“Tenho como uma das minhas principais metas reduzir os índices de violência no Estado. Vou trazer essa questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade e principalmente gerar oportunidade para que as pessoas, em especial os mais jovens, não sejam seduzidos pelo crime”, disse o novo governador.
Em entrevista ao O POVO, o novo secretário de Segurança do Ceará, Delci Teixeira, também reforçou a criação de oportunidades para combater a violência. “O problema de criminalidade não é exclusivo de polícia, ele envolve muitas áreas”, disse, destacando papel do Estado em “ocupar” locais violentas com saúde, educação, esporte e lazer.
“Temos de procurar essas áreas e aí atuar em conjunto. O primeiro objetivo é diminuir taxas de criminalidade. Depois trabalharemos a aproximação da PM com a população, para aí centrar a qualificação”, detalha.
“Índices atípicos”
Empossado ontem no cargo, Delci prometeu foco na redução imediata de taxas de violência e disse considerar “atípicos” atuais índices da criminalidade. “Pela capacidade da PM do Ceará e estrutura que foi dada ao longo dos anos. Temos de procurar o problema”.
Sem querer comparar realidades do Ceará e do Rio de Janeiro - “a topografia e regionalização do crime o Rio é ‘sui generis’, não têm paralelo” -, onde já atuou, o secretário disse buscar experiência semelhante à de José Mariano Beltrame no governo fluminense. “É exatamente isso, envolver diversas pastas junto com a Segurança Pública”.
Delci Teixeira disse ainda que buscará redução das taxas de homicídio acima dos 6% - meta da gestão do antecessor Servilho Paiva. “Se for possível 6% está ótimo, mas vamos buscar mais do que isso. Só não posso prometer isso”.
O secretário ainda fez elogios ao Ronda do Quarteirão, carro-chefe da segurança no governo Cid Gomes (Pros). Ele destacou potencial da ação em “aproximar” população e PM e prometeu ampliar o programa.
O prometido engajamento pessoal de Camilo representa nova postura do gestor. Apesar de Cid ter, nos últimos anos, assumido responsabilidade mais direta, sua gestão costumava justificar taxas com fatores externos - como aumento do tráfico de drogas ou da violência em geral.
Serviço
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo
Fone: (85) 3101 6502
Outras informações: www.sspds.ce.gov.br
Frase
“Se for possível
6% está ótimo, mas vamos buscar mais do que isso. Só não posso prometer isso”
Delci Teixeira, novo secretário da Segurança Pública do Ceará, sobre as metas para redução de homicídios
O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário