânica e Análise de propaganda pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Curso nacional de multiplicador de polícia comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); Especialização em inteligência, pela Polícia Militar de Brasília; Operação de alta complexidade; Atividades policiais para prevenção e repressão a drogas, pela Academia Nacional de Polícia, programa especial de inteligência; Curso tático para policiais militares e ações antibomba pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar do Ceará.  É instrutor de cursos relacionados a operações de inteligência da técnica operacional O.M.D (observação, memorização e descrição). 

• Comandante Geral Adjunto da Polícia Militar do Ceará – Adriano de Moura Soares

Ingressou na Polícia Militar do Ceará no dia 25 de Março de 1985, sendo declarado aspirante à Oficial em dezembro de 1987; 2º Tenente em 1988; 1º Tenente em 1991; Capitão em 1994; Major em 2002; Tenente Coronel em 2007 e Coronel em 2015. Possui várias condecorações militares outorgadas pelo Governo do Estado do Ceará, pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. Possui os seguintes cursos militares: Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia. Atuava anteriormente no setor de inteligência da PMCE.

• Secretário Executivo da Polícia Militar do Ceará – Vandesvaldo de Carvalho Moura

Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1984. Assumiu vários cargos administrativos e operacionais na Polícia Militar do Ceará durante sua carreira profissional como Coordenador de Administração; Sub Diretor da Coordenadoria de Assuntos Financeiros - COAFI; Comandante do 3ºBPM (Sobral); Coordenador da Assessoria Institucional - Adins. Possui várias condecorações militares outorgadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Casa Militar do Governo do Ceará. 


Com informações da SSPDS

Lúcio Flávio é regularizado e pode estrear pelo Fortaleza no Clássico-Rei

Lúcio Flávio, Fortaleza (Foto: Reinaldo Jorge/Divulgação)Lúcio Flávio já pode atuar pelo Fortaleza (Foto: Reinaldo Jorge)
Boa notícia para o torcedor do Fortaleza. O atacante Lúcio Flávio teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) nesta quinta-feira (19) e já pode estrear pelo Fortaleza. Com isso, o técnico Hemerson Maria já pode utilizar o jogador no próximo compromisso do Leão do Pici, o Clássico-Rei frente ao Ceará, no domingo (22), na Arena Castelão, válido pelo Campeonato Cearense.
O Fortaleza conta, atualmente, no elenco, com os seguintes atacantes: Gabriel Pereira, Juninho Potiguar, Maranhão e Lúcio Flávio. Destes, apenas o último ainda não estreou. O Clássico-Rei está marcado para as 18 horas do domingo (22). O GloboEsporte.com acompanha os detalhes da partida em Tempo Real meia hora antes de a bola rolar.
Fortaleza, CE

Atacante Mota foi apresentado oficialmente no Ferroviário


Atacante Mota quer estar à disposição o mais rápido possível. 

Na tarde desta quinta-feira (19), após um treino com bola para quem não foi a Sobral e um regenerativo para aqueles que jogaram contra o Guarany, o atacante Mota foi apresentado oficialmente à imprensa esportiva. 

O atleta, que está treinando desde o início na semana, afirmou que no jogo contra o Maranguape já deve estar à disposição da comissão técnica Coral e com muita vontade de ajudar o Ferrão. 

"Estou feliz, fui muito bem recebido pelo grupo e pela diretoria. Vou procurar dar meu máximo, mesmo sem tempo para fazer uma preparação adequada, por ser um campeonato curto, mas se Deus quiser o quanto antes já quero estar à disposição do professor para ajudar o Ferroviário, que começou muito bem o Campeonato. Tive uma conversa com o Marcelo e na semana que vem já quero estar disponível, na quarta-feira já quero começar a ir para os jogos junto com o grupo", afirmou. 

Como todos sabem, o atacante é cria do Ferroviário, e agora está retornando à casa. Mota declarou que se identifica com o Tubarão da Barra e está muito feliz com o retorno. 

"Além do Ceará, é um clube que já joguei que tenho muita identificação, comecei aqui na base, fui campeão com a base aqui, então fiquei muito feliz em voltar, rever algumas pessoas e espero que eu possa voltar a ter uma condição boa em campo para poder dar alegrias às pessoas que confiaram no meu potencial", destacou. 

"Quero ajudar o Ferroviário da melhor maneira possível, dentro ou fora de campo, para que ele volte a crescer, ser a terceira potência e disputar títulos com Ceará e Fortaleza", prosseguiu. 

Mesmo com todo seu prestígio e carreira, Mota afirmou que não tem sua vaga garantida no time e vai trabalhar muito para conseguir seu espaço entre os 11. 

"Tenho que trabalhar bastante para ser titular, a equipe está muito bem, fico muito feliz porque o grupo tem qualidade. Já joguei com o Máxuell em outro lugares e sempre disse que ele tem potencial, como muitos outros que estão aqui, para jogar em qualquer clube no Estado. Com certeza dentro do campo vou estar fazendo sombra ali e ajudando com a minha experiência", finalizou. 

Vale ressaltar que o Mota foi apresentado pelo Sócio Oficial Coral, do Plano Locomotiva, Roberto Pires, que foi sorteado pelo setor de marketing do clube. Obrigado, Roberto, você nos ajuda a crescer ainda mais e a contratar reforços como o Mota para a nossa equipe. 

Programação 

Nesta sexta-feira (20), o elenco treina pela manhã, almoça no clube e já segue viagem para Juazeiro. No sábado, treina também no primeiro período, em Barbalha e enfrenta o Guarani de Juazeiro, domingo, às 16h, no Estádio Romeirão, pela 3ª rodada do Estadual.  

Assessoria de Imprensa do Ferroviário Atlético Clube: 
Raíssa Feijó e Iully Nunes

Em coletiva de imprensa, sócio-torcedor faz apresentação oficial de Maxi Biancucchi

Lincoln Carvalho e Maxi BiancucchiLincoln Carvalho e Maxi Biancucchi (Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)









Na noite desta quinta-feira, 19/01, o recém-contratado Maxi Biancucchi foi apresentado oficialmente em Porangabuçu. Lincoln Carvalho, torcedor oficial do Ceará há oito anos, foi selecionado após sorteio para apresentar o meia argentino na coletiva de imprensa. Antes disso, atleta conheceu as instalações do Clube e assistiu ao treino do Alvinegro à beira do campo. 

“Agradeço ao Programa Sou Mais por poder me proporcionar um momento como esse. Fiquei muito feliz e hoje estou aqui para cumprir a missão que me foi dada. Apresentar o Biancucchi foi bom demais, uma experiência totalmente diferente de tudo que já vivi. Ser sócio-torcedor tem disso. Além da facilidade de assistir aos jogos do Ceará, ter descontos em lojas, a gente pode participar de promoções e pode viver momentos como esse”, concluiu Lincoln. 

Hoje, Maxi Biancucchi realizou alguns exames e testes no setor médico do clube e já foi incorporado ao restante do elenco. Nesta tarde, o meia participou de treino em campo reduzido com ênfase em posse de bola, marcação e finalização. A estimativa é que até o fim da próxima semana, o argentino já esteja devidamente regularizado.

Com informações do site oficial do Clube - CearaSC.com

Itapajé fica fora e Série B Cearense terá oito clubes. Confira a tabela

Itapajé não vai disputar a Série B (Foto: Divulgação)
O prazo, que foi prorrogado no Conselho Técnico, para que os clubes pagassem a taxa da CBF/FCF e disputassem o Campeonato Cearense Série B foi encerrado nesta quinta-feira. A única equipe que não conseguiu demonstrar o pagamento foi o Itapajé e, por isso, foi eliminado da competição. Assim, o torneio será disputado por oito clubes e tem seu início marcado para o dia 19 de março.
Esporte Limoeiro, Quixadá e Tianguá cumpriram o que ficou estipulado no Conselho Técnico, quitaram as pendências e foram confirmados. O trio se junta a Icasa, Iguatu, Maracanã, Floresta e Aliança, que já estavam garantidos. Apesar do descenso do Itapajé, o último colocado da primeira fase será rebaixado para a Série C em 2018. “Não pode ter competição sem rebaixamento”, explicou o gerente de competições Julio Manso.
A tabela básica foi elaborada pela Federação Cearense de Futebol. Serão sete rodadas na fase classificatória, quando os quatro melhores passam para as semifinais e disputam o acesso para a Série A em jogos de ida e volta. Confira os jogos:
RODADA 1 – 19 de março 
Maracanã x Icasa
Quixadá x Floresta
Iguatu x Tianguá
Esporte x Aliança
RODADA 2 – 26 de março
Floresta x Iguatu
Icasa x Quixadá
Tianguá x Esporte
Aliança x Maracanã
 RODADA 3 – 02 de abril
Floresta x Esporte
Maracanã x Quixadá
Iguatu x Aliança
Tianguá x Icasa
RODADA 4 – 09 de abril
Quixadá x Iguatu
Esporte x Maracanã
Icasa x Floresta
Aliança x Tianguá
 RODADA 5 – 16 de abril
Quixadá x Tianguá
Maracanã x Floresta
Iguatu x Esporte
Aliança x Icasa
RODADA 6 – 23 de abril
Aliança x Quixadá
Esporte x Icasa
Floresta x Tianguá
Iguatu x Maracanã
RODADA 7 – 30 de abril
Floresta x Aliança
Icasa x Iguatu
Tianguá x Maracanã
Quixadá x Esporte
Com informações do Blog do Fabiano Rodrigues

Fortaleza vence Guarani de Juazeiro, levanta a Taça dos Campeões e conquista 3 pontos no Estadual

Partida era válida tanto pelo Campeonato Cearense e pela Taça dos Campeões Cearenses, teve o Tricolor do Pici como vencedor
O Fortaleza venceu seu segundo confronto em 2017. Em partida válida tanto pela 2ª rodada do Campeonato Cearense, quanto pela Taça dos Campeões Cearenses, o Tricolor do Pici venceu o Guarani de Juazeiro por 1x0, na noite desta quarta-feira (18), na Arena Castelão. 

O gol da vitória foi marcado por Gastón Filgueira aos 39 minutos de jogo, depois de cruzamento pela direita, a zaga adversária afastou e o atleta uruguaio de voleio empurrou pro fundo das redes. O Fortaleza agora volta a campo no domingo (22), às 18:15, contra o Ceará, na Arena Castelão. 

FICHA TÉCNICA 
Fortaleza: 1-Marcelo Boeck; 2-Felipe, 3-Heitor, 4-Ligger e 6-Allan Vieira (30-Bruninho); 5-Anderson Uchôa, 15-Jefferson (8-Vacaria), 19-Gastón Filgueira e 10-Rodrigo Andrade; 7-Juninho Potiguar (27-Wesley) e 17-Gabriel Pereira. Técnico: Hemerson Maria. 


Guarani de Juazeiro: 1-Fabio; 2-Talisson, 3-Regineldo (16-Dalvan), 4-Pedro Lucas e 6-Zé Aquiraz; 5-Dim, 8-Rafael Tchuca (17-Italo), 7-Leilson e 10-Adenilson; 9-Roberto Jacaré (14-Emerson Catarina) e 11-Ronda. Técnico: Washington Luiz. 


Gol: Gastón Filgueira aos 39min/1ºT (Fortaleza) 
Cartões Amarelos: Felipe, Anderson Uchôa e Heitor (Fortaleza); Talisson e Ronda (Guarani de Juazeiro) 
Árbitro: Wladyerisson Oliveira 
Assistentes: Samuel Oliveira e Anderson Farias 
Renda: R$ 14.815,00 
Público Pagante: 3.308 pessoas 
Público Não-Pagante: 86 pessoas 
Público Total: 3.394 pessoas 


Lelê e Baggio marcam e Vovô vence o Maranguape na estreia do Estadual

(Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)







Na noite desta quarta-feira, 18/01, o Vovô estreou com vitória no Campeonato Cearense 2017. Jogando no Estádio Domingão, em Horizonte/CE, o Alvinegro derrotou o Maranguape por 2 a 0. Lelê e Douglas Baggio marcaram para o Ceará. O próximo compromisso do Mais Querido na competição será no Clássico-Rei, neste domingo, 22/01, na Arena Castelão. Mesmo com o mando do adversário, o Torcedor Oficial do Vozão tem entrada garantida nesta partida. 

O próximo jogo do Alvinegro no Cearense é contra o Fortaleza. O Clássico-Rei acontece no domingo, 22/01, às 18h15 (horário local), na Arena Castelão. Mesmo com mando tricolor, o Torcedor Oficial do Ceará tem entrada garantida nesta partida. Basta apresentar a carteira de sócio-torcedor alvinegro nos portões de acesso ao estádio.

Com informações do site oficial do clube - cearasc.com

Máxuell volta a brilhar, Ferroviário vence o Guarany fora de casa e lidera o Estadual

O Ferroviário conquistou nesta quarta-feira, 18, a sua primeira vitória no Campeonato Cearense. Após empatar na estreia com o Fortaleza, o Tubarão da Barra derrotou o Guarany de Sobral, fora de casa, por 2 a 1. 
O Ferroviário começou melhor no jogo e pressionou o adversário, abrindo o placar aos 24 minutos. Jeanderson cobrou escanteio e Máxuell balançou as redes. Atrás no marcador, o Guarany de Sobral saiu para o jogo, devolveu a pressão e conseguiu o empate: Luiz Carlos recebeu de Carlos Alberto e, de bicicleta, e fez o dele.

No segundo tempo, o Tubarão da Barra ficou com um a menos em campo quando Mimi foi expulso, aos 26 minutos. Mesmo com essa desvantagem, o Ferrão fez mais um aos 37, com o inspirado Máxuell. E o resultado por 2 a 1 permaneceu até o apito final. 

