Os cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, em seguida, o número do CPF será repassado e impresso na certidão. O serviço não terá custo e é feito por meio de convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), segundo informou a Agencia Brasil .
Segundo Marcelo Barreto, superintendente substituto da Receita Federal em São Paulo, a medida será estendida nesta quarta-feira, 2, a todo o País. Atualmente, para ter acesso ao CPF, é preciso procurar um dos postos da rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e agências dos Correios) e pagar uma taxa de R$ 7,00.
De acordo com Barreto, a medida é uma demanda antiga da sociedade. Ele informou que, anualmente, são expedidos em São Paulo em torno de 500 mil CPFs.
Segundo o superintendente, o governo pretende lançar no primeiro semestre de 2016 o mesmo sistema para o caso de adolescentes que vão tirar o primeiro documento de identificação, o Registro Geral (RG).
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário