17 de junho de 2016

Sem cirurgia, gaúcho perde 90 quilos correndo 20 quilômetros diariamente

Foi na corrida que o representante comercial Cesar Augusto Guerra encontrou uma aliada para perder peso. Com 170 quilos, o gaúcho percebeu que era hora de tomar uma atitude em prol da saúde e fez dos parques de Porto Alegre sua segunda casa.
Vinte anos depois, está com 90 quilos a menos, e sem cirurgia. "A gente não faz cirurgia de estômago, a gente faz cirurgia mental, ou seja, tu muda a tua mente", indica ele.
No passado, Cesar chegou a pesar 170 kg rs (Foto: Reprodução/RBS TV)No passado, Cesar chegou a pesar 170 kg 
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A rotina do novo atleta consiste em correr 10 quilômetros pela manhã e outros 10 à tarde. A persistência foi definitiva para o processo de emagrecimento, já que essa atividade passou a fazer parte da vida de Cesar há duas décadas. "Nunca tirei férias, em 20 anos eu não tirei férias", garante.
Além do exercício físico, Cesar também passou por uma reeducação alimentar, que o ensinou a comer corretamente. 
A decisão de mudar veio após um acidente de moto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas os enfermeiros demoraram a colocar Cesar dentro da ambulância. "Eu era muito pesado. Tiveram que trazer um batalhão de gente para me botar lá dentro", lembra.
Depois da mudança de hábitos, Cesar ganhou qualidade de vida. "Me sinto ótimo. Sou feliz sempre, não tem dia ruim. Mesmo estando com algum problema, eu já mudo, vou correr, é uma terapia", recomenda.
Homem corre diariamente no parque há 20 anos em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV )Homem corre todos os dias em parques da capital (Foto: Reprodução/RBS TV )










A dica é aproveitar os espaços públicos que a cidade oferece e apostar numa atividade que dê prazer. O doutor Felix Drummond, especialista em medicina esportiva, recomenda que os exercícios comecem com as atividades informais.
"Começa de um estágio inicial sedentário, fazendo, no seu dia a dia, movimentos que não faz regularmente. Subir e descer uma escada, caminhar em vez de pegar condução até o seu ponto de parada principal", orienta o médico.
A orientação de especialistas é que a mudança não seja radical, principalmente se a pessoa estiver com sobrepeso. "Acho interessante começar com uma bike, que tu consegue gerar um gasto calórico e aumento de condicionamento físico cardiorespiratório também. Depois a gente começa com a corrida", avalia o educador físico Luan Ferreira.
Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário