Imprevisibilidade: componente nato de qualquer Clássico-Rei. Em 2014, em uma edição de Campeonato Cearense que se arrastou de janeiro ao mês de abril, toda a emoção ficou para os momentos finais. Depois de empate em 0 a 0 no do jogo de ida da final, Ceará e Fortaleza ficam novamente cara a cara para atestar, enfim, quem leva o 100º título do estadual. A partida começa às 22 horas, na Arena Castelão, e o Vovô tem a vantagem do empate. Para ficar com a taça, o Leão precisa de uma vitória por qualquer placar.
Ceará e Fortaleza empataram em 0 a 0 no primeiro Clássico-Rei da final (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)
Toda a emoção para o último momento é apenas um reflexo das campanhas equilibradas e regulares de Ceará e Fortaleza não somente no estadual, mas também em outras competições, no caso do Vovô. Mandante na partida desta quarta-feira, o clube de Porangabuçu acumulou participações na Copa do Nordeste, quando terminou como vice-campeão, no Campeonato Cearense, entrando na segunda fase e avançando às semifinais na segunda colocação, e ainda na Série B do Campeonato Brasileiro, estreando com vitória sobre o Oeste. Em meio à maratona de jogos, a diretoria alvinegra e os atletas cultivam o sonho do tetracampeonato no aniversário de 100 anos.
Para o Fortaleza, a vontade de levantar a taça também é visceral, não apenas para tentar estragar a festa do rival. O Leão do Pici não vence o Vovô em dez confrontos. Mais que isso, tenta diminuir a vantagem em número de títulos: são 19 conquistas do Alvinegro e 16 para o Tricolor. Cara nova na chegada ao Pici, Marcelo Chamusca soube ganhar a confiança do torcedor do Leão rodada por rodada, alcançando uma marca invejável: 25 jogos sem derrota na competição, tendo justamente o Ceará quebrado o feito no último confronto do hexagonal final. O comandante tricolor foi além, deu nova vida ao grupo, e conseguiu fazer com que as apostas da casa - Edinho, Walfrido, Max Oliveira e Romarinho - vingassem.
João Marcos, do Ceará, e Corrêa, do Fortaleza, estão confirmados (Foto: LC Moreira / Ag. Estado)
Igualdade em números e mistério nas escalações
Em Porangabuçu e no Pici, os dois técnicos preservaram os nomes daqueles que serão os titulares no Clássico-Rei desta noite. No Ceará, nenhum jogador cumpre suspensão automática. Mas dois atletas fundamentais para o Ceará preocuparam durante a preparação: Ricardinho e Assisinho estiveram entregues ao departamento médico e não estão confirmados. No Fortaleza, embora não se conheçam os substitutos, já é certo que Tiago Cametá e Waldison não pisam no gramado da Arena Castelão na final. Chamusca, entretanto, terá de volta a experiência de Marcelinho Paraíba.
Em lados opostos, o meia Ricardinho e o lateral-direito Tiago Cametá foram essenciais para Vovô e Leão, respectivamente, na trajetória de 2014. A equipe do Pici terminou a primeira fase em 1º, com 42 pontos, tendo Cametá marcado o primeiro gol dele como profissional naquela etapa. Na segunda fase, o Leão liderou, com 21 pontos, seguido pelo Vovô, com 19. Na semifinal, o Tricolor eliminou o Icasa, enquanto o Alvinegro deixou para trás o Guarany de Sobral. Pela campanha, o Vovô conquistou a vantagem de dois empates para ficar com o tetracampeonato estadual.
O gaúcho Anderson Daronco apita o segundo embate entre as equipes na final, auxiliado por Matos (Fifa-BA) e Rodrigo Jóia (Fifa-RJ).
Ceará: com o pensamento no tetracampeonato do Campeonato Cearense, o Vovô chega à final sem desfalque por suspensão. Sérgio Soares deve colocar o Alvinegro em campo com: Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro, Anderson, Vicente; João Marcos, Ricardinho (Amaral), Souza; Felipe Amorim (Assisinho), Magno Alves e Bill.
Fortaleza: sem Tiago Cametá e Waldison, Chamusca tentará o título da 100º edição do Campeonato Cearense com: Ricardo; Amaral, Eduardo Luiz, Max Oliveira, Radar; Corrêa, Walfrido, Marcelinho Paraíba, Edinho; Romarinho e Robert.
Ceará: não há desfalque por suspensão. Ricardinho e Assisinho são dúvidas.
Fortaleza: Tiago Cametá cumpre suspensão automática por ter recebido o terceiro cartão amarelo na primeira final. Waldison trata de uma lesão e está fora.
Por GloboEsporte.comFortaleza, CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário