23 de janeiro de 2014

Casa dos Políticos

Rita Lee.

"A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas ideias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. 

Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão: Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o público vota e elimina um. 

No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'. 

A ideia não é incrivelmente boa? Se você também gostou, mande essa mensagem para os amigos e faça coro pela campanha: Casa dos Políticos, já! Esse eu assistiria!"

Blog 
laprovitera

Papa pede mais calma e ternura no mundo digital

                       
O mundo digital em alta velocidade das redes sociais, quase sempre superficial, precisa de uma injeção de calma, reflexão e ternura para se tornar "uma rede não só de fios, mas de pessoas", disse nesta quinta-feira o papa Francisco.
O papa, em mensagem para o Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica, também afirmou que, enquanto católicos devem celebrar e defender suas ideias e tradições, não devem nunca pensar que elas sozinhas "são válidas ou absolutas".
Mais uma vez o pontífice denunciou o "fosso escandaloso" entre ricos e pobres, declarando que não é incomum ver sem-tetos dormindo nas ruas sob o brilho da vitrines de lojas.
Francisco disse que os meios de comunicação e a Internet, os quais ele chamou de "algo verdadeiramente bom, um presente de Deus", poderia unir as pessoas, mas que a comunicação digital frequentemente impede que elas conheçam de fato umas as outras.
"A velocidade com a qual a informação é comunicada supera a nossa capacidade de reflexão e julgamento", disse Francisco em sua mensagem.
"A variedade de opiniões sendo transmitidas pode ser vista como boa, mas também pode levar as pessoas a se entrincheirar atrás das suas fontes de informação, que vão apenas confirmar os seus desejos e ideias, ou interesses políticos e econômicos", declarou.
Ele pediu que as pessoas sejam não só tolerantes no ambiente digital, mas que também ouçam e tentem entender os pontos de vista dos outros.
Francisco, de 77 anos e nascido na Argentina, denunciou a por vezes "agressão violenta" da mídia e de comunicações que têm como objetivo principal a promoção do consumo e a manipulação.
"Precisamos de ternura. O mundo da mídia tem de ser preocupar com a humanidade", disse ele. "O mundo digital pode ser um ambiente rico em humanidade, uma rede não só de fios, mas de pessoas", acrescentou.
Os católicos, segundo ele, devem dialogar com os outros. "Dialogar significa acreditar que o outro tem algo importante a dizer", afirmou. "Dialogar não significa renunciar as suas ideias e tradições, mas a pretensão de que elas sozinhas são válidas ou absolutas."
Perguntado sobre esse trecho da mensagem, o arcebispo Claudio Maria Celli, que chefia o Conselho de Comunicação Social do Vaticano, disse que o texto não era "dogmático" e tinha o objetivo de estimular a reflexão.
Quando cardeal, Joseph Ratzinger, o papa Bento 16, antecessor de Francisco, manifestou preocupação de que os envolvidos em diálogo entre as religiões encobriam as diferenças e diluíam a doutrina para promover boas relações.
"Para o papa Francisco, o evangelho entra primeiro pelo coração, e não pela cabeça", disse o padre Tom Reese, autor de livros sobre o Vaticano e a Igreja.
Para ele, Francisco quer enfatizar que o diálogo pressupõe "não só respeito, mas também admtir que os católicos podem aprender coisas com os outros". 
PHILI - Reuters

Delegado de Goiânia muda de sexo e deve assumir a Delegacia da Mulher

O ex-delegado de Trindade e Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, Thiago de Castro Teixeira foi submetido a uma cirurgia para mudança de sexo e, com autorização da Justiça, mudou nome e registro civil para Laura.De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a instituição não irá se pronunciar sobre o caso, já que trata-se de uma questão pessoal da agora delegada Laura e não altera administrativamente a polícia. Ainda de acordo com a direção da instituição, a delegada está de licença e quando retornar será lotada em outra delegacia.


Existe a possibilidade de ela assumir a Delegacia da Mulher de Goiânia, o que ainda não está confirmado pela direção da Polícia Civil. Segundo a advogada especialista em direito homoafetivo e presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-GO, Cíntia Barcelos, com a mudança de sexo, a situação jurídica de Laura não se altera e, por isso, ela poderá continuar com o cargo na Polícia Civil.



Ainda segundo a advogada Cíntia Barcelos, o que deve mudar é o comportamento da sociedade em relação ao assunto. A presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-GO ainda acredita que o caso poderá servir de exemplo para outras pessoas que têm o mesmo desejo, mas muitas vezes preferem não mudar de sexo por convenções sociais. 


Por Rafael Mesquita  

CBN Goiânia

Roberto Pessoa poderá ser candidato ao governo do Ceará

Ex-deputado federal por três vezes, inclusive como líder da bancada do Nordeste, e ex-prefeito de Maracanú, onde teve expressiva votação nas duas vezes que concorreu ao cargo, Roberto Pessoa foi lançado para concorrer ao governo do Ceará nas próximas eleições pelo também ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati. Reconhecido em todo o estado como o político que está à frente da oposição aos irmãos Gomes, Pessoa ressalta que pensava em sair candidato à deputado estadual, mas com a indicação de Jereissati, ele está admitindo a possibilidade de concorrer ao Palácio da Abolição.
“Tasso Jereissati hoje é a maior liderança do Ceará e em todas as pesquisas é apontado como favorito, tanto ao governo do estado como ao Senado”, afirma Pessoa que, mesmo ainda não tendo se declarado candidato, poderá contar com de uma coligação que terá cerca de seis minutos de TV durante a campanha eleitoral. Segundo ele, integram essa frente o PSDB, PSB, PRB e PR, esse último seu partido. Conta ainda com apoio de parte do PT e do PV.
Roberto Pessoa em visita à redação do Jornal do Brasil 
Roberto Pessoa em visita à redação do Jornal do Brasil 
Pessoa está sendo lançado candidato ao governo do Ceará num momento em que o grupo do senador Eunício Oliveira (PMDB) articula antecipar a convenção do partido para abril, ao invés de julho, como de praxe. A manobra tem o claro intuito de chantagear, romper o simplesmente blefar com relação ao apoio à presidente Dilma, por quem Pessoa tem grande simpatia, para impor exigências de um grupo, dentro do PMDB, que pretende fazer acertos nos estados, principalmente no Rio de Janeiro, onde Sérgio Cabral, por razões de parentesco, ameaça apoiar Aécio Neves.
Roberto Pessoa teve cargos eletivos por mais de 20 anos sendo deputado estadual antes de se candidatar à Câmara Federal. Por duas vezes foi prefeito de Maracanaú, sendo a primeira em 2004, quando foi eleito com 67% dos votos e reeleito, em 2008, com 88% dos votos. Na reeleição, Pessoa foi o segundo prefeito mais votado proporcionalmente em todo o país. Marcanaú, com 215 mil habitantes, possui o maior pólo industrial do Ceará, sendo a segunda cidade em arrecadação no estado, ficando atrás apenas de Fortaleza.
A candidatura de Roberto Pessoa foi lançada por Jereissati há 10 dias, o que até então não lhe passava pela cabeça. “Eu tinha pretensão de sair candidato a deputado estadual novamente, mas diante dessa situação, admito a possibilidade de me lançar candidato. Mas com a condição de que Tasso Jereissati dispute a vaga ao Senado”, afirmou ele. Pessoa lembrou que já foi adversário político de Tasso, mas nunca inimigo. “Hoje temos um fato comum de sermos oposição”, disse ele.
Pessoa afirmou que sua candidatura, assim como outros nomes da coligação, serão avaliados a partir de uma pesquisa qualitativa e quantitativa para se ter uma noção da aceitação de cada um. Paralelo a essa iniciativa, disse ele, serão realizados diversos semanários onde deverão ser debatidos os problemas e soluções para o Ceará. “Teremos alguns temas, como a Convivência com o Semiárido; Violência, um dos maiores problemas do estado, com Fortaleza sendo a sétima cidade mais violenta do mundo; Mobilidade Urbana e Corrupção e seus efeitos maléficos sobre o Ceará”, afirmou Pessoa.

Deputado federal Chico Lopes diz que reajuste de 8,32% para professores contraria a legislação

                          
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) criticou o reajuste de 8,32% no piso salarial do magistério, anunciado pelo Ministério da Educação ontem. Segundo disse, o reajuste deveria ser de 19%. “Deveria ser de acordo com a lei do piso. Não podemos aceitar um reajuste de somente 8%. Isso é desmerecer o trabalho dos professores e descumprir a lei”.
Para o deputado, parlamentares, entidades representativas da categoria e a sociedade devem repudiar esse percentual de reajuste. “Precisamos de uma grande mobilização, em todos os estados, para reverter esse anúncio. Não é um favor. É a lei”, enfatiza.
Chico Lopes assegurou que levará o tema à tribuna da Câmara Federal, logo que forem retomadas as sessões do Congresso, em fevereiro, e já declarou apoio a ações judiciais a serem apresentadas contra a portaria que fixou os parâmetros para o reajuste de 8,32%.
REAJUSTE
O reajuste ficou abaixo do esperado pela categoria em razão da queda da receita do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), índice de base para o aumento. Com o reajuste, o piso nacional dos professores será fixado em R$ 1.697,39 para jornada de 40 horas. A portaria com o novo valor ainda não foi publicada, mas, segundo o Ministério da Educação (MEC), isso deve acontecer ainda neste mês.



 Jornal O Estado

Zé Maranhão diz que está pronto para conversar com Cássio sobre aliança para disputar o Governo da Paraíba


O presidente estadual do PMDB José Maranhão declarou neste final de semana que está pronto para conversar com o senador Cássio Cunha Lima para firmar alianças para as eleições estaduais deste ano.
“Se a Paraíba quiser e tiver interesse de tirar do poder esse governo desastroso que se instalou em nosso estado, eu estou pronto para dialogar com o senador Cássio Cunha Lima”, declarou Maranhão em entrevista no sábado a rádio Cenecista, de Picuí.

Durante a entrevista, que também contou com a participação de Veneziano por telefone, Maranhão falou sobre os projetos com recursos assegurados que deixou ao sair do governo. Segundo ele, Ricardo Coutinho esconde esse detalhe da população.

Maranhão disse que o atual governador não vem atendendo os anseios da sociedade e não tem dado uma atenção especial a diversas áreas do estado, como por exemplo, a seca que assola a Paraíba.


Fonte: MaisPB

com Blog do Flávio Fernandes

Rivaldo volta a criticar Copa do Mundo: "Brasil vai passar vergonha"

Rivaldo voltou a criticar a organização da Copa do Mundo no Brasil
Rivaldo voltou a criticar a organização da Copa do Mundo no Brasil / Crédito: 
No dia em que voltou a atuar pelo Mogi Mirim, o meia Rivaldo mostrou que mantém uma opinião bastante crítica em relação à Copa do Mundo no Brasil. Neste período de visita da Fifa ao País, o pentacampeão recordou que já contestou o evento anteriormente e reiterou na noite de quarta-feira sua discordância com a realização do torneio.
"Nós já sabíamos que isso aconteceria, mas não quero mais dar minha opinião sobre isso. Falei outras vezes que o Brasil não tem condições de fazer a Copa do Mundo. Vai ser difícil, o Brasil vai passar vergonha", comentou, à rádio Jovem Pan.
Enquanto seu parceiro do Mundial de 2002, Ronaldo, participa da organização do evento no Brasil, Rivaldo adverte que o País deveria ter outras prioridades para destinar seus gastos. "Sabia que tudo isso iria acontecer. O Brasil tem muita coisa para fazer, como colégio, na saúde e presidio, e não campos de futebol para a Copa do Mundo. Vai tanto dinheiro só para um mês...", criticou, depois de ter atuado no jogo entre Mogi Mirim e São Paulo, no Morumbi.
Em junho do ano passado, Rivaldo já havia reclamado do torneio. Na época, ao contestar a falta de investimento em hospitais, o meio-campista afirmou que sentia dor por saber que seu pai morreu depois de ter sido atropelado sem ter recebido atendimento médico adequado no Recife.
O Mundial no Brasil terá início no dia 12 de junho. Nesta semana, a Fifa manifestou preocupação com os andamentos das obras na Arena da Baixada e não descartou excluir Curitiba do evento.
Por Gazeta Press

Proposta de emenda à Constituição garante adicional noturno a militares

Luis Macedo
Dep. Andréia Zito
Andreia Zito: militares não são máquinas e merecem tratamento isonômico em relação aos demais trabalhadores.
A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição 295/13, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que garante adicional noturno a militares.
Atualmente, os militares têm direito a benefícios como 13º, salário-família, licença à gestante e aposentadoria.
Segundo Andreia Zito, a proposta busca dar um tratamento isonômico aos militares em relação aos demais trabalhadores. “É importante ressaltar que os militares não são máquinas. São seres humanos”, afirmou a parlamentar.
Tramitação
Incialmente, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso aprovada, será encaminhada para comissão especial criada especialmente para sua análise, antes de ser votada pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda


Agência Câmara






Tiradentes anuncia contratação de atacante Júnior Pipoca

Junior - Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)Contrato Júnior Pipoca com o Tiradentes é de três meses (Foto: Reprodução / TV Bahia)
Minutos antes do jogo contra o Fortaleza pela 7ª rodada do Campeonato Cearense, o Tiradentes anunciou a contratação do atacante Júnior Pipoca. Em 2013, o 'Diabo Loiro' defendeu o ABC de Natal no primeiro semestre, na disputa da Copa do Nordeste, da Copa do Brasil e do Campeonato Potiguar até se desentender com o técnico Givanildo de Oliveira e ser dispensado. 

As atuações mais destacadas de Júnior Pipoca ocorreram entre 2010 e 2012, quando o atleta defendeu os rivais Vitória e Bahia. Antes disso o jogador passou por clubes de vários países da Europa, se destacando por clubes da Dinamarca e da Suécia. 

De acordo com Sargento Fernandes, presidente do Tiradentes, Júnior Pipoca deve estrear apenas quando a equipe voltar da sequência dos dois jogos fora de casa que tem pela frente. Dessa forma, o atacante deve entrar em campo na 10ª rodada contra o Itapipoca, no Estádio Presidente Vargas. O vínculo entre jogador e clube é de três meses.
Por Fortaleza, CE

Ex-Fla e Seleção Brasileira acerta com o Icasa

(Foto: Flamengo/ Divulgação)
A contratação do volante Jônatas que surgiu para o futebol e logo se destacou no Flamengo, foi confirmada no início da tarde desta quarta-feira (22). O jogador chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Dunga e vai reforçar a equipe caririense durante o Campeonato Cearense.

Nascido em Fortaleza, sua aquisição foi facilitada pela amizade que possui com o gerente de futebol André Turatto. De acordo com informações, os valores da sua contratação estão dentro do que o clube planeja pagar e, além disso, sua produção em campo o fará permanecer ou não no elenco para a Série B.

Jônatas havia encerrado sua carreira aos 28 anos por problemas de relacionamento com o seu pai. Seu último clube foi o Figueirense e este mês treinava em pré-temporada no Boavista-RJ, porém aceitou a proposta do Icasa. Em 2006 foi capitão do Flamengo no título da Copa do Brasil em 2006 sobre o Vasco. Ele desembarca em Juazeiro do Norte nesta quinta-feira.

Robson Roque
Agência Miséria

Clodoaldo assina com o Quixadá e reedita dupla de ataque com Rinaldo


Está batido o martelo. O baixinho Clodoaldo voltará a disputar o Campeonato Cearense. O atacante acertou com o Quixadá nesta quarta-feira (22) e reeditará dupla com Rinaldo, recém-contratado pelo Canarinho do Sertão. Os dois jogaram pelo Tricolor do Pici em 2005. 
A informação foi confirmada pelo diretor de futebol do clube Richelieu Neto ao GloboEsporte.com/ce por telefone.


- Nosso objetivo é revolucionar o futebol do Quixadá, com a contratação de dois jogadores do porte de Rinaldo e Clodoaldo - afirmou o dirigente.



Rinaldo assinou contrato com o Quixadá nesta terça-feira, mas só deve estrear no estadual contra o Ferroviário, no sábado, no Presidente Vargas. Já Clodoaldo assinará contrato somente na quinta-feira (23).

Clodoaldo estava sem clube e era pretendido pelo Tiradentes. No entanto, 'driblou' a diretoria do Tigre da Polícia Militar e assinou com o Canarinho do Sertão.
Por Fortaleza, CE

Um padre que celebra a Missa com colete à prova de balas

O governo federal mexicano já atuou em mais de 20 municípios do estado de Michoacán e, até agora, a situação parece estar controlada pelo exército. No entanto, os grupos de autodefesa continuam patrulhando as imediações de cidades como Apatzingán, onde os chamados "Cavaleiros Templários" ameaçaram inclusive incendiar a igreja catedral.

O vigário geral da diocese de Apatzingán, Pe. Javier Cortés, solicitou que o governo federal, a marinha e a polícia federal "ajam rapidamente, mas ao mesmo tempo com prudência, pelo bem da população civil", pois, como explicou o sacerdote, existe uma ameaça dos "Templários", um grupo de narcotraficantes, sequestradores e assassinos, de queimar a catedral.

O Pe. Cortés contou que, apesar de tudo, os fiéis frequentam as igrejas com fervor. "As pessoas saem das suas casas com muitas precaução, mas a afluência, ao invés de diminuir, aumentou. Tudo isso porque percebemos o poder da oração, um poder muito grande, e as pessoas precisam dela".

Quem se tornou um símbolo da participação da Igreja ao lado do povo e dos grupos de autodefesa de Tierra Caliente é o Pe. Gregorio Lópes, de Apatzingán, pároco de Nossa Senhora da Assunção.  Conhecido como Pe. Goyo, ele tem 46 anos e há dez vem denunciando a grave situação da chamada Tierra Caliente.

Ele sabe que suas denúncias podem levá-lo à morte. "Morrer lutando pela liberdade do meu povo vale a pena", disse, em uma entrevista apresentada pelo jornal mexicano "El Universal".

O Pe. Goyo se tornou uma referência na hora de mostram quem defende o povo contra os Templários, que devastaram a região e aterrorizam as pessoas, sobretudo os agricultores, fazendeiros e comerciantes de Tierra Caliente. Na entrevista, o sacerdote contou que, cada vez que se reveste para celebrar uma Missa, usa um colete à prova de balas sob a batina.

O Pe. Goyo disse que apoia o desarmamento dos grupos de autodefesa e comunitários, quando osTemplários desaparecerem. Também comentou que "os comunitários (guardas comunitários) são pessoas nobres, simples, trabalhadores. Não são um cartel, isso é uma mentira do Templários; são pessoas trabalhadoras que nem entendem de leis; o único que sabem é que esse grupo de criminosos estuprou suas esposas, sequestrou seus pais, roubou seus bens... Que o governo respeite o que o povo decidir".

Perguntado sobre seu papel e se isso poderia torná-lo um líder da luta do povo daquela região contra os narcotraficantes, o Pe. Goyo reconheceu que seu papel "não é exercido por meio das armas, mas da consciência. A arma mais poderosa que temos é a verdade, a consciência, a justiça, é conscientizar as pessoas de que estamos sendo violados, profanados, pisoteados", concluiu.

Logo Alternative Text

Leão de Aço vence Tigre e segue 100%

Diego Neves entrou no segundo tempo e voltou a marcar com a camisa do Fortaleza. Atacante comemorou muito o gol que sacramentou a vitória do Tricolor de Aço contra o Tiradentes. (Fotos: Nodge Nogueira)

O Fortaleza conseguiu nesta quarta feira, no PV, a sétima vitória consecutiva no Campeonato Cearense. Leão bateu o Tigre por 2 a 0 e chegou aos 21 pontos, se distanciando cada vez mais na liderança da competição. Robert e Diego Neves marcaram no segundo tempo de jogo. 

Com mais essa vitória, o Leão manteve os cem por cento de aproveitamento no Estadual, onde também conta com o ataque mais positivo (23 gols) e a defesa menos vazada (3 gols). De quebra o Tricolor de Aço tem o artilheiro do certame, que é o atacante Robert, que voltou a marcar e chegou aos sete gols. 

Domínio tricolor sem bola na rede 

O jogo mal começou e o Leão já mostrou que não estava pra brincadeira. Logo aos 3 minutos o volante Guto recebeu de Edinho na entrada da grande área e chutou para o gol. A bola passou à direita do goleiro Roberto. 

Após os minutos iniciais, o jogo deu uma esfriada e a marcação passou a ser valorizada, principalmente pelo time do Tiradentes, que aos 23 minutos, ainda não tinha levado perigo à meta de Luis Henrique. A primeira chegada do Tigre só foi aos 27 minutos, com um cruzamento rasteiro pela direita, mas a bola parou na zaga do Leão. 

Logo depois, aos 28 minutos Romarinho fez um lançamento perfeito para Edinho, que apareceu sozinho dentro da área e chutou, mas Roberto rebateu. No rebote do goleiro, Robert tentou de novo e o camisa 1 do Tirandntes defendeu pela segunda vez, evitando gol certo do Leão. 

O Tricolor continuou pressionando, e aos 34 minutos, Romarinho perdeu a chance de fazer seu 1º gol no PV e abrir o placar para o Tricolor na partida. O atacante recebeu de Cametá dentro da área e chutou, mas a bola parou nas mãos de Roberto mais uma vez. O restante da etapa inicial foi de domínio total do Fortaleza, assim como todo o 1º tempo, mas o gol não saiu. 

Segundo tempo de gols 

Ao contrário da etapa inicial, a primeira chegada foi do Tiradentes. Marcelo Tchê bateu da intermediária obrigando Luis Henrique a fazer boa defesa, aliás a primeira no jogo. Porém, foi apenas essa vez que o Tigre chegou com perigo, logo depois o Leão voltou a ter a superioridade demonstrada desde a etapa inicial. 

Aos 13 minutos, depois de muita pressão tricolor, Robert conseguiu abrir o placar e levantar a torcida do Leão. Em tabelinha com Radar, o atacante recebeu dentro da área, girou e chutou para o fundo das redes. Fortaleza 1 a 0. 

O atacante Diego Neves, que entrou no lugar de Romarinho, perdeu uma chance de ouro de ampliar aos 18 minutos. Atacante que substituiu Romarinho no jogo apareceu sozinho na pequena área, dominou e chutou, mas a bola passou por cima do gol de Roberto. 

Porém, aos 39 minutos Diego se redimiu do gol perdido e ampliou o placar no PV. Ele recebeu de Danilo Rios na intermediária, carregou, entrou na área e chutou forte no canto alto esquerdo de Roberto. Fortaleza 2 a 0. 

O Tiradentes, que apesar de ter voltado melhor na etapa final, não teve poder de reação e não conseguiu evitar a sétima vitória do Fortaleza no Estadual, que segue na liderança e com 100% de aproveitamento. Agora, o Fortaleza se prepara para enfrentar o Horizonte no domingo, fora de casa. 



Astrônomos descobrem 1º cometa "brasileiro" em Minas Gerais

João Ribeiro (esq.) e Cristóvão Jacques (dir.), dois dos três descobridores do cometa SONEAR (Foto: Divulgação)
Um trio de astrônomos amadores de Minas Gerais acaba de descobrir o primeiro cometa brasileiro, ou seja, cuja detecção foi feita em território nacional.

A façanha foi realizada no último dia 12 e oficializada pela IAU (União Astronômica Internacional) quatro dias depois, após outros grupos de astrônomos espalhados pelo mundo confirmarem o achado. O cometa acabou nomeado C/2014 A4 SONEAR (sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research), em homenagem ao observatório que o encontrou.

A equipe é composta por Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro. O equipamento, que envolve um telescópio de 450 mm de diâmetro — fabricado sob encomenda no Brasil — e infra-estrutura dedicada, está instalado na pequena cidade de Oliveira, a 165 km de Belo Horizonte.

“O João [Ribeiro] financiou a construção do observatório, e eu financiei os equipamentos”, conta Cristóvão Jacques ao Mensageiro Sideral. “A grana é do bolso nosso, 100%.”

HEROÍSMO ASTRONÔMICO

O foco principal do SONEAR é descobrir os chamados NEOs, sigla para Near-Earth Objects, ou Objetos Próximos à Terra. Entram nessa categoria asteroides e cometas que se aproximem perigosamente da órbita terrestre, ameaçando uma colisão no futuro.

Trata-se de uma pesquisa importantíssima, que consiste em “patrulhar” regiões do céu tirando fotos separadas por alguns minutos. A ideia é que, na sequência de imagens, se houver algum objeto em órbita do Sol, ele será percebido por uma mudança de posição com relação às estrelas distantes. Foi assim que o C/2014 A4 SONEAR foi descoberto. Mas Jacques, Ribeiro e Pimentel não souberam de cara que se tratava de um cometa.

Ao comunicar o achado ao Minor Planet Center (Centro de Planetas Menores) da IAU, o trio forneceu as coordenadas celestes para que outros astrônomos pudessem verificar a existência do objeto. “O primeiro a confirmar foi o observador italiano Ernesto Guido, usando remotamente um telescópio na Austrália de 500 mm de abertura. Ele me enviou um e-mail dizendo que suspeitava que o objeto tivesse características de cometa, ou seja, um pouco nebuloso e alongado”, conta Jacques.

O italiano voltou a observar o objeto, desta vez com um telescópio de 2 metros, e confirmou que era mesmo um cometa. Ponto para os brasileiros!

Observações adicionais feitas por astrônomos na Argentina, no Chile, na Nova Zelândia e na Austrália também confirmaram o novo objeto e enviaram informações ao MPC, que permitiram calcular uma órbita provisória do C/2014 A4 SONEAR. Ele passará a aproximadamente 420 milhões de quilômetros da Terra em setembro de 2015. Tão longe assim, ele não tem a menor chance de se visível a olho nu. Mas a boa notícia é que está descartado qualquer risco de colisão.

Afinal de contas, a missão principal do SONEAR é identificar objetos perigosos. Uma atitude, aliás, digna de Dom Quixote. “Em julho de 2013, o programa de buscas localizado na Austrália foi encerrado devido a falta de verbas, ficando o SONEAR como o único programa de buscas de NEOs atualmente em atividade no hemisfério Sul”, revela Jacques.

LONGA ESTRADA

O time brasileiro já está engajado há bastante tempo. As primeiras observações com esse objetivo — ainda antes da formação do SONEAR — foram feitas em 1999, e 13 asteroides novos foram descobertos no cinturão entre Marte e Júpiter. Em 2000, a equipe desenvolveu um projeto de observação de NEOs que foi selecionado entre 40 competidores para receber financiamento da ONG Planetary Society. Em 2004, o grupo montou um observatório totalmente operado pela internet em Belo Horizonte e executou um programa de busca por supernovas. Além do trio do SONEAR, o esforço contava com a ajuda de outros dois astrônomos amadores: Carlos Colesanti e Tasso Napoleão. Foram descobertas 15 supernovas e 3 estrelas variáveis no esforço.

Em 2009, nasceu o plano de construir o SONEAR. Coube ao óptico Sandro Coletti, de Curitiba, produzir, sob encomenda, o espelho de 450 mm que equipa o telescópio refletor do observatório. Em 2012, surgiu a oportunidade de montar a infra-estrutura em Oliveira, e a construção só foi concluída em junho de 2013. Em setembro o telescópio de 450 mm estava pronto — para testes. “Foram várias noites para acertar e calibrar o instrumento”, conta Jacques.

Para processar as imagens, os astrônomos amadores brasileiros contam com um software chamado Skysift, desenvolvido pelo colega Paulo Renato Holvorcem — um veterano da caça a asteroides, com cerca de 200 descobertas de objetos do tipo entre 1998 e 2003. Holvorcem também chegou a participar da descoberta de três cometas, mas sempre em parceria com observadores estrangeiros.

O software analisa as imagens, detecta objetos móveis e os separa em uma lista de conhecidos e desconhecidos. “Nesta lista de desconhecidos, vamos checar mais imagens para ver se são objetos verdadeiros ou ruído eletrônico”, afirma Jacques.

O sucesso na detecção dos cometas encanta até os astrônomos profissionais. “A descoberta é significativa, particularmente para um telescópio de pequeno porte como esse”, afirma Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional que trabalha no projeto IMPACTON, que tem por objetivo rastrear — mas não descobrir — NEOs. “Cabe destacar que a maioria dos cometas atualmente não são descobertos pelos amadores, mas por telescópios profissionais dedicados a varreduras de pequenos corpos, particularmente nos Estados Unidos.”

Daí o Mensageiro Sideral classificar como heroica e quixotesca a iniciativa dos amadores brasileiros. Usando exclusivamente fundos privados, a equipe do SONEAR está dando uma relevante contribuição para proteger nosso planeta de bólidos espaciais potencialmente perigosos. É fundamental que mapeemos as órbitas desses objetos, a fim de afastar qualquer temor imediato de colisão. E, caso a pesquisa gere más notícias, pelo menos as agências espaciais de todo o mundo terão tempo para esboçar um plano capaz de evitar a catástrofe. Como dizia o escritor Arthur C. Clarke, “os dinossauros morreram porque não tinham um programa espacial”. Os terráqueos agradecem.

Mensageiro Sideral 

Ex-Corinthians é preso suspeito de elo com roubo a caixas eletrônicos

Piá já tinha passagens pela polícia por porte de arma e drogas, segundo a TV Globo (Foto: Reprodução/Facebook)
O ex-jogador Piá, que teve passagens por clubes como Corinthians, Santos e Ponte Preta, foi preso na madrugada desta quinta-feira em Campinas por suspeita de envolvimento com roubos a caixas eletrônicos, informou a TV Globo. A Polícia Militar encontrou no carro de Piá objetos usados para "pescar" envelopes dos caixas.

Outras duas mulheres, sendo uma delas a mulher de Piá, também foram presas. Todos foram levados ao 1º Distrito Policial de Campinas para prestar depoimento. Como já tinha passagens por porte de arma e entorpecentes, o ex-jogador deve ser transferido para a penitenciária de Hortolândia.

De acordo com a emissora, a PM abordou o carro de Piá em frente a uma agência bancária. O ex-jogador falava ao telefone e teria dito que faria um depósito. Os policiais não encontraram nenhum comprovante e resolveram revistar o veículo. Foram encontrados objetos como lâminas de alumínio, chave de fenda, alicate e fitas adesivas, que seriam utilizados para remover as cédulas dos caixas eletrônicos. Com a mulher de Piá, Pabllin Jéssica Gomes, mais objetos como esses foram encontrados em uma bolsa.

Piá já tinha passado por um escândalo policial em 1999, quando foi acusado de coautoria do assassinato de um mecânico em Limeira, no interior de São Paulo. Na época, o então jogador da Ponte Preta foi tido pela Polícia Civil como o mandante do crime. Piá teria dado a ordem para que o outro acusado pela morte do mecânico pegasse a arma em seu carro e fizesse o disparo. O atleta foi absolvido em julgamento anos depois. 

UOL

De virada, Guarani de Juazeiro bate Icasa e volta a vencer no Cearense

Leão venceu o Verdão e se consolidou na vice-liderança do estadual (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)
Deu Leão no primeiro Clássico do Cariri da temporada. Mesmo com o Icasa começando melhor abrindo o placar no início da partida, o Guarani conseguiu a virada e reassumiu a vice-liderança do Estadual com 12 pontos, enquanto o Verdão permanece na sétima posição com 7 pontos. O Leão folga na próxima rodada e o Icasa encara o Itapipoca fora de casa.

O Icasa abriu o placar logo com cinco minutos de partida após falha do goleiro Jhonnes ao soltar a bola nos pés de Felipe Klein que só completou para a rede. Aos 26 minutos Bismarck foi lançado, puxou para o meio e bateu firme para defesa do goleiro leonino. Um minuto depois a bola sobrou para Pitbull chutar cruzado para fora na pequena área.

Icasa comemora primeiro gol do jogo (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)


O Guarani chegou ao empate aos 34 minutos depois que Thiaguinho sofreu pênalti cobrado com categoria por Netinho. Aos 43 Pitbull arriscou de fora da área, Jhonnes espalmou mal e Bismarck cruzou para Felipe Klein marcar, porém o assistentes flagrou o impedimento. A virada rubro-negra veio ainda no primeiro tempo. Netinho abriu para Bruno Pacatuba cruzar da direita e Henry colocar o Leão em vantagem atirando-se à bola.

O Verdão voltou para o segundo tempo com Zé Carlos estreando no lugar do volante Brito. Com seis minutos Pitbull travou novo duelo com Jhonnes, que fez a defesa. Aos 9 Zé Carlos tentou rasteiro, a bola desviou na defesa e passou raspando a trave em escanteio. Em dois lances parecidos, Pitbull foi lançado na área e errou a finalização nas duas oportunidades. Aos 20 o goleiro leonino novamente foi exigido em cobrança de falta por Zé Carlos de longe.

 
No final, o Leão sorriu a vitória sobre o arquirrival (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)

FICHA TÉCNICA
GUARANI 2X1 ICASA
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense (1ª fase, 7ª Rodada)
DATA/HORÁRIO – 22 de janeiro de 2014, às 20h20
LOCAL – Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte
ÁRBITRO – Avelar Rodrigo
ASSISTENTES – Mardônio Ribeiro e Marcos Brígido
PÚBLICO – 1.622 pagantes
RENDA – R$ 24.100,00
GOLS - Felipe Klein (ICA) 5/1T, Netinho (GUA) 34/1T, Henry Kamu (GUA) 46/1T

GUARANI
Jhonnes; Marcelo (Ricardo, intervalo), Edvan e Domingos; Roberto Baiano, Lincoln, Marcinho Guerreiro, Bruno Pacatuba (Vitor 31/2T) e Thiaguinho; Netinho (Gláuber 43/2T) e Henry Kanu. Técnico: Maurílio Silva

ICASA
Dionantan; Airton Junior, Leonardo e Preto Costa; Bismark, Gustavo, Brito (Zé Carlos, intervalo), Foguinho (Canga 19/2T) e Diogo Barcelos; Felipe Klein e Adalgiso Pitbull (Paulo Cesar 41/2T). Técnico: Roni Araújo

Robson Roque
Agência Miséria

Detalhe em estátua de Mandela gera polêmica

Imagem de 16 de janeiro mostra o pequeno coelho na orelha da estátua de Mandela, na África do Sul (Foto: AFP)Imagem de 16 de janeiro mostra o pequeno coelho na orelha da estátua de Mandela, na África do Sul (Foto: AFP)
Um pequeno detalhe na nova escultura erguida em homenagem a Nelson Mandela após a sua morte, em dezembro, está causando furor na África do Sul. Dentro da orelha do monumento de nove metros de bronze foi descoberto um pequeno coelho, o que parece ser a assinatura dos artistas Andre Prinsloo e Ruhan Janse van Vuuren.
Autoridades sul-africanas querem que a miniatura, com metade do tamanho do canal auditivo, seja removida. O departamento de Arte e Cultura disse que não tinha conhecimento da existência do coelho.
"Ele não pertence à estátua", disse Mogomotsi Mogodiri, porta-voz do departamento. "A estátua representa o que todos na África do Sul somos orgulhosos em ter."
O departamento informou em um comunicado que está se discutindo "como manter a integridade da escultura sem causar nenhum dano ou desfigurá-la", ou seja: como tirar o coelho da orelha sem prejudicar o monumento, eternizado nas proximidades do Union Buildings, em Pretória.
No começo desta semana, o jornal sul-africano "Beeld" citou os artistas dizendo que eles colocaram o coelho como uma "marca", já que foram proibidos de assinar a obra. Eles também disseram que o coelho representa a pressão para terminar a escultura a tempo, já que "haas" - a palavra para coelho na língua holandesa/africâner - também significa "pressa".
Da AP