23 de abril de 2014

Duas escolas mantidas por Município e Estado trabalham a educação para o trânsito com crianças e adolescentes.


Escolinha do Detran recebe diariamente a visita de cerca de 100 crianças e adolescentes das redes pública e privada
Eduardo entra no carro, verifica o retrovisor e coloca o cinto de segurança. Pisa no acelerador, mas não sem antes verificar a sinalização. “O sinal está verde. Já posso ir?”, pergunta o garoto de 7 anos. Na Escola de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), são os pequenos quem comandam os carros. E fiscalizam os coleguinhas na hora de uma infração.
O equipamento é atualmente um dos únicos da Capital que trabalha a formação de novos cidadãos para o trânsito. “Nosso objetivo não é formar condutores, mas cidadãos para um trânsito consciente. É a criança que vai olhar para o pai e dizer para ele não estacionar na vaga de idoso”, comenta a pedagoga e coordenadora da Escola, Ana Cláudia Reis.
Segundo Ana Cláudia, o equipamento, inaugurado em 2009, recebe diariamente a visita de cerca de 100 crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino. Entre as atividades, palestras, exibição de filmes, jogos interativos, uma visita a uma sala do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFor) e uma volta em um dos carros elétricos na mini-pista projetada.
“A gente procura iniciar essa conscientização ainda na infância para, no futuro, termos adultos que obedecem às regras de trânsito”, explica Nertan Rocha, gerente de educação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). O órgão é o responsável pela manutenção da Escola Municipal de Mobilidade Humana (Emob), localizada no Parque Adahil Barreto.
A Emob é a única escola do tipo mantida pelo município que ainda está em funcionamento. A unidade do bairro José Walter foi fechada em 2011. Segundo a AMC, não há planos para reabri-la.“Já poderíamos estar um passo à frente, mas não podemos desistir. A parte educativa é o primeiro passo”, afirma Nertan.
Interdisciplinaridade
Para a coordenadora da Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE, Ana Cláudia Reis, é importante que a educação para o trânsito não seja vista apenas como uma atividade recreativa e pontual. A coordenadora acredita que a temática deveria ser abordada como disciplina em sala de aula. 

“Os professores tem que abraçar o trânsito como uma interdisciplinaridade e trabalhar os seus aspectos. Hoje, a criança está no trânsito como pedestre, passageiro ou ciclista. Mas lá na frente elas serão, ou não, os condutores. Queremos trabalhar essa nova turminha que vem por aí”, diz.
Serviço
Escola de Educação para o Trânsito do Detran-CE
Funcionamento: de segunda a sexta (av. Godofredo Maciel, 2900 - Maraponga). Telefone: 3101 5898

Escola Municipal de Mobilidade Urbana
Funcionamento: segunda a sexta (rua Rua Leonardo Mota, 5707 - Aldeota). Agendamento: na sede da AMC
Ontem, O POVO mostrou como o cidadão pode auxiliar na construção de um trânsito mais sustentável.
O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário