Os candidatos ao governo do Estado,Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira(PMDB), no primeiro bloco do debate, responderam perguntas sobre Educação e Segurança Pública, respectivamente. Em meio às respostas, Camilo, sem se referir diretamente ao adversário, criticou demagogia; já Eunício Oliveira acusou o petista de não falar a verdade sobre escolas de tempo integral.
Camilo Santana (PT) foi o primeiro candidato a responder a pergunta da produção do programa. O tema definido para o candidato foi Educação: “Quais ações eu governo adotaria para melhorar a qualidade da educação dentro da sala de aula?”.
Camilo Santana (PT) foi o primeiro candidato a responder a pergunta da produção do programa. O tema definido para o candidato foi Educação: “Quais ações eu governo adotaria para melhorar a qualidade da educação dentro da sala de aula?”.
Camilo destacou ter escolhido sua candidata a vice, a ex-secretária da Educação Izolda Cela, com foco na situação da Educação do Ceará. Ele prometeu levar progressivamente para o Interior do Estado a escola de tempo integral. “O Ceará não tinha nenhuma escola profissionalizante, agora temos 107”, frisou Camilo. Camilo prometeu ainda levar para todos os municípios cearenses a escola de tempo integral e transformar as escolas de ensino médio em escolas de tempo integral.
O adversário Eunício Oliveira, ao comentar a resposta, rebateu Camilo dizendo que as escolas de tempo integral “não aconteceram no Ceará”. As escolas de que Camilo fala, segundo Eunício, têm estrutura diferenciada que não são ofertadas para a maioria da população. “O Ceará tem, hoje, cerca de apenas 10% de alunos que estão nas escolas de tempo integral”, disse Eunício. O peemedebista prometeu que, se eleito, levará 200 mil alunos para escolas de tempo integral, “escolas que não são apenas curriculares, mas dão ao jovem a oportunidade de fazer no segundo tempo uma complementação com esporte, lazer”, disse Eunício.
Camilo, em sua tréplica, frisou que conversou com pais de alunos pelo Estado que contaram como mudou a vida da família após a entrada dos filhos em escolas profissionalizantes. “O Ministério da Educação tem o Ceará hoje com a maior rede de escolas”, afirmou. Ele prometeu criar centros de língua estrangeira para os jovens. “Não tratamos essa questão como demagogia porque estamos falando do futuro”, disse.
Tema 2: Segurança Pública
Ruy - O Ronda foi a grande vedete das campanhas, mas sofreu várias mudanças. Como ele seria estruturado no seu governo?
Eunício - Há um distanciamento imenso entre as duas polícias, militar e civil. O Ronda foi criado como uma terceira polícia e não resolveu a questão da violência. Estamos em uma das cidades mais violentas do mundo, temos cerca de 60 mil mandatos de prisão que não são cumpridos. O que vemos é pessoas de bem trancadas dentro de casa. Não foi dado às polícias a oportunidade de fazer os seus trabalhos. Vi um soldado há 14 anos sem promoção. As polícias foram desintegradas
Camilo - Não podemos tratar essa questão com demagogia, mas com responsabilidade. Vamos ampliar as equipes do Raio, precisamos de uma polícia mais ostensiva. Vamos colocar 100% de câmeras à área mais críticas de Fortaleza. Vamos integrar com ações sociais e fazer uma grande mudança na Polícia. A polícia trabalha desestimulada e eu quero aprovar incentivo a ela.
Eunício pergunta - O sr, ta satisfeito com a situação da cidade, em termos de saúde?
Eunício - Talvez Camilo não goste das estatísticas quando são contrárias ao que ele propaga. Estamos em um estado entre os piores da saúde. O que foi feito bem feito vou preservar, mas o que está mal feito vou modificar. Vemos que não há condições para atender a população, vejo o drama das mães que precisam ser atendidas.
Camilo - Acho que o sr. nunca foi numa UPA, num posto. Não pode confundir atendimento no município com o Estado. Sou candidato para garantir tudo de bom, que os hospitais funcionem em boas condições. Além disso vou criar um sistema para a população dar nota para saúde e dar um incentivo para os melhores exemplos.
Tema de Camilo
Camilo - O Ceará hoje é exportador de energia, isso vai ser um eixo para que empresas se instalem no interior do estado e gerem empregos. Já imaginou termos uma automobilística no Ceará? As escolas profissionalizante são exatamente para preparar esses jovens. Eu não sou governador, quero ser para implementar.
Eunício - Camilo sempre coloca que vai fazer, mas um polo mecânico não vai se expandir em cada polo. Como governador vou instalar vários distritos industriais para garantir emprego de qualidade para os jovens, o que não foi feito nesses anos.
Camilo - Eu assumi um compromisso de destinar 1,5 do orçamento do estado para a cultura, sou o único candidato que tem um comitê para discutir essa política cultural, o olhar que tenho não é setorial, é transversal.
Camilo - Além de fazer concurso para secretário de cultura do estado, também vou criar espaço no interior. Nunca vi você falar que vai assumir compromisso. É uma contradição, porque até 4 meses atrás você dizia que esse era o melhor governo, inclusive sua indicação para a secretaria de segurança.
Camilo pergunta - O senhor fica até agressivo quando a estatística é contraria ao que você fala. E as da violência?
Camilo - O dinheiro do fundo de combate à pobreza é utilizado para cuidar dessas questões de pobreza. Desconheço e nem é real o que o senhor esta dizendo. Somos pioneiros no Brasil nessa área. Não fui governador, fui secretario, tive autonomia para criar bons projetos, como a regularização fundiária de 75 das propriedades rurais do Ceara que tiveram esses recursos.Para garantir casa, moradia digna. Hoje temos 58 mil unidades.
Camilo - O dinheiro da Cecope está sendo exatamente para o MCMV. Meu irmão cearense, você que vivia debaixo d’agua e já recebeu sua casa, nós construímos mais 5 mil unidades habitacionais. Você precisa conhecer a realidade do Interior do Ceará. Eu quero fazer mais se tiver seu voto. Sou do diálogo, o MCMV tinha baixa execução, chamei a Caixa, chamei comitê e agora somos referencia nesse setor.
Eunício - Eu sei que a eólica é energia limpa e que o Ceara é grande produtor, estou apenas recolocando a verdade dos fatos. Você era secretario das cidades, não trouxe para o Ceará isso que você diz que trouxe e que diz que fez na sua campanha. Ele diz que vai modificar, vai não, telespectador! Ele vai dar sequência ao que está aí.
Último bloco - considerações finais
* ENTENDA O DEBATE
O encontro, promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO, na sede do O POVO, na Avenida Aguanambi, terá uma hora de duração, destinando-se à troca de ideias e apresentações de propostas.
Ambos responderão a perguntas elaboradas pela produção do programa, em apenas um bloco, com os demais destinando-se a um confronto direto entre eles, com candidato perguntando a candidato. As regras foram acertadas na tarde da última quarta-feira, durante reunião de assessores com representantes do Grupo.
O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário