14 de março de 2018

Qual é a origem genética dos povos do semiárido?

A pesquisa foi realizada com 1.538 crianças das cidades do Crato (CE), Picos (PI), Ouricuri (PE), Cajazeiras, Souza e Patos (PB) (Ilustração: Felipe Goes/ Divulgação UFC)
A diversidade genética brasileira é perceptível até pelo olhar e sempre foi de conhecimento comum que somos formados por uma mistura de diferentes povos. Mas, para entender nossa origem de forma mais específica, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará decidiram investigar as marcas genéticas presentes na população do semiárido nordestino do Brasil. A pesquisa trouxe resultados inesperados.
O DNA coletado para o estudo revelou 56,8% de origem europeia (portuguesa e holandesa), número superior ao que se normalmente imaginava, e 22,9% de origem africana (principalmente do Quênia). A maior surpresa, porém, foi a detecção de 20,3% de origem ameríndia, com ascendência de povos asiáticos originários de Bangladesh, na região de Bengala.
Para chegar a esses números, foi coletada a saliva de 1.538 crianças de até 36 meses de idade em cidades interioranas do Nordeste. Foram incluídas as cidades de Crato (CE), Picos (PI), Ouricuri (PE), Cajazeiras, Sousa e Patos (PB).
Esses dados ajudam a confirmar a teoria de que os primeiros indígenas americanos vieram de uma migração da Ásia, instalando-se inclusive no Nordeste brasileiro. Há muitos debates sobre como esse processo se deu, mas sabe-se que eles utilizaram uma “ponte de gelo” onde atualmente existe o estreito de Bering, entre a Ásia e o Alasca. Isso também ajuda a explicar a fisionomia desses povos indígenas, com olhos levemente puxados e pele parda.
Estudo 
Realizada em parceria com a Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, a pesquisa surgiu como desdobramento de um estudo sobre a influência da genética nos casos de diarreia no Nordeste. O DNA coletado por meio da saliva de crianças que participaram desse estudo serviu como material de análise para a identificação de biomarcadores que ajudaram a revelar a origem dos nossos povos.

O Professor Aldo Ângelo Moreira Lima, coordenador do Laboratório de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina e um dos responsáveis pela pesquisa, explica que os dados foram examinados a partir de cerca de 400 mil biomarcadores genéticos que apontam as ascendências europeia, africana e asiática. “Com isso na mão, há um grau de certeza muito alto, acima de 95%”, avalia.
DNA
As conclusões da pesquisa foram feitas por meio da análise do chamado polimorfismo de um único nucleotídeo. Trata-se da variação na sequência de DNA que afeta apenas uma base do genoma (composta por adenina, timina, citosina e guanina). Com isso, é possível fazer uma análise comparativa com informações de outras populações.
Esse processo guarda certo nível de similaridade com o que é feito nos testes de paternidade, explica o Prof. Alexandre Havt, também ligado à pesquisa. “É feita uma análise estatística baseada em bancos de dados de outras populações espalhadas pelo mundo. Quanto mais polimorfismos semelhantes encontramos, mais uma pessoa é similar a outra”, explicou.
Para o pesquisador, a importância do estudo não está só na análise do material genético indígena, dado até então desconhecido, mas também na confirmação da origem múltipla brasileira. “As pessoas precisam ter noção de qual é a origem delas e saber que o Brasil inteiro é uma miscigenação completa. Nós não somos uma coisa só, nunca fomos”, disse.
Pesquisa UFC
Com informações do Jornal O Povo

Relatório aponta Finlândia como país mais feliz do mundo; Brasil é 28°

Imagem relacionada

O Relatório Mundial da Felicidade de 2018, que leva em consideração 156 países, colocou a Finlândia ocupando a primeira colocação como país mais feliz do mundo. O Brasil ficou na 28ª posição do ranking, elaborado por especialistas das Nações Unidas e divulgado nesta quarta-feira (14). A informação é da EFE.

O levantamento classifica 156 países pelo nível de felicidade a partir de dados situados entre 2015 e 2017, e além disso, neste ano, avalia também a felicidade dos imigrantes nos países de residência, a partir de uma tabela que inclui 117 países com dados de entre 2005 e 2017.

O documento foi divulgado em um ato realizado na Academia Pontifícia das Ciências Sociais, no Vaticano. Segundo este estudo, a Finlândia é o país "mais feliz", com uma pontuação de 7,632 sobre 10, seguido por Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça, Holanda, Canadá, Nova Zelândia, Suécia e Austrália.

Na América Latina

Primeiro colocado na América Latina, a Costa Rica ocupa o 13° lugar, com uma nota de 7,072, à frente de países como Estados Unidos (18) e Espanha (36). Atrás da Costa Rica no continente americano aparece o México (24), o Chile (25), o Brasil (28), a Argentina (29), o Uruguai (31), a Colômbia (37), El Salvador (40), a Nicarágua (41), o Equador (48), a Bolívia (62), o Paraguai (64), o Peru (65) e Honduras (72).

O pior país da América Latina é a Venezuela (102). Segundo o relatório, a Venezuela é um dos países que mais está caindo na tabela desde 2008, pela difícil situação política, social e econômica que enfrenta há alguns anos.

"No caso da Venezuela, o relatório aponta que muitas migrações não são fruto de decisões desejadas, senão consequência de uma atmosfera de rápida deterioração da liberdade política e da estabilidade econômica", expõe.

Este ano, o documento centra a atenção também na imigração e neste sentido explica que "na América Latina, as pessoas que têm a intenção de migrar (...) estão relativamente insatisfeitas com as suas vidas".

Nesta linha, "25% das pessoas indagadas na amostra da América Latina informaram que, dada a oportunidade, migrariam a outro país".

Entre os países com as maiores proporções de emigrantes potenciais na região estão Honduras (47%), El Salvador (42%) e Peru (33%), e na maioria dos casos os destinos preferidos são os Estados Unidos, Espanha, Canadá, Argentina e Brasil.

Com informações da Agência Brasil

Câmara aprova flexibilização da Voz do Brasil; proposta vai à sanção de Temer

Resultado de imagem para programa A Voz do Brasil
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (13), o Projeto de Lei (PL) 595/03, que flexibiliza o horário de veiculação do programa de rádio A Voz do Brasil. Pelo texto aprovado, a transmissão integral do programa deverá ocorrer dentro do intervalo das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. A matéria segue para sanção presidencial. As emissoras de rádio devem informar aos ouvintes o horário de transmissão.
Em discussão no Congresso desde 2003, o PL aprovado mantém o atual horário de transmissão para todas as emissoras educativas. Pelo texto, ficam estabelecidos 60 minutos ininterruptos de programa, distribuídos da seguinte forma: 25 minutos para o Poder Executivo, 5 minutos para o Poder Judiciário, 10 minutos para o Senado Federal e 20 minutos para a Câmara dos Deputados.
O texto prevê ainda que Poder Executivo regulamente casos excepcionais de flexibilização e dispensa de retransmissão do programa.
Para o líder do PRB, deputado Celso Russomano (SP), a aprovação do PL vai assegurar que o programa seja transmitido em todo país, já que rádios têm buscado liminar na Justiça para alterar o horário de transmissão de A Voz do Brasil.
“Estamos aqui corrigindo uma deficiência que existe hoje. Há uma estimativa de que, no Brasil, nós tenhamos 3 mil liminares autorizando as rádios de todo o Brasil a transmitir [o programa] A Voz do Brasil em horário diverso das 19h às 20h. Há gente transmitindo das 23h à meia- noite, tem gente transmitindo depois da meia-noite e isso significa que [o programa] A Voz do Brasil não tem o eco que deveria ter, amparado na lei”, afirmou.
Sem sucesso, deputados da oposição tentaram adiar a votação e barrar a análise do projeto. Contrário à flexibilização, o líder do PSOL, deputado Ivan Valente (RJ), criticou a aprovação da medida. Para ele, a proposta só interessa às empresas de rádio e televisão privadas, já que as educativas continuam sendo obrigadas a transmitir o programa estatal às 19 horas. “Flexibilização é liquidar de vez com A Voz do Brasil”, afirmou. 
Criado em 1935
O programa A Voz do Brasil foi criado há mais de 80 anos, em 1935. Em 1938, passou a ser transmitido obrigatoriamente entre as 19h e as 20h, exceto aos sábados, domingos e feriados, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo. Atualmente, A Voz do Brasil, além do Executivo, transmite informações do Poder Judiciário, do Senado e da Câmara dos Deputados. A produção do programa é da Empresa Brasil de Comunicação.

Com informações da Agência Brasil

Secretaria quer emplacar e cadastrar carroças de tração animal em Juazeiro do Norte

Carroça de tração animal  (Foto: Alan Tiago Alves/G1)Carroça de tração animal (Foto: Alan Tiago Alves/G1)

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, quer padronizar e emplacar as carroças da cidade usadas para coleta de lixo no município. O objetivo, segundo o diretor da pasta, Elói Silva, é controlar o despejo de resíduos em locais apropriados da cidade.

Conforme Silva, a cidade tem atualmente dois Ecopontos, locais que recebem entulho e resíduo dos carroceiros. Outros oito devem ser construídos até 2020, conforme a administração municipal.

"A gente quer fazer uma pintura padrão e colocar uma numeração, como um emplacamento. Se o carroceiro for flagrado despejando lixo em local proibido, a gente vai poder localizar e explicar o erro do despejo", diz Elói Silva.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte faz um estudo sobre a viabilidade da padronização, que será enviada à Câmara, que pode aprovar ou não o prejeto.

'Sem punições'
Ainda conforme o diretor, o objetivo da proposta não é punir ou multar os carroceiros. "A gente sabe que muitos carroceiros têm essa tradição dos pais e dos avós e tem o serviço como única fonte de renda. A gente não quer acabar com esses serviços", diz.

"É importante que cada um saiba o local apropriado de descartar o lixo; se ele fizer o despejo errado, ele vai ser identificado", explica.

Com informações do G1 CE

Só 2 em cada 10 brasileiros estão otimistas com a eleição, aponta CNI/Ibope. Pessimismo é atribuído à corrupção

Imprensa, Judiciário e atores políticos alienam cidadãos e, consequentemente, enfraquecem a política, observa ex-deputado

Apenas dois em cada dez brasileiros estão otimistas com a eleição deste ano, indica pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira (13). O levantamento mostra que 44% dos eleitores se disseram “pessimistas” com a eleição presidencial. Além dos 20% que afirmaram estar “otimistas”, 22% declararam não estar nem otimistas nem pessimistas.
De acordo como estudo, intitulado “Retratos da sociedade brasileira – perspectivas para as eleições de 2018”, 30% dos que disseram estar pessimistas com a eleição atribuem essa expectativa à corrupção. Para 19%, o principal motivo do desalento é a perda de confiança no governo e nos candidatos. Na avaliação de 16%, o pessimismo se deve à falta de opção entre os pré-candidatos. Outros 11% reclamaram da falta de renovação entre os nomes colocados.
O Ibope também questionou as razões daqueles que se declaram otimistas. O principal motivo apontado foi a possibilidade de mudança e renovação (32%). Já 19% apontaram a esperança no voto ou na participação popular para justificar a empolgação com as eleições.
A pesquisa também questionou os entrevistados se acreditavam nas promessas de campanha dos candidatos: 75% disseram não confiar integralmente, e outros 24% informaram acreditar ao menos um pouco nelas.
O levantamento mostra que o PT, mesmo com todo o desgaste sofrido, ainda é o partido que goza de maior simpatia entre os entrevistados. Dos ouvidos, 19% disseram ser simpáticos ao PT. Atrás ficaram MDB (7%), o PSDB (6%) e o Psol (2%). Mas quase metade (48%) dos entrevistados afirmou não possuir preferência ou simpatia por qualquer partido político.
Veja outros indicadores do Ibope:
- 84% dos eleitores disseram concordar totalmente ou em parte com a necessidade de estudar as propostas para decidir em quem votar.
- 14% afirmaram não concordar com a necessidade.
- 72% disseram que votam nos candidatos que gostam, independentemente do partido em que eles estejam.
- 64% disseram que considera importante o partido ao qual o candidato à Presidência está filiado.
O Ibope ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre os dias 7 e 10 de dezembro do ano passado. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança do levantamento é de 95%.

Com informações do Congresso em Foco

Cai o número de cidades com alta infestação pelo Aedes aegypti no Ceará

Mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)Mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Cem dos 184 municípios cearenses apresentaram baixa infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. De acordo com o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do ano, houve redução proporcional de 65,85%, passando de 45 em 2017 para 19 em 2018.

Realizaram o primeiro LIRAa do ano 183 dos 184 municípios cearenses e 54,64% apresentaram baixa infestação, 34,97% média infestação e 10,38% alta infestação.

Pelo LIRAa, estão em situação de risco municípios com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4% dos imóveis. Em situação de alerta estão os municípios com IIP entre 1% e 3,9%, média infestação, e, em situação satisfatória, os municípios com IIP abaixo de 1%.

LIRAa
O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) é um método amostral que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos de maneira rápida. Ocorre em quatro etapas: planejamento com definição da amostra, execução da pesquisa, análise e avaliação dos resultados. Municípios que possuam mais de dois mil imóveis na zona urbana estão aptos a realizar o LIRAa.

A ferramenta permite aos profissionais que atuam no controle vetorial do Aedes aegypti no município, identificar e classificar os principais tipos de depósitos em que os focos do vetor foram encontrados, direcionando assim as ações de controle.

Fumacê
Até sexta-feira (16), a Secretaria da Saúde do Ceará conclui o terceiro ciclo da pulverização tipo fumacê em 31 bairros de Fortaleza. No terceiro ciclo de pulverização serão cobertos 7.086 quarteirões, das 5h às 8h30 e das 16h às 20h.


A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê, para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências.

Com informações do G1 CE

Os cenários para a disputa presidencial

Imagem relacionada
Faltam apenas sete meses para as eleições presidenciais. O quadro ainda é extremamente instável e incerto. Muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte. As eleições de 2018 marcarão o fim de um ciclo inaugurado pela Nova República, na redemocratização.
No Brasil, com o seu forte presidencialismo, ao contrário dos regimes parlamentaristas, o embate político se dá em torno de personalidades, e não em torno de ideias e programas. Isto nos leva a uma inversão do processo natural. Primeiro, discutimos nomes, depois saímos em busca de rechear a candidatura de conteúdo programático. As candidaturas deveriam nascer a partir de um diagnóstico sólido da realidade e da projeção de ideias sobre o futuro do país. Mas aqui, e não é diferente no presidencialismo americano, a discussão se concentra nos atributos, história pessoal, defeitos e qualidades dos personagens envolvidos.
A própria realidade vai decantando o processo. A primeira notícia já consolidada é a inexistência de “outsiders” com condições de competitividade eleitoral. Com a retirada de cena do apresentador Luciano Huck e com o recuo do PSB em relação à candidatura do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, tudo indica que não teremos alguém com capacidade de galvanizar a opinião pública. As respeitáveis candidaturas de João Amoedo (Novo) e Paulo Rabelo de Castro (PSC) não terão ferramentas para se tornarem conhecidas e crescerem suas votações.
À esquerda, teremos a candidatura do PT, provavelmente de Fernando Haddad, dado o impedimento da candidatura de Lula por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Além disso, a tendência será a pulverização de votos entre Ciro Gomes (PDT), Boulos (Psol) e Manuela D´Ávila (PCdoB). Marina (Rede) enfrenta um esvaziamento e terá enormes dificuldades para repetir desempenhos anteriores.
Na extrema-direita, desponta o fenômeno Bolsonaro (PSL), com uma linguagem agressiva e conservadora, que tem granjeado apaixonada adesão, inclusive entre os mais jovens.
Haverá ainda as sempre presentes candidaturas caricaturais procurando seus cinco minutos de fama. E a surpreendente presença do ex-presidente Collor em busca da recuperação de sua biografia.
O PSDB lançou o experiente governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O DEM colocou, na sua Convenção Nacional, o nome de Rodrigo Maia. O MDB acalenta o projeto de candidatura própria para a defesa do legado e da honra de Michel Temer.
O Brasil viveu a sua maior crise. Econômica, política, institucional e ética. Tudo que o país precisa é de paz, diálogo, experiência, tranquilidade e visão estratégica correta. Em minha opinião, isso nascerá da convergência do centro democrático e reformista. O radicalismo não é o melhor caminho para o futuro do país.
A política é a arte de unir, não de dividir. Acima de nomes precisamos evitar a polarização dos extremos e construir uma candidatura que una as forças democráticas e reformistas para recolocar o país nos trilhos.
Por Marcus Pestana
Com informações do Congresso em Foco

Morre o físico britânico Stephen Hawking

Stephen Hawking.jpg
Hawking popularizou a astrofísica
O físico britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira 14 aos 76 anos de idade, em sua casa em Cambridge, informou sua família em comunicado.
O cientista, conhecido por seu trabalho na área da relatividade, é autor de grande parte das descobertas da astrofísica moderna, como a nova teoria do espaço-tempo e a radiação dos buracos negros.
"Estamos profundamente tristes com a morte do nosso amado pai no dia de hoje. Foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado permanecerão por muitos anos", escreveram os filhos do cientista, Lucy, Robert e Tim.
Hawking é um dos cientistas de maior destaque desde o físico alemão Albert Einstein, o autor da teoria da relatividade. Nascido em Oxford, no dia 8 de janeiro de 1942, em uma família de intelectuais, ele iniciou seus estudos em em 1959 na Universidade de Oxford, e obteve seu doutorado em Física Teórica e Cosmologia em Cambridge.
Big Bang e Teoria de Tudo
Após conseguir seu doutorado, Hawking se dedicou à pesquisa e ao ensino ensino na faculdade de Gonville e Caius. Em 1977, ingressou no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, onde foi professor de Física Gravitacional.
Três anos depois, chegou a titularidade da cátedra Lucasiana de Matemática Aplicada e Física Teórica, a mais importante de Cambridge, que foi ocupada por Isaac Newton em 1663.
Seu trabalho tinha como objetivo desvendar as leis que governam o universo. Junto com seu colega Roger Penrose, Hawking mostrou que a teoria da relatividade implica que o espaço e o tempo devem ter um ponto inicial, que denominou Big Bang, e um final, dentro dos buracos negros.
Nos anos 1970, ele descobriu que a combinação das leis da mecânica quântica e da relatividade geral evitariam que os buracos negros fossem completamente negros, uma vez que emitiam uma radiação, que passou a ser conhecida como "radiação Hawking".
Como professor de matemática na universidade de Cambridge, Hawking participou de uma das mais importantes pesquisas na área da física, sobre a chamada "Teoria de Tudo", que resolveria as contradições entre a teoria geral da relatividade – que descreve as leis da gravidade que determinam o movimento de corpos como planetas – e a teoria da mecânica quântica, que lida com partículas subatômicas.
Hawking chegou a afirmar que a Teoria de Tudo permitiria à humanidade "conhecer a mente de Deus". O nome pesquisa foi utilizado no título de um filme de 2014 que retrata a vida pessoal e acadêmica do cientista.
"Uma Breve História do Tempo”
Hawking revolucionou a física com as suas teorias do espaço-tempo, o Big Bang e a radiação dos buracos negros, resumidos em Uma Breve História do Tempo. O livro teve mais de 25 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
A obra serviu como base para uma série de televisão da BBC, onde o cientista trabalhou 1993 e 1996, chamada Into the Universe with Stephen Hawking ("Dentro do Universo com Stephen Hawking”, em tradução livre).
Outro livro de sua autoria, O Universo Numa Casca de Noz, explica conceitos como a supergravitação, singularidade nua e a possibilidade de um universo com onze dimensões.
Hawking sofre esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde os 21 anos e surpreendeu os médicos ao passar dos 50 anos de idade. A doença se caracteriza pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.
Em 1985, uma grave pneumonia fez com que ele tivesse de respirar por um tubo, o que o forçou a se comunicar através de um sintetizador de voz eletrônico. Porém, nada disso impediu Hawking de continuar a desenvolver suas pesquisas e se casar pela segunda vez. Desde 2005, ele se comunicava movendo apenas um músculo sob seu olho que acionava o sintetizador de voz.
"Sua coragem e persistência, seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo”, disseram seus filhos após a morte do cientista."Ele disse um dia que 'este não seria um grande universo se não fosse a casa das pessoas que amamos'", acrescentaram.
Por Deutsche Welle
Com informações da Revista Carta Capital 

Fortaleza anuncia meia Jean Patrick, ex-Novorizontino

Jean Patrick, Fortaleza (Foto: Fortaleza/Divulgação)
Jean Patrick, Fortaleza (Foto: Fortaleza/Divulgação)

O Fortaleza anunciou mais um reforço para a temporada 2018. O meia Jean Patrick, ex-Novorizontino, chega nesta madrugada à Capital cearense e já deve se apresentar ao novo clube nos próximos dias. O jogador vem para o setor de meio-campo, podendo atuar como meia e como segundo volante.

Com a camisa do Novorizontino, foi titular a maioria dos jogos, fazendo um bom Campeonato Paulista. Não jogou nas duas últimas partidas, apenas. Jean Patrick é um meia habilidoso, com bom chute de fora da área.

Ficha técnica

Nome completo: Jean Patrick Reis
Idade: 25 anos
Data de nascimento: 25/06/1992 
Naturalidade: São Miguel do Iguaçu (PR)
Posição: Meia (Meia Direita)
Altura: 172 cm
Peso: 72 kg

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Por classificação, Fortaleza e Floresta se enfrentam no Domingão

Estádio Domingão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Estádio Domingão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

O Fortaleza encontra o Floresta nesta quarta-feira (14), às 21h45, no Estádio Domingão, em Horizonte, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. O Tricolor do Pici busca um triunfo ou um empate pela classificação antecipada para as semifinais e tem sete pontos. O Floresta tem quatro pontos e também luta pela vaga.

O Tricolor tem três desfalques certos no jogo: Felipe, que recebeu um cartão vermelho no último jogo, e Ligger, que se recupera de lesão. Leonan chegou a ser uma dúvida, mas já treinou normalmente durante a semana. O Fortaleza de vitória por 1 a 0 diante do Uniclinin, também no Domingão.

O Floresta vem também de triunfo por 2 a 0, no último sábado, diante do Iguatu. Edson Cariús e Bruno Ocara seguem como as apostas de gols do Floresta para o duelo. Nesta terça, o time encerrou a preparação com treino técnico, bola parada e jogadas ensaiadas.

Provável Floresta: Mauro; Danrley, Regineldo, Iago e Zé Carlos; Edgard, Felipe, Dim e Varaldo; Edson Cariús e Paulo Vyctor.

Provável Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Diego Jussani, Roger Carvalho e Bruno Melo; Pablo, Anderson Uchôa, Igor Henrique e Alan Mineiro; Gustavo e Edinho.

Por GloboEsporte.com, Horizonte, CE

Que jogo! Ceará vira aos 45, mas Iguatu garante empate aos 49 no Castelão: 3 a 3

Ceará x Iguatu Arena Castelão Campeonato Cearense (Foto: JL Rosa/Agência Diário)Ceará x Iguatu Arena Castelão Campeonato Cearense (Foto: JL Rosa/Agência Diário)

É emoção que você quer? Ceará e Iguatu protagonizaram um belo jogo nesta noite de terça-feira (13) pelo Campeonato Cearense. Teve gol aos 45 do segundo tempo, mas também teve aos 49. No fim, 3 a 3 e um belíssimo espetáculo para quem foi à Arena Castelão. Na tabela, o Ceará segue em segundo com cinco pontos. O Iguatu, permanece na lanterna, em sexto, com dois pontos.

Otacílio Marcos abriu o placar no início do jogo. Na sequência, Leandro Silva fez o gol de empate. No fim do primeiro tempo, Otacílio Marcos novamente marcou para o Iguatu. Na etapa complementar, Roberto fez o segundo do Vovô. Aos 45, Patrick fez o terceiro do Alvinegro de Porangabuçu. Mas aos 49, Albano decretou o empate.

Na próxima rodada, o Ceará encara o Uniclinic, pelo estadual, no sábado (17). Mas antes, pela Copa do Brasil, o Vovô tem compromisso contra o Atlético-PR, na Arena Castelão, nesta quinta-feira. O próximo compromisso do Iguatu será contra o Uniclinic, no dia 22 de março.

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Uniclinic e Ferroviário empatam sem gols, no Domingão

Ferroviário e Uniclinic empatam em quarta rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense (Foto: Reprodução/TV Diário)Ferroviário e Uniclinic empatam em quarta rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense (Foto: Reprodução/TV Diário)


Uniclinic e Ferroviário fizeram um jogo equilibrado, no Estádio Domingão, no interior cearense, na noite desta segunda-feira (12), pela 4ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense. O placar de 0 a 0 não foi satisfatório para nenhuma das equipes, porque os dois vêm de uma derrota e um empate.

Com o empate, a Águia garantiu a permanência entre os primeiros colocados. Uniclinic ocupa a quarta posição da tabela, com dois pontos. Já o Ferrão permance em quinto, também com dois pontos. O resultado dá esperanças para o Iguatu, que agora passa a ter chances de entrar no G-4.

Na próxima rodada, o Uniclinic enfrenta o Iguatu, e Ferroviário encara o Fortaleza, na quinta-feira (22), com horário e local ainda a definir.

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE