27 de setembro de 2014

Uniclinic e Itapajé fazem final da Série C 2014 neste domingo

Com o acesso já garantido para a Série B do Campeonato Cearense, Uniclinic e Itapajé decidem em jogo único, neste domingo (28), o título inédito de campeão da terceira divisão estadual. As equipes duelam no Estádio Antônio Cruz, às 15h30.
Por ter conquistado a melhor campanha da primeira fase do certame, com 61% de aproveitamento, o Uniclinic defende o título em casa. Três vitórias e dois empates somaram os 11 pontos conquistados, em seis jogos, pela Águia na primeira etapa. Do outro lado, o time da Rainha do Norte chega invicto à decisão, com duas vitórias e quatro empates. 
Diferente da Série A  do estadual, não há vantagem de empate para a equipe de melhor campanha. O resultado igual ao fim do tempo regulamentar leva a decisão para a cobrança de penalidades máximas.
Além da taça e da premiação para o campeão (uma moto CG 150 cilindradas), outro fator promete esquentar a final da Série C: a artilharia. Netinho (Uniclinic), com quatro gols, e André Rafael (Itapajé), com três, entram em campo com a possibilidade de desbancarem a marca de cinco tentos do atleta Niltinho, do já eliminado Tianguá, e consagrarem-se artilheiros do torneio.
Diário do Nordeste

Botafogo-PB e Fortaleza estão iguais no confronto direto. Confira histórico

Botafogo-PB e Fortaleza estão iguais no confronto direto. Confira histórico
Não se trata de um duelo tão frequente, mas o histórico de confrontos entre Botafogo-PB e Fortaleza mostra um equilíbrio total nos números. Até hoje foram 6 jogos envolvendo Belo e Leão, com 2 vitórias para cada lado e mais 2 empates.
Apesar de serem da mesma região, o primeiro confronto entre pessoenses e fortalezenses foi apenas em 1998, pela Copa do Nordeste. O jogo acabou em goleada de 3x0 do Botafogo-PB sobre o Fortaleza, no dia 21 de abril daquele ano, em João Pessoa. Pela mesma competição e no mesmo ano, o Belo ainda aprontaria um 4x1 em cima do Tricolor de Aço na capital cearense.
A primeira vitória do Fortaleza sobre o Botafogo-PB só veio em 2002, por 1x0, também pela Copa do Nordeste, na capital do Ceará. Em 2010, novo 1x0 para o Leão, só que desta vez na Paraíba.
O último confronto entre Belo e Leão aconteceu nesta edição do Brasileiro da Série C. No dia 26 de julho deste ano, o Botafogo-PB conseguiu segurar o Fortaleza na Arena Castelão e o jogo acabou 0x0.
Neste domingo, a partir de 19h, Belo e Leão estarão cara a cara de novo pela décima sétima rodada da Série C 2014. O Fortaleza já está classificado em primeiro lugar a duas rodadas do fim da primeira fase. Já o Botafogo-PB ocupa o terceiro posto no Grupo A e precisa da vitória no Almeidão para seguir na zona de classificação da chave.
Série C

Bastante modificado, Botafogo-PB tenta manter-se no G4 com vitória sobre o líder e já classifficado Fortaleza, que só cumpre tabela

Bastante modificado, Botafogo-PB tenta manter-se no G4 com vitória sobre o líder Fortaleza, que só cumpre tabela
Depois de perder em João Pessoa para o ASA na última rodada, o Botafogo-PB terá mais uma vez um jogo em seus domínios para tentar encaminhar sua classificação para a segunda fase do Brasileiro da Série C. A rodada 17 da primeira fase reservou o adversário mais difícil para o Belo. Porém, como já está classificado em primeiro lugar do Grupo A, o Fortaleza, que tem 31 pontos, vai jogar no Estádio Almeidão apenas para cumprir tabela. Com 24, o time pessoense luta por uma das 3 vagas restantes da chave. Apesar de já ter obtido o máximo que podia nesta primeira fase, o Leão do Pici não quer perder o ritmo de jogo visando à segunda fase. Por isso, não deve dar mole nesta penúltima rodada da fase classificatória.
BOTAFOGO-PB
O técnico Marcelo Vilar parece não ter gostado da atuação contra o ASA e vai promover várias mudanças no time titular do Botafogo-PB. Verdade é que três delas serão obrigatórias, já que o zagueiro Walter está suspenso, enquanto o volante Pio e o meia Doda estão lesionados. André Lima ganha chance na zaga, Hércules no meio-campo defensivo e Chapinha volta à equipe titular na armação. Quem deveria ter saído também era o meia Lenilson, mas, com a lesão de Doda às vésperas do jogo, o experiente atleta deverá ser mantido.
Outras duas modificações ocorrerão no Belo, sendo estas estritamente técnicas. O lateral-direito Ferreira dará lugar a Zé Leandro e o atacante Rafael Aidar sairá para a entrada de Wanderley. Este fará dupla de ataque com Frontini.
FORTALEZA
O técnico Marcelo Chamusca garantiu que o Leão do Pici não vai usar time reserva para os dois últimos jogos da primeira fase. Porém, para o confronto com o Botafogo-PB, a escalação tricolor vai estar bastante modificada. Com desfonforto muscular, o lateral-esquerdo Fernandinho é um dos que vão ficar de fora da partida em João Pessoa. Para o seu lugar, o zagueiro Adalberto deverá ser deslocado, já que Radar, substituto imediato de Fernandinho, está lesionado. Com essa improvisação, Eduardo Luiz ganha uma vaga no miolo defensivo e vai atuar ao lado de Genilson.
Outros que não viajaram rumo à Paraíba foram o volante Walfrido e o centroavante Robert. No meio-campo defensivo, entrará Guto, que fará dupla de volantes com Corrêa. Já no ataque, Zulu será escalado para compor o setor ofensivo com Waldison. Apesar de já ter uma idade avançada para o futebol, o meia Marcelinho Paraíba está confirmado no time titular.

FICHA TÉCNICA
Botafogo-PB x Fortaleza
Brasileiro da Série C - rodada 17
Local: Estádio Almeidão, João Pessoa-PB
Data e horário: 28/09/14, às 19h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima-RS
Assistentes: Flávio Gomes Barroca-RN e Lorival Cândido das Flores-RN
BOTAFOGO-PB
Genivaldo, Zé Leandro, Magno, André Lima e Alex Cazumba; Zaquel, Hércules, Lenilson e Chapinha; Wanderley e Frontini. Técnico: Marcelo Vilar.
FORTALEZA
Ricardo; Tiago Cametá, Eduardo Luiz, Genilson e Adalberto; Guto, Corrêa, Marcelinho Paraíba e Edinho; Zulu e Waldison. Técnico: Marcelo Chamusca.
Série C

O CEARENSE VIRGÍLIO TÁVORA PROFETIZOU NO PASSADO O QUE SE REPETE COMO TRAGÉDIA NO PRESENTE.

Virgílio Távora, na vida terrena, foi nosso vibrante governador do Ceará, Senador da República e, numa análise responsável, muito mais do que isso.

Conquistou muitos seguidores; se fez amado; percorreu o Ceará em cada um de seus recantos, vilas e lugarejos, do campo à cidade; presente, até os dias atuais, por verdadeiros discípulos que o mantém vivo na memória da história política cearense, a quem chamamos no jargão partidário, de“Virgilistas”.

Da dureza do olhar, como se fosse uma Fortaleza, surgia um homem vocacionado à vida pública; humorista sem riso; amigo sincero; e um grande “feitor de frases para o futuro”.

Dum atento ledor deste canto de página e deste escriba, um dia, registrou que VT foi admoestado por um repórter que circulava envolto as suas andanças pelo interior cearense e, de inopino, foi ao encontro de nosso governador, com gravador às mãos, para tomar alguma palavra, frase ou gesto.

Ei-lo: Governador Virgílio Távora, qual sua definição de política? Perguntou nosso empolgado radialista.  

VT, animado não dobrou a curva e respondeu no ato: “Meu caro, política é uma mulher sedutora, infiel e cara. Sedutora por que é apaixonante, infiel por que é traiçoeira e cara por que só se faz com dinheiro”.


Virgílio Távora continua vivo e, sua máxima, profetizada no passado, se repete como tragédia no presente.

Por Fabrício Moreira

Datafolha: Paulo Câmara sobe e tem 43% das intenções de voto em Pernambuco

Paulo Câmara (PSB) aparece em primeiro lugar com 43% dos votosReprodução/Facebook
Pesquisa de intenção de voto para o governo de Pernambuco divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Datafolha mostra Paulo Câmara (PSB) em primeiro lugar com 43% —  na pesquisa anterior, de 10 de setembro, o candidato tinha 39% da preferência.
Em segundo lugar aparece Armando Monteiro Neto (PTB) com 34% das intenções de voto — um ponto percentual a mais que o registrado na última pesquisa. Zé Gomes (PSOL) e Miguel Anacleto (PCB) possuem 1% cada, enquanto Pantaleão (PCO)  e Jair Pedro (PSTU) não pontuaram.
Os votos brancos e nulos são 8%, segundo a pesquisa. Os eleitores indecisos totalizam 12%.
Em simulação para o segundo turno, Câmara venceria com 45% das intenções de voto, contra 39% de Monteiro. Os votos brancos e nulos seriam 7%, e os eleitores indecisos somariam 9% se a eleição fosse hoje.
O Datafolha escutou 1.222 eleitores em 44 cidades do Estado, entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Em pesquisa divulgada no dia 10 de setembro, Câmara tinha 39% das intenções de voto. O senador Monteiro tinha 33%. Zé Gomes (PSOL), Pantaleão (PCO) e Miguel Anacleto (PCB) somavam 2%, enquanto Jair Pedro (PSTU) não pontuou.
A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número PE-00031/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00782/2014.
Do R7

Com a mesma pontuação no Grupo A, Salgueiro e CRB fazem duelo direto por classificação neste domingo

Com a mesma pontuação no Grupo A, Salgueiro e CRB fazem duelo direto por classificação neste domingo
Salgueiro e CRB fazem duelo direto por vaga no G4 neste domingo, a partir de 16h, pela décima sétima rodada do Brasileiro da Série C, a penúltima da primeira fase. O jogo será no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro, e reunirá equipes com a mesma pontuação no Grupo A. O Galo da Pajuçara ocupa a segunda colocação, mas sabe que um mau resultadoem Pernambuco pode custar-lhe vaga no G4. O Carcará tem os mesmos 24 pontos dos alagoanos e está no quarto posto. O time dirigido por Fernando Alcântara necessita dos 3 pontos para se manter entre os quatro melhores do grupo, já que o ASA pode vencer o CRAC em Arapiraca e chegar aos 25 pontos e com mais vitórias (primeiro critério de desempate).
 
SALGUEIRO
Por suspensão, o Carcará perdeu sua dupla de zaga para o jogo deste domingo. Ranieri e Ricardo Braz receberam seus respectivos terceiros cartões amarelos e serão substituídos por Arthur e Aylton Alemão.
Em compensação à perda de opções na defesa, o técnico Fernando Alcântara vai ter à sua disposição o centroavante Fabrício Ceará, que retorna de suspensão. Apesar disso, a escalação de Ceará é incerta, pois o jovem Kiros vem agradando na posição e deve ser mantido. Se Fabrício Ceará começar jogando, será no lugar do meia Zé Roberto.
 
CRB
O técnico Ademir Fonseca não contará com o maestro de seu time para o jogo em Pernambuco. O meia Éder recebeu seu terceiro cartão amarelo no empate com o Águia e será o único desfalque do Galo para o confronto com o Salgueiro. Clebinho deverá ser seu substituto.
Outra mudança no CRB será a volta do volante Glaydson Almeida, que traz em si uma alteração do próprio esquema tático. Glaydson vai retornar ao time no lugar do meia-atacante Jeferson Maranhão, fazendo o Galo variar do 4-2-3-1 para o 4-4-2, com Jonnathan, Olívio e Glaydson Almeida fazendo trio de volante e Clebinho como único homem de armação. Na frente, Diego Clementino e o centroavante Magrão serão os responsáveis por colocar a bola para dentro.

FICHA TÉCNICA
Salgueiro x CRB

Brasileiro da Série C - rodada 17
Local: Estádio Cornélio de Barros, Salgueiro-PE
Data e horario: 28/09/14, às 16h
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro-GO
Assistentes: Evandro Gomes Ferreira-GO e Gleydson Alves Silva-GO
SALGUEIRO
Luciano; Marcos Tamandaré, Aylton Alemão, Arthur e Pery; Vítor Caicó, Pio, Zé Roberto (Fabrício Ceará) e Anderson Paraíba; Elvis e Kiros. Técnico: Fernando Alcântara.
CRB
Julio Cesar; Paulo Sérgio, Gabriel, Daniel Marques e João Victor; Olívio, Glaydson, Johnnattan e Clebinho; Diego Clementino e Magrão. Técnico: Ademir Fonseca.
Série C

ASA tem chance de ouro para entrar no G4 do Grupo A diante do lanterna e quase rebaixado CRAC neste domingo

ASA tem chance de ouro para entrar no G4 do Grupo A diante do lanterna e quase rebaixado CRAC neste domingo
Depois de ter obtido uma fundamental vitória sobre o Botafogo-PB em João Pessoa, o ASA terá a chance de ingressar no G4 do Grupo A se vencer o lanterna CRAC neste domingo, a partir de 16h, no Municipal de Arapiraca. O Alvinegro alagoano tem 22 pontos e tem como alvos CRB, Botafogo-PB e Salgueiro, segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente. Os três possuem 24 pontos, cada, e Salgueiro e CRB se enfrentam em Pernambuco, o que aumenta as chances do Fantasma de conseguir uma vaga na zona de classificação. Já o CRAC pode ser rebaixado matematicamente nesta décima sétima rodada. Com 10 pontos e na lanterna, o Leão goiano tem de vencer o ASA e torcer para derrotas de Treze e Águia, isso se quiser chegar à última rodada da primeira fase com alguma chance de escapar da volta à Série D.
ASA
O técnico Vica não poderá contar com o volante Lucas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo tomado na última rodada. Em compensação, Didira  volta a ter condições de jogo depois de cumprir suspensão.
A volta do ídolo da torcida alvinegra deve provocar mudança no esquema tático da equipe, que tende a ser escalada com três volantes, com Jorginho herdando a vaga de Lucas. Didira será de novo o único armador e Alex Henrique deverá formar o ataque junto ao artilheiro da Série C 2014 Wanderson (10 gols).
 
CRAC
O Leão do Sul está muito próximo do rebaixamento e não parece esboçar reação nesta reta final da Terceirona. Tanto que o técnico Dennis deverá manter a equipe que foi derrotada em casa pelo Salgueiro na última rodada.

FICHA TÉCNICA
ASA x CRAC

Brasileiro da Série C - rodada 17
Local: Estádio Municipal de Arapiraca-AL
Data e horário: 28/09/14, às 16h
Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo-BA
Assistentes: Dijalma Silva Ferreira JR-BA e Marcos Welb Rocha de Amorim-BA
ASA
Pedro Henrique; Leandrinho, Micael, Rodrigão e Lucas Pavone; Cal, Jorginho, Michel e Didira; Alex Henrique e Wanderson.
CRAC
Donizetti; Tiago Sala, Luciano, Fábio Silva e Gustavo; Coquinho, Wallace, Diogo Medeiros e Éverton; Juninho e Reis. Técnico: Dennis.
Série C

Classificado, Tupi quer manter liderança com vitória sobre o já rebaixado Duque de Caxias

Classificado, Tupi quer manter liderança com vitória sobre o já rebaixado Duque de Caxias
Já classificado para as quartas-de-finais, o Tupi enfrenta o já rebaixado Duque de Caxias neste domingo, às 16h, no Estádio Municipal de Juiz de Fora. Ao contrário do que sugerem as situações dos dois clubes, o jogo válido pela penúltima rodada da primeira fase, não é um mero cumprimento de tabela. Pelo menos para o Galo Carijó, que tem interesse em terminar a fase classificatória em primeiro lugar do Grupo B. Com 30 pontos, o time mineiro tem 2 de vantagem para o segundo lugar Mogi Mirim. Vale lembrar que o Galo já assegurou tanto vaga na segunda fase quanto o direito de disputar o jogo de volta das quartas-de-finais em casa, uma vez que terminará a fase classificatória, na pior das hipóteses, no segundo posto da chave.
TUPI
O técnico Leo Condé contará com a volta do atacante Chico, que cumpriu suspensão na última rodada e retorna ao time titular, que terá ainda Gustavo substituindo o suspenso Genalvo no meio-campo. Chico formará trio de ataque juntamente com o experiente Ademilson (que volta a ser titular depois de parada por contusão) e Élder Santana. Como principal homem de armação da equipe mineira, Ewerton Maradona será mantido no meio-campo, assim como o volante Léo Salino.
DUQUE DE CAXIAS
Já rebaixado matematicamente para a Série D, o Duque de Caxias perdeu seu técnico durante a semana. À saída de Fahel Junior sucedeu a entrada de Moura Junior, que agora acumula as funções de diretor de futebol e treinador.
Já sem possibilidade de reação na competição, Moura Junior manterá o time que vem jogando nas últimas rodadas da Série C.
FICHA TÉCNICA
Tupi x Duque de Caxias
Brasileiro da Série C - rodada 17
Local: Estádio Municipal de Juiz de Fora-MG
Data e horário: 27/09/14, às 16h
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha-ES
Assistentes: Ramires Santos Cândido-ES e Leonardo Mendonça-ES
TUPI
Rodrigo; Henrique, Wesley Ladeira, Raphael Toledo e Fabrício Soares; Leo Salino, Gustavo e Ewerton Maradona; Chico, Ademilson e Élder Santana. Técnico: Leo Condé.
DUQUE DE CAXIAS
Raphael Roballo; Bruno Moura, Bruno Everton, Perema e Dieguinho; Arrabal, Sampson, Michel, Thiago Barreiro e Harisson; Matheus Ortigoza. Técnico: Moura Junior.
Série C

São Caetano quer manter-se vivo neste domingo contra o Guaratinguetá, que briga por classificação

São Caetano quer manter-se vivo neste domingo contra o Guaratinguetá, que briga por classificação
Queimando seus últimos cartuchos na luta contra a queda para a Série D, o São Caetano enfrenta o Guaratinguetá neste domingo, a partir de 16h, pela décima sétima e penúltima rodada do Brasileiro da Série C. Na vice-lanterna do Grupo B, o Azulão soma apenas 15 pontos e tem de tirar uma diferença de 5 para o Guarani, equipe pior classificada entre as que não estão na zona da degola. Para permanecer vivo na luta pela permanência, o time do ABC paulista tem de ganhar no Anacleto Campanella e torcer para que o Bugre não vença o Caxias na segunda-feira no Rio Grande do Sul.
Do outro lado do campo em São Caetano do Sul, vai estar o Guaratinguetá, que luta por uma das vagas para a fase de mata-mata da Série C. Com 22 pontos, o Guará está a apenas 1 do Macaé, equipe que fecha o G4 da chave. Visitante indigesto nesta edição da Terceirona, o Tricolor do Vale quer vencer para retornar à zona de classificação.
SÃO CAETANO
Sem problemas de suspensão ou de lesão, o técnico estreante Márcio Griggio terá todo o elenco do Azulão ao seu dispor para o decisivo confronto. Apesar da má campanha, a tendência é que a base do time seja mantida para o jogo deste domingo.
GUARATINGUETÁ
O técnico Fernando Diniz deverá fazer apenas uma mudança em relação ao time que empatou com o Juventude na última rodada. Rafinha deverá voltar ao time no lugar de Bruno Paulo e fazer dupla de ataque com o artilheiro Ytalo, segundo maior goleador da Série C 2014, com 9 gols.
O Guará não perde há 6 jogos na Terceirona, mas o problema do time do Vale do Paraíba é a grande quantidade de empates. Foram 3 nos últimos 3 jogos.
FICHA TÉCNICA
São Caetano x Guaratinguetá
Brasileiro da Série C - rodada 17
Local: Estádio Anacleto Campanella, São Caetano do Sul-SP
Data e horário: 28/09/14, às 16h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza-SP
Assistentes: Herman Brumel Vani-SP e Tatiane S. dos Santos Camargo-SP
SÃO CAETANO
Saulo; Angelo, João Paulo, Sandoval e Niltinho; Moradei, Esley, Ramalho e Helton Luiz;
Marcelo Soares e Robson Fernandes. Técnico: Márcio Griggio.
GUARATINGUETÁ
Felipe Alves; Velicka, Marquinho, João Paulo e André Castro; Francis, Denilson, Danilo e Camacho; Rafinha e Ytalo. Técnico: Fernando Diniz.
Série C

Cuiabá empata com o Águia e perde chance de ingressar no G4 do Grupo A

Cuiabá empata com o Águia e perde chance de ingressar no G4 do Grupo A
Em jogo disputado na Arena Pantanal Cuiabá e Águia se enfrentaram na capital do Mato Grosso na noite deste sábado, pela décima sétima e penúltima rodada do Brasileiro da Série C. O jogo foi equilibrado e terminou 1x1, com todos os gols acontecendo na etapa final. Aos 7 minutos, Luís Fernando tabelou com Diego Palhinha e chutou forte para abrir o marcador em favor dos visitantes. Aos 17, o lateral Ernani foi expulso após dar entrada dura no campo de ataque. Dois minutos depois, Éder Sciola levantou na área e Bombinha cabeceou para deixar tudo igual. Depois disso e mesmo com um a menos, o Dourado pressionou e chegou a criar chances de virar, mas as melhores oportunidades foram do Águia, que colocou duas bolas na trave. Apesar da raça e disposição dos dois times, o jogo acabou mesmo empatado.
O resultado mantém o Cuiabá na quinta colocação, agora com 23 pontos. Na verdade, o Dourado perdeu a chance de ingressar no G4 do Grupo A e talvez tenha perdido a classificação com este empate dentro de casa. O Águia também manteve sua posição, a oitava, agora com 17 pontos, 1 a mais que o Treze, equipe que rivaliza com o Azulão na luta pela permanência na Série C e que ainda joga na rodada (na segunda-feira diante do Paysandu em Belém).
FICHA TÉCNICA
Cuiabá 1x1 Águia - gols de Luís Fernando, para o Águia, e Bombinha, para o Cuiabá
Brasileiro da Série C - rodada 17
Local: Arena Pantanal, Cuiabá-MT
Data e horário: 27/09/14, às 18h30min
Árbitro: Anderson Daronco-RS
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison-RS e José Antonio Chaves Franco Filho-RS
CUIABÁ
Willian Alves, Éder Sciola, Samuel, Diego Santos e Ernani; Bosco, Elanardo, Diego Torres (Diego Torres) e Washington (Elionar Bombinha); Fernando (Marcelo Toscano) e Careca. Técnico:  Márcio Goiano
ÁGUIA
Bruno Grassi (César); Leonardy (Valdanes), Charles, Bernardo e Luís Fernando; Reinaldo, Felipe Baiano, Mael e Diego Palhinha (Leilson); Danilo Galvão e Aleilson. Técnico: João Galvão.
Série C

Madureira vence Juventude com dois gols de Victor Bolt e fica muito próximo da classificação

Madureira  vence Juventude com dois gols de Victor Bolt e fica muito próximo da classificação
Em jogo disputado na tarde deste sábado, o Madureira venceu o Juventude pelo placar de 2x0, pela décima sétima e penúltima rodada da primeira fase da Série C. O nome do jogo no Aniceto Moscoso foi o volante Victor Bolt, que marcou aos 21 minutos do primeiro tempo e aos 18 da etapa final os gols da vitória do time da casa. O resultado deixa o Tricolor Suburbano em terceiro lugar do Grupo B, com 26 pontos, 4 a mais que o Alviverde de Caxias do Sul, que está no sétimo lugar e pode até cair para o oitavo posto até o fim da rodada.
Na verdade, o placar obtido no Rio de Janeiro deixa o time carioca muito próximo da classificação à segunda fase do Brasileiro da Série C, enquanto que a equipe gaúcha está praticamente eliminada.
Tanto Madureira quanto Juventude fecham suas participações na primeira fase da Série C no próximo sábado, às 16h. O Madura vai até Guaratinguetá enfrentar o time homônimo da cidade, enquanto que o Alviverda da Serra receberá o Mogi Mirim no Alfredo Jaconi.
Série C

Hoje o comandante Marcelo Chamusca completa 300 dias no comando do LEÃO DE AÇO. Que os próximos dias sejam de vitórias! Estamos JUNTOS!

Marcelo segue preparando o time para enfrentar a equipe do Botafogo-PB, neste domingo, às 19h, no Estádio Almeidão. (Fotos: Nodge Nogueira)
Neste sábado, o comandante leonino está completando 300 dias a frente do clube. Desde a sua chegada foram 46 jogos, 27 vitórias, 16 empates e apenas três derrotas. Caso vença seu 47º jogo neste domingo, diante do Botafogo-PB, o Leão também poderá chegar aos 100 pontos no ano. 

Em nome da torcida tricolor, diretoria e todos que fazem o Fortaleza, nosso muito obrigado ao trabalho sério e competente prestado pelo nosso treinador Marcelo Chamusca. Que, ao final da temporada, esse trabalho seja coroado com o tão almejado acesso à Série B do Brasileiro. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó
 


Treino recreativo fecha a preparação do Leão de Aço.

Time verde deu um baile e venceu o vermelho por 5 a 0, com três gols de André Zuba. (Foto: Raíssa Feijó)
Na manhã deste sábado (27), o elenco tricolor encerrou a preparação para enfrentar o Botafogo-PB com um descontraído rachão. O time verde, que não ganhava a cinco recreativos, deu um baile e goleou o vermelho por 5 a 0. 

O goleiro André Zuba, o zagueiro Breno e o atacante Zé Paulo marcaram os gols da equipe verde. O goleirão tricolor assinou três tentos e até pediu música depois do recreativo. Segundo os atletas vencedores, o amuleto da equipe está de volta, o zagueiro Max Oliveira participou normalmente da atividade após mais de três meses da sua lesão. 

Depois do rachão alguns jogadores treinaram cobrança de falta e penalidade. Os laterais Fernandinho e Radar e o atacante Romarinho fizeram um trabalho a parte com o fisioterapeuta Ranielson Xavier no gramado do Parque dos Campeonatos. O atacante Robert segue sendo poupado por conta de um cansaço muscular. 

Após a atividade recreativa, os relacionados almoçam no clube e seguem viagem para João Pessoa, às 15h. Neste domingo (28), o Leão enfrenta o Botafogo-PB, às 19h, no Estádio Almeidão. 


ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó
 


Europeus iniciam visita em apoio a jumentos

Image-0-Artigo-1708666-1
Como parte da programação no Estado, os representantes da entidade inglesa participaram de reunião na Faculdade Inta, para negociação de parceria com o Hospital Veterinário para Animais de Grande Porte
FOTO: EDUARDO APARÍCIO
 O representante do The Donkey Sanctuary, PhD em Medicina Veterinária Kevin Brown, da Inglaterra, junto com o representante da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusitana de Humanidades e Tecnologia (FRV-ULHT), o veterinário João Rodrigues, de Portugal, estiveram com o voluntário da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Eduardo Aparício, visitando as instalações do Hospital Veterinário para Animais de Grande Porte do Instituto de Teologia Aplicada (Inta), acompanhados pelo diretor geral da instituição, Oscar Rodrigues, o diretor do Hospital Veterinário, Paulo Cavalcante.
A visita faz parte da série de ações que eles têm realizado a fim de conhecer o projeto para instalação do Parque Antônio Vieira, de proteção aos jumentos no Estado, a ser instalado na Fazenda Dr. Paula Rodrigues, administrada pelo Detran em Santa Quitéria e idealizado por Eduardo.
De acordo com Kevin, as reuniões são em buscas de parcerias, que é um dos métodos de trabalho do Donkey Sanctuary. "Nos buscamos parceiras e oferecemos em contrapartida, entre outras coisas, nosso conhecimento cuidando de jumentos, capacitação para a comunidade com cursos como produção de arreios, e no que mais estiver ao nosso alcance", destacou.
Hoje, Kevin e João estão com Eduardo Aparício na fazenda, acompanhados também por representantes do Inta, a fim de conhecer a realidade do local. Na próxima semana, eles estarão em reunião com o Detran, órgão responsável hoje pela Fazenda Paula Rodrigues, que mantém investimento anual de mais de R$ 3 milhões, entre estrutura, pessoal e alimentação.
Para o diretor do Hospital, Paulo Cavalcante, uma parceria entre o Inta e o Detran seria benéfica para todos os envolvidos, com benefício direto para os animais. "Ficamos animados com a perspectiva, pois essa é uma oportunidade para um maior campo de atuação dos nossos alunos, além de aumentar as vagas para a prática no hospital. Temos dentro da Faculdade de Medicina Veterinária, um cuidado especial para a prática humanitária, que seria ainda mais reforçada dentro dessa possível realidade", destaca ele. Hoje, os atendimentos são realizados principalmente em cavalos, resultado da procura de pequenos produtores e parceria com o Derby Clube de Sobral.
Segundo Eduardo Aparício, o resultado da reunião e visita foi extremamente positivo para o fechamento de uma parceria. "A instituição está aberta à criação dessa cooperação, onde os principais beneficiados serão os animais", destaca ele.
Desde 2011, a Uipa vem realizando um trabalho direto de apoio à alimentação dos animais abrigados na fazenda do Detran. Isto tornou-se possível após parceria com a ONG francesa One Voice, que destinou recursos financeiros para a compra de milho para os jumentos.
Eduardo diz que o único apoio financeiro acontece por meio de doações mensais da One Voice, intermediadas pela Uipa. A verba custeia exclusivamente a compra de milho. Todos os meses é feita a prestação de contas, inclusive com fotos.
Ele diz que, desde que conheceu o lugar em 2011, quando foi iniciada a parceria com a One Voice, as condições na fazenda têm melhorado bastante. O Detran já fez uma série de mudanças nas instalações da fazenda.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Diário do Nordeste