24 de setembro de 2015

Sem clássicos, Copa do Nordeste conhece grupos da edição 2016

As 20 equipes participantes da Copa do Nordeste 2016 já sabem quem vão enfrentar na fase de grupos da competição e não teremos clássicos na primeira fase do torneio. As chaves B e C têm confrontos do mesmo estado - CRB x Coruripe e Bahia x Juazeirense, respectivamente -, mas não são emblemáticos. O sorteio foi realizado pela Liga do Nordeste na noite desta quinta-feira, no Serhs Natal Grand Hotel, na zona sul de Natal. A competição começa no dia 14 de fevereiro.
Sorteio Copa do Nordeste 2016 (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)As chaves da Copa do Nordeste 2016 (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)
Pelo segundo ano seguido, os nove estados do Nordeste serão representados. Os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados avançam às quartas de final. 
O primeiro a subir ao palco para discursar foi o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, que destacou a "unidade" como um dos principais fatores para o crescimento da competição.
- Na medida que você tem nove federações respeitando os critérios técnicos para escolherem seus representantes, tendo a CBF como organizadora... é um pacto perfeito, representa unidade. O crescimento da Copa do Nordeste faz com que a competição saia do Nordeste e seja vista no Brasil inteiro. Virou referência - declarou Del Nero.
A exemplo do último sorteio, os primeiros clubes a serem sorteados foram os do Pote 4, guardando a expectativa dos confrontos dos cabeças de chave (ABC, América-RN, Bahia, Sport e Ceará) para o último momento. O atual campeão, o Vozão, ficou por último no sorteio, aparecendo como cabeça de chave do Grupo E. 
Alexi Portela sorteio copa do Nordeste 2016 (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)Presidente da Liga do NE, Alexi Portela também discursou (Foto: Alexandre Lago)
O atacante Max, do América-RN, artilheiro da edição 2015 com seis gols, esteve presente no palco para receber um troféu especial e a bola oficial da Copa do Nordeste 2016 das mãos do mascote Zeca Brito. 
Após o sorteio, o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, analisou a divisão dos grupos e apostou que os Grupos C e D podem ser mais complicados.
- Acho que você tem dois grupos mais difíceis. O 3 e o 4, com Bahia, Sport e Fortaleza, são mais complicados. Mas ficou muito bom. Acho que ficou muito bem dividido - disse.
Confira como ficaram os grupos da Copa do Nordeste 2016:

Grupo A: ABC, Salgueiro, Campinense e Imperatriz.

Grupo B: América-RN, CRB, Coruripe e Estanciano.

Grupo C: Bahia, Santa Cruz, Confiança e Juazeirense
Grupo D: Sport, Fortaleza, Botafogo-PB e River-PI.
Grupo E: Ceará, Sampaio Corrêa, Vitória da Conquista e Flamengo-PI.
Sorteio da Copa do Nordeste - Marco Polo Del Nero (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)Presidente Marco Polo Del Nero prestigiou lançamento da edição 2016 da Copa (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)

Por Natal

Ricardo Oliveira é convocado para seleção brasileira

Novidade no ataque da Seleção. Artilheiro do Brasileirão, Ricardo Oliveira foi convocado para substituir Roberto Firmino, do Liverpool, cortado por lesão, nos duelos contra Chile e Venezuela, pelas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O anúncio foi feito pela CBF em seu site oficial na tarde desta quinta-feira. O atacante do Santos tem 12 jogos e três gols pela equipe nacional, mas não era convocado desde 2007, quando foi chamado pelo próprio Dunga para amistoso contra Gana, em Londres.
Ricardo Oliveira Santos Avaí (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)Ricardo Oliveira é o artilheiro disparado do Campeonato Brasileiro, com 17 gols (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)
Contratado pelo Santos até o fim do Campeonato Paulista após período de inatividade, Ricardo Oliveira é um dos principais jogadores do Brasil em 2015. Campeão, artilheiro e craque do estadual, teve o vínculo renovado por mais dois anos e meio, e tem justificado a confiança do Peixe com gols. No Brasileirão, ele é o goleador disparado, com 17, seis a mais que Jadson, que vem em seguida.
Na temporada, o atacante balançou as redes 30 vezes em 51 jogos. Ninguém no Brasil fez mais gols do que Ricardo Oliveira nesta temporada. Aos 35 anos, ele retorna à Seleção depois de um longo período. Quando foi chamado por Dunga, em 2007, defendia o Milan. De lá para cá, passou por Zaragoza, Al Jazira, São Paulo e Al Al Wasl, antes de retornar ao Santos.
Campeão da Copa América de 2004, Ricardo Oliveira já disputou duas partidas pelo Brasil em eliminatórias: contra o Uruguai e o Paraguai, em 2005, na caminhada para o Mundial de 2006, na Alemanha.
Por Rio de Janeiro

Morre aos 83 anos, César Moraes, o Guri, um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol cearense


O futebol cearense perdeu no início desta quinta-feira, 24, um dos seus treinadores mais vitoriosos de sua história. César Moraes, conhecido como Guri, faleceu aos 83 anos. Guri sofria de mal de alzheimer e tinha seis títulos cearenses no currículo. César Moraes será sepultado nesta quinta, às 16 horas, no cemitério Jardim Metropolitando. O corpo está sendo velado em sua residência, no bairro Maraponga.

O Ferroviário foi campeão cearense nove vezes e em quatro delas Guri era o treinador. Os serviços prestados ao Ferrão vão render homenagem do clube. Guri se juntará a figuras como Valdemar Caracas e Rachel de Queiroz, em mural pintado na Vila Olímpica Elzir Cabral. “Não é porque ele morreu, não. Mas já estava decidido que dos quatro rostos que faltam ser pintados, Guri ia ser um deles, pois foi escolhido em pesquisa no site do clube”, afirma o presidente do Ferroviário, Carlos Mesquita.

O dirigente do Tubarão é só gratidão pela trajetória de Guri no comando do clube. “Foi um dos maiores treinadores que o Ferroviário já teve”, afirma Mesquita. César Moraes fez história no futebol cearense ao implantar o sistema tático 4-3-3, incomum na época no futebol cearense em meados da década de 1960.

Guri também foi campeão cearense pelo Fortaleza em duas oportunidades: 1987 e 1992. Ex-presidente do Fortaleza, o jornalista Sílvio Carlos foi pego de surpresa com a notícia do falecimento de Guri e lamentou o fato. “Foi um grande treinador, um idealista, gostava de revelar jogadores da categorias de base”, relembra Carlos.

César Moraes também marcou época no Ceará, quando foi o técnico do Vovô na primeira vez em que um time local disputou um torneio internacional, na partida entre Ceará x Corinthians, pela Copa Conmebol de 1995. O último grande título conquistado por Guri foi o Campeonato Cearense de 1994, no comando do Ferroviário.

Guri ainda marcou época no Paysandu, onde chegou a conquistar o Campeonato Paraense por quatro vezes, entre 1980 e 1984.
O Povo