26 de outubro de 2025

Breno Lopes marca e Fortaleza vence Flamengo na Arena Castelão

Com gol de Breno Lopes ainda no primeiro tempo, o Laion venceu o Flamengo por 1 a 0 na noite deste sábado (25), na Arena Castelão. Na tabela, o Tricolor soma 27 pontos na 18ª posição voltando a ganhar do Rubro-Negro em solo cearense após três anos.

O JOGO

Mesmo o Flamengo com grande posse de bola e com mais criatividade, o Fortaleza foi eficiente e apostou no contra-ataque para garantir a vitória. Após Herrera fazer grande jogada, tocar para Adam Bareiro, que tentou de cobertura e a zaga tirou em cima da linha, Breno Lopes não desperdiçou a chance para definir o placar do jogo. O camisa 26 também contou com o passe do atacante argentino, dominou para o meio e bateu no canto do goleiro Rossi balançando as redes. Brenno começou a aparecer fazendo interceptações contando com a ajuda da defesa tricolor, que esteve sólida durante toda a partida.

No segundo tempo, o Flamengo continuou impressionando. Saúl e Luiz Araújo finalizaram de forma perigosa, ambos pararam nas defesas de Brenno. Palermo fez mudanças na equipe colocando Moisés, Rossetto, Rodrigo, Kayke e Yago Pikachu. Assim, quando o Tricolor roubava a bola do time carioca e apostava na velocidade dos atacantes. O Fortaleza lutou até o final com o apoio da sua torcida segurando a pressão para conquistar os três pontos.

Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

Com informações do Fortaleza1918.com

Ponte Preta é campeã nacional pela primeira vez e encerra jejum de 125 anos

 Um grito que estava preso há 125 anos finalmente ecoou pelo Moisés Lucarelli na noite deste sábado. A Ponte Preta é campeã nacional pela primeira vez em sua história, iniciada em 1900. A vitória por 2 a 0 sobre o Londrina, com gols de Toró e Elvis, garantiu o título da Série C do Campeonato Brasileiro e encerrou uma espera centenária da torcida alvinegra.

O feito vem em meio a uma temporada marcada por superação dentro e fora de campo. Os jogadores convivem com salários atrasados desde junho e enfrentaram problemas financeiros que poderiam ter abalado o grupo. Ainda assim, o elenco se manteve unido, superou a troca de técnico durante a competição e reagiu sob o comando de Marcelo Fernandes, que assumiu o time na reta final e conduziu a Ponte ao topo.

Na decisão, após o empate sem gols no jogo de ida, em Londrina, a Macaca confirmou o favoritismo diante de mais de 14 mil torcedores no Majestoso. O primeiro gol, marcado por Toró, saiu logo no início do segundo tempo, em um chute que atravessou a linha lentamente antes de explodir a arquibancada. Minutos depois, Elvis converteu pênalti e sacramentou a vitória que entra para a história do clube.

O dia 25 de outubro de 2025, enfim, entra para os livros como o dia em que a Ponte Preta conquistou o seu aguardado título nacional.

Ponte Preta: Diogo Silva; Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur; Rodrigo Souza (Léo Oliveira), Luiz Felipe (Lucas Cândido) e Elvis (Miguel); Diego Tavares (Jeh), Bruno Lopes (Serginho) e Jonas Toró.
Técnico: Marcelo Fernandes
Com informações do ge — Campinas, SP

Ciro Gomes se filia ao PSDB e mira eleições para governo do Ceará

O político e ex-Ministro Ciro Gomes se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em um evento promovido pelo partido nesta quarta-feira (22), em Fortaleza. A ideia é que ele concorra às eleições para governador do Ceará pelo partido em 2026, um nome forte para disputa contra o atual mandatário, Elmano de Freitas (PT). 

Ciro se desfiliou  do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na última sexta (17), sigla da qual fez parte por 10 anos, inclusive nas disputas presidenciais de 2018 e 2022.

Durante o ato de filiação ao PSDB, Ciro Gomes destacou o papel de Tasso Jereissati, presidente da sigla no Ceará, em sua decisão de ingressar no partido. Ele disse ter recebido do senador “o convite mais generoso”, ao chamá-lo para “recomeçar a vida pública” na legenda tucana.

Retorno ao PSDB

O  político já foi filiado ao PSDB anteriormente, entre 1990 e 1997. Foi pelo partido que ele se elegeu governador do Ceará em 1990, antes de se tornar ministro da Fazenda durante a presidência de Itamar Franco.

Agora, 28 anos depois, Ciro volta à sigla com foco no estado em que fez sua base política, para uma nova disputa ao governo do Ceará. Segundo analistas políticos do Poder 360, sua decisão de se desligar do PDT foi motivada por do apoio do partido à reeleição do petista Elmano de Freitas como governador cearense em 2026.

Em sua carreira política, Ciro Gomes já se filiou a sete partidos diferentes: PDS (1982–1983), PMDB (1983–1990), PSDB (1990–1997), PPS (1997–2005), PSB (2005–2013), PROS, (2013–2015) e PDT (2015–2025). Seu retorno ao PSDB em 2025 se configura como a oitava filiação.

Por João Pedro Lima

Com informações do ultimosegundo.ig.com