O Ferroviário volta a campo no dia 22 de janeiro, para enfrentar o Guarani de Juazeiro, às 15h30min, no Romeirão. 

FICHA TÉCNICA: 

GUARANY DE SOBRAL 
Tiago; Felipe Almeida, Waldson, Carlos Alberto, Magno; Ricardo Baiano (Bacharel), China, Alan (Bily Joe), Luiz Carlos (Wanderley); Jefferson Maranhense e Damião. Técnico: Junior Cearense. 

FERROVIÁRIO 
Mauro; Gustavo, Erandir, Túlio (Moisés Lucas), Jeanderson (Victor Cearense); Jonathas, Raul (Glauber), Mimi, Valdeci; Vitinho e Máxuell. Tecnico: Marcelo Vilar. 

Gols: 
Maxuell (F), aos 24min do 1º tempo 
Luiz Carlos (G), aos 48min do 1º tempo 
Maxuell (F), aos 37min do 2º tempo 

Cartões amarelos: 
Ricardo Baiano (G), Mimi (F), Felipe Almeida (G), Jeanderson (F), Waldson (G), China (G).

Cartões vermelhos: 
Mimi (F).

Com informações do Jornal O Povo

Brasil perdeu 13,7 milhões de linhas móveis em 2016, diz Anatel

O ano de 2016 terminou com 13,7 milhões linhas de telefonia móvel a menos em operação no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a queda foi de 5,33% nas linhas ativas em relação a 2015.
celular
Anatel diz que desaceleração da economia também contribuiu para queda Arquivo/Agência Brasil
A explicação, segundo a agência, está na redução das tarifas praticadas nas ligações entre operadoras diferentes. Com a redução, passou a ser menos vantajoso ter várias linhas, de operadoras diferentes.

“Com preços menores das ligações de uma empresa para a outra, os consumidores cancelaram os chips de diferentes prestadores”, justificou a agência, que também citou a “desaceleração econômica” como um dos fatores que levaram ao encolhimento da base de acessos móveis.

Três operadoras registraram um número inferior de linhas ativas em 2016 na comparação com 2015. A Oi foi a empresa com mais linhas canceladas, 12,32%; seguida pela América Móvil – Claro, com 8,8%; e pela Telecom Italia – Tim, com 4,25%.

Os estados do Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco tiveram as maiores reduções de linhas móveis. Outro dado divulgado pela Anatel foi a redução de 19,8 milhões no total de linhas pré-pagas, queda de 10,75% em relação a 2015. Já as linhas pós-pagas registraram um acréscimo de 6 milhões (alta de 8,32%) no último ano.

Com informações da Agência Brasil

“Sem Teori, não teria havido Lava Jato”, diz Sérgio Moro

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Sérgio Moro se disse "perplexo" com o acidente

O juiz Sérgio Moro lamentou a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki em acidente aéreo nesta quinta-feira (19). Segundo Moro, sem Teori “não teria havido a Operação Lava Jato“. Moro é responsável pelas ações da Lava Jato em primeira instância, na Justiça Federal, em Curitiba. O ministro era o relator dos processos da operação no STF.
Segundo Sérgio Moro, o ministro foi um grande magistrado e um herói brasileiro. “Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido”, escreveu o juiz em nota. Ele aproveitou para prestar condolências à família do colega de magistrado e afirmou que está “perplexo” com o acidente.
Leia a íntegra da nota do juiz Sérgio Moro:
“Tive notícias do falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido.”

Com informações do Congresso em Foco

Morre o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato

Resultado de imagem para teori zavasckiTeori Zavascki era o ministro responsável pelas ações da Operação Lava Jato no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, vítima de um desastre aéreo na região de Paraty, no Rio de Janeiro. Ele deve ser velado no Supremo STF e enterrado em Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Não há sobrevivente entre as pessoas a bordo. Os nomes das demais vítimas ainda não foram divulgados. “Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado pela força!”, informou Francisco Zavascki, filho do ministro, pelo Facebook.
Ao todo, 50 militares e três embarcações da Marinha participam das buscas. O Corpo de Bombeiros do Rio e barcos pesqueiros também participam do resgaste.O avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM, tinha capacidade para oito pessoas. A aeronave pertencia a Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, em São Paulo e no Rio.

Filho de Teori confirmou a morte do pai pelo Facebook

O avião saiu da capital paulista com destino a Paraty. O presidente da República, Michel Temer, e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre a presença do nome de Teori na lista de passageiros. A aeronave caiu por volta das 14h30 na região próxima à Ilha Rasa. Pelo Facebook, o filho do ministro, Francisco Prehn Zavascki, confirmou que Teori estava no avião que caiu. “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu! Por favor, rezem por um milagre!”, escreveu.

Com informações do Congresso em Foco