21 de março de 2016

Aos 44 anos, volante Lima, ex-Ferroviário-Ce e Roma-ITA "desaposenta" e reforça o rival Fast para Copa Verde

Lima ex-volante do Roma (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Lima, ex-volante do Roma (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Francisco Govinho Lima é um dos amazonenses mais lembrados quando o assunto é futebol mundial. Lima fez sua fama ao defender por cinco anos o Roma. Os 16 anos em clubes estrangeiros e duas passagens relâmpagos pelo São Paulo contribuíram para a fama do ex-jogador. Que não é mais ex. Aos 44 anos, depois de se arriscar como diretor de futebol do Nacional-AM no início desta temporada, o volante anunciou seu retorno aos gramados. E a missão é grande: reforçar de última hora o Fast-AM, que enfrenta o Paysandu, nesta quinta, pela Copa Verde, na Arena da Amazônia.
A reviravolta se deu em menos de um mês. Lima, até o fim de fevereiro, integrava o quadro de diretores do Nacional. Saiu por problemas internos e decidiu aceitar a proposta do Fast – que na última semana voltou à Copa Verde após a exclusão do Águia de Marabá. Sem ligar muito para a idade ou o tempo que passou sem atuar, o volante confia na preparação “relâmpago” do Fast para o jogo desta semana. Inicialmente, o contrato de Lima é apenas para os dois jogos da primeira fase da Copa.
- Desde a quinta-feira passada estávamos conversando (Lima e diretoria do Fast) e fechamos uma parceria apenas para os dois primeiros jogos da Copa Verde: um que acontecerá na Arena e outro lá em Belém, contra o Paysandu. Foi uma boa proposta e eu aceitei. Nada é impossível, até mesmo para quem está com uma idade elevada como eu e os demais companheiros que ajudarão o time - explicou o ex-volante. 
Ao citar companheiros, Lima refere-se, principalmente, a Ediglê, de 37 anos, que também foi confirmado para o “intensivão” da Copa Verde. Ediglê foi campeão mundial com o Internacional em 2006 e desde 2013 passeia pelo futebol amazonense. Juntos na zaga do Fast para o confronto desta quinta, os dois somam 81 anos. 
Lima ex-volante do Roma  (Foto: Reprodução)Lima, antigo camisa 8, defendeu o Roma por quase cinco anos (Foto: Reprodução)
De acordo com o vice-presidente do Clube, Cláudio Nobre, a intenção do clube é usar os veteranos para guiar o restante do elenco – quase todo composto pela base do Fast.
- Estamos mesclando o elenco, temos jogadores muito jovens e queremos trazer peças experientes. Além do Lima, trouxemos também o Ediglê e o Claílson (31 anos). Estamos confiantes e temos tudo para ganhar esse jogo - concluiu. 
Lembra dele?

Lima jogou durante 16 anos em times estrangeiros. Passou por seis países. Só na Itália, atuou em cinco clubes - entre eles, Roma. Jogou ao lado de nomes como Cafu, Totti e Batistuta. Foi campeão da Supercopa da Itália em 94 e ainda teve a honra de ser treinado pelo lendário Fabio Capello. 


Não só Capello. Trabalhou ao lado do mítico técnico Telê Santana durante suas duas passagens-relâmpago pelo São Paulo nos anos 90 - em uma delas ficou marcado por ter sido inscrito irregularmente na Copa do Brasil de 1996, o que rendeu ao Tricolor a eliminação para o Inter em julgamento no STJD, sem necessidade de realização do segundo jogo (o primeiro, no Beira-Rio, foi 1 a 1). 


Veja o currículo de Lima


1990 - 1994 - Ferroviário-CE 

1993 - Sul América-AM 
1994 - São Paulo 
1995 - União São João-SP 
1996 - São Paulo 
1996 - 1998 - Gaziantespor (Turquia) 
1998 - 1999 - Zurique (Suíça) 
1999 - Lecce (Itália) 
2000 - 2001 - Bolonha (Itália) 
2001 - 2004 - Roma (Itália) 
2004 - 2006 - Lokomotiv Moscou (Rússia) 
2006 - Catar SC (Catar) 
2006 - Dinamo Moscou (Rússia) 
2007 -2008 - Brescia (Itália) 
2008 - 2009 - San Jose Earthquakes (EUA) 
2009 - Taranto (Itália) 
2010 - Nacional-AM 
2010 - Rio Negro-AM 
2011 - São Raimundo-AM


Títulos


Campeonato Cearense 1994

Supercopa da Itália 2001

Por Manaus, AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário