Economizar água é um dever de todo cidadão. Esse recurso natural é essencial à vida e, apesar de renovável, também é finito. Isso todo mundo sabe. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa carece, em média, de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Entretanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
O precioso líquido transparente não é gasto apenas na sua forma original. É necessário também para a produção de quase todos os bens de consumo do planeta, desde o tijolo da sua casa até a carne que vai para a mesa da família. O Brasil está entre os que mais gastam água nas atividades agropecuária e industrial. Segundo dados da Unesco, levando em consideração todo o processo produtivo até chegar ao produto final, há uma enorme quantidade de água “embutida” no copinho de cerveja, em uma unidade de hambúrguer ou na fatia de pão que você consome.
Para evitar o desperdício e preservar esse bem tão valioso, que tal mudar hábitos? O Tribuna do Ceará relacionou diversas atividades cotidianas e industriais em que se utiliza muito mais água do que se imagina:
Por Roberta Tavares
Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário