18 de dezembro de 2015

Banhado pela chuva do Sertão, governador promove 227 policiais e bombeiros militares em Crateús

20151217184619  MG 8478Uma festa que contou até mesmo com chuva no Sertão para coroar um momento histórico. Assim foi a solenidade de promoção de 227 policiais e bombeiros militares no município de Crateús, na Região do Sertão dos Inhamuns, presidida pelo governador Camilo Santana. Eles foram beneficiados pela lei, sancionada pelo próprio governador, que regulamenta as promoções no Estado, garantindo a ascensão na carreira militar no total de 8.891 em 2015 - e o restante da tropa ao longo do tempo.

"Estou hoje feliz porque cheguei aqui com chuva e fico mais feliz por dividir esse momento com vocês. Ontem foram três mil promovidos em Fortaleza e Região Metropolitana. De noite, foram mais de 500 em Sobral. Hoje, foram mais três mil na Capital porque nem cabia no Centro de Eventos. Ainda teremos mais seis eventos desse. Estamos promovendo de uma vez só 8.891 militares da polícia e dos bombeiros. Essa promoção não é só um número, significa o rosto, a história de cada um de vocês, o trabalho prestado por vocês. Esse é um reconhecimento. Não tem profissão mais perigosa do que policial. Eu podia muito bem fazer essas promoções ao longo dos quatro anos do meu governo, mas não seria justo, pois todos vocês merecem isso logo", disse Camilo Santana.


20151217184534  MG 8475O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira, exaltou os esforços de Camilo Santana para que a promoção dos militares se tornasse realidade. "Eu queria deixar o meu testemunho de que desde o primeiro dia de mandato fui convocado pelo governador para que impulssionasse a lei de promoções dos militares. Não podemos esquecer que ele foi levado às associações que deixaram a sua participação e posteriormente à Assembleia, em que os deputados compreenderam a importância. E em um contexto de tanta dificuldade que passa a economia, surgiu o grande maestro dessa lei que é o governador. Em nome da SSPDS só tenho a agradecer. Nunca em nenhum estado se viu uma lei que beneficiasse tantos servidores de uma só vez", disse.

O comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro, também comemorou o cenário de festa, coroando uma luta de anos da categoria. "Estamos aqui realizando um sonho de 30 anos que para muitos já tinha deixado de ser sonho e passou a ser pesadelo para nós e familiares. Todos nós fomos vítimas dele. Obrigado Camilo Santana, pois a nossa gratidão é eterna. Hoje somos felizardos pois está chovendo aqui nos Inhamuns, é um momento histórico".


20151217171516  MG 8367Um dos promovidos foi o agora cabo Rodrigues Júnior, pertencente à primeira turma do Ronda do Quarteirão e que aguardava pelo momento há oito anos e acredita que tudo será melhor para a categoria daqui para frente. "Graças ao governador Camilo Santana conseguimos essa promoção logrando muito êxito. É um estímulo para a categoria pois essa questão das promoções estava defasada e agora tem tudo para se normalizar", disse.
20151217172303  MG 8371
Outro beneficiado é Francisco de Assis Barbosa Soares, promovido à 3° sargento da Polícia Militar após mais de 12 anos de serviço prestado à Polícia e que vê a mudança como uma influência positiva na execução da profissão.  "Essa promoção com certeza é muito bem vinda para todos nós. O funcionário valorizado rende melhor, faz parte do ser humano essa auto estima ser trabalhada e não é diferente para nós policiais", disse.


Marcaram também presença o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o Chefe da Casa Militar, Túlio Studart; o secretário de esportes, Jeová Mota; os deputados federais, José Guimarães e Cabo Sabino; os deputados estaduais Carlos Felipe, Odilon Aguiar, Capitão Wagner e Bruno Pedrosa; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gurgel; o prefeito de Crateús, Mauro Rodrigues, entre outras autoridades civis e militares.


Maior promoção da História


20151217174049  MG 8399Com 8.891 beneficiados, a promoção de 2015 é a maior da História das duas corporações - 8.203 policiais e 688 bombeiros. A última grande medida do gênero ocorreu em 2006, com 1.679 beneficiados. Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.


Calendário


Ao todo, são dez cerimônias, duas na Capital e oito no Interior, até o dia 23 deste mês. Fortaleza recebeu eventos nas últimas quarta (16) e quinta-feira (17). Ainda na quarta-feira (16), o governador Camilo Santana foi até Sobral. Na sexta-feira, Camilo Santana promove os policiais e bombeiros de Canindé, às 19 horas.


Já na segunda-feira (21), Itapipoca e região serão beneficiadas, a partir das 17 horas. No dia seguinte, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.


Lei aprovada e sancionada em maio


20151217194836  MG 8767Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida.


Campanha Militar Solidário


Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os profissionais que serão promovidos na graduação militar a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas que estarão nas solenidades poderão a participar da campanha.


Fotos: Tiago Stille

17.12.2015


Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem


Governo do Estado do Ceará

Sobral: 514 militares são beneficiados com lei que garante promoção por tempo de serviço

 ARI2935 web
A solenidade de promoção dos policiais e bombeiros militares do Ceará seguiu na agenda do governador Camilo Santana durante toda a quarta-feira (16). Em Sobral, na Região Norte, foi realizada uma verdadeira festa no evento que consagrou 514 oficiais e praças das instituições, beneficiados com a efetivação da lei. “Esse é um momento de muita alegria e emoção, pois estamos efetivando a promoção de 8.891 policiais e bombeiros militares cearenses. Isso é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho da tropa. Viva a Polícia Militar do Ceará, viva o Corpo de Bombeiros, viva o povo de Sobral e viva a região Norte do Estado”, parabenizou o chefe do Executivo.

Na solenidade, foram agraciados 485 policiais e 29 bombeiros com a lei que garante promoção por tempo de serviço, totalizando 514 profissionais da segurança pública da cidade sobralense. No total, serão beneficiados 8.891 militares, tornando a promoção de 2015 como a maior da história das duas corporações - 8.203 policiais e 688 bombeiros. A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão
 ARI3255 webRaio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.

Discursando para os militares, Camilo Santana lembrou ainda do comprometimento assumido com os profissionais das instituições e pediu, mais uma vez, o voto de confiança em seu trabalho. “Durante a campanha, percorri mais de 160 municípios cearenses e ouvi algumas queixas dos militares. Naquele momento, assumi o compromisso de cuidar pessoalmente da segurança pública do Estado. Realizei reuniões, ouvi demandas e tomei algumas providências, corrigindo uma injustiça que existia nas corporações. Portanto, confie em mim, que saberei – no momento certo -, cumprir todos os compromissos que assumi em campanha”, solicitou.


 ARI2896 webO secretário Delci Teixeira reverenciou a lei sancionada pelo governador e convocou os militares para continuarem atuando de forma positiva no Estado. “No alto dos meus 45 anos de serviço público, passando por 13 estados da Federação, não vi, em nenhum momento, em nenhum lugar da segurança pública, uma lei que beneficiasse a tantos em um determinado momento. Mas ela traz também uma responsabilidade maior, que é de prestar, a cada dia, um serviço melhor para a população do Estado do Ceará. Vamos continuar trabalhando, vamos continuar apresentando os resultados extremamente positivos que conseguimos neste ano e, principalmente, que possamos batermos as metas das metas atingidas em 2015”, salientou.

 ARI2987 WEBO major Ronaldo Silva, que agora assume a patente de tenente-coronel da Polícia, esperava cerca de dez anos por essa promoção. Para ele, “conquistar o benefício foi uma vitória para toda a tropa”. O oficial lembrou ainda da responsabilidade que os promovidos assumem com o benefício. “Toda ascensão pessoal vem acompanhada da responsabilidade profissional que temos que ter. O governador tem conseguido atender os anseios dos militares e isso tem dado uma motivação a mais para tropa, que retribui com o trabalho – auxiliando no combate a criminalidade”, lembrou.

 ARI3020 WEBQuem também demonstrou estar satisfeito com a ascensão de cabo para 1º sargento do Corpo de Bombeiros foi o militar Pontes, que há sete anos espera pela promoção. “Não é só o soldado, o cabo ou mesmo um oficial que ganha com isso, mas também nossas famílias que estão conosco na luta do dia a dia. O governador Camilo é um homem muito acessível. Ele se preocupa com o bem estar de cada um da tropa e tenta aproximar os militares, a comunidade e o próprio governo”, pontou.

 ARI3026 WEBJá o o soldado André Amarante, que eleva-se ao posto de 3º sargento da Polícia Militar, passou 15 anos para receber o benefício. Segundo ele, as responsabilidades só aumentam com a conquista da lei. “Esse é um momento ímpar e de grande importância para as instituições militares do Ceará, pois fomos lembrados diante de tanta demanda política do governador. Agradeço a Deus, primeiramente, e ao Camilo Santana, em nos dar esta promoção. Vamos continuar trabalhando para sociedade, pois esse tem sido nosso empenho desde o juramento a bandeira”, enfatizou.

 ARI3016 WEB
Para o agora 2º sargento Marcos Rocha, da Polícia Militar, o reconhecimento da corporação reflete num ganho para o povo cearense. “As pessoas cobravam essa sucessão hierárquica e confesso que achávamos impossível uma lei que garantisse essa ascensão. Mas, graças a Deus, conseguimos conquistá-lo, após a abertura de diálogo com o governo. Além dos militares, a sociedade também ganha muito com as promoções”, disse.

Participaram ainda da solenidade a vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Carlos Gurgel; além de deputados federal e estadual, prefeitos da região, representantes de associações e familiares dos promovidos.

 ARI3444 web
Lei das Promoções

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.

Calendário

Nesta quinta-feira (17), Fortaleza volta a sediar a solenidade, às 9 horas, e Crateús recebe o evento, às 18 horas, incluindo os profissionais dos Inhamuns. Na sexta-feira (18), o governador promove os policiais e bombeiros de Canindé, às 19 horas. Já na segunda-feira (21), Itapipoca e região serão beneficiadas, a partir das 17 horas.

No dia seguinte, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.

Campanha Militar Solidário

Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os profissionais promovidos a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas presentes nas solenidades devem participar da campanha.

Fotos: Ariel Gomes e Carlos Gibaja

17.12.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

 Governo do Estado do Ceará

Autoridades e militares repercutem série de promoções de policiais e bombeiros militares do Estado do Ceará.

RpersonO governador Camilo Santana deu início, na manhã desta quarta-feira (16), à histórica série de promoções de policiais e bombeiros militares do Estado do Ceará. A solenidade contou com mais de 3 mil policiais e bombeiros militares de Fortaleza e Região Metropolitana, no Centro de Eventos do Ceará, na Capital.

Veja os depoimentos das autoridades e militares que participaram do evento histórico:


Camilo Santana, governador do Estado do Ceará:
RRRRRRRR MVS4843 web“Eu estou muito feliz, pois estamos terminando o ano de 2015 – completados quase um ano de gestão – com a sensação de parte do dever cumprido e de concretização dos compromissos. Eu fiz na minha vida a opção de entrar na vida pública com o único objetivo: entrar na vida política para servir as pessoas. Neste dia, estamos concretizando um sonho. O sonho de militares que não tinham a perspectiva, há 20 anos, de serem promovidos. Nós não estamos falando apenas de um ato burocrático ou uma decisão de governo. Em síntese, estamos falando de vidas das pessoas, profissionais, chefes de famílias e de história de seus familiares. Este é um momento que me emociona muito, pois é mais um momento histórico em nosso Governo. Imagino que emociona mais ainda a todos os militares e suas famílias. Não são apenas promoções, mas com a Lei não haverá mais aquela insegurança da corporação. Todo o ano teremos promoção e vai ser respeitado o tempo estabelecido na lei para cada um dos servidores da Segurança Pública. Confiem em mim, pois me comprometi em honrar os meus compromissos e a minha palavra. O que eu peço para todos vocês é cada vez mais uniao e esforco para diminuirmos a violência e garantirmos tranquilidade ao povo cearense. Não tenho dúvida que posso contar com todos os senhores. JW9093 WEB-DELCISaibam, e tenham em mim um parceiro e amigo, que minhas portas sempre estarão abertas para ouvir as reivindicações, dialogando com muita sinceridade e transparência”

Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social:
“Pra mim é uma satisfação muito grande estar presente neste momento histórico, porque certamente em momento algum no Estado houve uma situação como essa. O dia em que o Governo do Estado beneficiou tanto servidores da segurança pública no mesmo momento. É claro que, para chegarmos neste momento, passamos por um longo caminho, prevalecendo lúcio weba vontade do governador que realmente quis recuperar a credibilidade junto da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O brilhantismo maior também se deu com a participação efetiva dos familiares. Vi vários militares, com muitos anos de serviço, vieram conversar comigo para relatar da sua felicidade, agradecendo a lei que o governador Camilo Santana sancionou. Você ver que muitos desses policiais, que às vezes tem uma rotina difícil no dia a dia, estavam emocionados”

Lúcio Alcântara, ex-governador do Estado do Ceará:

“O ofício dos militares é um trabalho difícil e, muitas vezes, mal compreendido e arriscado. Por isso, ter realizado essa promoção, em um grande contingente de policiais e bombeiros militares, o governador está fazendo uma justiça com a tropa. Eu parabenizo o Governo do Estado por esta iniciativa. Reconheço, louvo e parabenizo Governador Camilo Santana em ter tomado essa política de promoção de militares. Inclusive, em retomar uma convivência harmônica com a tropa, pois, afinal de contas, o governador é o comandante das forças militares do Estado do Ceará. Isso é um reconhecimento do Governo ao trabalho do policial e bombeiro militar, tendo uma repercussão inclusive nas suas famílias. Com isso, o Governo do Estado estimula e valoriza todos os militares”

Cel. Giovani Pinheiro, comandante-geral da Polícia Militar do Ceará:
TS8363 web“Este é um momento divino e de gratidão que toda a instituição militar estadual tem ao governador do estado. sonhos estão sendo alcançados, sonhos esses que a maioria da nossa tropa já tinham perdido. Temos uma gratidão eterna ao nosso governador Camilo Santana. Temos a ciência da grande responsabilidade que tem uma corporação como a Polícia Militar, pois sabemos que lidamos com a proteção e a salvação de vidas. Esse é um momento de vida. A vida desses servidores militares recebem uma oxigenação. A partir de hoje, o sangue da nossa corporação está renovado. O resultado disso é termos uma segurança ainda mais efetiva para a sociedade cearense”

Cel. Carlos Gurgel, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar
TS8360 web“Quando um jovem ingressa na carreira militar, ele tem uma perspectiva de ascensão funcional. O que víamos nos anos anteriores é que, por impedimento de legislação, por não haver vagas, nossos militares não conseguiram essa ascensão. Logicamente, isso perante a família e amigos trazia para o militar uma desmotivação. Com Governador Camilo Santana e a determinação de reestruturarmos a lei de promoção, a história hoje se inverte. Nós estamos vivendo um momento histórico para a corporação, onde militar ingressa na carreira, tendo uma estimativa de quando suas promoções irão acontecer e até onde podemos chegar na carreira militar. O governador, com sua sensibilidade, além de dar esse direito para os que estão ingressando, teve uma ação mais à frente. Ele recuperou o tempo perdido. A lei protegeu aqueles que já estavam com até 20 anos sem serem promovidos. Agora, a legislação os contemplou, beneficiando esses homens com suas promoções”

Sub-tenente Jorge Graça, do Corpo de Bombeiros, foi um dos contemplados com a nova lei. Após um acidente de trabalho em uma de suas missões na Coordenadoria Integrada Operações Aéreas (Ciopaer), ele se vê mais motivado para servir a sociedade:
 MVS4733 bx“Eu já esperava por essa promoção a seis anos. Essa promoção vem trazendo uma grande mudança social na minha vida e dos meus familiares. Funcionalmente, é um orgulho muito grande, além de um incentivo, que o bombeiro e o policial militar sente quando é promovido. Todos se sentem ainda mais motivados para trabalhar, além de sentirmos valorizados diante da sua família que se sente mais orgulhosos com a sua profissão. No final, o principal vetor é a qualidade do nosso serviço para com a sociedade que é quem contribui e cobra os nossos serviços. Com 22 anos de serviço, jamais vi e em nenhum momento testemunhei tamanha magnitude de acesso às promoções. Pra mim é uma transformação na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, trazendo reflexos e impactando positivamente para as duas instituições, no sentido de beneficiar a nossa sociedade”.

16.12.2015

Fotos: Marcos Studart / Tiago Stille

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Governo do Estado do Ceará