14 de março de 2018

Os cenários para a disputa presidencial

Imagem relacionada
Faltam apenas sete meses para as eleições presidenciais. O quadro ainda é extremamente instável e incerto. Muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte. As eleições de 2018 marcarão o fim de um ciclo inaugurado pela Nova República, na redemocratização.
No Brasil, com o seu forte presidencialismo, ao contrário dos regimes parlamentaristas, o embate político se dá em torno de personalidades, e não em torno de ideias e programas. Isto nos leva a uma inversão do processo natural. Primeiro, discutimos nomes, depois saímos em busca de rechear a candidatura de conteúdo programático. As candidaturas deveriam nascer a partir de um diagnóstico sólido da realidade e da projeção de ideias sobre o futuro do país. Mas aqui, e não é diferente no presidencialismo americano, a discussão se concentra nos atributos, história pessoal, defeitos e qualidades dos personagens envolvidos.
A própria realidade vai decantando o processo. A primeira notícia já consolidada é a inexistência de “outsiders” com condições de competitividade eleitoral. Com a retirada de cena do apresentador Luciano Huck e com o recuo do PSB em relação à candidatura do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, tudo indica que não teremos alguém com capacidade de galvanizar a opinião pública. As respeitáveis candidaturas de João Amoedo (Novo) e Paulo Rabelo de Castro (PSC) não terão ferramentas para se tornarem conhecidas e crescerem suas votações.
À esquerda, teremos a candidatura do PT, provavelmente de Fernando Haddad, dado o impedimento da candidatura de Lula por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Além disso, a tendência será a pulverização de votos entre Ciro Gomes (PDT), Boulos (Psol) e Manuela D´Ávila (PCdoB). Marina (Rede) enfrenta um esvaziamento e terá enormes dificuldades para repetir desempenhos anteriores.
Na extrema-direita, desponta o fenômeno Bolsonaro (PSL), com uma linguagem agressiva e conservadora, que tem granjeado apaixonada adesão, inclusive entre os mais jovens.
Haverá ainda as sempre presentes candidaturas caricaturais procurando seus cinco minutos de fama. E a surpreendente presença do ex-presidente Collor em busca da recuperação de sua biografia.
O PSDB lançou o experiente governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O DEM colocou, na sua Convenção Nacional, o nome de Rodrigo Maia. O MDB acalenta o projeto de candidatura própria para a defesa do legado e da honra de Michel Temer.
O Brasil viveu a sua maior crise. Econômica, política, institucional e ética. Tudo que o país precisa é de paz, diálogo, experiência, tranquilidade e visão estratégica correta. Em minha opinião, isso nascerá da convergência do centro democrático e reformista. O radicalismo não é o melhor caminho para o futuro do país.
A política é a arte de unir, não de dividir. Acima de nomes precisamos evitar a polarização dos extremos e construir uma candidatura que una as forças democráticas e reformistas para recolocar o país nos trilhos.
Por Marcus Pestana
Com informações do Congresso em Foco

Morre o físico britânico Stephen Hawking

Stephen Hawking.jpg
Hawking popularizou a astrofísica
O físico britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira 14 aos 76 anos de idade, em sua casa em Cambridge, informou sua família em comunicado.
O cientista, conhecido por seu trabalho na área da relatividade, é autor de grande parte das descobertas da astrofísica moderna, como a nova teoria do espaço-tempo e a radiação dos buracos negros.
"Estamos profundamente tristes com a morte do nosso amado pai no dia de hoje. Foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado permanecerão por muitos anos", escreveram os filhos do cientista, Lucy, Robert e Tim.
Hawking é um dos cientistas de maior destaque desde o físico alemão Albert Einstein, o autor da teoria da relatividade. Nascido em Oxford, no dia 8 de janeiro de 1942, em uma família de intelectuais, ele iniciou seus estudos em em 1959 na Universidade de Oxford, e obteve seu doutorado em Física Teórica e Cosmologia em Cambridge.
Big Bang e Teoria de Tudo
Após conseguir seu doutorado, Hawking se dedicou à pesquisa e ao ensino ensino na faculdade de Gonville e Caius. Em 1977, ingressou no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica de Cambridge, onde foi professor de Física Gravitacional.
Três anos depois, chegou a titularidade da cátedra Lucasiana de Matemática Aplicada e Física Teórica, a mais importante de Cambridge, que foi ocupada por Isaac Newton em 1663.
Seu trabalho tinha como objetivo desvendar as leis que governam o universo. Junto com seu colega Roger Penrose, Hawking mostrou que a teoria da relatividade implica que o espaço e o tempo devem ter um ponto inicial, que denominou Big Bang, e um final, dentro dos buracos negros.
Nos anos 1970, ele descobriu que a combinação das leis da mecânica quântica e da relatividade geral evitariam que os buracos negros fossem completamente negros, uma vez que emitiam uma radiação, que passou a ser conhecida como "radiação Hawking".
Como professor de matemática na universidade de Cambridge, Hawking participou de uma das mais importantes pesquisas na área da física, sobre a chamada "Teoria de Tudo", que resolveria as contradições entre a teoria geral da relatividade – que descreve as leis da gravidade que determinam o movimento de corpos como planetas – e a teoria da mecânica quântica, que lida com partículas subatômicas.
Hawking chegou a afirmar que a Teoria de Tudo permitiria à humanidade "conhecer a mente de Deus". O nome pesquisa foi utilizado no título de um filme de 2014 que retrata a vida pessoal e acadêmica do cientista.
"Uma Breve História do Tempo”
Hawking revolucionou a física com as suas teorias do espaço-tempo, o Big Bang e a radiação dos buracos negros, resumidos em Uma Breve História do Tempo. O livro teve mais de 25 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
A obra serviu como base para uma série de televisão da BBC, onde o cientista trabalhou 1993 e 1996, chamada Into the Universe with Stephen Hawking ("Dentro do Universo com Stephen Hawking”, em tradução livre).
Outro livro de sua autoria, O Universo Numa Casca de Noz, explica conceitos como a supergravitação, singularidade nua e a possibilidade de um universo com onze dimensões.
Hawking sofre esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde os 21 anos e surpreendeu os médicos ao passar dos 50 anos de idade. A doença se caracteriza pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.
Em 1985, uma grave pneumonia fez com que ele tivesse de respirar por um tubo, o que o forçou a se comunicar através de um sintetizador de voz eletrônico. Porém, nada disso impediu Hawking de continuar a desenvolver suas pesquisas e se casar pela segunda vez. Desde 2005, ele se comunicava movendo apenas um músculo sob seu olho que acionava o sintetizador de voz.
"Sua coragem e persistência, seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo”, disseram seus filhos após a morte do cientista."Ele disse um dia que 'este não seria um grande universo se não fosse a casa das pessoas que amamos'", acrescentaram.
Por Deutsche Welle
Com informações da Revista Carta Capital 

Fortaleza anuncia meia Jean Patrick, ex-Novorizontino

Jean Patrick, Fortaleza (Foto: Fortaleza/Divulgação)
Jean Patrick, Fortaleza (Foto: Fortaleza/Divulgação)

O Fortaleza anunciou mais um reforço para a temporada 2018. O meia Jean Patrick, ex-Novorizontino, chega nesta madrugada à Capital cearense e já deve se apresentar ao novo clube nos próximos dias. O jogador vem para o setor de meio-campo, podendo atuar como meia e como segundo volante.

Com a camisa do Novorizontino, foi titular a maioria dos jogos, fazendo um bom Campeonato Paulista. Não jogou nas duas últimas partidas, apenas. Jean Patrick é um meia habilidoso, com bom chute de fora da área.

Ficha técnica

Nome completo: Jean Patrick Reis
Idade: 25 anos
Data de nascimento: 25/06/1992 
Naturalidade: São Miguel do Iguaçu (PR)
Posição: Meia (Meia Direita)
Altura: 172 cm
Peso: 72 kg

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Por classificação, Fortaleza e Floresta se enfrentam no Domingão

Estádio Domingão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)Estádio Domingão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

O Fortaleza encontra o Floresta nesta quarta-feira (14), às 21h45, no Estádio Domingão, em Horizonte, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. O Tricolor do Pici busca um triunfo ou um empate pela classificação antecipada para as semifinais e tem sete pontos. O Floresta tem quatro pontos e também luta pela vaga.

O Tricolor tem três desfalques certos no jogo: Felipe, que recebeu um cartão vermelho no último jogo, e Ligger, que se recupera de lesão. Leonan chegou a ser uma dúvida, mas já treinou normalmente durante a semana. O Fortaleza de vitória por 1 a 0 diante do Uniclinin, também no Domingão.

O Floresta vem também de triunfo por 2 a 0, no último sábado, diante do Iguatu. Edson Cariús e Bruno Ocara seguem como as apostas de gols do Floresta para o duelo. Nesta terça, o time encerrou a preparação com treino técnico, bola parada e jogadas ensaiadas.

Provável Floresta: Mauro; Danrley, Regineldo, Iago e Zé Carlos; Edgard, Felipe, Dim e Varaldo; Edson Cariús e Paulo Vyctor.

Provável Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Diego Jussani, Roger Carvalho e Bruno Melo; Pablo, Anderson Uchôa, Igor Henrique e Alan Mineiro; Gustavo e Edinho.

Por GloboEsporte.com, Horizonte, CE

Que jogo! Ceará vira aos 45, mas Iguatu garante empate aos 49 no Castelão: 3 a 3

Ceará x Iguatu Arena Castelão Campeonato Cearense (Foto: JL Rosa/Agência Diário)Ceará x Iguatu Arena Castelão Campeonato Cearense (Foto: JL Rosa/Agência Diário)

É emoção que você quer? Ceará e Iguatu protagonizaram um belo jogo nesta noite de terça-feira (13) pelo Campeonato Cearense. Teve gol aos 45 do segundo tempo, mas também teve aos 49. No fim, 3 a 3 e um belíssimo espetáculo para quem foi à Arena Castelão. Na tabela, o Ceará segue em segundo com cinco pontos. O Iguatu, permanece na lanterna, em sexto, com dois pontos.

Otacílio Marcos abriu o placar no início do jogo. Na sequência, Leandro Silva fez o gol de empate. No fim do primeiro tempo, Otacílio Marcos novamente marcou para o Iguatu. Na etapa complementar, Roberto fez o segundo do Vovô. Aos 45, Patrick fez o terceiro do Alvinegro de Porangabuçu. Mas aos 49, Albano decretou o empate.

Na próxima rodada, o Ceará encara o Uniclinic, pelo estadual, no sábado (17). Mas antes, pela Copa do Brasil, o Vovô tem compromisso contra o Atlético-PR, na Arena Castelão, nesta quinta-feira. O próximo compromisso do Iguatu será contra o Uniclinic, no dia 22 de março.

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Uniclinic e Ferroviário empatam sem gols, no Domingão

Ferroviário e Uniclinic empatam em quarta rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense (Foto: Reprodução/TV Diário)Ferroviário e Uniclinic empatam em quarta rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense (Foto: Reprodução/TV Diário)


Uniclinic e Ferroviário fizeram um jogo equilibrado, no Estádio Domingão, no interior cearense, na noite desta segunda-feira (12), pela 4ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense. O placar de 0 a 0 não foi satisfatório para nenhuma das equipes, porque os dois vêm de uma derrota e um empate.

Com o empate, a Águia garantiu a permanência entre os primeiros colocados. Uniclinic ocupa a quarta posição da tabela, com dois pontos. Já o Ferrão permance em quinto, também com dois pontos. O resultado dá esperanças para o Iguatu, que agora passa a ter chances de entrar no G-4.

Na próxima rodada, o Uniclinic enfrenta o Iguatu, e Ferroviário encara o Fortaleza, na quinta-feira (22), com horário e local ainda a definir.

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

8 de março de 2018

Ceará derrota o Ferroviário e vence a primeira na segunda fase


Arthur marcou mais dois e liderou o Vovô na vitória (Foto: Divulgação/Ceará SC)

O Ceará dominou o Ferroviário na noite desta quarta-feira, no estádio Presidente Vargas, e venceu sua primeira partida na segunda fase do Campeonato Cearense. Contando com uma grande partida do garoto Arthur, que já havia feito o tento de empate da equipe no clássico contra o Fortaleza, no domingo, os alvinegros fizeram 3 a 0 sobre o Ferrinho.
Dono do jogo, Arthur começou a dar o seu show aos 36 minutos, quando recebeu bola na entrada da área, ajeitou para o pé direito e acertou o ângulo, comemorando bastante após o tento. Depois, foi a vez do restante do time lhe presentear com uma pintura: bela tabela no meio, Wescley recebeu na entrada da área e abriu para o centroavante, que tocou na saída do goleiro para marcar.
Tranquilo, o Vovô retornou para o segundo tempo mais tranquilo, trabalhando bastante a bola e preferindo segurar o ímpeto do adversário para evitar qualquer surpresa. A superioridade técnica, no entanto, fez com que o terceiro chegasse naturalmente: Arthur, em grande noite, serviu Andrigo e o canhoto tocou na saída do arqueiro para definir o 3 a 0.
O resultado deixa o Ceará com quatro pontos, na liderança da segunda fase, com o mesmo número de jogos do Fortaleza. Como só há mais três jogos antes da semifinal, é provável que, caso vença mais uma partida, a equipe já se garanta no mata-mata do torneio. O Ferrinho, com um, é o lanterna.
Com informações da Gazeta Esportiva

5 de março de 2018

Campinense vence clássico e termina primeira fase com melhor campanha

Campinense vence clássico diante do Treze e se classifica como melhor time da primeira fase

Em dia de clássico, todos os jogos da 10ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paraibano aconteceram na tarde deste domingo. Além da rivalidade, o duelo entre Campinense Treze, no estádio Amigão, também foi marcado pela disputa entre os líderes dos Grupos A e B. Em casa, a Raposa se deu melhor, venceu por 2 a 0, chegou aos 23 pontos e avançou direto às semifinais como melhor time da competição. O Galo da Borborema, por sua vez, mesmo com a derrota se manteve na liderança do Grupo B, com 14 pontos e também está garantido nas semifinais.

Quem goleou e se deu bem na rodada foi o Botafogo-PB, que recebeu o Atlético Cajazeiras e, mesmo com o susto no primeiro tempo, fez 4 a 1 de virada e terminou a primeira fase em segundo lugar no Grupo A, com 22 pontos, vaga garantida nas quartas de final.

Com informações do Futebol Interior

Com falha de Mota, CRB vence o CSA, assume liderança e derruba invencibilidade azulina

Juninho Potiguar marca o gol da vitória regatiana sobre o CSAJuninho Potiguar marca o gol da vitória regatiana sobre o CSA
CRB e CSA se enfrentaram na tarde deste domingo (4) pela oitava rodada do Campeonato Alagoano, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Após falha de Mota, Juninho Potiguar marcou o gol da vitória alvirrubra e pôs o Galo na liderança do Estadual e acabou com a invencibilidade azulina na competição.
Líder e, até então, o único invicto do campeonato, um empate ou uma vitória deixaria o azulão com a vantagem pela ponta da tabela na primeira fase da competição. O time do técnico Marcelo Cabo foi melhor no primeiro tempo.
Precisando da vitória para quebrar a sequência de resultados negativos, o time regatiano entrou em campo com uma postura mais defensiva. Porém, o gol de Juninho Potiguar deixou o time mais tranquilo em campo e segurar o resultado positivo.
Na próxima quarta-feira (7), o CRB vai enfrentar o ASA em Arapiraca. Já o CSA vai receber o Coruripe, em Maceió. A rodada irá definir quem terminará a primeira fase na liderança e conseguir a vantagem decidir a semifinal em casa.
Com informações do alagoas24horas.com

Cirurgia inédita no Ceará reimplanta quatro dedos de metalúrgico

JÚNIOR: após implante, metalúrgico deve passar por fisioterapia e cirurgias menores MATEUS DANTAS
JÚNIOR: após implante, metalúrgico deve passar por fisioterapia e cirurgias menores MATEUS DANTAS
A casa do metalúrgico e da costureira, na comunidade Jabuti (entre Fortaleza e Eusébio, Região Metropolitana), ainda está por terminar. Francisco Nogueira Maia Júnior, 37 anos, olha as paredes de tijolo comum com vontade de voltar a trabalhar na construção civil. Escorada em um canto desse olhar saudoso, Antônia Magna Barros Correia, 36 anos, preenche a esperança do companheiro com afirmações de que vai dar tudo certo, se Deus quiser, o pior já passou.
O pior foi no dia 23 de janeiro deste ano, por volta das sete e meia da manhã. Júnior, como é conhecido, iniciava o expediente na máquina de dobrar ferro e, “na primeira peça”, ele conta, “a mão ficou presa entre a máquina e a peça”. Sentiu mais raiva, “pelo descuido”, que dor. O tempo se embaralhou em susto, sonho, pesadelo: “Aquele segundozinho foi o susto. Depois, mais um segundo, um sonho, um pesadelo. Quando olhei ao redor, estavam meus colegas de trabalho. Não, não foi um sonho. Aí, olhei pra mão”. Restava o polegar; os outros quatro dedos da mão esquerda ficaram na máquina, com parte da luva e do pó de ferro.
Levado pelo técnico de segurança do trabalho da empresa, Júnior recebeu os primeiros socorros no Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital público que atende a casos de alta complexidade. “Estava chovendo, trânsito fechado. Não lembro a hora que chegamos. Foi de oito e meia pra nove horas”, atravessava o tempo; a mão enfaixada com gaze e os dedos, na luva, transportados em um saco com água e gelo.
A triagem foi rápida, feito a vida que “passava na mente”. Depois, o assombro da moça do raio-X quando desenrolou a gaze. O pensamento do que não poderia mais fazer. A sala de curativos e gente de todo jeito. “Entrei, e o cara (médico) disse: ‘É uma pequena cirurgia’”, reproduz Júnior. Só pontear para fechar a lesão e ir para casa, o médico teria simplificado. O técnico de segurança lhe mostrou os dedos amputados, reconstitui Júnior, mas o médico teria reafirmado: “Não, pode jogar fora, no lixo”.
O técnico colocou o saco com os dedos do metalúrgico no lixo de curativos velhos. Mas foi cuidadoso, observou Júnior, “com jeitinho, pra não derramar a água”, e saiu para telefonar. Enquanto esperava a vez de costurar a mão desfigurada, Júnior se acocorou sem dor, palavra ou pensamento. Sempre carregou, nos ombros, a conformação de uma vida sem recursos. O que lhe dissessem era remédio. “Nesse momento, parece que tem uma anestesia que a pessoa não chega a pensar em nada, quer é se livrar daquilo”, dilui o sentimento.
Mas a história não tem o final comum na sala de curativos do IJF. Quando o técnico de segurança do trabalho voltou, trouxe a pergunta de tentarem o reimplante em outro lugar. A empresa pagaria. Custaria de R$ 50 mil a R$ 100 mil, só existia um médico antigo que fazia, doutor Salustiano, não se sabe dele, contrapôs o plantonista. Assinaram o termo de saída, retiraram os dedos do lixo e começaram uma busca na internet, pelo celular. Era também o começo da tarde.
Contra o tempo, chegaram à equipe dos cirurgiões de mão João Mamede e Valberto Porto e do cirurgião plástico Breno Pessoa – filho do cirurgião plástico Salustiano Pessoa, um dos primeiros a fazer reimplantes, no Ceará, na década de 1980. Uma nova avaliação da mão e dos dedos devolveu a esperança a Júnior, restaura Magna: “O médico olhou e disse: ‘Vou tentar tudo. Já vi situações piores e consegui’”.
O reimplante múltiplo foi realizado no Hospital São Carlos em cerca de 15 horas, do meio da tarde ao amanhecer seguinte. Foi pago pela empresa, informa o metalúrgico: R$ 10 mil, por dedo, mais, pelo menos, R$ 16 mil (custos hospitalares para cada oito horas de cirurgia).
Júnior ficou nove dias internado e, na semana desta entrevista, esperava a liberação para a fisioterapia. Cirurgias menores são previstas e a recuperação deve se prolongar por até um ano. Os médicos avaliam o reimplante múltiplo bem-sucedido e o destacam como o primeiro do tipo no Estado. O paciente poderá voltar ao mercado de trabalho, salvam.
O metalúrgico considera que não terá a força de antes na mão esquerda. A rotina – dele mesmo fazer o café, botar o lixo fora, preparar o churrasquinho para ter uma renda extra – também mudou. Talvez ele próprio não possa terminar a casa, como era de gosto. Mas, ao recuperarem os dedos do lixo e as possibilidades da mão, também salvaram, para Júnior, outras chances, pensamentos e sentimentos. “Nunca tive tempo de estudar, depois que constituí família. Agora, tô vendo isso”, ele inclui nos dias seguintes.
Com informações do Jornal O Povo

Mulher morre ao sofrer choque elétrico após retirar celular da tomada no Ceará

Resultado de imagem para Mulher morre ao sofrer choque elétrico após retirar celular da tomada no Ceará

Uma mulher morreu neste domingo (4) eletrocutada, em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri do Ceará. Segundo a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Janikele da Silva Santos, de 27 anos, levou um choque em casa, após retirar o aparelho celular da tomada. Ela morreu na hora.

Celular carregando pode conduzir descarga elétrica em tempestades; veja cuidados
A Perícia Forense vai investigar a causa da morte, mas a suspeita é de Janikele tenha puxado uma extensão da tomada e sofrido uma descarga elétrica.

Com informações do G1 CE

Com gol no fim, Ceará empata com Fortaleza pelo Cearense

Fortaleza e Ceará empataram pelo Cearense (Foto: Pedro Chaves/Fortaleza)
Depois do segundo clássico da temporada, o Ceará continua com aproveitamento melhor que o Fortaleza, comandado por Rogério Ceni. Neste domingo, as duas equipes empataram em 1 a 1 pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Cearense.
Depois de marcar aos 19 minutos do segundo tempo com Gustagol, a equipe do Fortaleza passou a ter uma postura mais defensiva, dando espaços para a construção de jogadas ofensivas do Ceará, que tinha dificuldades para finalizar na meta de Marcelo Boeck. O gol de empate, aos 45 minutos, saiu depois de um erro defensivo do Leão.
Na próxima rodada, os comandados de Rogério Ceni enfrentam o Uniclinic, enquanto o Ceará pega o Ferroviário animado pelo empate com “gosto” de vitória no clássico.
Com informações da Gazeta Esportiva

4 de março de 2018

Fortaleza e Ceará jogam neste domingo no Castelão

Resultado de imagem para Fortaleza e Ceará jogam neste domingo no Castelão
Um mês depois do primeiro confronto, Ceará e Fortaleza se reencontram hoje, às 19 horas, no Castelão, para o segundo Clássico-Rei do ano. A partida, válida pela 2ª fase do campeonato estadual, tem enredo bem diferente do primeiro embate, quando o Alvinegro buscava quebrar o tabu de mais de dois anos sem vencer o maior rival.
Desta vez é o Fortaleza quem está engasgado na busca por uma vitória. Derrotado no primeiro clássico do ano por 2 a 0, o Tricolor não perdeu mais desde então, emplacando quatro triunfos consecutivos.
O time comandado por Rogério Ceni terminou a etapa inicial do campeonato na liderança e com o artilheiro da competição, mas carimbado com um resultado negativo diante do rival.
O Ceará segue em ótimo momento na temporada, com chances de avançar nas três competições que disputa ao mesmo tempo. Além do Cearense, briga no Nordestão e na Copa do Brasil.
O Alvinegro tem confirmado um desfalque. Pedro Ken, devido à inflamação crônica no quadril, está fora do clássico. Andrigo, que era dúvida para o confronto por conta de dores no tornozelo, deve ir para a partida, assim como Richardson.
Chamusca prevê um embate equilibrado. ““É um jogo aberto, não tem favorito. O adversário está em um momento muito bom, tem uma mecânica de jogo interessante e traz desconforto a qualquer adversário”, analisou.
No Fortaleza, que já fez um jogo na segunda fase - vitória sobre o Iguatu por 2 a 0 - Ceni deve voltar a utilizar a equipe no esquema 4-3-3, após usar três zagueiros. O Leão vai com força máxima.
“Vejo no Ceará um time bem postado, muito qualificado”, elogiou o técnico tricolor.
ROTEIRO DO JOGO
CEARENSE 2018
Fortaleza
4-3-3: Marcelo Boeck; Tinga, Jussani, Ligger e Bruno Melo; Felipe, Igor Henrique e Alan Mineiro; Edinho (Osvaldo), Gustavo e Léo Natel.
Técnico: Rogério Ceni
Ceará
4-2-3-1: Everson; Pio, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca; Richardson e Juninho; Andrigo, Ricardinho (Wescley) e Felipe Azevedo; Elton. Técnico:Chamusca
Local: Castelão, Fortaleza-CE
Data: 04/02/2018
Horário: 19 horas
Árbitro: Jailson Macêdo Freitas (BA)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Bruno Raphael Pires (GO)
Por Bruno Balacó
Com informações do Jornal O Povo

Fora de casa, Ferroviário estreia na 2ª fase do Campeonato Cearense contra o Iguatu

Resultado de imagem para Fora de casa, Ferroviário estreia na 2ª fase do Campeonato Cearense contra o Iguatu

Nada como uma boa vitória para largar na 2ª fase do Estadual com o pé-direito. É com esse espírito que o Ferroviário entra em campo neste domingo, 4, para enfrentar o Iguatu, às 17 horas, no estádio Morenão, no jogo que marca a estreia da equipe no hexagonal do Campeonato Cearense. De astral renovado, o Ferrão quer virar a página de uma semana complicada para o time, em que o clube acumulou uma derrota por 3x1 para o Fortaleza no Clássico das Cores e amargou um empate em casa por 1x1 com o Vila Nova pela Copa do Brasil. Iguatu x Ferroviário voltam a se enfrentar após dois meses, após estrearem juntos na 1ª fase do Campeonato. Na ocasião, empate em 1x1 no Morenão. Elanardo marcou para o Ferrão. Elanardo empatou. Os dois gols foram marcados de pênalti. 

Para o duelo, o técnico Ademir Fonseca será obrigado a mexer na equipe no setor de equipe. O treinador tem os desfalques de Mota e Valdo Bacabal, que foram expulsos no jogo passado pelo Estadual e precisam cumprir suspensão automática. A dupla de frente deve ser formada por Andrei e Luís Soares, que deve recuperar vaga no time, após se recuperar de lesão no tornozelo. Ao longo do jogo, o treinador também tem a possibilidade de promover as estreias de dois recém-chegados: o zagueiro Cristiano e o atacante Jean Melo. 

Se para o Ferroviário o jogo deste domingo tem caráter de estreia, o mesmo não pode ser dito do Iguatu. A equipe do Centro-Sul já fez seu 1º jogo pela fase do Estadual. E acabou derrotada por 2x0 para o Fortaleza, na última quinta-feira. Em busca de reabilitação no Campeonato, o técnico Roberto Carlos conta com força máxima e espera contar com a força da torcida e no fator casa. O Azulão está em invicto em seus domínios no Estadual: em cinco jogos, foram três vitórias e dois empates no estádio Morenão. 

FICHA TÉCNICA

Iguatu x Ferroviário
Data: 04/03/2018
Local: estádio Morenão, em Iguatu
Horário: 17h (horário cearense)
Árbitro: Carlos Custódio
Assistentes: Mardônio Ribeiro e Roberto Menezes

IGUATU: Gleibson; Andrezinho, Marciano, Albano e Elvis; Michel, Dedê, Elanardo e Caio; Testinha e Otacílio Marcos. Técnico: Roberto Carlos

FERROVIÁRIO: Bruno Colaço; Amaral, Túlio, Erandir e Sávio; Liniker, Mazinho e Janeudo; Valdeci, Luís Soares e Andrei. Técnico: Ademir Fonseca.

Com informações do Jornal O Povo

1 de março de 2018

Ônibus lotados podem receber multas; Prefeitura reconhece que não aplica a lei

(Foto: Aurélio Alves - Especial para O POVO)
Você sabia que as empresas de ônibus que têm coletivos circulando lotados estão sujeitas a multas? Assim como carros particulares ou de aluguel, transportes públicos são submetidos às mesmas legislações, ficando a cargo da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etuforfiscalizar e garantir que as leis sejam aplicadas.
Passageiros podem denunciar irregularidades ao órgão municipal que gerencia o setor, mas as queixas normalmente não provocam mudançasimediatas no sistema. As informações dos usuários são usadas sobretudo para o monitoramento das linhas mais sobrecarregadas. A partir disso, segundo o Município, são pensadas alternativas a médio e longo prazo. Apesar de ter veículos circulando com quantidade de passageiros acima da capacidade nas ruas da Cidade, a Prefeitura reconhece que as multas não são aplicadas.
O que diz a lei
Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 24, determina às cidades a responsabilidade de fiscalizar, autuar e aplicar penalidades e medidas administrativas contra infrações por excesso de peso, dimensões e lotação dos veículos. Na Capital, a Etufor considera o número de pessoas por metro quadrado como medida padrão.
Para os ônibus convencionais, além dos passageiros sentados, são permitidas até seis pessoas por metro quadrado em pé. Em micro-ônibus, o valor cai para quatro. Como o tamanho dos veículos varia, a quantidade máxima de usuários permitida em cada um é sinalizada em adesivos colados no interior dos coletivos.
(Foto: Aurélio Alves - Especial para O POVO)
Em caso de desrespeito, o artigo 231, no inciso 7º, define que transitar com lotação excedente é considerado infração média, com penalidade de multa no valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira do condutor. Como medida administrativa, o veículo é retido.
“Esse limite (de passageiros) não pode ser ultrapassado. É pela própria segurança dos passageiros. E o fiscal da Etufor verifica isso. Nos terminais, se um ônibus lota, ele não sai. O fiscal tira algumas pessoas até que chegue o próximo”, explica Wladimir Stênio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Viário de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindviários).

Pouco fiscal para muito ônibus
Contudo, segundo ele, os 118 fiscais atuando na Capital são insuficientes para cobrir toda a rede de transporte, e as ruas ficam desassistidas da inspeção. Cerca de 60 servidores são espalhados entre os sete terminais de integração da Cidade. Os outros ficam concentrados na sede da Etufor para: atendimento aos estudantes, planejamento do sistema de coletivos e assistência a usuários de outros meios de transporte. “O fiscal tem poder de parar o veículo e fazer a contagem de passageiros. Isso fazíamos muito há um tempo, quando tínhamos gente suficiente”, criticou Stênio.
(Foto: Aurélio Alves - Especial para O POVO)
Conforme Sá Junior, gerente de planejamento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), mesmo que um coletivo esteja lotado, os motoristas são obrigados a parar, atendendo ao Regulamento de Transporte, lei 7.163, de 30 de junho de 1992. “A decisão de embarcar ou não no coletivo é sempre do usuário”, afirma.
(Foto: Aurélio Alves - Especial para O POVO)
  
Prefeitura monitora lotação
Segundo Antônio Ferreira, vice-presidente da Etufor, o órgão analisa diariamente a oferta de demanda de passageiros por meio de amostras visuais colhidas nos corredores de ônibus pelos fiscais. Ele explicou que as ações não têm caráter punitivo. “O dimensionamento de um sistema é feito dentro da capacidade de um projeto, não é para operar com lotação. A lotação ocorre pela não priorização e por alguns problemas de intervenção no sistema viário, por isso não punimos”, justifica.
Ele defende que o problema é recorrente em grandes centros urbanos e, em Fortaleza, não é diferente. “O sistema de transporte possui variáveis que fazem o ônibus atrasar, o que pode gerar um número maior de passageiros na parada e fazer com que essa capacidade de projeto, dimensionada dentro da norma, seja ultrapassada”, explicou.
Problema ocorre e pode ser denunciado

De acordo com o vice-presidente da Etufor, ações como a implantação de corredores exclusivos para ônibus reduzem o impacto dessas variáveis. No entanto, Ferreira reconhece que o problema ainda ocorre na Capital, mesmo com os mais de 100 km de corredores implantados pela atual gestão municipal do prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Ele ressaltou a importância de a população denunciar as linhas lotadaspara que a Prefeitura possa reforçar o monitoramento e planejar medidas para desafogar os coletivos. “Já temos um planejamento de avaliar diariamente as linhas, mas, para aquela que o usuário está ligando, vamos olhar com mais critério”, garantiu.
A quem denunciar lotação de ônibus em Fortaleza
Etufor
Central 156
Sindiônibus
4005-0956

(Infográfico: Marcelo Justino)
Com informações do Jornal O Povo

Fortaleza e Iguatu duelam pela segunda fase do Campeonato Cearense

Floresta x Fortaleza Taça Fares Lopes Arena Castelão (Foto: Eduardo Trovão/TV Verdes Mares)

Vai começar a segunda fase do Campeonato Cearense. A pontuação zerou e os seis melhores passam a disputar apenas duas vagas para as semifinais do estadual. O primeiro jogo será entre Fortaleza e Iguatu, nesta quinta-feira (1°), a partir das 21h15, na Arena Castelão. 

O Leão do Pici foi o líder da primeira fase. Com 21 pontos, distribuídos em sete vitórias e duas derrotas na competição, o Tricolor deve ir completo, com força máxima, para o duelo desta quinta-feira. Depoisd e poupar jogadores contra o Ferroviário, Rogério Ceni deve montar um time bem ofensivo, com Alan Mineiro novamente como titular. A expectativa fica pela presença do atacante Osvaldo entre os relacionados.

O Iguatu surpreendeu muitos e encerrou a primeira fase na terceira posição, atrás apenas de Fortaleza e Ceará. Há cinco jogos sem perder, o Iguatu teve a defesa menos vazada da competição até agora, sofrendo apens oito gols. O Leão, por exemplo, sofreu nove. Méritos para o comandante Roberto Carlos, que irá brigar de igual para igual com as demais equipes nesta segunda etapa do Cearense.

Provável Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Jussani, Ligger, Bruno Melo; Anderson Uchôa, Pablo, Alan Mineiro, Leo Natel, Edinho e Gustavo

Provável Iguatu: Gleibson, André Luiz, Luiz Fernando, Albano, Elves; Michel, Dedé, Elanardo; Otacílio Marcos, Paulinho e Ivan

Por GloboEsporte.com, Fortaleza, CE

Eunício: já há dinheiro para implantação do sistema único da segurança pública

 Resultado de imagem para eunício oliveira e raul jungmann
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), afirmou nesta quinta-feira, 1, que o dinheiro para implementação do sistema integrado de segurança pública "já existe". "Temos vários serviços de inteligência no Brasil dos quais não se fala, então o dinheiro já existe", declarou. Segundo Eunício, a proibição do contingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário, aprovada pelo Senado esta semana, garantirá os recursos necessários.

Eunício apresentou nesta quinta um esboço da proposta para o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Segundo ele, o projeto faz parte da pauta de segurança pública do Congresso e deve ser aprovado nas duas Casas até o dia 20 de março. A tramitação deve começar na Câmara em regime de urgência. "É uma decisão do governo federal e pautada pelo Congresso", destacou.

O presidente do Senado disse ainda que a Comissão Geral que vai debater o tema na próxima terça-feira, 6, no plenário da Casa, também vai debater a matéria sobre o sistema unificado. Na reunião promovida pelo Senado, devem estar presentes o ministro Raul Jungmann e o novo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro. Jungmann garantiu que estará presente. Os governadores também serão chamados para sugestões, de acordo com o emedebista.

Aprovação

Após se reunir com Eunício, Jungmann defendeu publicamente a aprovação do projeto que cria um sistema federal unificado da segurança pública no Congresso. "Essa será uma grande conquista. Nós temos, ainda que com problemas, a universalização da saúde e do ensino fundamental, mas nada parecido com a área da segurança. Hoje, nossa grande tarefa é universalizar direito à segurança e esse projeto é a base, é o fundamento para erguer esse desejo, essa necessidade que têm os brasileiros de não conviver com o medo", declarou o ministro.

Jungmann disse que foi ao Senado nesta quinta para agradecer a aprovação do projeto que proíbe o contingenciamento dos recursos do fundo penitenciário nacional (Funpen). "Vim agradecer o presidente do Senado pela votação do projeto de lei que proíbe bloqueio de recursos para segurança. Não é possível universalizar direito à segurança sem aporte orçamentário. Sem contingenciamento de verba é possível ter equipamentos compatíveis com a necessidade", afirmou.

Por Júlia Lindner
Com informações do Jornal O Estado de Minas

Ferroviário empata com o Vila Nova no jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil

Jogo foi marcado por equilíbrio, com cada time mandando um tempo da partida. Foto: Julio Caesar/O POVO

Foi um jogo de dois tempos. Em noite em que as equipes dominaram as ações em cada período da partida, Ferroviário e Vila Nova empataram em 1x1, na noite desta quarta-feira (28), no estádio Presidente Vargas. Um resultado que frustrou as pretensões do Ferrão, que sonhava fazer o dever de casa e largar com vantagem para decidir com tranquilidade na casa do adversário. Agora, o time coral precisa vencer o jogo de volta, marcado para o dia 15 de março, as 20h30min, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, para conquistar a classificação. Empate com ou sem gols leva a disputa da vaga para os pênaltis. 

A torcida coral fez festa no intervalo e saudou as novas contratações da equipe, que foram apresentadas pela diretoria: o zagueiro Cristiano (ex-CSA) e os atacantes Jean Melo (ex-Angra dos Reis-RJ) e Juninho Quixadá (que estava no futebol da Bulgária).

Com informações do Jornal O Povo

Com gol anulado no fim, Ceará empata com o Atlético-PR no primeiro jogo da 3ª fase

Partida foi marcada por muita entrega coletiva e intensidade dos dois lados. Foto: Joca Madruga/AE

Ceará teve uma ótima chance de construir vantagem na 3ª fase da Copa do Brasil, no primeiro jogo contra o Atlético-PR. Não fosse a grande quantidade de finalizações desperdiçadas, o Vovô poderia ter saído vitorioso no duelo na Arena da Baixada, que terminou em 0 a 0, na noite desta quarta-feira, 28.

Ao todo, foram 28 finalizações do Ceará nos 90 minutos, sendo 21 delas erradas. Com o empate, o time do técnico Marcelo Chamusca precisa vencer o jogo da volta, que será no dia 15 de março (quinta-feira), no Castelão, para avançar às oitavas de final.

Antes, o Ceará voltará a campo no próximo domingo, 4, para o Clássico-Rei contra o Fortaleza, às 19 horas, no Castelão.

Com informações do Jornal O Povo